terça-feira, 31 de agosto de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde

Covid-19: 13 Mortos E 1.908 Novos Casos, Hoje Em Portugal

 
Desde o início da pandemia, o país soma 1.037.927 casos e 17.743 mortes por Covid-19. Há já 976.097 pessoas recuperadas da doença. (saber mais aqui)

Gases Com Efeito De Estufa, Nível Do Mar E Temperaturas Atingiram Recordes Em 2020


Vários indicadores climáticos voltaram a atingir valores recorde em 2020, segundo um relatório hoje divulgado, que sublinha a concentração atmosférica de gases com efeito de estufa, a subida do nível do mar e das temperaturas.

As conclusões fazem parte do relatório publicado no boletim da Sociedade Meteorológica Americana, que faz a revisão anual da situação climática no mundo a partir do contributo de cerca de 530 cientistas, em mais de 60 países.

Segundo os dados hoje divulgados, o agravamento das alterações climáticas voltou a verificar-se em 2020, com vários indicadores a atingirem recordes.


Por um lado, o nível de gases de estufa da Terra foi o mais elevado alguma vez registado. A concentração atmosférica média anual de dióxido de carbono (CO2), por exemplo, fixou-se nas 412,5 partes por milhão (ppm).

Este número, registado num ano em que a pandemia de covid-19 atingiu uma escala global e desacelerou a atividade económica em todo o mundo, representa um aumento de 2,5 partes por milhão em relação a 2019 e um recorde, tanto nos registos modernos dos últimos 62 anos, como nos registos em núcleos de gelo, que permitem recuar a 800 mil anos

O mesmo aconteceu com o metano, cuja concentração atmosférica registou, em 2020, um aumento de 14,8 partes por mil milhões em relação ao ano anterior, a maior subida desde o início das medições.

Também o nível do mar continuou a subir, fixando-se pelo nono ano consecutivo um novo recorde.

Comparativamente a 1993, quando começaram a ser registadas estas medidas por satélite, a média registada nesse ano foi agora superada em 9,13 centímetros e a cada década o nível global do mar está a subir cerca de três centímetros, consequência do degelo e do aquecimento dos oceanos.

Seguindo a mesma tendência de agravamento, as temperaturas das superfícies terrestre e marítima voltaram a aumentar.

Os últimos sete anos, desde 2014, foram os mais quentes desde que há registo e 2020 ocupa um lugar no ‘top’ três, superado apenas por anos em que se registaram fenómenos El Niño.

No ano passado, as temperaturas anuais da superfície da Terra estiveram entre 0,54°C e 0,62°C acima da média de 1981-2010 (a variação depende da base de dados utilizada), e o aquecimento acontece a um ritmo médio de 0,08°C por década.

Particularmente nos polos Norte e Sul, foi sentido um calor extremo sem precedentes. A temperatura média do ar nas áreas terrestres do Ártico foi a mais elevada em 121 anos de registos, 2,1°C acima da média de 1981–2010, e na Antártica as temperaturas ultrapassaram os 18°C.

Em 06 de fevereiro, a estação de investigação argentina da Base Esperanza atingiu os 18,3°C, a temperatura mais alta alguma vez registada naquele continente, superando o recorde anterior de 17,2°C, estabelecido em 2015.

Segundo o relatório, que detalha a situação em diferentes zonas do planeta, o inverno de 2020 foi o segundo mais quente da Península Ibérica, com temperaturas particularmente mais elevadas do que habitual em fevereiro. No outro extremo, o mês de julho foi o mais quente de sempre nesse ano em Portugal.

Nos oceanos também se fez sentir mais calor, com a temperatura média global da superfície do mar próxima do recorde, fixando-se na terceira mais alta registada (só em 2016 e 2019 se registaram valores mais elevados, associados a El Niños).

Por outro lado, a atividade dos ciclones também esteve acima da média e no ano passado foram nomeadas 102 tempestades tropicais durante a época de tempestades dos hemisférios Norte e Sul, um número significativamente mais alto em comparação com a média de 85 entre 1981 e 2010.

Dessas 102 tempestades, três ciclones tropicais atingiram a intensidade de categoria cinco na escala Saffir-Simpson e entre 30 registadas na bacia de furacões do Atlântico Norte (também um número recorde), sete tornaram-se grandes furacões de categoria três ou superior.

No oeste do Pacífico Norte, o Super Typhoon Goni foi o ciclone tropical mais forte a atingir a costa no registro histórico, tendo obrigado à retirada de quase um milhão de pessoas nas Filipinas. O ciclone Gati, uma tempestade ciclónica muito severa que se formou no mar da Arábia, foi o primeiro de tal intensidade a atingir a Somália.

Fonte: Green Savers 

A Missão De Continuar A Vida


Ninguém se pode possuir inteiramente, porque se ignora, porque somos um mistério. Para nós mesmos. Podemos sim, ser mais conscientes de uma determinada missão que temos no mundo. Todos nós somos uma missão. Somos a missão de continuar a vida, aperfeiçoando-a, festejando-a e não destruindo-a como se está a fazer hoje. 

Eu não tenho certezas, mas tenho convicções e uma das minhas convicções mais firmes é que nascemos para a liberdade. 

E, no entanto, veja o paradoxo: essa liberdade, esse caminho para a liberdade está a ser cada vez mais obscurecido por aquilo que observamos no nosso mundo de hoje. Nós chegamos a esta coisa terrível, o chamado equilíbrio nuclear, que é o jogo de escondidas de duas disponibilidades criminosas para suprimir a humanidade. A humanidade está hoje pronta (parece que está sempre pronta!) para pôr luto por si própria. Isto não é uma forma humana de viver. 

Esta tragédia tem que ser a sua «húbris», que é, digamos, a arrogância que desencadeia a catástrofe punitiva. E o que me perturba muito, o que me assusta, é que países que subscrevem, que proclamam os direitos humanos, possam entrar num jogo fatal destes, um jogo que se destina a suprimir o homem. 

(Natália Correia, Entrevista, 1983)

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde (act.)

Covid-19 Em Portugal : Nove Óbitos E 1.072 Novos Casos Hoje Segunda-feira

  •  1.036.019 casos confirmados (mais 1.072) 
  • 17.73 vítimas mortais (mais nove óbitos)
  • 705 internados (mais sete)
  • 149 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (mais um) 
  • 972.708 casos recuperados (mais 1.141)
  • 45.327 pessoas encontram-se em vigilância (menos 632)  
  • 45.581 casos ativos (menos 78)

 Atualmente existem: 

  • 398.889 casos registados no Norte (mais 481)
  • 138.002 no Centro (mais 88)
  • 402.233 em Lisboa e Vale do Tejo (mais 281)
  • 39.500 no Algarve (mais 127)
  • 8.532 casos na Região Autónoma dos Açores (mais 8)
  • 11.688 na Região Autónoma da Madeira (mais 14) 
  • 37.175 no Alentejo (mais 73).
Das 17.730 mortes: 
  • 5.507 aconteceram no Norte (mais duas)
  • 3.093 no Centro (mais duas)
  • 7.581 em Lisboa e Vale do Tejo (mais três)
  • 431 no Algarve (mais uma)
  • 1.006 no Alentejo (mais uma)
  • 40 nos Açores
  • 72 na Madeira.

Estão 477.774 homens e 557.507 mulheres infetados pelo novo coronavírus, sendo que existem 738 pessoas infetadas cujo género é desconhecido. Em termos de óbitos contabilizam-se 9.304 homens e 8.426 mulheres. 

A incidência a nível nacional é de 297,7 casos de infeção por Covid-19 por cada 100 mil habitantes e em Portugal Continental de 303,3 casos de infeção por cada 100 mil habitantes. O Rt a nível nacional está em 0,98 e em Portugal Continental é de 0,99.

Nota: OMS admite que morram mais de 200 mil pessoas na Europa até dezembro

A Frase

A remessa de partidos à direita do CDS para os arquivos dos postergados do regime retiraria por longos anos qualquer veleidade de a direita voltar ao poder. O PS seria então e finalmente, uma espécie de Partido Institucional ao estilo mexicano.

(Carlos Pinto, Ji)

Uma nova tentativa de condicionamento político está proposta aos portugueses, tal como aconteceu até 1974: antes dessa data, a linha vermelha situava-se no “socialismo” e tudo o que dele emanava; desde 2015 que ao branqueamento da extrema-esquerda e integração no arco governativo, se sucede a tentativa de impor à direita a exclusão de novas realidades partidárias, presentes e futuras, taxadas de “extrema-direita”.

A ideia seria a seguinte: o PSD e o CDS estariam assim condicionados a qualquer veleidade coligante com o Chega, por via de resultados a sair das próximas eleições.

Ora, uma democracia vale pela capacidade de acolher todos os que de forma tranquila e sem violência, entram no diálogo político sufragado pelo povo. 

Os Dois Horizontes


Dois horizontes fecham nossa vida: 
Um horizonte, — a saudade Do que não há de voltar;
Outro horizonte, — a esperança
Dos tempos que hão de chegar;
No presente, — sempre escuro,—
Vive a alma ambiciosa
Na ilusão voluptuosa
Do passado e do futuro.

(Machado de Assis)  

domingo, 29 de agosto de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde

As Alterações Climáticas Existem E Já Estão A Causar Mudanças Em Portugal.


As alterações climáticas estão a mudar a vida e os hábitos de plantas e animais em Portugal, surgem novas espécies de peixes nas águas nacionais, as aves mudam comportamentos e “há um movimento para norte”.

“Há um movimento para norte”, diz Rui Pimenta Santos, professor da Universidade do Algarve, especialista em ecologia marinha e em plantas marinhas, referindo-se a algas e a peixes.

“O aquecimento do oceano é uma evidência e as espécies reagem a isso. Na costa algarvia há agora peixes que só existiam na Madeira e Açores e as espécies de águas mais frias estão a ir para norte”, diz à Lusa, explicando que o mesmo se passa com as laminarias, grandes algas castanhas que apenas existiam no norte do país e que se estão a deslocar ainda mais para norte.

Em contrapartida há, garante, outras espécies de algas, provenientes de águas mais quentes, que têm vindo a entrar em Portugal. É certo, diz, que os limites térmicos das espécies são amplos, mas avisa que nas zonas de fronteira da temperatura “qualquer aquecimento faz a diferença”.

Mas não é apenas no mar que os cientistas encontram mudanças. André Carapeto coordenou a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, apresentada em 2020, e é especialista em plantas em vias de extinção, nas quais se nota “mais claramente os efeitos das alterações climáticas, principalmente naquelas com habitats muito específicos”.
É o caso das plantas que vivem acima dos 1500 metros de altitude. O aumento das temperaturas na Serra da Estrela, com menos neve, afecta 30 espécies de plantas que “não têm para onde ir” e que vêem os seus habitats ocupados por outras plantas que começam a “subir” a serra, como as giestas e os sargaços, diz à Lusa.

E à Lusa também Domingos Leitão, director-executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), fala de 30 anos de mudanças no comportamento das aves, influenciados pelas alterações climáticas, mas também por outros factores de origem humana, como a agricultura intensiva, ou a captura acidental de aves marinhas em redes de pesca.

É muito notória a alteração de comportamentos” das aves migradoras

O aquecimento global é um dos factores, diz, que levou a que algumas aves migradoras se tenham tornado mais sedentárias, como a cegonha-branca, como a poupa, com grande parte da população a passar o inverno em Portugal. “Migravam porque não tinham condições para passar o inverno, mas agora têm”, diz, dando também o exemplo do britango, uma espécie de abutre.

Não é necessariamente mau, salienta o responsável, que questiona, no entanto, para onde irão as aves que precisam de zonas mais frias. Joaquim Teodósio, também da SPEA, que defende que devido às alterações climáticas Portugal devia já começar a alterar as actuais áreas protegidas, diz que o aquecimento poderá estar a mudar comportamentos de aves como os pilritos ou as limosas (aves aquáticas), e que é natural que surjam em Portugal espécies típicas do norte de África.

A SPEA diz que espécies que se reproduzem no norte da Europa, onde a primavera está a chegar mais cedo, antecipam o calendário migratório, como o papa-moscas, que abandona o inverno do sul mais cedo. Mas o aquecimento também antecipa a reprodução dos insectos de que se alimenta e quando chega às zonas de nidificação pode já não haver alimento para as crias. “Tal como o papa-moscas, várias outras aves migratórias vêem a sua reprodução comprometida por este desfasamento entre os ritmos de resposta de aves, insectos e plantas às alterações climáticas”, diz a SPEA. (continuar a ler aqui)

Momento ...


 Há momentos, e você chega a esses momentos, em que de repente 
o tempo pára e acontece a eternidade.

(Fiodor Dostoievski)

sábado, 28 de agosto de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde

Muitos Dos Clichés Usados Para Denegrir O Partido Socialista São Verdadeiros


Muitos dos clichés usados para denegrir o Partido Socialista são verdadeiros. Não tem alma, nem ideologia. Não tem doutrina, nem cultura. Não tem estratégia, nem programa. Não tem afecto, nem simpatia. Não tem substância cultural, nem identidade política. Não tem orgulho, nem compaixão.(...)

As medonhas responsabilidades dos socialistas aparecem estranhamente diluídas na pandemia. Mas sabemos que os socialistas têm uma pesada quota parte no adiamento de soluções, na degradação de problemas e na manutenção de questões como as do BES, do Banco Novo, do BCP, da TAP, do Aeroporto do Montijo barra Alcochete barra OTA barra incerteza, da CP, da EDP, das barragens hidroeléctricas, das Parcerias Público Privadas, da PT e do julgamento dos casos de corrupção e branqueamento. Mau grado persistir em acusar os governos anteriores, o PS sabe que já é autor ou co-autor de todos estes problemas.

As enormes dificuldades económicas e financeiras, incluindo as que decorrem da pandemia e da respectiva recessão, são vistas como inevitáveis e parece poder pensar-se que se os socialistas não fizeram mais e melhor foi porque realmente não puderam. Apesar da partilha, da co-autoria e da cumplicidade absoluta dos actuais dirigentes com os dos tempos de Sócrates, os socialistas gozam de uma espécie de áurea divina e de impunidade que constituem êxito inédito na história política recente do país.

O verdadeiro génio de António Costa é o da gestão política. Deve-se-lhe o ascendente sobre a imprensa e a comunicação. Assim como a absolvição dos socialistas no fiasco na luta contra a corrupção e o nepotismo. Com estes trunfos e com um domínio incontestável do seu partido, António Costa é o principal responsável pela estabilidade política. É sabido que esta é também uma virtude. Não vale todas as virtudes, mas é em si um trunfo de indiscutível valia. E substitui-se a um pensamento para o país. (
ler aqui  texto completo)

A Frase

A debilidade da América não está tanto na ascensão de uma Potência rival, mas reside no vácuo de poder que a América deixa por onde passa.
(Carlos Marques de Almeida, ECO)

Um atentado suicida é uma festa, uma celebração em que se diz adeus à esperança e onde os escolhidos praticam o massacre das multidões. São como sacerdotes no templo dos infiéis e que usam a porta das orações para rebentar até aos céus todos os que rejeitam. Explosivos, carros armadilhados, kalashnikovs, e o puro arbítrio do ódio e da desumanidade. No caos de Kabul infectado pela derrota de uma aventura de vinte anos, o aeroporto é o alvo de todos as câmaras e de todas as conspirações, o aeroporto é o último posto Ocidental na direcção do qual converge o desespero, o medo, o pânico dos afegãos que um dia acreditaram na Democracia ou nos Direitos Humanos ou em qualquer coisa que lhes devolvesse a banalidade e a prosperidade de uma vida normal. Alguém tem notícias do Livreiro de Kabul?

Finalmente o Presidente dos Estados Unidos fala à Nação e dirige-se ao Mundo. É uma figura frágil, marcada pela emoção e pelas muitas memórias, mas não é o Presidente de uma América confiante, consagrada, vitoriosa, virtuosa. É o Presidente de uma América humilhada, enfraquecida, em retirada, o Presidente que não encontra uma frase histórica para assinalar o momento histórico, o Presidente que não consegue inspirar a Nação Americana, o Presidente que não devolve confiança ao Mundo e aos Aliados. Com um minuto de silêncio é o Presidente que transforma uma sala da Casa Branca numa extensão simbólica do Cemitério Militar de Arlington. Percebe-se a boa intenção, mas regista-se o alcance do gesto político como a projecção de um momento de fraqueza – o Império a sangrar no coração dos Marines mortos. Não há ameaças que possam apagar esta imagem e esta ideia.

As Torres Gémeas acabaram por colapsar em confronto com uma ideia e um plano pensado e saído do Afeganistão. Este é o princípio da história. Mas ainda não é o fim da história. A debilidade da América não está tanto na ascensão de uma Potência rival, mas reside no vácuo de poder que a América deixa por onde passa. E numa perigosa ausência de uma vontade de Poder. 

(excertos do texto de Carlos Marques de Almeida no ECO)

Ariane



Ariane é um navio.
Tem mastros, velas e bandeira à proa,
E chegou num dia branco, frio,
A este rio Tejo de Lisboa.

Carregado de Sonho, fundeou
Dentro da claridade destas grades...
Cisne de todos, que se foi, voltou
Só para os olhos de quem tem saudades...

Foram duas fragatas ver quem era
Um tal milagre assim: era um navio
Que se balança ali à minha espera
Entre as gaivotas que se dão no rio.

Mas eu é que não pude ainda por meus passos
Sair desta prisão em corpo inteiro,
E levantar âncora, e cair nos braços
De Ariane, o veleiro.

(Miguel Torga)

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde

Covid-19: 14 Óbitos E 2.370 Novos Casos, Hoje Em Portugal

 
O número de vítimas mortais é de 17.703, enquanto o total de casos confirmados subiu para 1.030.791. A incidência a nível nacional é agora de 312,7 casos de infeção por Covid-19 por cada 100 mil habitantes. O Rt a nível nacional está em 0,9. (saber mais aqui)

Um Governo Sem Contraditório É Um Aborto Da Democracia.

Chegados agora ao verão, o silêncio tornou-se ainda mais pesado. O governo, de férias, toma decisões sobre as nossas vidas que ninguém contesta; Rui Rio está de férias e nem trabalha nem deixa que alguém trabalhe por ele; de Chicão nem noticias; Ventura reorganiza-se com o partido a tentar ser, e o Liberal desapareceu.

O governo decide e a dívida portuguesa atingiu o seu máximo de sempre. A bazuca já está a ser distribuída. As medidas de contenção da pandemia foram alteradas. Os fogos voltaram, como sempre.

E da oposição da direita apenas assistimos a uma absurda proposta de prolongar a utilização de máscaras por parte do PSD, numa altura em que de Inglaterra não recebemos as tão previstas notícias de caos por terem libertado o povo britânico das medidas de contenção da pandemia.

O número de infeções manteve-se aparentemente elevado, mas o vírus tornou-se de facto uma doença endémica e deixou de condicionar a vida do país em termos económicos e sociais como o fez ao longo do período da pandemia.

Um governo sem contraditório é um aborto da democracia. O silêncio da oposição é inaceitável. (ler aqui texto completo)

A Frase

Que os Estados Unidos, a mais poderosa potência do globo, tenha consumido um trilião de dólares em vinte anos e não tenha conseguido parar o tráfego de armas dos talibãs, ou que as Nações Unidas se limitem a fazer apelos, retrata bem o problema que o mundo enfrenta no nosso tempo.            (Henrique Neto, Ji)

Futuro


É impossível pensar o futuro se não nos lembrarmos do passado. Da mesma forma, é impossível saltar para a frente se não se der alguns passos para trás. Um dos problemas da atual civilização - da civilização da internet - é a perda do passado.

(Umberto Eco)

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde

Covid-19: Situação Em Portugal 15 óbitos E 2.552 Novos Casos , Hoje Quinta-feira


 O número de vítimas mortais é de 17.689, enquanto o total de casos confirmados subiu para 1.028.421.

O Que Se Sabe Sobre O Alcance, Eficácia, Duração E Até Localização Da Imunidade À Covid-19 Adquirida


Seja no caso das vacinas de mRNA (Pfizer e Moderna) – que induzem o sistema imunitário a produzir proteínas específicas do vírus, capazes de desencadear uma reação imunitária – ,como no caso das que usam um vetor viral (AstraZeneca e Janssen) – é inoculado um adenovírus inativado no qual foi inserido o ADN do gene do SARS-CoV-2 responsável pela produção da espícula, a proteína que permite ao vírus entrar nas células humanas -, o objetivo é comum: ensinar o sistema imunitário a reagir ao coronavírus como se já o conhecesse. 

Então e quando já conhece mesmo, porque já teve de lutar contra uma infeção por ele provocada? O que estimula mais a imunidade? As vacinas especificamente desenhadas para esse efeito ou a doença em si, na sua enorme escala de gravidade, desde a ausência de sintomas à ameaça para a vida, passando pelos casos de gravidade ligeira a média mas que lutam com sintomas e sequelas durante meses.

Para começar, há diferenças acentuadas na forma como o sistema imunitário lida com uma e outra coisa.

O que se sabe:

Alcance: A resposta imunitária é maior depois de ter estado infetado do que com a vacinação. Com qualquer uma das vacinas, o corpo aprende a localizar e reagir à proteína de espícula, mas o SARS-CoV-2 conta com mais 28 proteínas que usa para “sequestrar” as nossas células e replicar-se milhares de vezes. Isto quer dizer, explica Eleanor Riley, imunologista da Universidade de Edimburgo, à BBC, que quem esteve infetado pode ter melhor imunidade às novas variantes, já que o seu sistema imunitário reconhece mais do que a proteína spike.

Eficácia: Já é claro, agora, que quem apanhou o vírus uma vez pode apanhar mais e que os vacinados também podem ser infetados. Pelo lado da vacina, importa insistir que a sua eficácia elevadíssima é em evitar doença grave, hospitalização e morte. Portanto, quando se fala em eficácia, fala-se, por enquanto, em proteger nestes aspetos e, aqui, tanto a infeção com a vacina parecem ser igualmente eficazes. O que se sabe é que os níveis de anticorpos são, em média, mais altos um mês depois da vacinação do que da infeção e que, neste último caso, há uma enorme diferença entre os assintomáticos e os que tiveram Covid grave. Até agora, os que mostraram maior resposta imunitária foram os que recuperados da doença que depois foram vacinados.

Duração: Apesar da comprovada diminuição dos níveis de anticorpos ao longo do tempo, a ciência já percebeu que isto pode não ser relevante na prevenção de doença grave. O sistema imunitário recorda o que tem a fazer e responde rapidamente em caso de infeção. Com o SARS-CoV-2 a circular há cerca de 15 meses, já se percebeu que um ano depois da infeção continua a haver resposta imunitária e os estudos com as vacinas vão no mesmo sentido.

Localização: Onde está a imunidade pode parecer uma questão inútil ou até disparatada à primeira vista, mas os anticorpos que são encontrados no nariz e nos pulmões são diferentes dos presentes no sangue. Os primeiros, as Imunoglobulinas A funcionam como uma barreira para a infeção e aqui, estão em vantagem os que já tiveram Covid-19 (e, por isso, já estão em investigação vacinas para administração via nasal).

(Fonte: Visão)

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Timidez

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve…

- mas só esse eu não farei.

Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes…

- palavra que não direi.

Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,

- que amargamente inventei.

E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando…

e um dia me acabarei.

(Cecília Meireles)

Notícias Ao Fim Da Tarde

Covid-19: Mais 3.062 casos e 16 mortes Hoje Quarta-feira Em Portugal


O risco de transmissibilidade (Rt) manteve-se em 0,98, tanto a nível nacional como no apenas no continente, enquanto a incidência da Covid-19 aumentou de 310,4 para 312,8 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, e de 314,6 para 317,1 no território continental. (saber mais aqui)

A Frase

A estratégia gizada era a de fortalecer o governo e o exército do país para que os próprios evitassem que os Talibãs retomassem o poder. E, assim, ao longo de duas décadas, os Estados Unidos mobilizaram 98 mil militares para o país e investiram cerca de 83 biliões de dólares para treinar e equipar as forças de 
segurança afegãs.

Contudo,
Não se consegue proteger quem não quer verdadeiramente defender o seu país, o que significa que, com o regresso dos talibãs, infiltrados, desde há muito, nas forças afegãs, está iniciada mais uma crise humanitária de proporções imprevisíveis.

(Isabel Meirelles, J Económico)

Nem os anúncios de moderação ou de amnistia conseguem convencer os afegãos, nem as potências ocidentais, que os talibãs se moderaram, pelo que este assunto vai, seguramente ter novos desenvolvimentos que irão afetar o mundo, a Europa e, seguramente, Portugal .  

Mulher É Mesmo Interessante ...



Mulher é mesmo interessante...
Mesmo brava, é linda
Mesmo alegre, chora
Mesmo tímida, comemora
Mesmo apaixonada, ignora
Mesmo frágil, é poderosa!

(Angela Cavalcanti)

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde

Covid-19: Situação Em Portugal Hoje Terça-feira


  • 1.022.807 casos confirmados (+ 2.261)
  • 17 658 vítimas mortais (+ 13 óbitos)
  • 44180 ativos ( +1362)
  • 960969 recuperados (+3610)
  • 716 internados (-17)
  • 148 em UCI (-3)
  • 47.576 pessoas encontram-se em vigilância (- 1369)
Atualmente existem:

  • 393.887 casos registados no Norte (mais 792)
  • 136.134 no Centro (mais 363)
  • 398 .166 em Lisboa e Vale do Tejo (mais 684)
  • 38.270 no Algarve (mais 161)
  • 8.440 casos na Região Autónoma dos Açores (mais 13)
  • 11.523 na Região Autónoma da Madeira (mais 32)
  • 36.387 no Alentejo (mais 216).
Das 17.658 mortes:
  • 5.489 aconteceram no Norte (mais cinco)
  • 3.075 no Centro (mais duas)
  • 7.554 em Lisboa e Vale do Tejo (mais três)
  • 24 no Algarve (mais três)
  • 1.004 no Alentejo
  • 40 nos Açores
  • 72 na Madeira.
Estão 471.325 homens e 550.757 mulheres infetados pelo novo coronavírus, sendo que existem 725 pessoas infetadas cujo género é desconhecido. Em termos de óbitos contabilizam-se 9.273 homens e 8.385 mulheres. 

A incidência a nível nacional é de 310,4 casos de infeção por Covid-19 por cada 100 mil habitantes e em Portugal Continental de 314,6 casos de infeção por cada 100 mil habitantes. O Rt a nível nacional está em 0,98 e em Portugal Continental é de 0,98.

Fique A Saber Que Está Proibido De Votar Se Tiver O Azar De Entrar Em Confinamento Obrigatório Nos Sete Dias Anteriores À Votação.

Ainda falta mais de um mês para a realização das eleições autárquicas mas fique já a saber que está proibido de votar se tiver o azar de entrar em confinamento sanitário obrigatório nos sete dias anteriores à votação.

Esse direito democrático básico é-lhe retirado pelo próprio Parlamento, que durante o ano e meio de pandemia não teve vontade ou competência para encontrar uma solução logística que permita a cada cidadão exercer o seu direito e cumprir o seu dever cívico.

A própria Comissão Nacional de Eleições – tantas vezes, ela própria, fonte de problemas mas não neste caso, onde executa as regras decididas pelos legisladores sem margem para interpretações – diz que há aqui falta de vontade política para resolver o assunto. E é claro que havia soluções para que todos pudessem votar se houvesse vontade do Parlamento para as encontrar e executar.

Este desprezo pelo direito de voto de dezenas de milhares de cidadãos revela como são de crocodilo as lágrimas que muitos responsáveis políticos vertem perante a subida regular dos níveis de abstenção. É uma preocupação que dura meia hora nas noites eleitorais e que fica sempre bem nos discursos. Mas quando chega um momento que requer decisões e acções concretas que demonstrem que o Parlamento respeita o voto popular e cria condições para que ele possa ser exercido por todos, é isto que estamos a ver. (ler texto completo)

Vida

 A vida mais que uma procura é um encontro.

(José Luís Nunes)

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

As Frases

 O Governo dos funcionários públicos: Um milagre económico para o PS não é aumentar o rendimento dos portugueses. É sim bater o recorde de funcionários públicos e aumentar a discrepância do seu poder de compra face ao setor privado.    (Luís Rosa, OBSR) 

A tragédia do Afeganistão revela que o interesse nacional americano e o conceito de Ocidente estão a ser esvaziados da sua dimensão moral e da sua responsabilidade perante o mundo.  ( João Carlos Espada, OBSR)

Na Noite Que Me Desconhece


Na noite que me desconhece
O luar vago, transparece
Da lua ainda por haver.
Sonho. Não sei o que me esquece,
Nem sei o que prefiro ser.

Hora intermédia entre o que passa,
Que névoa incógnita esvoaça
Entre o que sinto e o que sou?
A brisa alheiamente abraça.
Durmo. Não sei quem é que estou.

Dói-me tudo por não ser nada.
Da grande noite embainhada
Ninguém tira a conclusão.
Coração, queres? Tudo enfada
Antes só sintas, coração.

(Fernando Pessoa)

domingo, 22 de agosto de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde