sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Papa enfrenta ultraconservadores. Conseguirá aguentar-se no cargo?



O Presidente Disse, Está Dito: Já Está Tudo Em Curso

Marcelo Rebelo de Sousa, o mais alto magistrado da nação e o tronco nu mais popular da Península Ibérica, disse ontem que já está em curso a campanha para o ano eleitoral de 2019 – europeias em Maio, legislativas em Outubro. É um facto “político” que o professor Marcelo se deleitaria a comentar. Com a excepção de Rui Rio (que desempenha neste filme o papel curioso de aldeia gaulesa que resiste ainda – talvez não sempre – à invasão do vírus eleitoral) os dados estão a ser lançados.

Com o PSD a viver uma crise profunda – principalmente de inacção – e o Presidente a contribuir, com a política dos afectos, para uma normalização das relações entre cidadãos e Estado, António Costa sai a ganhar. Os mergulhos do Presidente nas praias fluviais, amplificados pelas televisões, são aliados activos do Governo, ao transmitirem uma imagem de enorme normalidade institucional. Pode Marcelo dizer que o essencial está por fazer no interior do país (e está) mas a mensagem mais poderosa que chega aos portugueses é descontracção do Presidente em tronco nu e a sua absoluta tranquilidade.

 (excertos do artigo de)  Ana Sá Lopes, Público 

Pus O Meu Sonho Num Navio


Pus o meu sonho num navio 
e o navio em cima do mar; 
— depois, abri o mar com as mãos, 
para o meu sonho naufragar. 

Minhas mãos ainda estão molhadas 
do azul das ondas entreabertas, 
e a cor que escorre dos meus dedos 
colore as areias desertas. 

O vento vem vindo de longe, 
a noite se curva de frio; 
debaixo da água vai morrendo 
meu sonho, dentro de um navio... 

Cecília Meireles

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde


*Milhares de precários integrados no Estado

*O plano do CDS para portugueses da Venezuela: Ponte aérea sem custos e redução de IRS à Costa

Esta É A Frase

«O Estado deve definir com clareza que funções e responsabilidades assume, assegurando depois todos os recursos correntes necessários ao normal desempenho dessas tarefas. Num quadro de elevados passivos acumulados, decorrentes dos períodos de austeridade severa do passado, garrotear as funções do Estado com elevadas cativações, pode ser uma bênção para as metas do défice, mas é sempre um descalabro para a sustentabilidade dos serviços, para os profissionais colocados no fio da navalha e para os cidadãos que a ele pretendem aceder. Na saúde e na mobilidade proliferam as situações de pré-rutura e rutura que resultam desses passivos, das cativações e da incapacidade para perceber que da mesma forma que é suposto o ser humanos se alimentar todos os dias, há funções do Estado que precisam de alimentos diários estáveis. Nesta matéria, é tão irresponsável quem não fez no passado como quem não faz no presente perante a evidência dos sinais.»

António Galamba, Ji

Serenidade

Vivemos em um mundo de agitações. A busca por um momento de paz e tranquilidade nesse mundo caótico é mais que necessária.

Da mente tranquila , ações dinâmicas irão brotar. A serenidade é a morada da criatividade e fonte da verdadeira paz.

Gyomay Kubose

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Cinco emigrantes analisam proposta de Costa: "Não chega para voltar"













Esta É A Frase

Santana sabe muito de política. Pode até conseguir proximamente um resultado que lhe convenha e lhe dê espaço de negociação à direita ou à esquerda, ficando numa posição charneira. Por muito que ele diga que quer ganhar ao PS, há que recordar que foi ele que lhe deu a vitória em Lisboa de mão beijada ao não aceitar candidatar-se nas últimas autárquicas. Foi também ele que se deixou reconduzir à frente da Santa Casa por António Costa. Portanto, o suposto combate ao socialismo teria certamente mais êxito com ele dentro do PPD/PSD. A solução Aliança é provavelmente sol de pouca dura, por muita projeção mediática que esteja a ter e mesmo com a adesão de gente com muita qualidade e capacidade,como João Pessoa e Costa. 

 Eduardo Oliveira e Silva, Ji

Se Acredita Que É Capaz ...

«Se você acredita que é capaz, ignore a opinião dos outros e siga em frente. Nem sempre é bom saber o que outros pensam.»

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Destituir Trump? A ameaça voltou mas parece (quase) impossível

*Corpo de Luís Grilo foi encontrado perto da casa da família, em Avis












Esta É A Frase

«O governo quer dar benefícios fiscais – além dos que já existem – aos portugueses que emigraram nos últimos anos para regressarem ao país, uma medida que corresponde à criação de uma divisão desnecessária e iníqua entre portugueses, mas que serve sobretudo fins político e partidários. É barata e, sobretudo, é a forma expedita arranjada por António Costa para manter os anos do resgate e da troika na discussão política em ano de eleições.» 

 Já existe um regime fiscal mais favorável para residentes não-habituais, que serve não só portugueses emigrados, mas também estrangeiros. É de 2009, mas foi regulamentado apenas em 2012, já no período da intervenção externa. E, no caso dos portugueses, podem beneficiar de uma taxa fixa de IRS de 20%, independentemente do nível salarial. E, neste caso, particularmente destinada a profissões qualificadas.

 Agora, revelou o Expresso neste fim-de-semana, o governo quer ir mais longe: Um desconto de 50% no IRS (portanto, um modelo progressivo em função do escalão de rendimentos) para vigorar entre 2019 e 2020, para um período ainda não definido, entre três e cinco anos, e para todos. Ora, qual é o sentido político desta medida, qual é o seu alcance e objetivos? (continuar a ler)

Palavras, Na Minha Opinião ...

Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de causar grandes sofrimentos e também remediá-los.
 Harry Potter

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Notícias Soltas


*Governo mantém cativados 1.344 milhões de euros


*Opportunity em coma em Marte. E se não acordar?


*Défice cai 1.100 milhões até julho


Esta É A Frase

A aparição de novos partidos pode muito bem ser vista como um sinal de dinamismo do sistema político ou do empenhamento e da mobilização da sociedade em torno de projectos para o país. Mas pode igualmente ser um sintoma de fragilidade do sistema partidário existente ou a expressão de meros projectos pessoais de chegada ao poder. Em Portugal, o que está a acontecer mostra que há uma possível combinação destes dois cenários. Se é impossível não encontrar em alguns dos líderes dos novos partidos uma ânsia de protagonismo tão legítima como supérflua para o interesse do país, também é inegável que os novos partidos surgem na sequência de um vazio no espaço do centro direita. Ou, por outras palavras, no espaço do PSD – e, em parte, no do CDS.

Manuel Carvalho, Público

Realidade ...

"Realidade é o pesadelo do mundo dos sonhos." 

Esaú Wendler 

domingo, 26 de agosto de 2018

Notícias Soltas

*O McDonald’s mais bonito do mundo fica… no Porto? Jornalista americano diz que sim

Estas São As Frases

Chávez e Maduro não se afastaram do socialismo. Pelo contrário, eles implementaram mesmo um regime socialista. Como todas as outras experiências socialistas do século XX, o socialismo na Venezuela acabou numa ditadura, na pobreza, na miséria e com refugiados a fugirem para países capitalistas.

O político cujas palavras tanto ‘indignaram’ as extremas-esquerdas é o mesmo que faz os orçamentos que o PCP e o Bloco aprovam no Parlamento. Deixo um desafio aos deputados bloquistas e comunistas. Estão indignados com as palavras de Centeno sobre a Grécia? Então votem contra o último orçamento deste governo. Se não o fizerem, as palavras de Centeno são também as vossas palavras.

A Venezuela mostrou a incapacidade dos nossos marxistas para defender um regime socialista. Como os entendo. O apoio aos orçamentos de Centeno mostra a sua disponibilidade para votar a favor de políticas financeiras ortodoxas. Bem-vindos ao neo-liberalismo, camaradas. 

João Marques de Almeida, OBSR 

Lua Adversa


Tenho fases, como a lua, 

Fases de andar escondida, 
fases de vir para a rua... 
Perdição da minha vida! 
Perdição da vida minha! 
Tenho fases de ser tua, 
tenho outras de ser sozinha. 

Fases que vão e que vêm, 
no secreto calendário 
que um astrólogo arbitrário 
inventou para meu uso. 

E roda a melancolia 
seu interminável fuso! 

Não me encontro com ninguém 
(tenho fases, como a lua...). 
No dia de alguém ser meu 
não é dia de eu ser sua... 
E, quando chega esse dia, 
o outro desapareceu... 

Cecília Meireles

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Notícias Soltas


Esta É A Frase

Quem não protege a liberdade arrisca-se a ficar sem ela. Quem ouve, do alto do púlpito, a extrema-esquerda (ou outro qualquer) a ditar quem pode ou não discursar onde quer que seja (sem reação nem indignação), muito provavelmente não merece a liberdade que tem. Num momento em que a invocação dos heróis do 25 de Novembro, que a AR já não comemora, dá lugar a saneamentos no Regimento de Comandos, temos de estar alerta!

Pedro Ferros, Ji   

Desafio ...

Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda mais grandes montanhas para subir.
Nelson Mandela  

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Notícias Soltas

*Taxa de juro do crédito à habitação em máximos dos últimos 12 meses

Gato Escondido Com Rabo De Fora ?

Saber usar desfibrilhador pode ser obrigatório para novas cartas de condução.

Os novos condutores vão passar a ter formação obrigatória no uso do desfibrilhador automático externo (DAE) enquanto tiram a carta, independentemente da categoria. O objetivo do Ministério da Saúde é ter cada vez mais pessoas capazes de socorrer vítimas em paragem cardio-respiratória (PCR), aumentando a possibilidade de sobrevivência.

A notícia avançada pelo Jornal de Notícias (link do artigo não disponível), dá conta de que o número de desfibrilhadores em locais públicos irá aumentar nos próximos anos, depois de o grupo de trabalho ter detetado “importantes lacunas” nos registos dos casos em Portugal. Atualmente existem 2073 DAE licenciados pelo INEM e instalados em 1617 espaços públicos, 122 ambulâncias (não INEM), 108 viaturas e 20 mil operacionais formados. Desse número, apenas 544 pertencem aos quadros do INEM e dos seus parceiros.

O documento refere ainda a necessidade de disponibilizar o equipamento em locais onde passem, em média, mais de mil pessoas por dia. Na prática, centros comerciais, hotéis, monumentos, áreas de diversão, embarcações turísticas, aviões comerciais, comboios, escolas e unidades de saúde deverão integrar a lista de espaços legalmente obrigados a ter programas de DAE.

O exagero poderá ser pernúncia de 'gato (ou gatos) escondido (s) com rabo de fora'
E, claro, nós  -' gatos escaldados de água fria temos medo')

Não Tenho Pressa


Não tenho pressa. Pressa de quê? 
Não têm pressa o sol e a lua: estão certos. 
Ter pressa é crer que a gente passa adiante das pernas, 
Ou que, dando um pulo, salta por cima da sombra. 
Não; não sei ter pressa. 
Se estendo o braço, chego exactamente aonde o meu braço chega - 
Nem um centímetro mais longe. 
Toco só onde toco, não aonde penso. 
Só me posso sentar aonde estou. 
E isto faz rir como todas as verdades absolutamente verdadeiras, 
Mas o que faz rir a valer é que nós pensamos sempre noutra coisa, 
E vivemos vadios da nossa realidade. 
E estamos sempre fora dela porque estamos aqui

Alberto Caeiro