sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Desvio de fundos no PS. Ana Gomes confirma que a sua assinatura foi falsificada

*Viatura e dois corpos retirados da pedreira em Borba. Serão os dois cunhados que seguiam na carrinha cinzenta

*As explicações de Vieira, da reunião que colocou Vitória de saída à reflexão de madrugada que alterou decisão






Populismos, Assim Acontece ...

Portugal, sempre pronto a brandir perigos alheios, tem agora o seu “populismo” de “frente de esquerda”, fácil de enunciar no quotidiano, mas não assumido.

O maior cuidado de um governo, deveria ser o de habituar, pouco a pouco, o povo a dele não precisar.(Alexis de Tocqueville)
Estava escrito que não escapávamos ao fio da história de também ver chegar ao poder, a versão portuguesa de um certo populismo. Este populismo não é o do “Podemos” espanhol, também não é o do “Syriza” grego, muito menos o da “Frente Nacional” francesa… Tem um pouco de tudo e uma marca diferenciadora, como todos: a atipicidade relativa, na desigual incidência matricial.

Atenhamo-nos a casos práticos . Leia aqui, reveja alguns dos casos e medite

Boa Noite!



Pare de pensar em todas as coisas que as pessoas disseram que possam ter ferido os seus sentimentos. Apenas segure firme nas memórias, todas as vezes, que alguém o fez sorrir! 
Boa noite.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Ministério Público quer ouvir actual secretário de Estado da Economia sobre avença do BES a Manuel Pinho


Mais De Metade Das 630 Plantas Vasculares Catalogadas Correm O Risco De Desapareer Do Continente Português E 4% Já Se Extinguiram

Revelou a Sociedade Portuguesa de Botânica.
A‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’ ainda não está concluída, mas os resultados da avaliação preliminar feita até agora permitem perceber que mais de metade das plantas vasculares (espécies da flora com vasos que transportam seiva para alimentar as células) nativas do continente português estão em risco de desaparecerem. Das cerca de 630 plantas já catalogadas no projeto liderado pela Sociedade Portuguesa de Botânica, 381 estão em risco, um quinto das quais “criticamente em perigo”, e 24 já se extinguiram em solo português.
Nesta lista incluem-se flores, árvores, fetos ou arbustos. Entre as que estão à beira da extinção, os investigadores destacam a Onosma tricerosperma (ver foto) uma planta cujo único núcleo populacional português (com apenas 20 “indivíduos”) existe apenas num local na região de Beja, depois de um outro ter sido destruído recentemente devido à instalação de um pomar.
Aliás, “a expansão e intensificação agrícola é efetivamente uma das ameaças mais graves que recaem sobre a flora do nosso país, afetando quase um terço das plantas avaliadas no projeto”, sublinha a Sociedade Portuguesa de Botânica, apontando o dedo ao olival e a outras culturas intensivas de regadio que estão a invadir o Alentejo e o Algarve.
À intensificação agrícola, juntaram-se as alterações no uso do solo associadas à expansão urbanística num “cocktail” explosivo para a extinção das 24 espécies identificadas. Entre estas constam a Armeria neglecta e Armeria arcuata (um pequeno arbusto que habitava exclusivamente clareiras de matos do Baixo Alentejo), a Ononis hirta, ou a Epipactis palustris, uma orquídea que outrora habitava prados húmidos nas regiões do Douro e Beira Litoral. Ver mais aqui.
Outra das plantas em declínio acentuado é o feto aquático Marsilea quadrifolia, mais conhecido como trevo-de-quatro-folhas, cujo último núcleo populacional conhecido em Portugal estava localizado perto da foz do rio Corgo, em Trás-os-Montes, mas não é observado desde 2014. Este feto ainda não foi declarado extinto, mas poderá vir a sê-lo se continuar a não ser visto até 2027. Também criticamente em perigo está o Narcisus cavanillessii, uma espécie de narciso que perdeu 80% da população nacional.
REDESCOBERTA DA VIOLETA HIRTA
Mas não há só extinções, já que se descobriram plantas novas ou que já se julgavam extintas, como a Viola hirta, um tipo de violeta que não se via desde a década de 90 do século XX e que foi reencontrada em Trás-os-Montes.
O projeto conta também com a coordenação da Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação (PHYTOS) e a parceria do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e a colaboração de botânicos amadores.
O trabalho de levantamento da "Lista Vermelha das Plantas Vasculares" começou em 2016 e deverá estar concluído até junho de 2019. Na Europa, apenas Portugal, Macedónia e Montenegro não dispõem de Listas Vermelhas da Flora, quando os outros já vão na sua segunda ou terceira revisão.

Fonte:Expresso

Memória



Quanto faças, supremamente faze. 
Mais vale, se a memória é quanto temos, 
Lembrar muito que pouco. 
E se o muito no pouco te é possível, 
Mais ampla liberdade de lembrança 
Te tornará teu dono. 



Ricardo Reis

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Funcionário do PS suspeito de desviar 20 mil euros de subsídios pagos em dinheiro vivo pelo Parlamento Europeu para viagens de eleitores. Desvio ocorreu em 2014/2015 mas irregularidades têm mais anos.


*PS dividiu-se na votação do IVA reduzido das touradas




O Que Ontem Era Maravilhoso, Hoje É Abominável; O Que Ontem Era Virtude, Hoje É Vício; O Que Ontem Era Atração, Hoje É Repulsa

É uma transformação mágica. O dinheiro que, há dias, a elite portuguesa elogiava e agradecia é agora renegado como o produto de um saque. E os antigos aliados angolanos da classe política portuguesa são agora adversários a perseguir. Mas trata-se, obviamente, de uma perseguição selectiva: o maior ou menor empenho depende, como sempre, da posição que o potencial alvo ocupa em Luanda. Os políticos portugueses rejubilarão com processos judiciais a quem foi próximo de José Eduardo dos Santos; mas encolher-se-ão com o “irritante” provocado por processos judiciais semelhantes que atinjam quem é próximo do novo Presidente.
Tudo isto já era de esperar. Sem espinha dorsal, sem princípios e sem vergonha, os políticos portugueses acenam a qualquer pedido que chegue do poder de Luanda, seja este ou outro. E, tremendo num canto, esperam que ninguém repare nas suas acrobacias morais. Talvez seja conveniente chamar-lhes a atenção para um ponto: toda a gente repara. (ler artigo completo

Adoro Violetas-De-Cheiro

A violeta é introvertida e a sua introspeção é profunda.
Dizem que se esconde por modéstia. Não é.
Esconde-se para poder captar o próprio segredo.
Seu quase-não-perfume é glória abafada
mas exige da gente que o busque.
Não grita nunca seu perfume.
Violeta diz levezas que não se podem dizer.

Clarice Lispector


Nota: A Viola odorata ou Violeta-de-Cheiro, na tradição de vários povos, credita-se a esta flor alguns poderes mágicos: dizem que a pessoa que colher a primeira violeta que se abrir na primavera, atrairá o verdadeiro amor; o seu perfume é considerado um óptimo afrodisíaco, além disso, essa violeta era usada como ingrediente na preparações de antigas "poções do amor".

Antigamente em Portugal era comum encontrar floristas de rua, que unicamente vendiam em graciosos e pequeninos bouquets, aos homens que as entregavam ao seu amor; hoje ainda é possível encontrar uma ou outra florista que as venda mas devido à sua raridade são exorbitantemente caras.
Existem naturalmente em três cores, violeta em varias intensidades (a mais comum), rosa (difícil de encontrar) e branca (verdadeiramente rara), dizendo-se em lenda que quem encontrasse naturalmente uma violeta branca encontraria nesse ano a sua alma gémea.


Quando eu era criança, o meu pai ao sábado ia à praça e trazia sempre um ramo de flores para a minha mãe, ou um pequeno ramo de  violetas que ela usava na gola dos casacos quando saia.


A Violeta é tema de um dos tangos mais conhecidos, tornado famoso na voz de Sarita Montiel, no filme La Violetera. 

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde (act.)

*Paula Amorim e Claude Berda são os novos donos da Comporta










Como É Curta A Memória

Há três anos o Governo prometia devolver rendimentos, repor direitos adquiridos e acabar com a austeridade que asfixiava o país. Agora exulta a responsabilidade financeira, acusando os partidos da oposição de quererem aprovar medidas orçamentais que poderão custar 5,7 mil milhões de euros.

E do alto da sua justificada gabarolice, Mário Centeno, o Sr. Eurogrupo, diz"Portugal é hoje um dos fatores de estabilidade e de crescimento na Europa. A nova fase de todo o processo orçamental que hoje se inicia tem que manter estes compromissos. Mais do que isso, tem que garantir que esses compromissos não são postos em causa no futuro".

Dizem-me, é a política. Talvez seja, mas não quer dizer que seja bonita ou que tenhamos de aceitar a incongruência e a retórica como se fossem um qualquer destino a que estejamos predestinados.


João Vieira Pereira, Expresso 

Livre Arbítrio

Na Velha Realidade, as coisas eram vistas como opostas – quente ou frio, preto ou branco, bem ou mal, desta ou daquela maneira. Na visão expandida da consciência da Nova Realidade, a vida é vista de uma maneira unificada. Lados opostos da moeda são vistos, não como opostos, mas sim, como apenas sendo aspectos diferentes de uma moeda.
Na visão do mundo na Nova Realidade, os extremos opostos de quente e frio se tornam graus variáveis do calor. Preto e branco se tornam, em vez disto, tons infinitos de cinza. Bem e mal se tornam nuances diferentes da natureza humana e estes podem ser vistos sem o julgamento e o medo que vem com a Velha Realidade, com o pensamento polarizado.
Na Velha Realidade, destino e livre arbítrio eram vistos como mutuamente exclusivos. O raciocínio era que, se o destino existe, então ele a tudo controla e, portanto, o livre arbítrio não existe. Por outro lado, você pode provar que o livre arbítrio existe ao fazer uma escolha. Assim, como segue o pensamento, se o livre arbítrio existe, então não pode haver destino.
Mas, espere. Talvez esta escolha do “livre arbítrio” fosse realmente uma escolha predestinada. Talvez a pessoa estivesse destinada a fazer esta escolha o tempo todo, de modo que a experiência da escolha fosse apenas uma ilusão. Neste ponto, as pessoas costumam desistir de toda a questão, porque isto se transformou em um destes quebra-cabeças, como perguntar o que veio primeiro – o ovo ou a galinha.
Owen K.Waters 

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Deputados obrigam Governo a negociar com professores

Com Quem Conta Costa Para Continuar A Ter O País Na Mão ?

 Costa tem o país na mão para 2019 e, mesmo minoritário, tenciona continuar a ter no início da próxima legislatura.

Conta com a indiferença geral e com a complacência presidencial. Só liga a Marcelo o estritamente necessário, como se viu ainda agora a propósito de Borba. O presidente continuará sentado, ou a tirar selfies, à espera das "responsabilidades objectivas e subjectivas" que pede cada vez que ocorre uma desgraça. Conta com o radicalismo que lhe garantiu paz sindical, e que começa a dar de si, e fidelidades redactoriais nas televisões e nos jornais, num tempo de comunicação social intelectual e materialmente debilitada pela precariedade.

Conta com a perdição absoluta do PSD às mãos de Rio. E conta, sobretudo, com a anomia política da sociedade portuguesa, que a última coisa que deseja é encontrar a política pela frente.


Nas jornadas parlamentares algarvias do PS, onde os jogos florais entre o grupo de César e o caudilho por causa das touradas desapareceram (alguma vez existiram?), selados pela promessa da "paz perpétua socialista". 

Na rua, puseram uma publicidade a leite onde se pergunta "o que faz uma vaca feliz". Portugal é, há três anos, a resposta. A voar ou na terra, Costa é o homem que faz as vacas felizes. Para o ano se verá se os portugueses arriscam voar como elas.

João Gonçalves, JN

A Maioria Dos Portugueses Não Confia Nos Governos, Nem Nos Militares, Jornalistas, Sindicalistas Ou Líderes Religiosos. Mas ...

A maioria dos portugueses não confia nos governos, nem nos militares, jornalistas, sindicalistas ou líderes religiosos. Mas confia nos cientistas. Portugal é o país onde menos se embarca em teorias da conspiração muitas vezes difundidas através de notícias falsas, como as que negam, por exemplo, a importância das vacinas e a responsabilidade humana no aquecimento global ou as que veiculam sentimentos anti-imigração. É esta uma das conclusões de um estudo da Universidade de Cambridge realizado em oito países europeus e nos EUA.

De acordo com os resultados do estudo “Conspiracy and Democracy”, do Centre for Research in the Arts, Social Sciences and Humanities e a YouGov Cambridge, só 10% dos portugueses defendem que os verdadeiros efeitos das vacinas estão a ser escondidos — em França, por exemplo, ultrapassa os 25%; e apenas 13% acreditam que o Governo esconde o número real de imigrantes no país — lá fora, a média é 28% (ver infografia).

Paradoxalmente, Portugal é o país onde mais se crê que existe um grupo que secretamente governa o mundo — 42%, o dobro da média — e onde mais se considera que, apesar de vivermos em democracia, haverá sempre uma mesma elite a mandar (66%). 
“É a correlação entre estas duas posições que surpreende”, conclui Hugo Leal, investigador que participou no estudo. “Por um lado, há razões histórico-sociais que justificam a crença de que o país não está nas mãos dos eleitos, mas nas mãos das elites. Por outro lado, não há condições sociais e políticas para a emergência de fenómenos de base nativista ou nacionalista que espalhem essa desinformação pela internet.”(continuar a ler)

Malmequer ...

Quem é que por brincadeira nunca agarrou num malmequer e o foi desfolhando? Pétala a pétala, na expectativa do que nos calhava ... malmequer muito pouco ou nada ... Um sorriso no rosto, pureza, felicidade, inocência, ou brincadeira de criança ...; 

Momentos simples de pura magia ...
A vida nem sempre dá bem-me-quer não importa quantas pétalas arranquemos mas, podemos perfumá-la com carinho amor e serenidade e sorrir porque os problemas não estão na vida mas em nós.
Gostaria de poder encher a tua vida só com pétalas de bem-me-quer com perfumes e sorrisos porque a vida é feita de pétalas nem sempre de bem-me-quer, mas, podemos tentar alterá-la.

domingo, 25 de novembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Theresa May defende acordo do Brexit: “Funciona para o Reino Unido e para a UE”


Esta É A Frase

Com o actual sistema científico e os recursos humanos não é possível fazer melhor? Claro que sim, mas aí estaríamos a agitar as águas mansas que o optimismo anestesiante do primeiro-ministro, a irresponsabilidade da esquerda e a incompetência da direita fazem gala em preservar.

Manuel Carvalho, Público 

O Calendário Ardente Dos Teus Dias ...

O calendário ardente dos teus dias 
a lista das tuas agonias 

como se atreve 
como não ousa serenar  Ardente Dos Teus Dias
                              serenar-te 
no ímpeto fugidio e secreto 
                              o sorriso 
a alva gravidade do estilo 

Ana Hatherly 

sábado, 24 de novembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Costa atribui medalhas a PSD e CDS no campeonato da despesa orçamental



Para Que Conste ...

"É óbvio que não cai uma estrada pública, uma via pública sem que depois se apure as causas daquilo que sucedeu. E, portanto, há de haver o momento em que se apuram as causas do que sucedeu".
"Isso significa duas coisas. Por um lado, a reparação dos familiares das vítimas, que parece evidente. Em segundo lugar, o apuramento de eventuais responsabilidades por aquelas causas do que aconteceu".
Questionado se entende que o Estado falhou neste caso : "Ora bom, pois é a resposta a essa questão que, naturalmente, decorrerá daquilo que vai ser apurado, a partir de inquéritos que estão em curso, a partir, naturalmente, das indagações que forem sendo feitas".

"isso vai ser apurado, obviamente, e vai ser apurado em tempo útil".
Marcelo Rebelo de Sousa , RTP

O Mundo Está Virado Do Avesso

O que também não sabemos é onde começa e acaba a ligação do PAN ao grupo terrorista que dá pelo nome de IRA - será que a sigla foi escolhida ao acaso? -  e que significa Intervenção e Resgate Animal, que ficou conhecida, pelo menos para mim, depois de uma excelente reportagem do Observador de novembro do ano passado. Através de Tânia Pereirinha e João Porfírio ficámos a saber que a IRA é capaz de sequestrar e agredir os donos de animais que maltratem cães, gatos, cavalos e mulas. Digamos que são uma espécie de terroristas  que aplicam a justiça popular a quem consideram não respeitar os direitos dos  animais. Imagine-se se pensam o mesmo em relação às vacas, porcos, cabritos, coelhos e por aí fora. Os matadores vão ter de começar a ser defendidos pelo corpo de intervenção da PSP ou da GNR. Afinal, estes justiceiros são diferentes em quê daqueles que fizeram o ataque à academia de Alcochete? 
Mas qual a razão para se ter falado outra vez neste grupo terrorista? É que a TVI deu conta de que a PJ está a investigar Cristina Rodrigues, membro da comissão política do PAN, além de chefe de gabinete do partido na AR, por, alegadamente, ser uma das personagens que aparece encapuçada nos vídeos da IRA. Cristina Rodrigues apenas confirmou que é advogada da organização, mas falta o resto.
O mundo está mesmo virado do avesso. Que falta faz Ary dos Santos.
Vitor Rainho, SOL
  Nota: Pedro Delgado Alves, um dos deputados do Partido Socialista que votou a favor da abolição das touradas, vai apresentar uma projeto de lei para que as touradas passem a ser feitas com velcro - ou seja tourada a fingir com prejuízo para o outro elemento da competição. E,  pelo que estamos a ver, o Sr. do PAN, vai conseguir acabar com as touradas - assim se vê a força deste elemento no contexto político do país - é de aplaudir ... 

Desespero ...

O que mais desespera, não é o impossível. Mas o possível não alcançado.

R Mallet