sábado, 30 de abril de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Questões Pertinentes Sobre A Regionalização

 Tenho pessoalmente as maiores dúvidas sobre os benefícios da regionalização. Os seus defensores deviam demonstrar que a regionalização pode ter um efeito positivo no desenvolvimento, na redução da dívida pública, na dinamização do interior, na reindustrialização em sectores específicos, na inovação e na melhoria da qualidade de vida dos portugueses. 

Esta demonstração faz falta e é sempre mascarada por uma cortina de retórica. Há outro tema em cima da mesa, e poucas vozes se ouvem sobre o assunto: Portugal tem índices de corrupção na Administração central e local elevados. A regionalização provocará novos clientelismos? Agravará a situação? A justiça, que não tem sido capaz de dar resposta aos crimes dessa natureza, funcionará melhor na regionalização? 

Todos estamos de acordo que o país precisa de se desenvolver e de fazer reformas profundas. Mas qual a sua prioridade? Por exemplo, valerá a pena fazer a regionalização sem fazer uma reforma profunda no sistema eleitoral? Valerá a pena descentralizar sem reformar o funcionamento da justiça? Cabe aos defensores da regionalização mostrarem com factos e números que os seus opositores estão enganados nas dúvidas que colocam. 

(M Falcão, JNegócios, via A Esquina do Rio)

Boa Noite !!!


 "Haverá de Chegar o Dia
em que, finalmente, os seres reconhecerão
que é possível estabelecer uma trégua
em todas as divergências.
Só então será possível conviver dentro de limites 
de respeito e de tolerância mútua."

(CP)

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Câmara Comunista De Setúbal Recebe Refugiados Ucranianos Com Russos Pró-Kremlim

Saíram da Ucrânia até Setúbal, para fugir a mísseis, tanques e soldados russos. Mas no gabinete de apoio aos refugiados da Câmara de Setúbal, de maioria PCP, foram recebidos por russos. Os documentos são copiados e perguntam às mulheres onde ficaram os maridos. 

O medo deles voltou. (...)O mesmo receio é partilhado por outros refugiados em Setúbal, testemunhou o Expresso esta semana. A autarquia, de maioria comunista, liderada por André Martins, criou a Linha Municipal de Apoio aos Refugiados — LIMAR, com gabinete no Mercado do Livramento, no centro da cidade, e que há um mês já tinha atendido 160 ucranianos. Foi lá que Olga encontrou Igor Khashin, um dos líderes da comunidade russa em Portugal, e a mulher, Yulia Khashina, funcionária da câmara setubalense, admitida como jurista nos serviços da autarquia em dezembro, depois de um concurso público. Yulia era quem “traduzia a conversa do russo para a funcionária que tirou as fotocópias”, conta Olga. “Igor estava ao computador.” Mas não é funcionário da autarquia. Os documentos tinham as moradas da família, a filiação e o nome do marido.

Fonte: Expresso 

A Terra Está Em Risco De Viver Extinção Em Massa Nos Oceanos


Um estudo publicado na Science reforça um alerta dos cientistas para o risco de a Terra enfrentar uma nova extinção em massa. Desta vez, o aviso é especialmente dedicado aos oceanos.

A Terra está em risco de assistir a uma nova extinção em massa, depois da vivida no Cretácico, há 65 milhões de anos, desta vez nos oceanos, alertam cientistas, num estudo publicado na revista Science. Desta vez, sublinham os investigadores, é o ser humano que representa a maior ameaça à vida terrestre.

Se as alterações climáticas não tiverem uma resposta drástica e rápida, os gases com efeito de estufa que aquecem os oceanos e lhe consomem o oxigénio, acrescidos da destruição dos “habitats”, a pesa excessiva e a poluição costeira, vão acabar com a vida marinha. No artigo, assinado por uma equipa de cientistas das universidades de Washington e Princeton, recorda-se que a emissão de grandes quantidades de gases com efeito de estufa está a alterar de forma radical o sistema climático terrestre e a ameaçar muitas espécies.    (continuar a ler aqui)


Azuis Os Montes Que Estão Longe Param

 
Azuis os montes que estão longe param.
De eles a mim o vário campo ao vento, à brisa,
Ou verde ou amarelo ou variegado,
Ondula incertamente.
Débil como uma haste de papoila
Me suporta o momento. Nada quero.
Que pesa o escrúpulo do pensamento
Na balança da vida?
Como os campos, e vário, e como eles,
Exterior a mim, me entrego, filho
Ignorado do Caos e da Noite
Às férias em que existo.

31-3-1932 
(Odes de Ricardo Reis)

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Esta É A Frase

O exemplo da Parque Escolar, mais do que inaceitável, é inacreditável. O escrutínio das contas públicas não pode, portanto, negligenciar o Setor Empresarial do Estado.                      (Ricardo Arroja, ECO)              

 O Parque Escolar esteve seis anos sem divulgar contas. Mas eis que no ano de 2022 as contas dos anos de 2016, 2017 e 2018 foram finalmente colocadas na sua página oficial. Ficam agora a faltar as contas de 2019, 2020 e 2021. Sejam bem-vindos ao fantástico mundo do sector empresarial do Estado (SEE)! O mundo em que a opacidade reina e no qual se permite ao sector público o que ao privado não é permitido. Daqui a meses, as empresas do sector privado estarão a depositar as suas contas de 2021, para efeito de publicação da informação empresarial simplificada, a que estão obrigadas por lei, e através das quais se reduz o efeito de assimetria de informação – uma externalidade positiva associada à intervenção do Estado. Mas a (boa) regra vale apenas para as empresas privadas. No SEE faz-se o que bem se entende. 

O " Efeito Sanfona" É Fundamental Para Desligar Os Genes


Desligamento genético

Em um estudo que altera os fundamentos do que sabemos sobre silenciamento genético, pesquisadores revelaram como um "efeito sanfona" é fundamental para desligar os genes.

A descoberta expande nossa compreensão de como nosso organismo liga e desliga nossos genes para construir os diferentes tipos de células em nossos corpos, à medida que nos desenvolvemos no útero.

E também oferece uma nova maneira de potencializar o silenciamento de genes artificial, para tratar ou reverter a progressão de uma ampla gama de doenças, incluindo câncer, doenças congênitas e infecciosas.

Efeito sanfona genético

O DNA que compõe nosso material genético é enrolado firmemente em torno de proteínas, como um fio enrolado em um carretel. Quando ele fica empacotado mais frouxamente, os genes podem ser ativados; quando está bem compactado, os genes são desligados.

Mas Andrew Keniry e seus colegas descobriram que, para desligar um gene, o empacotamento do DNA precisa inicialmente se afrouxar, para só em seguida ser fortemente comprimido, algo que os cientistas chamaram de efeito sanfona.

"Ficamos surpresos ao saber que o DNA primeiro precisa relaxar, para desencadear esse processo," disse a professora Marnie Blewitt, da Universidade de Sydney (Austrália). "Semelhante a como um acordeão precisa se abrir antes de ser comprimido para produzir uma nota musical, descobrimos que nosso DNA precisa ser aberto primeiro, antes que possa ser comprimido e o gene seja silenciado."

Desligar oncogenes

"Se pudermos aprender exatamente como desligar os genes, poderemos um dia desligar genes prejudiciais em uma variedade de doenças," acrescentou Keniry. "Se você puder desligar os oncogenes que causam câncer, por exemplo, você poderá ter um novo tratamento. Para poder realizar esse sonho, primeiro precisamos saber como o processo acontece, para que ele possa ser imitado com medicamentos, e nossa descoberta é mais uma peça vital deste quebra-cabeça."

Os próximos passos da pesquisa vão investigar por que o efeito sanfona é necessário para o silenciamento dos genes e a relevância do processo para genes em outros cromossomos, como os autossomos.

(via DS)
Checagem com artigo científico:

Artigo: BAF complex-mediated chromatin relaxation is required for establishment of X chromosome inactivation
Autores: Andrew Keniry, Natasha Jansz, Linden J. Gearing, Iromi Wanigasuriya, Joseph Chen, Christian M. Nefzger, Peter F. Hickey, Quentin Gouil, Joy Liu, Kelsey A. Breslin, Megan Iminitoff, Tamara Beck, Andres Tapia del Fierro, Lachlan Whitehead, Andrew Jarratt, Sarah A. Kinkel, Phillippa C. Taberlay, Tracy Willson, Miha Pakusch, Matthew E. Ritchie, Douglas J. Hilton, Jose M. Polo, Marnie E. Blewitt
Publicação: Nature Communications
Vol.: 13, Article number: 1658
DOI: 10.1038/s41467-022-29333-1

Não Me Venha Falar De Razão ...


Não venha me falar de razão.
Não me cobre lógica.
Não me peça coerência.
Eu sou pura emoção.
Tenho razões e motivações próprias.
Sou movido por paixão.
Essa é minha religião e minha ciência.
Não meça meus sentimentos.
Nem tente compará-los a nada.
Deles sei eu.
Eu e meus fantasmas.
Eu e meus medos.
Eu e minha alma…

(Lenya Terra)

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

 
Uma sondagem publicada no DN mostra que os portugueses continuam a confiar no PS, que mantém cerca de 40% das intenções de voto. É obra! Apesar da guerra, da inflação, do empobrecimento, da exclusão social, da desorganização do Estado, da falha rotunda de tudo o que é SNS, Segurança Social, Justiça e mau grado a denúncia de sucessivas situações escandalosas, como a de João Leão e o ISCTE, o PS segue na crista da onda. A sondagem evidencia o facto de o PSD estar paralisado e novamente em eleições internas e das diversas oposições à esquerda estarem moribundas, como o PCP e o Bloco. À direita o Chega perde um pouco, mas aguenta. A Iniciativa Liberal cresce, com base em propostas claras e uma política de comunicação civilizada. Com este panorama global, António Costa pode estar tranquilo. Não há por enquanto qualquer esboço de alternativa. Costa corre em pista única e nem precisa de governar bem.                       (Eduardo Oliveira e Silva, Ji

A Cada Novo Amanhecer ...

 A cada novo amanhecer surge uma soma de tarefas. Vencer batalhas, remover obstáculos, dominar o medo, concluir etapas, conter algumas lágrimas, derramar outras.

Boas-noites ( Mirabilis jalapa)

A cada novo anoitecer, abrem-se as flores em segredo e estrelas cadentes riscam de prata o céu. 
Pássaros procuram o aconchego de seus ninhos e tudo fica em silêncio para que 
em sonhos coloridos se consiga a tão merecida paz.   

(L M) 

terça-feira, 26 de abril de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Esta É A Frase (86)

Não, caro António Costa, José Sócrates não aldrabou o PS - O PS sempre soube quem Sócrates era. Não tudo, mas o suficiente. E Costa sempre soube quem Sócrates era. Não tudo, mas mais do que o suficiente. 
(João Miguel Tavares, Público)

Montenegro/ Moreira da Silva

Se a posição de Rui Rio gerava desconforto por causa da ambiguidade em relação ao Chega, a posição de Montenegro causa arrepios ao eleitorado moderado. Não quer combater o Chega, defende que o Chega “tem o seu espaço”, e o que o inimigo a abater é António Costa.

Luís Montenegro, aparentemente, não hostiliza porque quer ir buscar eleitorado ao Chega. “Quero que as pessoas que também votaram noutros partidos, como a Iniciativa Liberal e o Chega, acreditem que no PSD têm a esperança da resposta às preocupações que motivaram esse seu voto”, explicou Montenegro, este fim de semana, na Ovibeja.

Moreira da Silva não foi à Ovibeja, mas chamou os bois pelos nomes. Moreira da Silva não é ambíguo, é objetivo, e anda, ao invés, à procura de uma direita moderada e ao centro. Não cometeu o erro político de chamar “deploráveis” aos eleitores do Chega — como Hillary Clinton fez em 2016 ao falar sobre os apoiantes de Trump, — mas traçou uma linha vermelha objetiva que coloca o Chega fora de jogo se ganhar a liderança do PSD. A disputa no PSD mal começou, mas nesta altura um dos candidatos já leva vantagem: Moreira da Silva 1, Montenegro 0.    (Pedro Sousa Carvalho, ECO)

Somos Todos Viajantes



Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos
 torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões 
são efémeras, momentâneas, transitórias

(Deepak Chopra)


segunda-feira, 25 de abril de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Esta É A Frase (85)

Por maior que seja a foice e o martelo, é hoje impossível esconder a subserviência, a resignação, a cobardia daqueles que até há muito pouco tempo se faziam passar por valentes e por autores matérias da revolução.          (Nuno Correia da Silva, OBSR)

Se em Abril os militares pensassem como pensa o PCP, a revolução nunca teria existido. Se em Abril a vontade de liberdade se acobardasse perante o medo das aramas o golpe militar nunca teria saído dos quarteis e a revolução jamais teria existido.

A paz que o PCP apregoa é a paz dos mortos, a paz que substitui a coragem por sangue, a paz simbolizada pela pomba de sangue, a pomba vermelha.

A forma mais digna que hoje temos para comemorar a Liberdade é apoiar quem luta por ela.

É apoiar a Ucrânia, por mais barulho que faça o PCP (PZP) a atitude de Portugal não pode esgotar-se numa solidariedade vazia, em simples palavras de incentivo ou no reconhecimento da bravura Ucraniana

Liberdade !


Não creio, no sentido filosófico do termo, na liberdade do homem. Todos agem 
não apenas sob um constrangimento exterior mas também de acordo 
com uma necessidade interior.

(Einstein, Albert) 

domingo, 24 de abril de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde (act.)

Esta É A Frase (84)

Portugal deve celebrar o 25 de Abril contra o espírito do PCP e adoptar as cores da Ucrânia como símbolo de um Abril humano e universal.  
(Carlos Marques de Almeida, ECO)
 
Portugal vai cumprir com o ritual de celebração do 25 de Abril. Com o tempo, a cerimónia e manifestação popular são um exemplo acabado de como o momento histórico se torna numa rotina institucional, cinzenta, cansada, esclerótica. Este ano a celebração começa mais cedo com o insulto do PCP ao espírito universal de Abril. Tudo a propósito do discurso de Zelensky no Parlamento que o partido comunista boicotou com a indecência de uma declaração datada, estalinista, numa espécie de directiva interna para assinalar uma purga contra as forças xenófobas e fascistas. A pureza revolucionária dos comunistas só conhece a música de um hino que acaba na conformidade mais desgraçada ou na podridão de uma vala comum. (continuar a ler)

Seja Feliz


Foi, fico como todo amor se vai
Sem nem dizer aonde vai
foi e eu fiquei sem ninguém
À espera do que não vem
Que melancolia

Foi, foi só porque eu nada fiz
Como um adeus que nem se deu
pois seja muito feliz
Infeliz já sou eu
Pra sofrer sofro eu.

(Vinicius de Moraes)

sábado, 23 de abril de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Esta É A Frase (83)

Não é mais possível confiar na Rússia. A lei da força é, a partir de agora, a principal regra de política internacional.         (António Barreto, Público)

De acordo com a óptica adoptada e a temática ou disciplina, são várias as acepções do termo “civilização”. Em relações internacionais e em política, poderá aludir-se às regras existentes a fim de dirimir conflitos, de organizar a cooperação ou regular a competição.