domingo, 31 de dezembro de 2023

Feliz 2024 !


A todos, familiares, amigos e conhecidos :

Que este novo ano seja uma jornada de reflexão e crescimento, onde possamos aprender com as experiências passadas e construir um futuro cheio de esperança e oportunidades.Que a prosperidade e a abundância acompanhem cada passo que der em 2024 e que este ano seja repleto de realizações e sucesso em todos os aspectos da vida.

sábado, 30 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (271)

Tudo está hoje em causa. Guerra no mundo. Cada vez menos democracias. Os países em evidência são autocráticos. O terrorismo islâmico passa por virtude inocente. O imperialismo russo é aceite como inevitável. Qualquer que seja o resultado ou a situação na Ucrânia, ficaremos, em 2024, pior, muito pior. Qualquer que seja a evolução da situação em Gaza, na Palestina e em Israel, o mundo ficará pior e mais perigoso.   (António Barreto, Público)

No horizonte, o Irão, a Rússia e a China, a que se acrescentam a possível eleição de Trump, os erros dos democratas europeus e a ascensão da extrema-direita fazem um planeta mais insuportável e ameaçador.

E Portugal… Uma oligarquia socialista dominante tem vindo a ocupar o país e as instituições. Acrescentou-se e ultrapassou uma clique social democrata que durante alguns anos se banqueteou. Ambas se adicionaram à cleptocracia corporativa que só aparentemente tinha desaparecido.O estado lamentável em que se encontram os serviços públicos parece irrecuperável. O SNS está a ser metodicamente destruído. Se fosse deliberado, não teria sido tão eficaz. Assim, só por incompetência. Com efeitos semelhantes, a loucura que se apoderou do sistema educativo e das escolas públicas transformou a educação numa farsa em vias de subdesenvolvimento. A venda desbragada de património nacional, das terras às águas, das empresas à habitação, tem transformado o país, não num primor de eficiência, mas sim num universo de vida airada e descalabro.  (ler aqui texto completo)

Se Não Falas ...


 "Se não falas, vou encher o meu coração
Com o teu silêncio, e aguentá-lo.
Ficarei quieto, esperando, como a noite
Em sua vigília estrelada,
Com a cabeça pacientemente inclinada.
A manhã certamente virá,
A escuridão se dissipará, e a tua voz
Se derramará em torrentes douradas por todo o céu.
Então as tuas palavras voarão
Em canções de cada ninho dos meus pássaros,
E as tuas melodias brotarão
Em flores por todos os recantos da minha floresta."

(Rabindranath Tagore)

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (270)

Qualquer pessoa atenta ficará certamente preocupada. Contudo, a preocupação não precisa de levar ao desespero. A esperança depende, como sempre, de virtudes humanas como sabedoria, moderação, humildade e paciência. 

Para restaurar o otimismo no próximo ano, várias condições devem ser satisfeitas: os EUA devem manter o rumo na Ucrânia, que deve repelir os invasores russos; Israel deve esmagar o Hamas sem cair na armadilha de reocupar Gaza; A Europa deve comprometer-se com a autodefesa; A China deve afastar-se do seu instável Estado cliente russo; e potências emergentes como a Índia, o Brasil e a África do Sul devem abandonar o equívoco moral.  (Michael Ignatieff, DN)

O resto de nós, cidadãos observadores e empenhados, devemos reafirmar a nossa fé na capacidade humana. Os indivíduos são importantes. Não somos peões num grande jogo de xadrez histórico. As escolhas de liderança que fazemos podem moldar a vida de milhões de pessoas para melhor ou para pior. Quando os cidadãos dos EUA forem às urnas em Novembro próximo, os seus votos poderão alterar o curso da história. Resta-nos esperar que eles escolham com sabedoria.  (ler aqui texto completo)

É A Tua Hora , Adeus Ano Velho !

 
É a tua hora, bravo mas preocupante velho ano que chega ao fim. Nós seguimos daqui, curiosos quanto ao que virá, por vezes gratos outras receosos pelo que passou. Agradecidos por conta ou apesar dos doze meses que nos deste um depois do outro, cumprindo o calendário combinado.

Para muitos de nós, foste um tempo severo, duro, violento. Esses te querem longe. Outros terão saudade de teus dias longos, teus escândalos, teus instantes insanos e tuas horas mansas, teus encontros e desencontros, tuas angústias e esperanças – esses te guardarão na lembrança com carinho.

Acontece é que agora, tanto para quem te quer distância quanto aos que te encerram afeto, é tempo de despedida. Adeus, ano velho! Vai-te adiante, reencontrar tuas horas, teus dias, tuas semanas e teus meses numa só lembrança.   

(André J Gomes, Adaptação )

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (269)

 O desastre na educação - Provas de aferição 2023: resultados “desastrosos”, dificuldades nos três ciclos do ensino básico, envio tardio de resultados (o que inviabiliza intervenção atempada), apesar de provas serem digitais.
(Alexandre Homem de Crisro, OBSR)

Mais um rombo na Educação. Chegaram às escolas os resultados das provas de aferição 2023, realizadas por alunos dos 2º, 5º e 7º anos de escolaridade. E os resultados foram “maus” ou mesmo “desastrosos sob qualquer perspectiva”, de acordo com professores ouvidos pelo DN. Exagero? Nem por sombras. Basta consultar alguns dos resultados globais para ceder ao desânimo — apesar de o relatório do IAVE não ter sido publicado, o DN acedeu aos resultados que, a confirmarem-se, são terríveis.

Cinzas Acabadas


Noite fria,gelada
e um fogo ardente, sem temores
crepita na lareira.

Estala a lenha
e
o aconchêgo é doce
o tempo não passa
e o estalido faz brasa!

Assim é a ventura
das coisas passadas:
queimou-se a candura
e cinzas acabadas.

(Alvina Tzovenos, em Sonhos e Vivências)

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

Estas São As Frases

Não Há Casas, Pudera O governo congelou a atualização das rendas anteriores a 1990 e com isso deu cabo de uma das reformas mais importantes da Troika: permitir a atualização gradual daquelas rendas. Para tanto, em 2012 consagrou um período transitório findo o qual a atualização das rendas seria livre. Quem não pudesse pagar a atualização, seria ajudado pela Segurança Social. (Camilo Lourenço, J Negócios)


Temos tido alterações políticas significativas em diversos países, com alguns partidos históricos a perderem peso ou quase desaparecerem, novos partidos a ganhar muito peso, governos com ideias e abordagens “radicais” (ex, Javier Milei na Argentina), mas, creio que mais importante e grave, uma visão da realidade do mundo cada vez mais “dualista”, por vezes sustentada no incitamento ao ódio.  (Pedro Falcão, JNegócios)

As redes sociais têm hoje a capacidade de serem o “espelho” através do qual a maioria população vê o mundo. A ideia de jornalista enquanto fiscalizador do poder político está fortemente ameaçada (Jorge Fernandes, OBSR)

A crise aberta nas últimas semanas na Global Media, com uma maior expressão pública com a greve no Jornal de Notícias e o potencial despedimento colectivo na TSF, que acabaria, na prática, com o seu papel enquanto rádio de palavra, coloca novamente na agenda a saúde da comunicação em Portugal. Por arrasto, leva-nos, novamente, a questionar a saúde da democracia. Ambas estão indelevelmente ligadas. Não é possível existir uma democracia salubre e forte sem o papel de escrutínio da comunicação social.

A Loucura


“Nos indivíduos, a loucura é algo raro - mas nos grupos,
nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra.”

(Friedrich Nietzsche)

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (268)

A democracia portuguesa é uma camada fina à flor da pele. O país real não tem relação com o país imaginário da Europa. Sempre distante da história, o país é o paraíso com o sol sem manchas, uma estátua com traços de mau gosto. A realização política é sempre inferior e a obra feita é sempre a sombra escura da obra sonhada.      (Carlos Marques de Almeida, ECO)

No país político bloqueado surge a AD. Uma velha aliança para um novo país. A direita clássica coliga-se para fazer frente ao desconhecido. A solução parece óbvia e saída do compêndio político das soluções testadas. A AD encaixa no espírito do tempo. (...)

Mas que não haja ilusões relativamente às credenciais democráticas dos partidos progressistas. 

A democracia de Abril destruiu as pontes e construiu os muros. A democracia portuguesa está transformada numa realidade formal que ainda vai poupando o país às consequências de uma guerra civil que vive nos discursos.

E onde fica o país neste estado democrático? Não fica para além de um apêndice incómodo que resiste pelo voto às soluções políticas perfeitas à esquerda e à direita. O país estagnado que empobrece, que paga impostos, que é razão de ser de um estado permanece à deriva porque ninguém é responsável por nada. O apuramento das responsabilidades políticas não existe na democracia portuguesa. O governo é um passaporte para a impunidade. (...) 

A negação da responsabilidade política divide o país entre o estado e a sociedade e divide a sociedade entre poderosos e dependentes. Para a esquerda tudo são direitos. Para a direita tudo são deveres. A“dialéctica estéril” da responsabilidade política representa o impasse de um país com poucas tradições democráticas, com um estado forte, com uma sociedade civil fraca, um país sem apólice e sem seguro.

Ah, São Coisas Da Vida


Amizade não se compra, encontra-se. 
Felicidade não se encontra, sente-se. 
Amor não se sente, vive-se.

Expectativas geram decepções. 
Lembranças geram saudades. 
Pensamentos geram sentimentos e 
O amor gera o amor.

sábado, 23 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Do Dia


A Frase (267)

   Como uma enorme serpente, a Humanidade está a mudar de pele e os sinais mais visíveis desse delicado fenómeno encontram-se na perigosa metamorfose institucional dos Estados.   (Viriato Soromenho Marques, DN)
O mundo contemporâneo transformou-se num pandemónio. Quem olhar para ele numa perspetiva moral, ou procurando encaixar a complexidade do que está a acontecer à nossa vista desarmada em grelhas dicotómicas, seguramente vai enganar-se. 

O caso português é uma metonímia do longo e crepuscular declínio do projeto europeu. A cobardia coletiva revelada na recusa em avançar para uma solução constitucional de partilha federal de soberania, desaguou no atual e iníquo modelo de intergovernamentalismo, onde a influência dos grandes interesses e a conspiração de bastidores no Conselho Europeu substituiu o debate aberto e estratégico sobre o futuro. 
(...)
O orçamento nacional e a política monetária residem hoje na vigilância de Bruxelas e no exclusivo discernimento dos banqueiros centrais (como antena europeia do sistema financeiro global) em Frankfurt. A política de defesa, incluindo a sacrossanta decisão sobre a guerra ou a paz, pertence à NATO, seguindo as orientações da Casa Branca e do Pentágono. 

Ficam os restos para as capitais. Mas, como se vê em Portugal, mesmo os restos aparecem como excessivos. A Educação, a Saúde, a habitação, os transportes transformaram-se num pesadelo para o cidadão-utente e num enigma sem solução para os regentes locais que nos vão cabendo em sorte. (...)

Neblina


Estranho é caminhar na densa névoa:
Solitária está cada planta ou pedra,
Nenhum arbusto enxerga o seu vizinho,
Cada um está só.

Cheio de amigos era, para mim, o mundo
Quando luminosa ‘inda era minha vida;
Agora, que a névoa caiu,
Ninguém mais é visível.

Não é deveras um sábio
Quem não conhece a escuridão
Que, suavemente, nos separa
De tudo inexorável.

Estranho é caminhar na densa névoa:
Viver é estar solitário
Entre gente que se ignora.
Todos estamos sós!

(Hermann Hesse
Tradução de Álvaro)

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde