quarta-feira, 5 de maio de 2010

Masoquismo Ou Delírio ?


O primeiro-ministro, José Sócrates, congratulou-se com as previsões da Primavera da Comissão Europeia reveladas hoje, que segundo o próprio apontam para uma perspectiva de crescimento da economia portuguesa.
ENQUANTO SÓCRATES SE CONGRATULA :
A agência de notação Moody’s, depois de anunciar que poderia vir a cortar o rating da República portuguesa, colocou também sob análise a banca nacional e empresas do Estado, admitindo rever em baixa as suas avaliações de risco de crédito.

Banif, BCP, BES, BPI, BPN, Santander Totta, Caixa Geral de Depósitos, Espírito Santo Financial Group (ESFG), Itaú Europa e Montepio foram os bancos que a agência colocou sob revisão.

O mesmo aconteceu com as empresas do Estado ou com participações estatais como a Parpública, RTP, Refer e REN. Só a ANA e a EDP escaparam, mantendo os ratings de dívida no nível de Aa2 e de A3, respectivamente, bem como o outlook estável.

Este procedimento é natural e surge na sequência de a Moody’s ter hoje colocado sob alerta o rating da República portuguesa, admitindo vir a cortá-lo em dois níveis, durante os próximos três meses.

De acordo com a agência, os motivos por detrás desta decisão são “a recente deterioração das finanças públicas portuguesas, bem como os desafios que se colocam ao crescimento da economia a longo prazo.

Sem comentários: