quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Esta É A Frase

Quando o principal partido da oposição sente necessidade de, no Parlamento, durante um debate com o primeiro-ministro, recordar que é oposição (mas “construtiva”) é porque algo está a correr muito mal. Contudo foi precisamente isso que sucedeu na estreia de Fernando Negrão como líder parlamentar do PSD no seu primeiro debate quinzenal. Um debate onde fez papel de ovelha dócil a caminho do matadouro.

José Manuel Fernandes, OBSR

Notícias Soltas

Quando Uma Tragédia Se Abate Sobre Vastas Regiões Do País, O Mínimo Que Se pode Exigir É Uma Planificação Que Evite A Repetição E Que Ao Mesmo Tempo Criem As condições Para A Melhoria De Vida Das Populações Afetadas

Chegados ao final do mês de fevereiro, quando a primavera já se anuncia, depois de um Orçamento do Estado para 2018 que nada fez para recuperar a atividade económica destas populações martirizadas, a que assistimos agora em termos de medidas por parte do Estado para relançar a confiança das populações mais afetadas ?
Num país onde não se tomaram medidas para escoar os milhões de toneladas de biomassa semiardida que continuam espalhadas por vastas zonas do Portugal interior, o que se vai fazer a estas novas quantidades de biomassa que o governo pretende agora que seja cortada sem ter antes criado qualquer tipo de incentivo ao seu necessário escoamento?
Nem isentando de IVA a biomassa para queima, nem permitindo a dedução em IRS das despesas com o corte da biomassa, nem reduzindo o IRC das empresas destas regiões, nem criando circuitos logísticos e parques onde esta biomassa possa ser armazenada com um mínimo de segurança.
E não esqueçamos que a biomassa, depois de cortada, seca mais depressa do que se permanecer em ciclo vegetativo - o que aumenta exponencialmente o risco de incêndio já no próximo verão.
E como as queimadas são proibidas a partir de finais do mês de abril, e infelizmente as centrais de biomassa são ainda muito poucas, todo este esforço dos pequenos proprietários, todas estas multas anunciadas, toda esta desorganização adicional do tecido produtivo destes 40 mil quilómetros quadrados de território servirão apenas para criar as condições para que tragédias ainda maiores possam vir a ocorrer.
Ou seja, será o massacre dos já massacrados pela calamidade dos fogos do ano passado.
De facto, a democracia portuguesa está muito longe de ter a qualidade que devia. 

(excertos do artigo de Clemente Pedro Nunes,Ji)

Os Aplausos Podem Exprimir ...

"No princípio de um discurso os aplausos exprimem fé; a meio, esperança, e no final, caridade." 

Noel Clarasó 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas (act.)

Brasão Das Armas Da Cidade De Évora Ou Pedra Antiga Que Conta Uma História Da Fundação Da Cidade

No Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, piso térreo, não muito longe da lápide da fundação da cidade pelos árabes, uma epígrafe em escrita cúfica e sem imagens, estão expostas duas pedras com a representação de uma personagem a cavalo e a representação de duas cabeças atribuídas aos séculos XIV e XV, já o final da Idade Média. 

Estas mesmas pedras inspiraram mais tarde, no final do século XIX e nos anos 30 do século XX a fundamentação da imagem do brasão das armas da cidade de Évora. Brasão e Armas da cidade são palavras datadas, cheias de patine, encarregadas e pensadas para educar e transmitir, sob a forma de bonecos, uma história de glorificação da cidade, e que as várias representações e interpretações trouxeram até nós como a sendo a que representa esse episódio do Giraldo Sem Pavor, que através do ludíbrio do amor, conseguiu tomar a cidade de Évora das mãos de uma mulher. 

São duas peças escultóricas que representam uma história da cidade, celebrada e homenageada pela propaganda medieval em Évora.
A cidade de Évora em que hoje vivemos é ainda o resultado da usurpação e ocupação de um território herdeiro de civilizações antigas e já definido nas paisagens neolíticas e paleolíticas, como o atesta a Gruta do Escoural. De uma tão ancestral ocupação do território, aqui fixado na paisagem que lhe dá identidade e condiciona a utilização, hoje só recordamos de cor e em forma de lenga-lenga, a história pouco honrosa de um líder de um bando que rouba a uma mulher o poder de uma cidade.
O poder, sempre feudal destas terras, e uma visão localista, perpetuaram a utilização desta imagem até aos dias de hoje. A última vez que a cidade, já de homens livres de todas as opressões, em 1983, se pronunciou sobre a imagem e heráldica da cidade reconfirmou a sangrenta representação de uma traição como feito representativo da cidade. Imagem que foi precipitadamente adotada, da que se representa na frente da Sé, e que nos anos 30 do século passado e sem grande interesse local, se decidiu como imagem representativa de cidade em resposta a um despacho de Lisboa. A sua revisão e estudo desapaixonado vêm sendo feita pelos sucessivos presidentes de Câmara da cidade que a reconhecem.
E ainda que nos esteja vincado na cultura, marcado nos genes, esta terra e as vivências do mediterrâneo foram à força absorvidas pelo norte cristão, de príncipes ansiosos que aqui só viram largueza e monotonia sem interesse e por isso foram logo doadas a donos de terra e de homens como as ordens militares religiosas e àquele senhor de Portel de que ainda hoje por aí há filhos, como também os há dos mediterrâneos que sempre aqui estiveram.
Muito houve que destruir, arrasar, apagar para que a nova noção de nação pudesse pegar e a seguir à destruição construiu-se uma nova imagem, novos heróis, por pouco recomendáveis que fossem como este Giraldo. Estes dois objetos são uma representação, um instrumento de comunicação de uma história que se quis contar, porque era violenta, bárbara e popular e serviu a quem a gerou lá atrás no tempo. Hoje por desinteresse, falta de paixão, foi aceite como sendo o mais nobre feito da cidade. Pode estar num Museu, petrificada, onde a memória e património tem lugar e onde a sua observação e fruição promovem o deleite de quem gostar, o pensamento, a crítica. Mas também pode, com coragem, ser revisto, alterado e pensado numa apaixonada reflexão da cidade sobre o assunto: que imagem é a que temos, queremos ter e transmitir da cidade de Évora.
O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo tem entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14h para todos os cidadãos residentes em território nacional. O texto e fotografia são da exclusiva responsabilidade da autora, Carla Magro Dias, publicado na Tribuna Alentejo.

Em Se Habituando À Fantasia ...


"O coração, em se habituando à fantasia, custa-lhe muito depois a desfazer-se delas quando vem a realidade." 

Camilo Castelo Branco  

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas (act.)

Esta É A Frase


«Eis a forma mais cínica de austeridade: aquela que, em vez de ir à carteira, corta no Estado Social e prejudica directamente as populações mais dependentes dos serviços públicos.»
Alexandre Homem Cristo
O Serviço Nacional de Saúde está numa situação de aperto – tanto do ponto de vista financeiro, como em termos do seu desempenho operacional. Não é exagero nem cantilena dos críticos. É mesmo o que se pode concluir da leitura dos relatórios de duas auditorias lideradas pelo Tribunal de Contas, a primeira ao acesso a cuidados de saúde e a segunda às contas do Ministério da Saúde. (continuar a ler)

A Aranha Do Meu Destino

A aranha do meu destino
Faz teias de eu não pensar.
Não soube o que era em menino,
Sou adulto sem o achar.
É que a teia, de espalhada
Apanhou-me o querer ir...
Sou uma vida baloiçada
Na consciência de existir
A aranha da minha sorte
Faz teia de muro a muro...
Sou presa do meu suporte.

Fernando pessoa. Poesias Inéditas (1930-1935) 

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas

O Cerne Da Política

O cerne da política dos próximos meses: 

Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização? Vai o país aceitar que um processo de tal importância seja acordado entre um derrotado nas legislativas e um líder partidário que da sua legitimidade presente apenas tem para apresentar pouco mais que vinte mil votos? 

Sejamos claros, estamos nas mãos de líderes frágeis. (ler artigo completo)

Descobertas ...


"Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado." 

Isaac Newton 

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas

Informar, Sim! Impor, Nunca!

O problema não é a comida e sim que nos queiram obrigar a comê-la. Obrigar-nos da mesma maneira e com o mesmo argumento com que se obrigam as crianças: “é para teu bem”. Sim, é verdade que o tema é pequenino. Mas o episódio revela muito sobre a mentalidade dos higienistas que nos pastoreiam. Revela a mesma apetência para invadir e controlar a vida alheia que esteve presente, por exemplo, no episódio de censura dos livros infantis da Porto Editora. A mesma convicção e a mesma brutalidade típicas dos detentores da verdade, para quem o único problema relevante é a eficácia das medidas; não a sua legitimidade, razoabilidade ou moralidade.

Não gosto que decidam por mim, até porque sei ler e escrever, sou maior e vacinada. Informar sim, impor - nunca! O direito à escolha - sempre.

Luís Carvalho Rodrigues, OBSR   

Timidez ...

Basta-me um pequeno gesto,

feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve…

- mas só esse eu não farei.
Uma palavra caída

das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes…

- palavra que não direi.
Para que tu me adivinhes,

entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,

- que amargamente inventei.
E, enquanto não me descobres,

os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando…

e um dia me acabarei.
Cecília Meireles


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas


Esta É A Frase

Não deve uma política, como alguém disse, ser julgada pelos resultados? Talvez, mas neste caso já temos resultados suficientes. Em menos de uma semana, Rui Rio conseguiu que uma sua vice-presidente fosse vaiada no congresso, e que o seu candidato a líder do grupo parlamentar não fosse votado pela maioria dos deputados. Pelo meio, voltou a pôr Santana Lopes com dúvidas.
Não vale a pena distribuir culpas. É mais importante registar o significado de tudo isto:
«O destino de Rui Rio não é ser oposição ao governo, mas ao próprio PSD. Foi sempre assim quando, no passado, o PSD foi posto na situação em que Rio o colocou, de subordinação ao PS.» (Rui Ramos, OBSR)

Decepção ...



"Haverá coisa melhor que a decepção? Não é ela que nos limpa das ilusões investidas nos salvadores?" 

Renato Janine Ribeiro  

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas




Este Livro Está A Chegar



Já é oficial, aqui a boa notícia: a antologia de textos do DELITO DE OPINIÃO vai tornar-se realidade no mês que vem.

Esta É A Frase

«Faltam médicos, faltam enfermeiros, o Serviço Nacional de Saúde vive momentos de transe, o que é inacreditável tendo em conta que a governação é socialista, apoiada pelo Partido Comunista e pelo Bloco de Esquerda. Que o concurso para a entrada de 700 novos médicos esteja a marinar no gabinete do segundo-ministro Mário Centeno, em nome do escrupuloso cumprimento dos compromissos europeus, é um escândalo incompatível com os princípios dos fundadores do Serviço Nacional de Saúde»

Ana Sá Lopes, 'Adalberto só é meio ministro e finalmente percebeu', Ji

Emergência Na Maior Floresta Do Planeta

A floresta da Amazónia aproxima-se perigosamente de um ponto de "não retorno" se a desflorestação ultrapassar os 20% da sua área original, segundo biólogos da Fundação das Nações Unidas.

Num editorial publicado hoje na revista Science Advances, os investigadores norte-americano Thomas Lovejoy e brasileiro Carlos Nobre asseguram que a desflorestação da Amazónia alcançou cerca de 17% da sua vegetação nos últimos 50 anos e advertem que, chegar ao limite de 20%, seria chegar ao abismo climático.


A área amazónica produz aproximadamente metade da sua própria precipitação pluvial ao reciclar a humidade à medida que o ar se move desde o Oceano Atlântico, através da América do Sul, até ao oeste.


Esta humidade é importante para alimentar o ciclo de água da Terra de forma mais ampla, e afeta o bem-estar humano, a agricultura, as estações secas e o comportamento da chuva em muito.


Recentemente, fatores como as mudanças climatéricas, a desflorestação e o uso generalizado do fogo, influirão no ciclo natural da água nesta região, referem os biólogos.s países da América do Sul, advertem os especialistas.


Fonte: DN

Uma Questão De Perspectiva

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar"
(Nietzsche)

As pessoas que se recusam a amadurecer o modo como enxergam o mundo ao seu redor e não deixam que cresçam as "asas da sabedoria", que a vida dá ao longo dos anos, nunca conseguirão ver a imensidão e diversidade das coisas. 
E essas mesmas pessoas são aquelas que não te compreenderão e te menosprezarão quando você conseguir "levantar voo". Elas não fazem isso por inveja (não a maioria, pelo menos), mas simplesmente porque não conseguem ver para além do horizonte limitado que construíram. 

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas

Redescoberta De Um Peixe Sem Rosto

Uma expedição científica australiana recolheu mais de cem espécies de peixes das profundezas do oceano, "alguns deles sem rosto e outras muito estranhas e desconhecidas até agora", informaram hoje fontes oficiais.

Os peixes e invertebrados foram recolhidos em 2017 num "abismo submarino", com cerca de 4800 metros de profundidade, e serão submetidos esta semana a várias análises, inclusive genéticas, em Hobart, na ilha da Tasmânia.


Entre as descobertas desta expedição, que recolheu mais de 42 mil exemplares, está aquele que é considerado "o peixe mais feio do mundo" (Psychrolutes micropores), que habita os mares da Austrália e da Tasmânia.


A coleção também inclui a redescoberta de um peixe sem rosto, que não tem olhos nem boca visíveis na cabeça, bem como um peixe lagarto e um tubarão bioluminescente com dentes afiados como uma serra.


O peixe "sem rosto", que não era visto há mais de um século, foi encontrado a mais de 4 mil metros de profundidade. Mede 40 centímetros de comprimento e não tem olhos, boca ou guelras.


Esta é a primeira vez que o peixe "sem rosto" é visto desde que foi descoberto por um navio britânico perto de Papua Nova Guiné, em 1873.


"A zona de abismo submarino é o habitat maior e mais profundo do planeta e cobre metade dos oceanos do mundo e um terço do território australiano, mas continua sendo uma das áreas menos exploradas da Terra", explicou Alastair Graham.


Fonte: DN

Ser Doido-alegre, Que Maior Ventura !


Ser doido-alegre, que maior ventura! 
Morrer vivendo p'ra além da verdade. 
É tão feliz quem goza tal loucura 
Que nem na morte crê, que felicidade! 

Encara, rindo, a vida que o tortura, 
Sem ver na esmola, a falsa caridade, 
Que bem no fundo é só vaidade pura, 
Se acaso houver pureza na vaidade. 

Já que não tenho, tal como preciso, 
A felicidade que esse doido tem 
De ver no purgatório um paraíso... 

Direi, ao contemplar o seu sorriso, 
Ai quem me dera ser doido também 
P'ra suportar melhor quem tem juízo. 


António Aleixo

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas

Preocupações Para Levar Em Conta Muito Seriamente

I - Não sabemos quando a seca vai terminar. 

“O Alqueva corre o sério risco de não ser utilizável já a partir de 2019"
Os partidos estão estado de negação sobre a seca em Portugal. E nem falam da 
única solução: ir buscar água ao mar, acusa o empresário José Roquette.
Para além das alterações climáticas, outra das suas preocupações atuais é o efeito dos populismos, seja na política, no futebol ou na banca.

Na Península Ibérica tem havido um decréscimo de precipitação anual.
Só faz sentido ter barragens se elas poderem encher. A situação a Norte é um bocadinho melhor, mas não é muito melhor do que abaixo do Tejo. Mas o que é preciso é entender que o problema é mesmo a entrada da água. Nas suas nascentes, o Douro e o Tejo já secaram.
Face a esse cenário, o que é que se pode fazer?
Se não chove, só há uma alternativa: é ir buscar a água onde ela está, que é o mar. E em Portugal falar de dessalinização é uma coisa que ainda está lá por trás do sol posto, ignorando que a Espanha é o quarto país do mundo na produção de água dessalinizada. A Espanha tem mais de 700 dessalinizadoras instaladas que, só por si, produziriam água utilizável para Portugal inteiro. Aqui em Portugal, que eu saiba, temos uma muito pequenina em Porto Santo. Mas o que não existe é a perceção... é que podia dizer-se: "Talvez para o ano". Mas esta questão não se põe, é o tal estado de negação.
II - "O problema demográfico e da produtividade não se resolvem espontaneamente" 
Tem que haver políticas", insistiu a responsável aos deputados, referindo que não há em Portugal nenhuma investigação nesta área e que os modelos de outros países não poderão ser simplesmente replicados.

"É preciso muito mais trabalho estrutural", sublinhou.É necessário, de acordo com a economista, antes de mais, vontade em reconhecer o problema, e "não interessa de quem foi a culpa", diagnosticá-lo e procurar soluções.

"Os problemas não são insolúveis e nós já mostrámos que somos capazes de resolver os problemas e o nosso problema é mais o médio longo prazo e não o simples curto prazo", disse a economista, destacando, pela positiva, o facto de a retoma não ter sido acompanhada do agravamento do défice externo, "tendo antes assentado em grande parte no comportamento favorável das exportações".

Teodora Cardoso, NM