quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Notícias Ao Fim Do Dia

A Frase (272)

Em 2020 numa manifestação do Bloco e dos seus camaradas de luta havia um cartaz que dizia “um polícia bom é um polícia morto.” Todo o país viu. Isso não é apelo à violência? O que fez a PGR na altura?  (João Marques de Almeida, OBSR)

Desde a morte de Odair Moniz, o Bloco tem atacado a polícia portuguesa. Há duas questões distintas. A primeira é a morte do cidadão português por um polícia, que está a ser investigada. Mas até à conclusão da investigação, o agente da polícia não merece ser condenado nem condecorado. Quem diz isso apenas quer aproveitar uma morte para fins políticos.

A estratégia revolucionária do Bloco passa por retirar legitimidade a instituições tradicionais como a polícia, as forças armadas, a escola pública, e a família. Desse modo cria a desordem, a anarquia e o caos, de onde poderá surgir a revolução. Mesmo que uma revolução comunista pareça impossível, o Bloco vai enfraquecendo o país, tornando as pessoas mais vulneráveis à propaganda neo-comunista.





 

Mestre, São Plácidas


Mestre, são plácidas
Todas as horas
Que nós perdemos,
Se no perdê-las,
Qual numa jarra,
Nós pomos flores.

Não há tristezas
Nem alegrias
Na nossa vida.
Assim saibamos,
Sábios incautos,
Não a viver,

Mas decorrê-la,
Tranquilos, plácidos,
Tendo as crianças
Por nossas mestras,
E os olhos cheios
De natureza…

À beira-fio,
À beira-estrada,
Conforme calha,
Sempre no mesmo
Leve descanso
De estar vivendo.

O tempo passa,
Não nos diz nada.
Envelhecemos.
Saibamos, quase
Maliciosos,
Sentir-nos ir.

Não vale a pena
Fazer um gesto.
Não se resiste
Ao deus atroz
Que os próprios filhos
Devora sempre.

Colhamos flores.
Molhemos leves
As nossas mãos
Nos rios calmos,
Para aprendermos
Calma também.

Girassóis sempre
Fitando o sol,
Da vida iremos
Tranquilos, tendo
Nem o remorso
De ter vivido.

(Ricardo Reis)

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (271)

A Defesa, deve merecer-nos uma análise aprofundada. A Europa tem pela frente desafios relevantes nesta área, que não vão desaparecer mesmo que ocorra um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia. Os países europeus, Portugal incluído, enfrentam uma necessidade acrescida de investir na sua Defesa, diminuindo a dependência face aos Estados Unidos (num movimento que, obviamente, beneficiará estes últimos, porque ficam com mais recursos para contrapor à ascensão da China e porque são eles os principais fornecedores do material de guerra que os europeus terão de comprar. (Filipe Alves, DN)
 
Precisamos, por isso, de uma visão clara, a nível estratégico, para a Defesa que queremos ter nas próximas décadas. E, aqui chegados, temos de olhar para as principais ameaças que o nosso país pode ter de enfrentar. Por um lado, temos as que decorrem do contexto europeu e para as quais temos de estar preparados enquanto membros da NATO. Por outro, temos as ameaças que dizem respeito ao oceano, nomeadamente à nossa Zona Económica Exclusiva, às suas riquezas naturais e ao facto de por ela passarem importantes rotas comerciais que são vitais para a economia portuguesa e global. (ler texto na íntegra)

Um Olhar Perdido ...

  
e um olhar perdido é tão difícil de encontrar
como o é congregar ventos dispersos pelo mar

(Ruy Belo)

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

Sondagem Da Católica (29-10-2024)

 


Desempenho do Governo
Avaliação do Presidente
Avaliação dos Líderes Partidários

A Frase (270)

A iniciativa “Água que une”, marcou pontos: foi gerada a oportunidade de se avançar para um plano integrado para a gestão da água (é o que resulta do supramencionado Conselho de Ministros), e foi criada a expetativa de que tal seja feito com rapidez e sem “nins”. Se perdermos a oportunidade e gorarmos a expetativa, o que poderia ser um passo em frente representará um gigante passo atrás.    (Francisco Gomes da Silva, OBSR)

A “questão da água” é muito importante que se tenha uma abordagem tão integrada quanto possível: todas as origens, todo o país, todos os usos e todos os horizontes temporais. A água não é uma questão superficial ou subterrânea, não é uma questão do Norte ou do Sul, não é uma questão da agricultura ou do consumo urbano e não é uma questão do hoje ou do amanhã. É uma questão de todas essas dimensões em simultâneo: é uma questão da coesão, é uma questão do território, é uma questão do ambiente, é uma questão da economia. É sobretudo uma questão do País e das pessoas. 

Governo tomou algumas decisões com impacto evidente na gestão da água, nomeadamente em relação ao abastecimento do Algarve (Dessalinizadora em Albufeira e Estação Elevatória no Pomarão).

Um Homem Inteligente


Um homem inteligente é por vezes forçado a embebedar-se ou 
a isolar-se, para conseguir aguentar os idiotas com que se 
vai cruzando todos os dias.

(Ernest Miller Hemingway)

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (269)

O vandalismo não é uma forma de expressão, é crime.Não podemos relativizar o estado de direito como o temos feito. Basta olhar para o que vamos considerando normal na violência nos eventos desportivos, com claques enquadradas pela polícia de choque, para percebermos que o espaço público tem sido tomado de assalto, paulatinamente. (Ricardo Gomes Ferreira, J Económico)

Não podemos, também, consentir na existência de espaços fechados, sem lei ou ordem, em que as forças policiais não atuam, por omissão ou impossibilidade; onde os serviços, como os transportes, tendo escolha não chegam lá; onde o abuso é normalizado. Acantonados nas margens da comunidade, os cidadãos destes bairros são também reféns de quem não cumpre regras, por demissão de todo o sistema, o mesmo que queremos que agora funcione no apuramento de responsabilidades.

Fingir que estes bairros inexistem não faz com que desapareçam.

Numa altura em que os populismos se mostram exuberantes, em que a sociedade se mostra polarizada em muitos temas, é necessário que os agentes políticos e sociais tenham especial atenção. 

Raciocínio


 Uma das regras fundamentais do raciocínio é distinguir o fundamental e o acidental em determinada teoria, distinguir a teoria essencial e a aplicação particular que um ou outro lhe dê. (...)

O que há de fundamental em raciocínio é definir os termos que se vão empregar, ou os que se vão analisar. Muitas discussões resultam frustes e inúteis porque, girando em torno de certo termo, cada contendor dá a esse termo um sentido diferente; de modo que, julgando que estão discutindo a mesma coisa, estão, ao contrário, discutindo coisas diferentes. Já tem sucedido, por este erro, estarem discordando contendores que estão de acordo, e que o verificariam logo se começassem por definir, limitar, compreender o que é que, em suma, estão discutindo.     (Fernando Pessoa)

domingo, 27 de outubro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (268)

É esta a mais importante e decisiva “revolução” que está a decorrer. A que aproxima forças de segurança de todas as comunidades que deve proteger. A que une e reforça a confiança dos cidadãos nas suas polícias. Uma revolução que faz pontes, não uma racista e xenófoba que separa e cava trincheiras profundas.        ( Valentina Macelino, DN)

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado pela ministra da Administração Interna para reformular a formação nas forças de segurança e adaptá-la aos diferentes contextos sociais onde atuam, aconteceu na passada sexta-feira.

A “revolução” já está a acontecer, mas não é a de André Ventura - Verdade  

É Um Sonho Esta Vida ...

É um sonho esta vida,
mas um sonho febril de um instante único.
Quando dele se acorda,
vê-se que tudo é só vaidade e fumo...
Oxalá fosse um sonho
bem profundo e bem longo,
um sonho que durasse até á morte!...
Eu sonharia com o meu e teu amor.

(Gustavo Adolfo Bécquer) 

sábado, 26 de outubro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde