quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (268)

A nova demissão tem o mérito de mostrar que o Governo não tem apenas fendas nas paredes. Tem problemas estruturais em pastas sensíveis que deviam levar o primeiro-ministro a considerar uma remodelação.     (Manuel Carvalho, Público)

Não é normal que um governo ainda no fulgor da juventude acuse tantos sinais de instabilidade ao ponto de registar oito demissões em apenas sete meses. Há casos e casos, bem se sabe, desde saídas por legítimas causas pessoais, a erros grosseiros nas escolhas, a demissões por esgotamento do capital político ou a incompatibilidade entre ministros e secretários de Estado. Mas, com tanta turbulência, é forçoso reconhecer que este Governo foi mal-amanhado, está a ser deficientemente gerido e revela fragilidades que põem em causa a sua consistência e credibilidade. 

Ocaso


 “Ocaso”

Quando o ocaso se faz presente
Uma a uma as quimeras vão desaparecendo
Quais pássaros retornando ao ninho...
Para volver no pleno alvorecer...
Quando irão renascer as ilusões.

Dia após dia, se repetindo
Sem nunca realizar o tão almejado sonho...
O único certo é o incerto já conhecido.

(Anna Carlini
de ''Fadado ao esquecimento')

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Notícias Ao Fim Do Dia


A Frase (268)

 Qualquer acordo que se faça na Ucrânia e que não tenha por base mínima a saída do invasor russo dos territórios que ocupou após a agressão de Fevereiro não é um acordo de paz. Se a Europa, incomodada com as suas casas frias e a inflação, deixar passar um acordo dessa natureza, estará a meter no caixote do lixo o direito internacional e a aceitar que um Estado, que acaba de classificar como patrocinador do terrorismo, dite a sua própria lei, a lei da força.    (Manuel S. Fonseca CM)

Simpatia É ...


Simpatia - é o sentimento
Que nasce num só momento,
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.
Simpatia - são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas mangueiras do jardim;
Bem longe às vezes nascidos,
Mas que se juntam crescidos
E que se abraçam por fim.
São duas almas bem gêmeas
Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais;
São vozes de dois amantes,
Duas liras semelhantes,
Ou dois poemas iguais.
Simpatia - meu anjinho,
É o canto de passarinho,
É o doce aroma da flor;
São nuvens dum céu d'agosto
É o que m'inspira teu rosto...
Simpatia...
é quase amor!

(Casimiro de Abreu (1839-1860)

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Covid-19 Reativa Vírus Latentes No Corpo

O estudo foi liderado pelos professores Anders Rosén e Eirini Apostolou.
[Imagem: Anna Nilsen/Linköping University]

Síndroma da fadiga crónica

Médicos e cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, encaixaram mais uma peça do quebra-cabeças que representa nossa compreensão sobre as causas da covid-19 se agravar, da chamada "covid longa" e das perspectivas de se chegar a um diagnóstico.

Eirini Apostolou e seus colegas partiram de uma outra doença, chamada "encefalomielite miálgica", ou "síndrome da fadiga crônica" (EM/SFC), cujos principais sintomas são fadiga grave e prolongada, mal-estar pós-esforço, dor e problemas de sono.

As causas dessa condição ainda não são conhecidas com certeza, embora tenha sido estabelecido que seu início, na maioria dos casos, segue uma infecção viral ou bacteriana. A saúde da pessoa afetada não é restaurada mesmo após a infecção original ser resolvida.

De fato, a condição às vezes é conhecida por seu nome alternativo: Fadiga pós-viral. Como a causa não é conhecida, não existem testes de diagnóstico para a condição.

O que os investigadores suecos descobriram é que a covid-19 reativa outros vírus que já estavam em nosso corpo, mas se tornaram latentes nas células após aquelas infecções terem sido curadas. E isso ocorre de modo particularmente forte em pessoas que já haviam sido acometidas com a EM/SFC (síndrome da fadiga crônica).

Efeito dominó da covid

A equipe convocou 95 pacientes diagnosticados com síndrome da fadiga crônica e 110 controles saudáveis para participar do estudo.

Aproximadamente metade dos participantes foram infectados com SARS-CoV-2 durante a primeira onda da pandemia e desenvolveram covid-19 leve (58% daqueles com síndrome da fadiga crônica e 41% do grupo controle). Em mais de um terço dos casos, a infecção foi assintomática, de modo que a pessoa não estava ciente da infecção.

Depois que a infecção por SARS-CoV-2 passou, no entanto, os investigadores detectaram anticorpos específicos na saliva que indicavam que três vírus latentes haviam sido fortemente reativados no corpo dos pacientes, um deles sendo o vírus EBV (Epstein-Barr), que está presente em virtualmente todas as pessoas. A reativação foi observada tanto em pacientes com síndrome da fadiga crônica quanto no grupo controle, mas foi significativamente mais forte naquele primeiro grupo.

Pessoas infectadas com EBV na adolescência podem desenvolver febre glandular, comumente chamada de mononucleose, ou "doença do beijo". O vírus então permanece em uma condição latente no corpo. O vírus EBV pode proliferar em situações em que o sistema imunológico está comprometido, causando fadiga, respostas autoimunes e aumento do risco de linfoma, se ele não for novamente tratado.

Com a covid-19, tudo acontece de modo parecido a um efeito dominó: A infecção por um novo vírus, o SARS-CoV-2, pode ativar outros vírus latentes no corpo, o que, por sua vez, dá origem a uma reação em cadeia com uma resposta imune elevada. Isso pode ter consequências negativas, uma das quais é que o sistema imunológico ataque certos tecidos, como o tecido nervoso.

Estudos anteriores também mostraram que as mitocôndrias, que produzem energia nas células, são afetadas, o que suprime o metabolismo energético de pessoas com síndrome da fadiga crônica.

"Outro resultado importante do estudo é que vimos diferenças nos anticorpos contra os vírus reativados apenas na saliva, não no sangue. Isso significa que devemos usar amostras de saliva ao investigar anticorpos contra vírus latentes no futuro," disse o professor Anders Rosén.
Checagem com artigo científico:

Artigo: Saliva antibody-fingerprint of reactivated latent viruses after mild/asymptomatic COVID-19 is unique in patients with myalgic encephalomyelitis/chronic fatigue syndrome
Autores: Eirini Apostolou, Muhammad Rizwan, Petros Moustardas, Per Sjögren, Bo Christer Bertilson, Björn Bragée, Olli Polo, Anders Rosén
Publicação: Frontiers in Immunology
DOI: 10.3389/fimmu.2022.949787
DS

Era Uma Vez Duas Gotas

Duas gotas de água
saltam de uma nuvem
numa queda mágica
reflectindo o sol
como dois cristais.

Olham-se num azul envolvente
esperando que o destino as cruze
na água corrente...

Enquanto isso,
entre o salto e a chegada
(ou partida),
sentem aquilo tudo
que de bom se pode sentir:

O desejar

(Freya)

domingo, 27 de novembro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (267)

Os governantes gabam-se, denunciam os governos anteriores, fazem promessas demagógicas, anunciam que está em preparação mais um programa de reformas profundas, garantem que tudo o que correu bem é graças a eles e o que vai mal é por causa do inimigo, isto é, do governo anterior do outro partido. O trivial.
     
 É triste e infeliz, mas é bom que assim seja. Ao menos, dá-nos um pouco de luz para olhar para a realidade. Ganhamos alguma certeza dos factos de que falamos todos os dias, geralmente sem dados, muitas vezes com palpites. As realidades estatísticas que começam com “consta”, “diz-se”, “parece” e “acho” são geralmente produto de miopia ou mentira deliberada. Com os Censos, aproximamo-nos da vida.   ((António Barreto, Público)

Campos Entardecidos

 
O poente em pé como um Arcanjo
tiranizou o caminho.
A solidão povoada como um sonho
remanseou-se ao redor do vilarejo.
Os cincerros recolhem a tristeza
dispersa dessa tarde. A lua nova
é um fio de voz que vem do céu.
Conforme vai anoitecendo
volta a ser campo o vilarejo.

O poente que não cicatriza
ainda fere a tarde.
As cores trêmulas se acolhem
nas entranhas das coisas.
No aposento vazio
a noite fechará os espelhos.

(Jorge Luis Borges
in Primeira Poesia)

sábado, 26 de novembro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (266)

Os custos da ignorância em Portugal (III) - O OE para 2023 vai agravar ainda mais os custos da ignorância provocados pelo mau funcionamento do sistema de preços, cria mais burocracia, aumenta a despesa e agrava os impostos. - (Ricardo Pinheiro Alves, ECO)

Desde 2015, a receita acrescida de 35 mil M€ que o governo subtraiu ao rendimento dos portugueses foi usada em despesas de “mercearia” de 30 mil M€ e no reforço da austeridade para pagar a divida pública que os socialistas criaram desde o ano 2000. Os custos da ignorância traduzem-se em não ter sido usada para nada de importante para a sociedade portuguesa. Esta política de irrelevâncias não só não é boa como não é sustentável, ameaçando gravemente as nossas esperanças num futuro melhor.

Sopro ...


Sopro...

Não tenhas medo...
É apenas o momento,
que chega...
E que vai...
Tal como tudo na vida,
esta é a constância,
onde tudo é chegada...
Onde tudo é partida...

(Freya)

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (265)

A Nação Indispensável - A Rússia invadiu a Ucrânia esperando um Ocidente fraco e desmobilizado. E, de facto, a Europa titubeou para a linha de partida na resistência ao “anschluss” russo. Foi o presidente americano Joe Biden, quem obrigou todos a ir a jogo, apoiado pela excelente capacidade de comunicação do seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. Os Estados Unidos soaram, antes de todos, o alerta sobre as verdadeiras intenções da Rússia e avançaram, resolutamente, com meios materiais e financeiros de apoio à resistência quando perceberam que Zelenskyy não ia fugir e que os ucranianos venderiam caro a sua pele.       (Luís Costa Ribas,CNN)

Não Digas Nada !!!!

Não Digas Nada!!!
Nem mesmo a verdade
Há tanta suavidade em nada se dizer
E tudo se entender -
Tudo metade
De sentir e de ver...
Não Digas Nada!!!
Deixa esquecer

Talvez que amanhã
Em outra paisagem
Digas que foi vã
Toda essa viagem
Até onde quis
Ser quem me agrada...
Mas ali fui feliz
Não Digas Nada.

(Fernando Pessoa no"Cancioneiro)

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde