domingo, 30 de abril de 2017

Notícias Soltas

As Minhas Rosas Meio - Selvagens ...

... Vão diretinhas para a Carla.

Parabéns! E, Bom jantar! 

Vivemos Tempos Confrangedores

Todas as semanas os jornais e as televisões enchem-se com casos de justiça. É um dos campos mais férteis.
Além dos crimes de sangue e sexo, o que atrai multidões é o crime económico, a corrupção dos políticos e a 
fraude dos banqueiros. Resume-se em poucas linhas o que se diz da justiça no nosso país. O país é pobre. Os 
portugueses invejosos. O povo inculto. Os ricos poderosos. Os políticos desavergonhados. Os juízes incompeten
tes. As polícias corruptas.justiça burocrática. O Ministério Público prepotente. Os advogados gananciosos. E os 
jornalistas safados. Nos estudos de opinião, os magistrados e os tribunais aparecem hoje quase sempre em último 
lugar nas preferências dos cidadãos. Depois dos políticos e dos deputados! Depois dos ricos e dos empresários! 
Depois dos advogados e dos jornalistas! Quase todos os processos relativos a fortunas, bancos, corrupção, fraude 
fiscal e branqueamento de capitais demoram, duram, atrasam-se e arrastam-se penosamente, para alegria de todos 
quantos se entusiasmam com as fugas de informação e as violações de segredo de justiça.
Vivemos tempos confrangedores.
(Excertos do artigo de António Barreto no DN

A Vida Precisa De Vazio

“A vida precisa do vazio: a lagarta dorme num vazio chamado casulo até se transformar em borboleta. A música precisa de um vazio chamado silêncio para ser ouvida.
Um poema precisa do vazio da folha de papel em branco para ser escrito.
E as pessoas, para serem belas e amadas, precisam ter um vazio dentro delas.
A maioria acha o contrário; pensa que o bom é ser cheio.
Essas são as pessoas que se acham cheias de verdades e sabedoria e falam sem parar.
São umas chatas quando não são autoritárias.
Bonitas são as pessoas que falam pouco e sabem escutar.
A essas pessoas é fácil amar.
Elas estão cheias de vazio.
E é no vazio da distância que vive a saudade...”

RA

sábado, 29 de abril de 2017

Notícias Soltas

Deixar A Mente Vaguear Não É Unicamente Uma Falha Cognitiva

A imaginação pode servir como uma espécie de ensaio mental deliberado que nos permite considerar eventos futuros e resolver problemas.
[Imagem: Cortesia Tohoku University
Embora deixar a mente vaguear seja tipicamente considerado pelos cientistas como um lapso na atenção, na verdade quando nós nos deixamos levar por pensamentos, ficando absortos de uma maneira deliberada, isto  traduz-se numa maior eficácia no processamento em sistemas do cérebro envolvidos no controle cognitivo.

Isto pode explicar por que algumas pessoas beneficiam em deixar seus pensamentos correrem livres e outras não, afirma uma equipe do Instituto Max Planck para Ciências Humanas Cognitivas (Alemanha) e da Universidade de Iorque (Inglaterra).

Os exames neurológicos mostraram que, nas pessoas que intencionalmente deixam suas mentes vaguearem, duas redes neurais importantes passam a sobrepor-se de forma ampla, optimizando o funcionamento global.

Os investigadores afirmam que isso faz mais sentido do que considerar a imaginação como uma falha de atenção, já que nossos pensamentos de facto nem sempre estão presos aos acontecimentos do momento.

Embora ambas as redes afectadas estejam fortemente ligadas entre si, a rede de controle pode influenciar os nossos pensamentos, ajudando-nos a focar em nossos objectivos de uma forma mais estável. Isso pode ser visto como evidência de que nosso controle mental não é prejudicado quando deixamos a nossa mente vagar deliberadamente, defende a equipe.
"Soltar a mente não deve ser considerado apenas como algo perturbador. Se você é capaz de controlar isso até certo ponto, ou seja, suprimi-lo quando necessário, e deixá-lo correr livre quando possível, então você pode aproveitá-lo ao máximo," disse Golchert.

O Destino Baralha As Cartas ...



" O destino baralha as cartas, e nós jogamos"

Schopenhauer

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Não É Só Em Portugal, Também A Grécia Festeja Um Resultado Orçamental Histórico. O Método Foi O Mesmo ...

... Reduzir o Estado a controle, empregos, e favores para amigos, e cortar o resto sem piedade.
Há três dias, a Comissão Europeia revelou que o excedente grego, afinal, foi de 4,2. Contando com os juros da dívida, teria sido de 0,7% do PIB, depois de um défice de 5,9% no ano anterior. Enfim, se Centeno é genial, então Tsakalotos é divino. Se Centeno é bom para presidir ao Eurogrupo, então Tsakalotos devia presidir ao G20. Abençoados países, que tais filhos têm.
Como se fazem milagres destes? É simples: entre 2015 e 2016, o governo do Syriza cortou a despesa pública brutalmente, como nunca a direita se teria atrevido, de 95,2 mil milhões de euros para 86,1.
O truque é reduzir o Estado ao que importa para manter o poder – empregos, favores para amigos, controle sobre as actividades — e cortar tudo o mais sem piedade. Em Portugal, António Costa contou com o auxílio do PCP e do BE para chegar ao mais baixo nível de investimento público desde 1960, numa espécie de exercício extremo de economia anti-keynesiana. Isto só será surpresa para quem acreditou mesmo que os comunistas têm objecções de princípio contra a “austeridade”. Os comunistas só têm objecções contra a austeridade na oposição. Quando no poder, como na Europa de leste antes de 1989, recorreram sempre à austeridade, até com a assistência do FMI (o FMI só era mau em Portugal, na Roménia de Ceausescu ou na Polónia de Jaruzelski era excelente). O que nunca fizeram foi aumentar a liberdade de iniciativa dos cidadãos perante o Estado. Tal como Tsipras nunca fará na Grécia, ou Costa, sustentado pelo PCP e pelo BE, em Portugal.
(excertos do artigo de Rui Ramos no OBSR)

Padre Joaquim Carreira Das Neves (1934 - 2017)

O padre Joaquim Carreira das Neves morreu esta sexta-feira, em Lisboa, aos 83 anos. A informação foi avançada pela Agência ECCLESIA, que foi informada pela Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos).

Que Descanse em Paz

Boa Noite !

A compreensão só é plena quando conseguimos sentir o perfume da alma. "Uma óptima noite!!!"
(IB)

[O perfume da alma é este aspecto cuja fragrância, quando encontrada, penetra no coração com alegria para ver e sentir. Isto forma um vínculo eterno de amor por todas as outras almas, pois este perfume é o vapor celestial da expressão da alma como parte do Amor Infinito,]
(JR)

quinta-feira, 27 de abril de 2017

No Ranking Da UE, Portugal Tem Um Índice De Populismo Semelhante À França Mas De Esquerda

José Filipe Pinto, professor catedrático da Universidade Lusófona de Lisboa, explicou à Lusa que o índice de populismo feito pela Fundação Timbro reconhece a existência em Portugal de 20,5% de peso eleitoral dos partidos populistas.
O investigador escreveu o livro ‘Populismo e Democracia – dinâmicas populistas na União Europeia’ onde constrói uma definição de populismo servindo-se de dois índices: “o índice de populismo do sueco Andreas Heino – da Fundação Timbro – e o índice de democracia do The Economist”.
Em relação aos 20,5% de peso eleitoral de partidos populistas em Portugal, o investigador disse “E isto é que me incomoda porque ouvi o senhor Presidente da República [no seu discurso no 25 de abril] dizer que Portugal, felizmente, estava alheio a este fenómeno populista. E estava a falar na Assembleia da República. À sua frente tinha três partidos cujos deputados são populistas: o Bloco de Esquerda (populista autoritário), o PCP (populista totalitário) e o Partido Ecologista Os Verdes (populista autoritário)”, explicou à Lusa.
O índice de populismo da Fundação Timbro contabiliza o número de mandatos (deputados eleitos) conseguidos pelos partidos populistas nas várias eleições na Europa, levando também em consideração se estes formam ou não governo.
No ranking da União Europeia, a Hungria surge à frente (com 66,4%), seguido da Grécia, da Polónia, da Itália, Chipre, Dinamarca, Áustria, República Checa, França, Espanha e Portugal.
José Filipe Pinto é professor catedrático da Universidade Lusófona de Lisboa e Investigador Coordenador do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança, apresenta esta sexta-feira o seu livro ‘Populismo e Democracia – dinâmicas populistas na União Europeia’.

Por Estes Dias O Mundo Anda Mais Perigoso. E Como Vai O Nosso Pequeno Quintal ?

 Aparentemente anda pacato, com futebol e Ronaldo, muito Ronaldo, e Marcelo, muitíssimo Marcelo (como não se cansa ele de falar?). Ninguém se incomoda muito com a esquerda se considerar proprietária do país e agir em conformidade com esse título de proveniência duvidosa, procurando abafar tudo o que represente independência e contra-poder. Os tradicionais defeitos aparentemente tornaram-se virtudes, com José Miguel Júdice a elogiar Marcelo e Costa pela sua habilidade em mentirem (ele acha graça). E tivemos mais uma comemoração do 25 de Abril e vamos ter Fátima e feriados e “pontes”. Quem julgar que isto vai por muito maus caminhos e que a retórica ambiente tresanda a hipocrisia e irresponsabilidade é claramente fascista.
Quando conviria ajustar o nosso pensamento para responder às consequências da prática continuada da ilusão e da desatenção à realidade, o que se vê? Um carregar no pedal de mais ilusão e irrealidade. 
Excerto do artigo de Paulo Tunas, OBSR 

É Preciso Acreditar ...

«É acreditando nas rosas que as fazemos desabrochar»

AF

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Costa Selou Os Lábios E Recusou Responder A Passos Sobre Veto De Nomes Para O CFP

Um dia comemora-se o 25 de Abril, festeja-se a democracia, critica-se o populismo e declara-se morte ao nacionalismo. O Presidente da República até louvou a imunidade do sistema português a estes sarilhos que acontecem lá fora. No dia seguinte, com a democracia plena a fazer o seu curso no debate quinzenal com o primeiro-ministro, voltamos ao business as usual: assisitmos a António Costa a recusar-se a responder perante o Parlamento — que tem a missão constitucional de fiscalizar o Governo — com argumentos contrários à lógica de uma democracia parlamentar. Costa recusou responder porque não era ao deputado Passos Coelho que devia a resposta, mas a outras instituições. Faz parte da lógica Parlamentar fugir a questões maçadoras, mas um primeiro-ministro que no dia anterior abriu os seus jardins a cravos e a poesia não pode responder assim. 

(continuar a ler aqui

O Norte E O Mote Permanecem Imutáveis: Sair

Quantas mais aparições melhor. Ao pé disto Nossa Senhora foi mais cauta. (Por este andar mais valia alugar o Palácio de Belém onde o Presidente nunca está, sempre dava algum dinheiro à geringonça que tanto precisa dele embora nós saibamos que Centeno vela.)
Sejamos sérios: actuar assim é exibir perante o país que nunca por nunca ser, o seu Presidente tem em mãos um assunto, uma reflexão, uma ponderação, cuja complexidade o impeça de sair porta fora, ao primeiro impulso. Que a sua disponibilidade para aprofundar o estudo das questões é preguiçosa, que preferirá sempre o movimento ao assento. A leveza à substância.
E partir daquele imorredoiro desabafo do “ia a passar por aqui”, dito presidencialmente há dias em Tires, após a trágica queda da avioneta, como (assombrosa) justificação de lá estar dez minutos depois do acidente, legitimam-me em absoluto: não posso ser acusada de nada pelo uso da palavra desacerto.
Uma pena. Com os dias contados, mas uma pena à mesma.
Excertos do artigo de Maria João Avillez, OBSR
Pois, o povo é sereno, até  um dia. Aí, vamos saber como vai actuar o PR . Até lá  vai-se divertindo e  contentando muitos outros. -  enfim, é a vida à moda de Marcelo  

Esta É A Frase

A liberdade consolidada por décadas de democracia é, e será sempre, utilizada por alguns sem responsabilidade, ferindo-a de morte porque o abuso que dela fazem leva outros a desejar que ela acabe. Só por isso ainda se consegue encontrar quem diga que tem saudades de Salazar.

Paulo Baldaia, DN 

Ironia ...

"Só os grandes esgrimistas da palavra manejam, com elegância, a ironia, que fere o mais íntimo da alma." 

Victor Hugo
 

terça-feira, 25 de abril de 2017

25 De Abril 2017


Equipa Dos Roazes Da Escola Secundária Du Bocage De Setúbal Ganha 1º Prémio Da 2ª Edição Do Jogo De Gestão Interescolas

Aprender a trabalhar em equipa e sob pressão e tomar as melhores decisões, são as principais aprendizagens destacadas pelos alunos que participaram na Final da 2.ª Edição do Jogo de Gestão Interescolas, que decorreu a 21 de abril, na Escola Superior de Ciências Empresarias do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS).

Após a recepção de boas-vindas, feita pelo Sub-director da ESCE/IPS, Prof. Doutor João Cordeiro, as 12 equipas apuradas entraram em prova e mostraram as suas verdadeiras competências de gestão, numa disputa saudável mas competitiva.

A equipa Roazes, da Escola Secundária du Bocage venceu o primeiro prémio, com um resultado líquido de 128.897 euros. Cada um dos alunos recebeu como prémio um telemóvel Huawei Y625 e bilhetes para a peça de Teatro "Fuga", do Teatro de Animação de Setúbal.

O 2.º lugar foi para a equipa ESJP Team, da Escola Secundária Jorge Peixinho, do Montijo, com um resultado líquido de 127.365 euros e na mesma cidade também ficou o 3.º lugar da competição para a equipa Deautys, da Escola Profissional, com um resultado líquido de 113.261. euros.

Entrevista De Helena Garrido A António Barreto

 "Dever dinheiro como nós devemos, é um princípio de escravatura” – ECO - Ler aqui. 

Amanhecer

Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.

Chico Xavier

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Notícias Soltas

Esta É A Frase

O que há a festejar na (quase certa) eleição de Macron, na segunda volta, para além do facto de ele não ser Le Pen? Nada. Ele é um homem sozinho e sem força política para reformar uma França decadente.

Alexandre Homem Cristo, OBSR 

A Ambição ...

Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela,

Maquiavel   

domingo, 23 de abril de 2017

Resultados Preliminares Das Eleições Em França (via Bloomberg) (act.)

Preliminary Results 

  • As of: 10:15 PM WEST

    • 23.41%
      Macron
      On the Move!
    • 22.6%
      Le Pen
      National Front
    • 19.8%
      Fillon
      The Republicans
    • 18.64%
      Mélenchon
      France Unbowed
    • 5.74%
      Hamon
      Socialist Party

Eleições Francesas: Sondagem Bloomberg

Recent Polling 
As of: Apr 21, 12:00 AM WEST

  • 23.8%
    Macron
    On the Move!
  • 22.8%
    Le Pen
    National Front
  • 19.3%
    Fillon
    The Republicans
  • 19%
    Mélenchon
    France Unbowed
  • 7.5%
    Hamon
    Socialist Party

Não Coma Sal De Mais ... E Nem De Menos

Quando come alimentos salgados, fica com mais sede e bebe mais água, certo?
Talvez no curto prazo, logo após a refeição, mas num período de 24 horas de facto ficará com menos sede porque o seu corpo começará a conservar e produzir mais água.
Esta descoberta surpreendente, feita por uma equipe de investigadores dos EUA e da Alemanha, está desvendando um saber científico considerado verdadeiro há mais de 100 anos, e pode fornecer novas ideias sobre as epidemias ocidentais de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Esta nova informação também lança uma luz sobre como nosso corpo responde à ingestão elevada de sal e pode fornecer uma perspectiva totalmente nova para lidar com as doenças metabólicas. Os resultados complementam descobertas anteriores da mesma equipe sobre o armazenamento de sal no corpo humano.

Como o nosso corpo lida com o sal

Até agora, os cientistas afirmavam que a excreção de sal consumido pela dieta levará inevitavelmente à perda de água pela urina e, assim, reduzirá o conteúdo de água no corpo.
Mas não foi isso que constataram. Pelo contrário, eles demonstraram que o princípio biológico da excreção de sal é, na verdade, a conservação da água no corpo.
Além disso, é preciso muita energia para conservar água em face da excreção de sal. Para fazer isto o corpo precisa, obter mais combustível, ou consumir massa muscular.
"Isso nos predispõe a comer em excesso," complementa o professor Jens Titze, da Universidade de Vanderbilt (EUA).
Os médicos alertam há décadas que não se deve comer sal demais porque isso faz mal ao coração.
Mas agora um novo estudo mostrou que tanto sal em excesso, quanto pouco sal, podem elevar os riscos de complicações cardiovasculares, sobretudo em pacientes sabiamente cardíacos ou diabéticos.
Ou seja, não é exactamente o excesso de sal que faz mal à saúde cardiovascular, é o sal na quantidade incorreta.

Consumo ideal de sal

Os pesquisadores da Universidade Nacional da Irlanda demonstraram que a libertação de sal pelo organismo entre 6 e 7 gramas por dia está associada com um aumento no risco de todos os eventos cardiovasculares.
Surpreendentemente, a excreção de menos do que 3 gramas de sal por dia está associada com um aumento no risco de morte por causas cardiovasculares e hospitalização por insuficiência cardíaca congestiva.
Ou seja, o nível saudável de excreção de sal pelo organismo fica entre 4 e 5,99 gramas por dia.
Este é o primeiro estudo a demonstrar essa curva de associação entre a ingestão de sal e as doenças cardiovasculares, e pode explicar grande parte da controvérsia e dos resultados conflituantes que vêm sendo apresentados por diversos estudos recentes na área.

Cristas Sozinha Contra 'Mundum' ...

A dra. Cristas já se candidatou à Câmara de Lisboa, sozinha contra mundum. O pior é se ninguém dá pela sua fascinante personalidade e pela sua notória competência para dirigir uma Câmara. Ou se, em geral, o CDS descer nas autárquicas. Ou até, por absurdo, considerando a sua vacuidade ideológica e doutrinal e principalmente a sua fraqueza, o CDS desaparecer em fumo à medida que as eleições se aproximarem. Sendo chefe de uma pequena patrulha (com novos dirigentes que Portas recrutou), a dra. Cristas devia perceber que, em última análise, a sobrevivência do seu partido depende da unidade da direita, porque só ela lhe dará força para um papel importante na política portuguesa. A afirmação da duvidosa personalidade do partido talvez lhe traga alguma popularidade interna. Nada mais. Cá fora, a esmagadora maioria dos portugueses não se interessa pelo que sucede ou deixa de suceder no Largo do Caldas. E ainda por cima Cristas não é e nunca será o dr. Paulo Portas.

Vasco Pulido Valente, OBSR

Quantas Vezes Tentaram Adivinhar ...

Quantas vezes tentaram adivinhar o que 
sentíamos, e erraram.
Julgaram nossas acções, e erraram.
Tiveram certeza sobre nossos propósitos, 
erraram.
O que somos de verdade e o que queremos de 
facto, só nós sabemos.
Só nós. 

Martha Medeiros

sábado, 22 de abril de 2017

Por Muitos 'Sucessos' Que Se Tenha, Apenas Se Adia O Inevitável

Em 2008, o défice orçamental fixar-se-á em 2,2% do PIB, que representa o valor mais baixo dos últimos 30 anos" (Relatório do Orçamento do Estado para 2009, p. I). Logo no ano seguinte, o mesmo primeiro-ministro, José Sócrates, e o mesmo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, teriam o maior défice da história de Portugal, 9,8%, só ultrapassado pelos 11,2% do ano seguinte. Passaram menos de oito anos e as nossas cidades estão cheias com a mesma mensagem: "2,1%, o défice mais baixo da nossa democracia." Haverá aqui um padrão? (...)

A situação é claramente diferente de 2009. Estará tudo bem? (continuar a ler)

Esta É A Frase

Portugal descobriu, nestas últimas semanas, que as claques de futebol são agressivas, verbalmente violentas e que servem mais para intimidar o adversário do que para entusiasmar as suas equipas. E descobriu também que os adeptos não gostam de futebol, gostam é dos seus clubes, o que é bastante diferente. Mais vale tarde do que nunca, embora, neste estado de insanidade em que está o futebol, nunca nada mudará até ser tarde de mais.

Miguel Conde Coutinho, JN

Canção Do Mar Aberto


Onde puseram teus olhos 
A mágoa do teu olhar? 
Na curva larga dos montes 
Ou na planura do mar? 

De dia vivi este anseio; 
De noite vem o luar, 
Deixa uma estrada de prata 
Aberta para eu passar. 

Caminho por sobre as ondas 
Não paro de caminhar. 
O longe é sempre mais longe… 
Ai de mim se me cansar!... 

Morre o meu sonho comigo, 
Sem te poder encontrar 


Armando Côrtes-Rodrigues

sexta-feira, 21 de abril de 2017

DBRS : 'Rating' De Portugal Sem Alteração

Portugal volta a ouvir da DBRS, a única agência que lhe dá notação acima de "lixo". Porque é que os cálculos desta dão um resultado diferente dos das outras? Ou não será uma questão de cálculos? ( ler aqui)

A agência de notação financeira DBRS confirmou que o "rating" de Portugal fica num nível que garante que é possível continuar a aceder às compras de dívida por parte do BCE sem resgate.

Esta É A Frase


«O futuro da União Europeia não se decide na Grécia ou no Reino Unido, mas em França, o novo "homem doente da Europa": é aí que a integração europeia se pode consertar ou quebrar de vez.»

No século XIX, usava-se a expressão “o homem doente da Europa” para designar um país cujas dificuldades ameaçavam pôr em causa os equilíbrios políticos europeus. Quem poderia ser hoje esse “homem doente”, do ponto de vista da União Europeia? A Grécia? A Grécia faliu, mas a UE pode bem continuar sem a Grécia. O Reino Unido? O Reino Unido vai sair, mas a UE já existiu sem o Reino Unido. A Itália? A Itália está estagnada, mas a Itália nunca teve um papel de liderança na UE. Não, o verdadeiro “homem doente da Europa” é outro: a França. (continuar a ler)

Rui Ramos, OBSR 

Desorganização Do Governo Atrasa Nova Lei da Segurança

... Dos Aeroportos

A proposta de lei da ministra da Administração Interna para reforçar a segurança nos aeroportos não tem validade legislativa e o processo está agora a ser conduzido pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), entidade legalmente competente para o efeito. As medidas defendidas por Constança Urbano de Sousa pretendiam responder ao alarme público causado com a fuga de imigrantes ilegais do aeroporto Humberto Delgado, entre junho e setembro do ano passado, mas regulamentos europeus impediam que fosse a governante a responsável pelo diploma. A proposta tinha por base as conclusões de um grupo de trabalho, que a ministra criou em agosto passado, na sequência dos incidentes do aeroporto, que integrava as secretas, a PJ, a PSP e o SEF. (continuar a ler)

Continue Procurando Até Encontrar, Não Pare.


Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que eu fazia. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores.Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado [ o que gosta de fazer], continue procurando. Não pare. Do mesmo modo como todos os problemas do coração, você saberá quando encontrar. E, como em qualquer relacionamento longo, só fica melhor e melhor ao longo dos anos. Por isso, continue procurando até encontrar, não pare.

Steve Jobs  

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Troca De Tiros Em Paris

Uma operação policial está a decorrer na zonas dos Campos Elísios, em Paris. A polícia francesa confirmou a informação e pede que as pessoas se mantenham afastadas daquela zona central da capital. Segundo a agência Reuters, dois polícias foram baleados.
Através do Twitter, as autoridades pedem às pessoas para evitarem o local.
 Fonte : Expresso 

Actualização: As últimas informações indicam que o polícia foi morto, dentro de um carro, quando estava parado num sinal vermelho. Uma testemunha no local, citada pela Reuters, disse que um homem saiu de um carro com "uma Kalashnikov" e começou a disparar sobre os polícias.

A porta-voz da polícia da capital francesa, Johanna Primevert, afirmou à agência Associated Press que o atacante se dirigiu aos agentes que guardavam a área próxima da estação de metro Franklin Roosevelt, pelas 21h00 locais, no centro da avenida parisiense.

O Estado Islâmico reivindicou o ataque no órgão de propaganda do grupo, Amaq news, identificando um dos atacantes como sendo Abu Yousif “o belga”.

A Histórica Romaria Do Cavalo Em Viana Do Castelo

É feito um percurso de 150 quilómetros, pela antiga Canada Real ou Estrada dos Espanhóis e une a Moita, no distrito de Setúbal a Viana do Alentejo, no Alentejo Central. Falamos na Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, que cumpre este ano, após um interregno de quase 8 décadas, a sua 17.ª edição e parte da Moita no próximo dia 26 de Abril.
A romaria junta mais de 300 cavalos e um número superior de romeiros que partem da Moita vindos de vários pontos do país e mesmo do estrangeiro, para fazer um percurso raro, por entre quitas e caminhos de terra batida.
O percurso leva cerca de 4 dias e cruza Poceirão, Casebres e Alcáçovas, chegando ao destino ao fim da tarde do dia 29 de abril. A Romaria a Cavalo tem a génese numa tradição que acabou por se diluir no tempo e que fazia os lavradores da Moita deslocarem-se anualmente ao Santuário de Nossa Senhora D'Aires em Viana, para pedir boas colheitas e benção para o gado.
A XVII edição da Romaria a Cavalo é organizada pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.
Fonte: TA

Esta É A Frase

O ponto a que chegamos hoje permite-nos respirar de alívio porque as piores perspectivas não se confirmaram. O Governo não fez o que disse que ia fazer e deu-nos uma austeridade disfarçada, com menos investimento e mais impostos indirectos, daquela que só conseguimos perceber passado algum tempo, animados (ou preocupados) que estávamos com o que António Costa e Mário Centeno nos diziam. E podemos ainda dar um segundo suspiro de alívio quando lemos o Programa de Estabilidade. Estão lá os objectivos de honrar os compromissos financeiros e reduzir a dimensão do Estado. Só não sabemos como é que o Governo o vai fazer. Mas a austeridade que já existia é agora assumida, com menos disfarces, menos mascarada.

Helena Garrido, OBSR

Como diz JM, a grande diferença entre Passos Coelho e Costa é que Passos assumia a austeridade que tinha de implementar para tirar o país da bancarrota deixada pelo PS. E Costa mente, vigariza e esconde a austeridade dos portugueses com o auxílio da comunicação social e do Marcelo.

Esperança ...


A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.

Voltair 

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Criticas Ao Governo Vêm Da Direita E Da Esquerda


Governo completamente isolado no debate parlamentar do Programa de Estabilidade (PE) e do Programa Nacional de Reformas (PNR)  (ler aqui

Asteróide Vai Passar Hoje Junto À Terra

Um asteróide de grandes dimensões vai passar hoje junto à Terra . O asteróide tem 650 metros e passará a uma distância de 4,5 vezes a da Lua. Pode ser visto com um pequeno telescópio.

O asteróide vai passar a apenas 1.8 milhões de quilómetros da Terra, anunciou a NASA. Essa distância corresponde a 4,5 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua. Embora não haja qualquer hipótese de o asteróide vir a embater na Terra, tranquiliza a agência espacial norte-americana, esta é uma aproximação muito grande e pouco comum para um objecto deste tamanho. A partir da noite de quarta-feira até à noite de quinta-feira, o asteróide pode ser visto a atravessar o céu nocturno com um pequeno telescópio.

2014 JO25, nome oficial do asteróide, foi descoberto em maio de 2014 e faz parte do grupo “NEO” ou “Near-Earth Objects” porque é um corpo celeste cuja trajectória se aproxima tanto da Terra que pode vir a colidir com o planeta. Análises feitas pelos astrónomos do Catalina Sky Survey em Tucson, Arizona (Estados Unidos), um projecto da NASA em parceria com a Universidade do Arizona, permitiram estudar inteiramente a trajectória do asteróide e saber que tem uma superfície duas vezes mais reflectiva do que a Lua. Mas os cientistas esperam aproveitar esta oportunidade para saber mais sobre as características físicas do asteróide.

É Um Erro Comum ...

Um erro comum é querer ser tudo já. Nunca nada chega... e são tantas vezes as saudades a revelarem-nos o verdadeiro valor dos instantes vividos mas já passados. As pressas atropelam o tempo.

Importa não cair na tentação de querer ser senhor do próprio futuro... e aprender a confiar mais. Cedendo espaço à esperança.

José Luís Nunes Martins 


terça-feira, 18 de abril de 2017

Teodora Cardoso: É Preciso "Muito Maior Detalhe E Precisão", Em Matéria De Impostos "Portugal Não Tem Dado Um Bom Exemplo"

Teodora Cardoso, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa sobre o Programa de Estabilidade 2017-2021, afirmou que o documento “tem alguns aspectos que precisam de ser desenvolvidos e nalguns casos não estão mesmo contemplados”.

É preciso haver "muito maior detalhe e precisão" em matéria de impostos e Portugal "não tem dado um bom exemplo" na adopção de uma política fiscal amiga do crescimento, considera presidente do Conselho de Finanças Públicas.

O primeiro exemplo que deu foi “o problema da fiscalidade”, considerando que o relatório do Ministério das Finanças “refere como objectivo a queda do peso da fiscalidade”, o que disse ser “perfeitamente razoável”, mas sublinhou que este objectivo “depende apenas do crescimento da economia e da composição desse crescimento”.
“Não faz a verdadeira relação entre o que é a política fiscal e o crescimento da economia. A política fiscal pode ser mais ou menos favorável ao crescimento e Portugal não tem dado um bom exemplo em matéria de política fiscal favorável ao crescimento”, reiterou a presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP).
A presidente do CFP defendeu que “é necessário haver muito maior detalhe e precisão quanto ao que se entende por política fiscal com quebra de peso da fiscalidade que consiga ser compatível com o crescimento económico que está previsto”.