É feito um percurso de 150 quilómetros, pela antiga Canada Real ou Estrada dos Espanhóis e une a Moita, no distrito de Setúbal a Viana do Alentejo, no Alentejo Central. Falamos na Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, que cumpre este ano, após um interregno de quase 8 décadas, a sua 17.ª edição e parte da Moita no próximo dia 26 de Abril.
A romaria junta mais de 300 cavalos e um número superior de romeiros que partem da Moita vindos de vários pontos do país e mesmo do estrangeiro, para fazer um percurso raro, por entre quitas e caminhos de terra batida.
O percurso leva cerca de 4 dias e cruza Poceirão, Casebres e Alcáçovas, chegando ao destino ao fim da tarde do dia 29 de abril. A Romaria a Cavalo tem a génese numa tradição que acabou por se diluir no tempo e que fazia os lavradores da Moita deslocarem-se anualmente ao Santuário de Nossa Senhora D'Aires em Viana, para pedir boas colheitas e benção para o gado.
A XVII edição da Romaria a Cavalo é organizada pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.
Fonte: TA
Sem comentários:
Enviar um comentário