Pesquisar neste blogue

domingo, 30 de novembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Guerra e Política

 A pressão sobre Caracas é parte de uma visão estratégica mais ampla. Não se trata de improviso. A guerra aproxima-se devagar mas a passo constante.  (Ismael Alves, OBSR)

“We’re just going to kill people that are bringing drugs into our country.” A frase saiu da boca de Donald Trump, a 23 de Outubro de 2025, como uma ameaça crua dirigida à Venezuela, e foi recebida pelos EUA como uma promessa de força. Mas, como sempre na política externa americana, o discurso é apenas a superfície. Abaixo dela movem-se interesses financeiros, disputas estratégicas e uma velha tentação imperial: a de derrubar regimes incómodos para garantir acesso privilegiado a recursos valiosos.

Não precisamos de recuar até Aristóteles, Platão ou Heródoto para recordar que política, sendo o cuidado da polis, a cidade, tem a ver com os outros. Fazer política com maus modos é não fazer política. (Tiago de Oliveira Cavaco, OBSR)

Se a política se tornar em afastar-me do outro a morte dela é certa. A política é o que acontece quando gente passou a acreditar em conviver com outra diferente. (...)

Provavelmente o mais seguro é que os meus filhos cresçam com o mesmo grau de indecisão e pessimismo que já acumulo.

Perdermos os modos em política é ficar pela triste metade em que a perversidade ou palhaçada alheia é o argumento perfeito para abandonar a cidade e regressar à tribo. Acho que não serei um mau pai por desejar que os meus filhos não troquem a cidade pela tribo. (...)

Momentos Difíceis ...


São muitas as provas que na vida servem para testar quem somos, a força que temos em nós e o nosso valor. Algumas vezes uma pedra gigante vem cair mesmo diante de nós... outras vezes são séries infindáveis de pequenos obstáculos no caminho... longas etapas que nos obrigam a seguir adiante sem descansar, em percursos onde quase nunca se vê o horizonte.

A agitação permanente em que vivemos leva muitos a desistir de encontrar referências mais adiante, mas é preciso que nos afastemos do tempo para assim encontrarmos a posição mais segura, elevando-nos acima dos momentos passageiros para os compreender melhor. No meio da confusão é preciso ver para além do que se pode olhar... estabelecer os alicerces sobre o que é sólido, ainda que seja preciso escavar muito mais fundo do que o normal... confiar sempre que há mais vida para lá desta. Que a nossa existência, tal como a conhecemos, é apenas um pedaço.       (José Luís Nunes Martins)

sábado, 29 de novembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Frases

Negócios da paz - Ter o Presidente dos EUA empenhado nos processos de paz é muito importante. Fazê-lo à custa da deterioração da relação com os aliados na Europa parece uma estratégia desenhada em Moscovo.  (André Veríssimo, ECO)  

A “geringonça” não foi uma mera conveniência aritmética. Foi a via pela qual Costa tentou relançar o caciquismo provinciano de Sócrates combinando-o com o radicalismo universitário do BE.   (Rui Ramos, OBRS)

Percebe-se porque é que o 25 de Novembro incomoda tanta gente à esquerda. Obriga-os a reconhecer que a democracia em Portugal foi construída, não apenas contra a ditadura salazarista a 25 de Abril de 1974, mas também contra a tentativa de tomada do poder pelos comunistas em 1975.

A Frase (259)

Venham ou não a concretizar-se, que as palavras de Whitaker sirvam pelo menos para percebermos que a proteção dos EUA que nós, europeus, demos por adquirida durante décadas já não o é. E que chegou mesmo a hora de sermos capazes de assumir a nossa própria defesa. (Helena Tecedeiro, DN)

O último sinal do desejo dos EUA de acabarem com esta tradição inaugurada pelo último general a ter chegado à Casa Branca surgiu através do embaixador americano na NATO. “Aguardo com expectativa o dia em que a Alemanha venha ter com os EUA e diga que está pronta para assumir a posição de Comandante Supremo Aliado”, disse Matthew Whitaker na Conferência de Segurança de Berlim. Citado pelo The Telegraph e pela Euronews, o diplomata até pode ter admitido que “ainda estamos longe disso”, mas não deixou de garantir que espera que essas conversações tenham mesmo lugar.

A Arte É Contemplação


 “A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e 
descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime 
do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender 
o universo, e fazer com que os outros o compreendam.”

(Auguste Rodin)

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (258)

PS e o Chega voltaram a fazer uma coligação negativa contra o governo AD ao aprovar propostas de isenção de pagamento de portagens em vários troços. Se o PS vier a ser, de novo, governo, irá reverter as medidas que toma agora na oposição, forçando o governo de maioria relativa a inscrever no OE2026 o que negociou com o Chega?       (Luís Ferreira Lopes, ECO)

O PSD considera que PS e Chega estão a formar um “governo de Assembleia”, quando a quem caberia decidir sobre as questões de mobilidade e fiscalidade seria o governo.

A Comissão Europeia já veio avisar que prevê mesmo um défice público de 0,3% do PIB e o ministro das Finanças já alertou que qualquer acréscimo de despesa terá efeitos não apenas em 2026, mas também em anos futuros. A oposição apresentou mais de duas mil propostas de alteração e o governo defende que a maioria delas não tem sustentação orçamental.

A questão política será talvez mais interessante de analisar. Mais do que a posição populista da extrema-direita (Chega) e da extrema-esquerda (PCP, BE e Livre) – o que não surpreenderá -, a posição de aliança do PS com o Chega na AR é paradoxal, no dia seguinte à celebração dos 50 anos do 25 de novembro.

O PS governou durante quase nove anos (final de 2015 até abril de 2024), inclusive em situação e maioria absoluta, mas nunca apresentou qualquer medida de abolição de portagens nas autoestradas que, depois, na oposição ao governo AD, propôs isentar. Mais curioso é que o PS tem contado com o apoio do Chega, do PCP e do BE, nesta odisseia abolicionista das portagens.

Lua De Outono



O ontem é história O amanhã é um mistério O hoje é uma dádiva
E é por isso que se chama presente. Então, viva-o da melhor forma possível!
Durma Bem e tenha Bons Sonhos. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

A Frase (257)

O Círco - Face à excitação que tomou conta da máquina partidária não há partido, agremiação ou associação que, na ânsia do protagonismo garantido por tamanha exposição mediática, não apresente o “seu” candidato    (Nuno Lebreiro, OBSR)

É a festa da democracia, dizem-nos.

No final, é um espectáculo ao nível de um combate de boxe singular onde a parte intenta esmurrar a contra-parte, mas de forma especial, sem que o golpe lhe custe algum potencial embaraço, desgosto, mágoa ou qualquer repugnância no eleitorado que, esse sim, ao contrário do adversário que apenas faz figura de corpo presente, pretende alcançar, mover, comover ou abraçar. O verdadeiro debate não é, portanto, um debate, mas sim dois comícios onde, à vez, e fingindo conversar, regatear ou rebater, cada qual, com mais ou menos engenho, procura “fazer passar a sua mensagem”. Daí que se debata pouco e esclareça menos ainda, ou seja, nada.(...) 

Notícias Ao Fim Da Tarde

Endoscopia De Engolir


Cientistas desenvolveram uma nova cápsula robótica magnética e inteligente, capaz de realizar tanto diagnósticos (como coletar amostras de líquido) quanto tratamentos (como liberar medicamentos ou criar um curativo interno) durante uma única ingestão.

Essa integração supera uma grande limitação das atuais cápsulas endoscópicas, também conhecidas como comprimidos inteligentes ou pílulas eletrônicas. As cápsulas endoscópicas ingeríveis representaram um avanço significativo no conforto do paciente, eliminando a necessidade de procedimentos invasivos, mas os aparelhos atuais são majoritariamente voltados para o diagnóstico, e são passivos: É engolir e torcer para que eles cheguem ao lugar desejado.

Zehao Wu e seus colegas da Universidade de Macau mantiveram a capacidade de diagnóstico do seu comprimido robótico, mas também combinaram funções ativas, como biópsia líquida e liberação de medicamentos em locais específicos.

Nos testes, o robô foi guiado com precisão até locais-alvo em modelos de estomagos de porcos, onde realizou a coleta de fluidos e a liberação de medicamentos em diferentes pontos. Os experimentos também demonstraram a capacidade de armazenar um polímero e um agente de reticulação em câmaras separadas, para gerar um curativo de hidrogel no próprio local de uma lesão, como uma úlcera.

Diagnóstico e tratamento

A inovação, batizada de "macabot", consiste em uma cápsula com várias câmaras independentes. Cada câmara possui uma válvula magnética projetada para abrir apenas sob a influência de um campo magnético com uma direção específica, como chaves abrindo fechaduras diferentes.

Isso permite que o médico, controlando magneticamente a cápsula de fora do corpo, faça-a navegar até um ponto exato no trato gastrointestinal e, então, abra seletivamente uma câmara para coletar uma amostra ou liberar um fármaco. A cápsula pode até mesmo gerar um hidrogel adesivo para liberação prolongada de medicamentos, misturando componentes guardados em câmaras separadas.

Esta plataforma integrada abre caminho para procedimentos gastrointestinais minimamente invasivos de alta precisão. O robô poderá ser usado para diagnosticar e tratar doenças, como a doença inflamatória intestinal, de forma direcionada, permitindo a administração de combinações de medicamentos em diferentes lesões durante uma única passagem.

Isto significará mais conforto para o paciente, maior eficiência e a possibilidade de terapias locais e sustentadas que eram impossíveis com a tecnologia anterior.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Multichamber magnetic capsule robot for selective liquid sampling and drug delivery
Autores: Zehao Wu, Xianli Wang, Yang Lu, Qingsong Xu
Publicação: National Science Review
DOI: 10.1093/nsr/nwaf400, via DS

A Felicidade É Amor


Quanto mais envelhecia,
quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava,
tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida.
Aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo.
O dinheiro não era nada, o poder não era nada.
Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz.
A beleza não era nada.
Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza.
Também a saúde não contava tanto assim.
Cada um tem a saúde que sente.
Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que
definhavam, angustiados pelo medo de sofrer.
A felicidade é amor, só isto.
Feliz é quem sabe amar. Feliz é quem pode amar muito.
Mas amar e desejar não é a mesma coisa.
O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.
O amor não quer possuir.
O amor quer somente amar.

(Hermann Hesse)

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (256)

O país que não gosta de reformas - Os governos de Costa pouco mudaram a legislação laboral que era, diziam anos antes, tão gravosa. Com a presente reforma, será igual. Agora, gritaria. No futuro, aceita-se que correu bem.       (Maria João Marques, Público)

É consensual e dito e repetido: os governos de António Costa falharam uma boa oportunidade para fazer reformas no país. Olhando em retrospetiva, ainda bem, porque a única reforma que esboçaram, a da habitação, foi um flop que piorou mais que melhorou. E tentaram uma ofensiva estatista na saúde — com o fim das PPP e a tentativa de acertar uma lei de bases com o BE — que também é responsável pela degradação do SNS. Da reversão das 40 horas por semana de trabalho para os funcionários públicos, que levou à inevitável pioria dos serviços aos cidadãos — nem vale a pena falar porque também não foi nenhuma reforma. (...)

EPIGRAMA 9



O vento voa.
a noite toda se atordoa,
a folha cai.

Haverá mesmo algum pensamento
sobre essa noite? sobre esse vento?
sobre essa folha que se vai?

(Cecília Meireles)

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde