terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sempre A Cortar Agora É À Conta Da Sustentabilidade



É à custa da sustentabilidade que os que se reformarem em 2011 vão ver a sua reforma reduzida em 3,14%.
Se quiserem evitar a quebra no valor da reforma, será necessário trabalhar mais entre quatro a dez meses, consoante o período de descontos.

O corte no valor das pensões resulta da aplicação do factor de sustentabilidade, um mecanismo que liga o valor da pensão à esperança média de vida, introduzido na reforma da Segurança Social como forma de conter o aumento da despesa com as reformas.

Os dados provisórios divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a esperança média de vida aos 65 anos, em 2010, era de 18,47 anos. Como em 2006 era de 17,89 anos, o factor de sustentabilidade para 2011 corresponde a uma correcção acumulada de 3,14%.
Este valor é significativamente superior ao verificado em anos anteriores (1,65% em 2010 e 1,32% em 2009). (Económico)


Pelo visto quanto maior é a crise e portanto as dificuldades e carências maior é a esperança de vida aos 65 anos.Estranho . Muito estranho. Como será no ano que vem? E no outro? E daqui a 10 anos?

Não Se Vê Saída Deste Beco

A Taxa de Desemprego em Outubro situou-se em 11%
Os salários públicos vão ser os mais penalizados da EU
Os juros a 10 anos continuam a subir nos mercados secundários e aproximam-se dos 7,5
Os juros médios dos crédito à habitação subiram

Os dias passam e não se vislumbra uma notícia que reflicta uma melhoria da difícil situação em que mergulharam o país.
Com este panorama como poderemos ter alguma réstia de esperança ?!

J. César das Neves no DN, escreve a frase que está na nossa mente: O pior na crise actual é a falta de esperança. A decomposição acelerada do Governo põe todos a pensar em alternativas. Mas nenhuma granjeia um mínimo de credibilidade. As coisas estão mal e só se vislumbra que piorem. O mais grave não é o sofrimento actual. É não se ver saída.

Viver

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido…

Confúcio

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Exército Nas Favelas Durante Os Próximos Sete Meses



O mais recente balanço da violência no Rio de Janeiro aponta para 106 veículos incendiados,  desde o passado dia 21, atribuídos à resistência dos criminosos à instalação de UPPS em 13 favelas cariocas.


A polícia brasileira ocupou ontem pela manhã o Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos traficantes.  Na quinta-feira da semana passada já tinham entrado na Vila Cruzeiro, favela vizinha ao complexo

Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou hoje que Exército continuará nas favelas de Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão nos próximos sete meses. As autoridades planeiam ocupar outras favelas.
O Exército fará "um policiamento ofensivo permanente" na fase de transição até à implantação das unidades. As duas UPPs deverão mobilizar entre 2.000 a 3.000 agentes da Polícia Militar, a serem escolhidos entre os 7.000  novos polícias que se formarão no próximo ano.(Expresso)

Foi graças  à decisão de realizar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e à confirmação de que os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerão no Rio de Janeiro que o Estado passou a considerar prioritário resgatar da criminalidade áreas há muito sobre vigilância, mas sem controle efectivo. Vamos ver se é desta .

Já Ninguém Acredita Em Falinhas Mansas Ponham As Barbas De Molho

Os juros da dívida voltaram a bater um novo recorde histórico, chegando quase a tocar os 7,4 por cento. Espanha já está nos 5,5 por cento.

O FMI tem instado Portugal a aprofundar a reforma da legislação laboral.
Estas são as falinhas mansas da ministra do Trabalho: “Não estou a dizer que vou alterar o Código do Trabalho, estou a dizer que vamos partir do código e olhar para as potencialidades que nos oferece para podermos melhorar o funcionamento do mercado de trabalho” e esclareceu que a intenção do Governo, quando fala em melhorar o mercado laboral, “é potenciar e dinamizar”.

Mas, porque é que esta gente passa a vida a tentar enganar utilizando discursos sem sentido. Porque é que de uma vez por todas não estabelecem um plano rigoroso para inverter a situação do país e tentam minimizar os estragos que andaram a fazer nos últimos anos. Por uma vez, expliquem, sem usar subterfúgios, o que nos espera nos próximos anos. Se o Governo já estava desacreditado internamente, pelo menos que mostrem que estão a trabalhar com alguma seriedade e com o mínimo de rigor para que exteriormente não sejamos tão penalizados.
Como não esperamos que o Governe altere o seu comportamento o melhor é porem as barbas de molho.

Previsões Económicas Não Nos Deixam Esperança


A Comissão Europeia prevê que Portugal cresça 1,3% este ano e volte a entrar em recessão em 2011, com uma contracção de 1%.
As Previsões Económicas do Outono, publicadas hoje em Bruxelas, indicam que em 2011 todas as economias europeias, com a excepção da portuguesa e da grega, já terão saído de uma situação de recessão.
Bruxelas prevê que depois de a economia portuguesa ter crescido no primeiro trimestre do corrente ano 1,1% e no segundo e terceiro 0,3% terá uma contracção no quarto trimestre de 1,4%, assim como de 0,2% nos dois primeiros trimestres de 2011. ( DE)

Entretanto, Nouriel Roubini afirma que a Europa e, em especial, sobre os países mais críticos, como Portugal. A partir do seu escritório em Nova Iorque, o economista que antecipou a última crise e que, por, isso, ficou conhecido como "Dr. Doom", falou com o Diário Económico sobre o que está a ameaçar as economias europeias - e o que devem fazer para se salvar. No caso português, avisa, o primeiro passo devia ser "pedir ainda hoje ajuda internacional".

Pois é, as notícias não são nada boas e parece que não temos como fugir ao FMI.

Perturbações



Se estás aflito por alguma coisa externa, não é ela que te perturba, mas o juízo que dela fazes. E está em teu poder dissipar esse juízo. Mas se a dor provém da tua disposição interior, quem te impede de a corrigir? E se sofres particularmente por não estares a fazer algo que te parece certo, por que não ages, em vez de te lamentares? Um obstáculo insuperável te o impede? Não te aflijas, então, pois a causa de não o estares a fazer não depende de ti.

Marco Aurélio

domingo, 28 de novembro de 2010

Ele Estará Abstruso?!

Devia haver uma coesão nacional e uma mobilização nacional para impedir o recurso ao FMI - Ele disse isto - acreditem - é mesmo verdade.


E, lamenta as declarações feitas pelo líder do principal partido da oposição, porque «isso enfraqueceu essa coesão nacional».

Mas, na sua opinião, a aprovação do Orçamento de Estado para 2011, na sexta-feira «não livra» Portugal de ter de recorrer ao FMI.

Discernimento?! -Não - é mesmo a grande confusão
Sabem quem fez estas afirmações?

Pois foi nada mais, nada menos, que o candidato presidencial apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda (BE) - Manuel Alegre ( Fonte: Lusa via SOL)

O Problema Está Na Mitomania E No Que Se Esconde

A proverbial determinação política do primeiro-ministro Sócrates é, contudo, igual à do estoira-vergas que arruína a família.
E na comparação não está em causa que o Ferrari seja um bom carro ou que as novas tecnologias e as energias alternativas são o futuro.
O problema está na mitomania, no que se esconde.

Os economistas portugueses dividiram-se há um ano e meio em manifestos.
Uns diziam que Portugal tinha um grave problema de endividamento público; os outros clamavam pelas grandes obras públicas. Os primeiros – Medina Carreira, Eduardo Catroga, Daniel Bessa – viram-se condenados por quem governa.
Ao topo da segunda lista, os ‘31’, Sócrates foi buscar um ministro das Obras Públicas, António Mendonça, que se revelou provocador incontido com o TGV.

O que se anuncia, no governo que se segue, é mais do mesmo. Por exemplo, Luís Nazaré, outro dos ‘31’ estoira-vergas do endividamento público.
Não há sinal de paragem no assalto, com impostos, ao que os portugueses ganham a trabalhar.

Fonte: João Vaz, CM


Nota: Onde consta mitomania a palavra certa devia ser mintomania .

Palavras Que Só Nos Obrigam A Uma Dança De Roda

Um dia, ao observar as várias antenas que vibram no ar, pensei que o homem se está a parecer cada vez mais com um rádio que só se pode sintonizar numa banda de frequência. Tenho a impressão de que o uso excessivo da mente produz mais ou menos o mesmo efeito: de toda a realidade que nos rodeia só se consegue captar uma parte restrita. E nessa parte impera muitas vezes a confusão, porque está repleta de palavras, e as palavras, na maioria dos casos, em vez de nos conduzirem a algum lugar mais amplo só nos obrigam a uma dança de roda.

Fonte: Susanna Tamaro

sábado, 27 de novembro de 2010

Peço Desculpa Por Estar A Escrever Isto ...

... Porque O Que Este Senhor Diz Não Se Devia Escrever Jamais.





O ministro das Obras Públicas afirmou hoje haver "bastantes incompreensões" sobre os custos do aeroporto de Beja, que não derraparam e até são inferiores ao previsto em cerca de três milhões de euros.
Questionado pelos jornalistas sobre as conclusões do relatório do Tribunal de Contas (TC) acerca do projecto de Beja, António Mendonça frisou que "muito do que é dito relativamente a custos não é rigorosamente verdade".

Fonte: Lusa

Sinais De Lá ...

... Esperamos que por cá não cheguemos a situações comparáveis. Mas, é bom irmos nos habituando à ideia que muito nas nossas vidas irá mudar. Ora leiam:

Há 300 mil casas por vender na Irlanda em consequência do subprime, mas surgiu um novo fenómeno gerado pela crise. O " Der Spiegel" revela que existem cerca de 20 mil cavalos abandonados (muitos deles de corrida) por os donos não terem dinheiro para comida. A exemplo do imobiliário, os cavalos tornaram-se um bom negócio ( por vezes com recurso ao crédito). Muitos fecharam quintas agrícolas e abriram estábulos. Com a crise, o negócio ruiu. Hoje há animais esfomeados, outros recolhidos em cavanis. As autoridades admitem que uma parte terá de ser abatida. No mercado de Dublin é hoje possível comprar um cavalo por 20 euros ou trocá-lo por um telemóvel.

Fonte: PG,Expresso

Nota: Também por cá, tudo fizeram para acabar com a agricultura, os campos ficaram abandonados, as pessoas deslocaram-se para a cidade e neste tempo conturbado tudo se complica. Melhor ou pior, comida havia, hoje sem emprego e sem as certezas de subsídios, a vida vai ser difícil para muita gente.

Extrato De Sucupira É Analgésico E Anticâncer

Cientistas brasileiros já tinham descoberto que a fava da sucupira é eficaz contra o cancro.
Agora descobriram que dois outros compostos também extraídos da sucupira - vouacapano e geranilgeraniol - têm efeitos analgésicos e anticâncer, ou antitumoral.
As experiências foram feitas pelo farmacêutico Humberto Moreira Spíndola, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), da Unicamp.

Os primeiros resultados positivos os efeitos dos extratos de sucupira foram confirmados em roedores. Trata-se ainda de uma pesquisa básica, mas que traz a possibilidade, em alguns anos, de resultar em um novo produto fitoterápico para o tratamento da dor.

Os cientistas já cogitam de aplicações tópicas como pomadas ou creme de massagem, para aliviar as dores reumáticas, além de um produto de uso oral também indicado para essas dores.

Além do desenvolvimento de um fitoterápico produzido com o extracto bruto ou uma fracção enriquecida com os princípios activos, existe a possibilidade de desenvolvimento de um medicamento somente baseado numa substância activa. "Pode ser um medicamento para tratamento inclusive da dor do cancro ", relata o pesquisador. (DS)


Ao longo dos últimos anos, médicos e pesquisadores desenvolveram milhares de soluções inovadoras que se mostraram altamente eficientes para os pacientes e voluntários nos quais elas foram testadas.
Mas essas invenções e desenvolvimentos muitas vezes continuam indisponíveis para a humanidade: elas permanecem nas "prateleiras" das universidades e institutos de pesquisas. A razão como sempre é de natureza económica.

Seja Livre

Em todas as situações, seja o senhor daquilo que faz,
daquilo que diz e daquilo que pensa. Seja livre.

O Homem pode ser dividido em quatro partes. A parte externa consiste em acção, aquilo que fazemos. A segunda camada, um pouco mais profunda do que a acção, consiste naquilo que dizemos. Um pouco mais profunda, a terceira camada consiste no pensamento, naquilo que pensamos constantemente. E a quarta não é camada; a quarta é a nossa realidade, é o nosso ser. Isso é o centro, o centro do ciclone.O nosso ser, está rodeado por três círculos concêntricos: pensar,dizer,fazer.

Está consciente do que faz?
Está a fazê-lo conscientemente ou fá-lo porque os outros o fazem?
OSHO

É Tudo Uma Questão De Honra ...

Tudo de pernas para o ar... ?!!!
Cavaco "destruiu" o PSD de Sá Carneiro, aumentou o peso do Estado e foi autoritário.

"Cavaco Silva fez um partido de consumidores e abdicou da bipolarização".
É "um grande político, que não é ideólogo, e que olha para a sociedade civil com uma certa suspeição".
Entre 85 e 95, com duas maiorias absolutas, o então primeiro-ministro "aumentou o peso do Estado e apresentou-se como um líder autoritário, não permitindo a libertação da sociedade civil, como Sá Carneiro sempre defendera".

Ou seja, "desperdiçou" 10 anos: "Teve poder e tinha dinheiro a rodos. Se o Estado tivesse emagrecido, se ele tivesse alterado a lei laboral e libertasse a sociedade civil, hoje estaríamos melhor.

Não estas frases não foram proferidas por um qualquer opositor de Cavaco, verdade, mas lá que parece, parece, e muitas vezes o que parece - é. Não, também não foram ditas por qualquer concorrente à eleição da PR. Querem mesmo saber? Então aqui vai - José Miguel Júdice, da comissão de honra da candidatura de Cavaco.
Definitivamente alguma coisa há muito que não bate bem neste país. Um tem honra em ter JMJ na Comissão o outro honrá a Comissão ? - eu é que não percebo nada, mas uma coisa é certo é tudo uma questão de honra.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Ambição De Sócrates

imagem alterada 
Depois de muitos erros e derrapagens - sobra a ambição - é um facto - ele nunca desistirá de ser o maior a quem todos prestem vassalagem.
A ultima esperança é que o défice de 2011 seja um dos mais baixos da Europa .


As medidas de austeridade do OE para 2011, aprovado pelo Parlamento hoje, colocarão o défice público português entre os mais baixos da Europa, disse o primeiro-ministro.
"Um défice abaixo da média europeia, um défice que colocará Portugal junto dos países com défices mais baixos em toda a Europa. Este é o objectivo deste orçamento. É por isso que tomámos estas medidas difíceis", acrescentou.(Económico).

Não, não há nem nunca haverá acto de contrição. As medidas que nos vai empobrecer a todos parece que nada têm a ver com falhas do Governo. Sim, ele será... o salvador de males maiores - continuem a prestar-lhe vassalagem e estaremos todos 'fritos'.

Escondem-se Por Trás De Etiquetas Políticas, Sociais,Culturais Ou Espirituais

Numa cidade da Índia havia uma ourivesaria próspera, na qual trabalhavam quatro homens considerados muito piedosos. Viam-nos sempre com os signos do Divino pintados na testa, com um colar de sementes sagradas pendurado ao peito, com um terço na mão e com o nome de Deus nos lábios. Os habitantes da localidade, impressionados com tanta santidade, tinham-se transformado em generosos clientes do estabelecimento.
Gostavam muito quando chegavam à loja, ouvir os os ourives que repetiam os nomes das divindades hindus.
Quando chegava um cliente, um deles exclamava: «Kesava, Kesava»; pouco depois, outro entoava :«Gopala, Gopala»; a seguir, o terceiro recitava: «Hari, Hari». Os clientes entusiasmados com tanta santidade, faziam uma boa compra, e o ourives dizia fervorosamente: «Hare, Hare». Todos estes termos são nomes de deidades hindus, mas os ourives eram bengalis e no seu idioma tinham outro sentido. Kesava quer dizer: «Quem são?», que é o que pergunta o primeiro ourives. Gopala significa: «Um rebanho de vacas», que é o que responde o segundo ourives. E Hare quer dizer: «Sim, rouba-os», que é o que declara o quatro.

Os ourives tinham construído a sua organização especial para se aproveitar dos incautos. Há muitas organizações deste tipo que se escondem por trás de etiquetas políticas, sociais, culturais ou espirituais, e cujos membros, simulando uma bondade da qual carecem, manipulam, exploram e enganam aqueles que não os põem à prova e que não usam o seu discernimento de forma sábia.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

L'Ange Du Foyer

... Ou Le Trionphe Du Surrealisme

Esta Mulher Não Existe ...

"Obviamente, temos que ficar ao lado de nossos aliados norte-coreanos", afirmou a ex-candidata à vice-presidência republicana durante um programa de rádio.

Depender De Uma Empresa Privada Para Tapar Um Buraco Deve Ser Um Sapo Difícil De Engolir

Quando Teixeira os Santos aceitou negociar com a PT a transferência do seu fundo de pensões para a esfera do estado - e assim garantir uma receita de 1,6 mil milhões de euros a incluir na execução deste ano e, assim, ajudar a cumprir a meta de 7,3% do défice - foi a isso que se sujeitou.
O país tem agora um OE refém de um fundo de pensões que ainda não tem a passagem de mãos garantida.
A operadora está em vantagem neste negócio - e sabe bem disso.

Fonte: DE, Editorial


Isto para já não falar dos encargos, que possivelmente irão subir nos próximos anos.

Definitivamente Já Não Há Estadistas Na Europa

 Imagem adaptada
A Europa já não é o que era. É o mínimo que se pode dizer da falta de sentido de Estado dos políticos que dirigem os dois principais países da União Europeia. Um deles, a senhora Merkel, tem dado provas de não perceber nada de economia. A sua última tirada, de que pode haver mais "bail-outs" na Europa (com "s" no fim de "out"), é lamentável. É um convite aos mercados para se lançarem sobre Portugal e Espanha (e Itália). E quando aos mercados lhes cheira a sangue…


Mas que diabo, a senhora teve tempo para aprender… e propor soluções estruturais que garantam a sobrevivência do euro e protejam os contribuintes dos Estados sensatos (como a Alemanha): a criação de um Tesouro europeu, com poderes para mandar na política orçamental dos Estados. O que leva a perguntar: é só azelhice ou premeditação (já vimos este filme em 1992, com o Bundesbank…)? Não sabemos. O que sabemos é que os interesses de então (italianos e ingleses forram corridos do SME) eram muito menos importantes do que os de agora. Se o euro acabar (e assim acaba mesmo!) é todo o modelo de desenvolvimento europeu, erguido com esforço ao longo de 53 anos, que fica em causa. Definitivamente, já não há estadistas na Europa. 

Camilo Lourenço,JN

As Coisas São Assim ...


As coisas são assim, é preciso generosidade na vida: cultivar o nosso caracterzinho sem ver nada do que está à nossa volta significa que ainda se respira, mas que já se está morto.

Susanna Tamaro

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Mundo Do Livro Em Portugal 1940-1970

Será na livraria Culsete, este sábado, pelas 16 horas, que será lançado o livro “Edição e Editores. O mundo do livro em Portugal, 1940-1970”, da autoria do setubalense Nuno Medeiros, cuja apresentação fica a cargo de Diogo Ramada Curto.
A obra, editada pela Imprensa de Ciências Sociais, ICS, correspondente ao estudo galardoado com o Prémio Fundação Mário Soares de História de Portugal do século XX na edição de 2009, procura analisar os modos plurais em que se sustentou a edição de livros em Portugal num período marcado por uma matriz autoritária na relação do poder com a sociedade - o Estado Novo.
A pesquisa efectuada é pioneira ao abordar uma época e um tema que, em conjunto e do ponto de vista científico, estão muito escassamente explorados em Portugal.

O Descontentamento Manifestou-se

Um pouco por todo o lado, os efeitos da greve geral foram-se sentido ao longo do dia.


O secretário-geral da UGT, João Proença, disse que a greve geral de hoje é a maior de sempre e ultrapassa a adesão registada há 22 anos, aquando da última greve geral conjunta. De acordo com as últimas contas das centrais sindicais, mais de 3 milhões de trabalhadores aderiram à greve.

A Greve É Contra Alguém?

 É. Contra as iniquidades, as prepotências, a soberba e as injustiças do poder político. A de hoje faz de nós sujeitos representativos do combate a uma crise de valores e a padrões exportados - cidadãos que não querem ser governados assim.

Baptista Bastos

Mas, a Greve Geral poderá custar 519 ME - Curiosamente o valor da diferença entre o PS/PSD para o acordo do OE.( ler aqui).
Que se proteste veementemente contra como fomos e estamos a ser governados - certamente - num fim de semana, num feriado - sim, é preciso manifestar o descontentamento que sentimos.
Quanto à greve, nada irá adiantar, ao ponto a que chegámos um dia sem trabalhar não vai alterar nada, a dívida enorme que temos às costas temos que a pagar, não há por onde fugir.

A Cor Correspondente Ao Dia De Aniversário

Se nasceu entre 22 de Novembro e 1 de Dezembro a sua cor é AREIA

AREIA - Escolhe o amor a dedo


Esta cor transmite calma e passividade, estando associada à melancolia e ao clássico. Quem nasceu sob esta cor tem um espírito desportivo e competitivo. Não gosta de perder, mas está sempre alegre. É uma pessoa fiável e de trato fácil. Escolhe o amor a dedo e não se apaixona com facilidade, mas assim que encontra o parceiro certo, fica em estado de graça durante muito tempo.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os Sinais.Os Ratos Começam A Abandonar ...

... O Barco Está A Afundar E Os Ratos Começam A Fugir

Cá vai um
Afonso Candal, vice-presidente da bancada socialista, afirmou esta terça-feira que por "razões pessoais" vai renunciar ao seu mandato de deputado no final deste mês, depois de concluída a discussão e votação do Orçamento do Estado para 2011.


Apesar de ter alegado motivos pessoais, Afonso Candal esteve em divergência com Francisco Assis em várias questões, designadamente quanto à ideia de publicitação total de rendimentos na Internet como forma de combate à fraude fiscal e na questão das alterações à lei de financiamento dos partidos.
Afonso Candal foi um dos dois vice-presidentes da bancada socialista  que se colocaram ao lado do deputado socialista António José Seguro na contestação ao apoio que o PS deu em relação às alterações à lei de financiamento dos  partidos.

Este seguir-se-à 

E depois este

Tudo A Cair

...  Nada Será Como Antes.

O valor da pensão das gerações mais jovens vai passar de 75% do último ordenado para apenas 50% do último salário.
Esta é uma das conclusões da terceira edição do estudo "Reformas & Pensões em Portugal", da sociedade gestora Optimize, apresentado hoje aos jornalistas.


De acordo com os cálculos dos especialistas, um indivíduo que hoje tenha 55 anos de idade, pretenda reformar-se aos 65 anos com 40 anos de contribuições, trabalhe desde 1975 e receba um salário mensal de 2.000 euros e todos os anos registe aumentos médios de 1,5%, terá uma perda de rendimento de 31% quando se reformar.
Mas no caso de um jovem de 25 anos, que tenha começado a trabalhar em 2005, receba também um ordenado de 2.000 euros, com aumentos médios anuais de 1,5%, e pretenda reformar-se aos 65 anos com 40 anos de contribuições, a perda de rendimento na reforma chega aos 47%. (DE)

Parabéns TVI

Pela primeira vez, Portugal conquistou um galardão na cerimónia de entrega dos Emmy internacionais, com a novela “Meu Amor”. O prémio - o equivalente a um Óscar, mas para a televisão - foi anunciado na noite de segunda-feira, em Nova Iorque.

Não Há Dinheiro Não Pagam

... Não há dinheiro não pagam, mas para o primeiro-ministro está tudo bem porque sozinho em casa resolve tudo sem nada resolver. Só a promoção da sua imagem exterior o preocupa e lhe interessa. Internamente todos sabem que nunca deu o que tinha a dar.

Milhares de empresas não vão pagar o subsídio de Natal aos seus trabalhadores este ano. O aviso parte das associações empresariais, que alegam não haver dinheiro.
A Associação Nacional das Micro e Pequenas Empresas de Portugal admitiu à Renascença que perto de seis mil micro e pequenas empresas manifestam dificuldades em pagar o 13º mês.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ele É E será Sempre Um Sabichão ...

... De outra galáxia

José Sócrates aproveitou [é um aproveitador nato] para desvalorizar a ideia de “países ajudados” na União Europeia, interpretado como “uma forma de humilhar os países e os povos”.
E, afirmou [para que conste]"Portugal não precisa de ajuda de ninguém e vai resolver os seus problemas, recorrendo às suas próprias decisões", insistiu, acrescentando que "a única coisa que precisa é a ajuda dos portugueses para executarmos o Orçamento", acrescentou.

Rimas de Sabichão: passarão, ladrão, impressão, sucessão, papelão, ilusão ...

Esta É A frase

«Ninguém fez contas de quanto se pouparia se as direcções regionais de Educação fossem encerradas e se as escolas no âmbito das suas competências tivessem um relacionamento directo com a direcção-geral. Ninguém fez contas porque há gente acomodada, encostada, que convém por ali ficar».


Mário Nogueira

Resposta da Ministra Isabel Alçada : Uma grande gargalhada e defendeu que uma eventual reestruturação deverá partir do ministério.
"Quem gere o Ministério da Educação são os responsáveis do Ministério da Educação. As propostas de reestruturação partirão da tutela", disse

Eu também acharia graça a esta ministra a fingir e era capaz de dar umas boas gargalhadas se a Educação não estivesse já pelas ruas da amargura.

Por Vezes Temos De Escolher O Que Não Quisemos ...

É precisamente face a tudo o que nos desagrada, nos contraria e nos faz sofrer que somos muitas vezes chamados a sermos livres, a “escolher” o que não quisemos e que até talvez nunca quereríamos de maneira nenhuma. Há na existência uma lei paradoxal: não podemos ser verdadeiramente livres se não aceitarmos que nem sempre o podemos ser.

Jacques Philippe

domingo, 21 de novembro de 2010

Sondagem, Mas ...

... Nunca Fiando, O Mundo Está Sempre A Mudar

PSD - 39,2 ..... PS - 30,5 ...... BE - 11.0 ...... CDU - 9,7 ....... CDS-PP - 8,5
35,9 - não votam ou não respondem

Presidência da República:

Cavaco Silva - 61,5   Manuel Alegre - 26,1   Fernando Nobre - 4,5   Francisco Lopes - 3,7    D. Moura - 0,5
33,9 - não votam ou não respondem

Fonte: TVI, Intercampus

Ministros Das Finanças da Zona Euro Já Deram Luz Verde A Dublin

Dublin aprovou pedido de ajuda e os ministros das Finanças da Zona Euro, reunidos de emergência, já deram luz verde à operação. Vão agora decorrer as negociações antes do dinheiro chegar à Irlanda.

Os ministros das Finanças da Zona Euro, reunidos de emergência, emitiram um comunicado onde aprovavam o pedido de ajuda formalizado por Dublin. O empréstimo à Irlanda será efectuado através do recurso ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), a um fundo do Orçamento da União Europeia, e também de empréstimos bilaterais do Reino Unido e da Suécia. O ministro belga das Finanças, Didier Reynders, cujo país preside à UE, confirmou indicou que o montante será "inferior a 100 mil milhões de euros".

A reunião do Executivo irlandês serviu também para aprovar do programa de austeridade, com a dimensão de 15 mil milhões de euros, ou 10% do PIB.
A Irlanda deverá cortar o salário mínimo, actualmente em 8,65 euros por hora (o segundo mais elevado da Zona Euro), reduzir apoios sociais em 11% até 2014 e eliminar 200 mil empregos na função pública. Tal como no caso português, dois terços do pacote advêm de medidas do lado da despesa, mas também haverá aumento de impostos. Ainda assim, Dublin não deverá mexer na taxa do IRC – pelo menos de forma significativa – permanecendo assim como um dos países com a fiscalidade mais reduzida no que diz respeito às empresas.

Lisboa Antes Do Terramoto Em 3D

O público poderá visitar a partir do final de Novembro no Museu da Cidade.
Para a realização do projecto, foi consultada informação cartográfica, iconográfica, arqueológica e bibliográfica (manuscritos e impressos), tendo por base a Maqueta da Cidade do Museu da Cidade.
O modelo conta com conteúdos sobre o Paço da Ribeira, Terreiro do Paço, Rossio, Rua Nova dos Ferros, Convento do Carmo, Palácio das Necessidades, entre outros.
Para o professor de História de Arte na Universidade de Virgínia (e director do Virtual World Heritage Laboratory), Bernard Frischer, o modelo digital de Lisboa é «um projecto de nível mundial» e «um belo produto de uma profunda pesquisa histórica».
Referiu ainda, «Lisboa pode vir a tornar-se líder mundial».

Fonte: DD

Parados. À Espera

A política portuguesa está numa fase perfeitamente atípica. Estamos à espera.
À espera de eleger um Presidente sem o menor entusiasmo, porque se instalou a convicção de que não há a menor possibilidade de essa eleição mudar o que quer que seja.
À espera de poder ir votar outra vez, para se acabar com esta insistente impossibilidade de diálogo que os partidos, cada um por sua razão, parecem ter decretado. Até lá, podem os bloguistas do PSD entreter-se a fazer o "seu" Governo com o que lhes chega de murmúrios da São Caetano; pode o resto da Oposição clamar quem são os ministros que não devem continuar em S. Bento (desde logo Sócrates); pode o próprio José Sócrates cair na tentação de fazer uma remodelação, apesar de tudo a legítima, pois é o único que a pode fazer. Mas nada adiantará. Inexoravelmente, tudo continuará na mesma.
À espera.

Fonte: José Leite Pereira,JN

O país parado e nós desesperados.

Talento Não É Sabedoria

O talento não é sabedoria. Sabedoria é o trabalho incessante do espírito sobra a ciência. O talento é a vibração convulsiva de espírito, a originalidade inventiva e rebelde à autoridade, a viagem extática pelas regiões incógnitas da ideia. Agostinho, Fénelon, Madame de Staël e Bentham são sabedorias. Lutero, Ninon de Lenclos, Voltaire e Byron são talentos.


Lembra-me ouvir dizer a um doido que sofria por ter talento. Pedi-lhe as circunstâncias do seu martírio sublime, e respondeu-me o seguinte com a mais profunda convicção, e a mais tocante solenidade filosófica : os talentos são raros, e os estúpidos são muitos. Os estúpidos guerreiam barbaramente o talento : são os vândalos do mundo espiritual. O talento não tem partido nesta peleja desigual. Foge, dispara na retirada um tiroteio de sarcasmos pungentes, e, por fim, isola-se, segrega-se do contacto do mundo, e curte em silêncio aquele fel de vingança, que, mais cedo ou mais tarde, cospe na cara de algum inimigo, que encontra desviado do corpo do exército. Aí tem a razão por que o homem de talento é perigoso na sociedade. O ódio inspira-lhe a eloquência da traição.


Camilo Castelo Branco

sábado, 20 de novembro de 2010

Sócrates De Pedra E Cal

À pergunta : Vai estar presente na próxima cimeira da NATO, em 2012, nos Estados Unidos ? Sócrates responde : 

Foto alterada da original do CM
 Mas é claro - dalí não sai nem ninguém o tira. Aguentem. Muita sorte se não ficar para lá de 2013.

Também O Vaticano Começa A Mudar

Pela primeira vez, um papa, Bento XVI, admite que o uso de preservativos é aceitável, "em certos casos", "para reduzir o risco de contaminação" da sida. A revelação faz parte de um livro de entrevistas que será publicado na próxima terça-feira.

OE Reprovado Liminarmente

Reprovado de forma liminar. Mais uma vez. Académicos e empresários avaliaram o exercício do MF, Teixeira dos Santos, na segunda edição da iniciativa Budget Watch, e voltam a reprovar o documento.
Os empresários atribuem uma nota inferior à atribuída ao OE para 2010. Em 100 pontos ao  OE em 2010 foi atribuído 36,5 pontos e apenas 25,6 pontos ao OE para 2011.
O painel de académicos avaliou o OE para o próximo ano em 38,1 pontos em 100, ligeiramente acima dos 37,3 pontos ao anterior .
Fonte: Expresso

Fazendo a média obtemos 31,75 pontos para avaliação do OE. Não é preciso tirar qualquer ilação deste valor, porque há muito que está tudo dito. Se os senhores que têm 'na mão' o destino deste país acham que esta situação deve manter-se embora reconheçam que está tudo errado, então o que dizer? - Cá se fazem cá se pagam ?! Pois, mas a cada dia que passa somos nós que pagamos mais.

Para Viver É Preciso Sonhar

Sonhar é vaguear 
No infinito das possibilidades
Viver é encontrar com a realidade.
Mas, para viver é preciso sonhar.

"Os que sonham de dia são conscientes de muitas coisas que escapam aqueles que sonham apenas à noite." (Edgar A. Poe)

"A possibilidade de realizar um sonho é o que faz que a vida seja interessante." (Paulo Coelho)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um Cenário Que Assusta

 Nouriel Roubini, o economista que previu a actual crise financeira e económica global, coloca um cenário assustador numa entrevista à CNBC: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia (UE) estão a «salvar» os países insolventes. Mas isso é apenas «chutar» o problema para o patamar superior. E quando a crise chegar a esse nível, quem os salva a eles?

«Agora temos uma data de entidades supra-soberanas (o FMI, a UE, a Zona Euro) a resgatar estas entidades soberanas», afirmou, considerando que esta situação apenas está a levar o problema para um novo nível, uma nova escala, concentrando-o. «Não virá ninguém de Marte nem da Lua emprestar dinheiro ao FMI ou à Zona Euro». O economista diz que existem outros países na «linha da crise». Portugal é o próximo. «Devido à severidade dos problemas de dívida, Portugal vai perder acesso aos mercados e isso significa que vai precisar de recorrer também à ajuda do FMI».

Mas o grande pesadelo da Zona Euro é a Espanha, o verdadeiro «elefante na sala da dívida pública». Quer isto dizer que, quando a Espanha cair, fará tombar muitos no caminho para o chão. Se Espanha cair não existe dinheiro oficial suficiente no envelope dos resgates europeu para salvar a Espanha. Por um lado, a Espanha é demasiado grande para falir e, por outro, demasiado grande para ser salva». (Agência Financeira)

A Utopia De Grandeza Deste Governo. Crepúsculo Da Europa ?

The Economist refere que Portugal reagiu muito tarde e que tem um "aterrador problema de competitividade".
Durante meses, Portugal protestou, dizendo que não era a Grécia. Agora quer convencer os investidores de que não é a Irlanda. É desta forma que começa o mais recente artigo da revista “The Economist” sobre Portugal, intitulado “Atlantic Trouble”.(JN) [ Nós sabemos, nós sabíamos, todos avisaram, o Governo nunca quis ouvir, e hoje, sem estratégia que não seja o de emendar as contas à custa do empobrecimento do país. Dizem que temos de nos habituar, mas nunca nos habituaremos aos estratagemas, às utopias de grandeza e ao concluío dos enganos] 

O Crepúsculo 
Também Schroders, uma das maiores gestoras de activos do mundo, acredita que a Zona Euro, como a conhecemos hoje, pode desaparecer nos próximos anos. O economista-chefe da gestora acredita que Portugal, Irlanda e Grécia podem abandonar a moeda única e que, daqui a cinco anos, a Zona Euro poderá ter um mapa bem diferente do actual.

«Daqui a cinco anos, podemos ter uma composição diferente da zona euro. Grécia, Portugal e Irlanda poderão não pertencer ao euro», disse Keith Wade, ontem, numa conferência em Londres.

Para o responsável, «a questão não é a Grécia entrar em incumprimento, mas sim Portugal, Espanha e Irlanda. Se a Irlanda pedir ajuda, a seguir será Portugal», considera. (Agência Financeira).

Sugestibilidade E Liberdade Individual


É a liberdade individual compatível com um alto grau de sugestibilidade individual?
Podem as instituições democráticas sobreviver à subversão exercida do interior por especialistas hábeis na ciência e na arte de explorar a sugestibilidade dos indivíduos e da multidão?
Até que ponto pode ser neutralizada pela educação, para bem do próprio indivíduo ou para bem de uma sociedade democrática, a tendência inata a ser demasiado sugestionável?
Até que ponto pode ser controlada pela lei a exploração da sugestibilidade extrema, por parte de homens de negócios e de eclesiásticos, por políticos no e fora do poder?

Aldous Huxley

A propósito, um comentador em 11-3-2005, afirmava o seguinte : Estes dados apresentados por Huxey são do tempo em que o behaviorismo era a máxima expressão da ciência psicológica. Huxley estava em dia com a ciência de seu tempo, era um intelectual que se destacava ( ...) não só nas letras, como, também, na biologia, na sociologia, na política, mas era humano e, como todo humano, era "filho" de seu tempo; mas como a ciência de seu tempo está hoje ultrapassada, logo, este texto também. [ Será que estas perguntas, mais hoje, que ontem, não se impõem e não serão perfeitamente ajustadas ao tempo que vivemos ? ]

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Antimatéria No CERN

A equipa internacional que trabalha na experiência ALPHA, que publica os seus resultados na revista científica "Nature", relata ter conseguido aprisionar 38 átomos de anti-hidrogénio durante pouco mais de um décimo de segundo — o que é muito pouco, mas ainda assim suficiente para poder ser estudado. Já para alguém pensar em criar uma bomba tanto a quantidade como o tempo de sobrevivência dos átomos de antimatéria é completamente insuficiente, sublinha um comunicado da Universidade da Califórnia em Berkeley, de onde é um dos investigadores da equipa.

A antimatéria é o retrato invertido da matéria: são idênticas, mas têm cargas eléctricas opostas, pelo que se aniquilam quando se encontram. Terão sido criadas em partes iguais no Big Bang mas, misteriosamente, a antimatéria desapareceu. "Por razões que ninguém compreende ainda, a natureza eliminou a antimatéria. Por isso é muito compensador, e até algo assustador, olhar para a experiência e verificar que contém átomos estáveis de antimatéria", disse Jeffrey Hangst, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, porta-voz da colaboração ALPHA, a equipa que trabalha nesta grande máquina do acelerador de partículas do CERN.

Para tentar compreender o que se passou com ela é preciso, antes de mais, ter alguns átomos com os quais fazer experiências — e é essa porta que se abre com as técnicas agora desenvolvidas. Os cientistas querem fazer medições, para determinar se pequenas diferenças nas propriedades da matéria e da anti-matéria poderão explicar por que é que a antimatéria desapareceu

Esta É A frase

" Há quase uma cimeira de blindados"

Porta-voz da PSP

O porta-voz da PSP disse esta quinta-feira que a importância dos blindados "não era determinante" para a cimeira da NATO, mas não especificou se as viaturas chegam antes do início da reunião da Aliança Atlântica.
Mas a sua importância não era determinante para o âmbito da cimeira", afirmou, sem adiantar mais pormenores. Na quarta-feira, Paulo Flor garantiu que duas das viaturas vão chegar a Portugal antes da Cimeira da NATO.   Os blindados fazem parte de um conjunto de equipamento, no valor total de cinco milhões de euros [ nada de mais, são só uns trocos e a serventia parece ser muita e imprescindível ... pena que só chegarão para a próxima cimeira, seja aqui ou na Conchichina, adquiridos pelo Estado para a PSP.( Sábado)

História De Proveito E Exemplo De Como Se Vai Longe Na Vida

O "Público", que traz a história do jovem Pedro (ler), hoje com 26 anos e um grande futuro político pela frente, sugere que ela é ilegal e imoral. Deixará de ser quando quem faz as leis fizer também a moral. Não tardará muito.

Alterações Na Reforma Dos Funcionários Públicos

É preciso olho vivo e pestana bem aberta


Os subscritores da Caixa Geral de Aposentações que já tenham 62,5 anos de idade e 38,5 anos de serviço poderão manter-se em funções com a garantia de que quando se aposentarem a sua pensão será calculada com base no salário que recebiam em 2010.
Esta alteração surge depois de alguns magistrados, médicos e outros funcionários públicos com salários mais elevados terem ameaçado sair até ao final deste ano.(Ler Aqui)

É preciso muita cautela, porque o que hoje é assim amanhã poderá não ser. Não, nós não nos habituamos - a estas constantes transmutações. Mas enquanto este Governo permanecer é preciso muita prudência sobre tudo o que dizem, fazem ou prometem.

As Virtudes Que Nos Faltam

Saber - Com o intelecto humano
Poder - Com o vigor do Leão
Ousar - Ou elevar-se com o poder audacioso da Águia
Calar-se - Com a força do Touro

No Mistério das Catedrais Fulcanelli explica como o Saber, Poder, Ousar e Calar-se são os quatro passos necessários à realização da Opus.

É o que mais precisamos, de Saber, de Poder, de Ousar e de Calar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os Cortes Nos Vencimentos Da Função Pública São ...

 ... Para sempre - Teixeira dos Santos

Para sempre é uma eternidade, tal como algumas nódoas. Bastam segundos para aparecer e para irem embora é um caso sério.

Está Complicado

É assim que todos nos encontramos. Cansados stressados,
desanimados, sem saber em quem confiar para sair deste buraco
.
Segundo o CM, o Banco Central Europeu (BCE) voltou esta quarta-feira a comprar dívida pública portuguesa e grega com maturidade até dez anos de acordo com fontes conhecedoras da transacção, citadas pela ‘Bloomberg’. A porta-voz do BCE recusou-se a comentar a eventual compra da dívida pública de Portugal e da Grécia no mercado para tentar devolver alguma confiança aos investidores e assim travar a escalada dos juros.

Entretanto, a TSF afirma que o Banco Central Europeu (BCE) declarou que não pode manter, por muito mais tempo, o financiamento aos bancos de alguns Estados-membros.O aviso foi feito pelo ministro belga das Finanças e presidente em exercício do Ecofin.

Enquanto tudo isto se passa, o Ministro das Finanças Teixeira dos Santos reafirmou hoje que o acordo com o PSD no que toca à reavaliação de todas as PPP, incluindo o TGV, será cumprido. [ Sim, não, talvez, o mais certo, é - jamais ou quando a construção já estiver a caminho e não seja possível voltar a trás.]

A Incerteza Hoje. Como Ontem


A taxa de desemprego sobe para novo record - 10,9% no terceiro trimestre. Ou seja cerca de 609,4 mil desempregados.

Os Juros das Obrigações com maturidade de curto prazo de Portugal e da Irlanda disparam reflectindo - Incerteza. A taxa de juro para a dívida portuguesa de prazo mais curto (dois anos) sobe 20,2 pontos base para 4,407%, enquanto na dívida irlandesa a remuneração da dívida sobe 17,8 pontos base para 5,583%.

E, o que diz o Governo na pessoa do ministro Vieira da Silva ? -“A posição portuguesa está bem definida, nós temos um caminho a percorrer e está a ser percorrido. O ministro disse ainda que Portugal apresentou o seu orçamento e o seu programa de estabilidade e crescimento e que “essas opções foram bem recebidas pelas instâncias internacionais e é isso que vamos continuar a seguir”. [ Seria bom que desta vez as declarações fossem reais, mas serão? - É licito duvidar, é difícil confiar. Aguardamos os próximos capítulos com pouca esperança ]. 

Saudades Da Alegria

Pouco a pouco, a música foi desaparecendo e com ela o sentimento de alegria profunda . (...)

A alegria, sabes, é aquilo de que mais tenho saudades. Claro que depois também fui feliz, mas a felicidade está para a alegria como uma lâmpada eléctrica está para o sol. A felicidade tem sempre um objecto, é-se feliz por alguma coisa, é um sentimento cuja existência depende do exterior. A alegria, pelo contrário, não tem objecto.  Possui-nos sem qualquer razão aparente, no seu ser assemelha-se ao sol, arde graças à combustão do seu próprio coração.

Fonte: Susanna Tamaro

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Frase


Não podemos esconder a situação em que estamos hoje; a nossa capacidade actual não é a de investir no exterior mas dele receber apoios e projectos.

«Somos hoje mais dependentes do mundo e também por isso de nós próprios. Há 500 anos partimos de caravela e sem saber se voltávamos. Hoje recebemos as caravelas que regressam com os descendentes dos que lá fomos encontrar. O novo ‘Velho do Restelo’ diria onde chegámos nós! O político desesperado por colocar a dívida pública no mercado discorrerá sobre a excelência e oportunidade desse regresso. O espectador normal apenas constatará que o mundo é outro! »

Ângelo Correia

Nota: Ó Manel que também és Ângelo, embora não gostes dele não podes negar que desta vez saiu-se bem.

O Tempo Que Nos Obrigam A Viver Sem Solução À Vista

Fartos de esperar estamos nós. Nem com binóculos de longo alcance
descortinamos uma solução em que possamos acreditar
Quando parecia que Teixeira dos Santos estava a preparar os portugueses para a inevitabilidade de Portugal pedir ajuda à UE, ou ao FMI, eis que o Sr. ministro das Finanças, assegurou hoje, em Bruxelas, que Portugal tem condições para continuar a financiar-se nos mercados financeiros apesar do aumento verificado nos últimos dias dos juros associados à sua dívida. [ afinal em que ficamos, parece que estas situações de nos trazer a todos em suspense sem saber no que acreditar faz parte dos genes deste Governo, não dá para mudar ]

Entretanto o Governo e o PSD terminaram as conversações à porta fechada .

E, o Ministro da Justiça está confiante de que o “buraco” de 323 M€ do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-estruturas da Justiça será “bastante menor” este ano. No entanto, o governante não escondeu que a situação é difícil e que o Governo terá que recorrer à dotação provisional do Ministério das Finanças para colmatar o dinheiro em falta, confirmando que as receitas da tutela não chegam para cobrar as despesas. [ ou seja o buraco que era, continua a ser, mas,  um pouco menos buraco ]

Outra coisa não era de esperar : Dois em cada dez portugueses sofrem de perturbações psiquiátricas e o país revela "um padrão atípico, em termos europeus", de prevalência destas doenças, com números que se aproximam dos dos Estados Unidos, o país com a maior taxa de população com doenças mentais no mundo.

O amigo Que Gostaríamos De Ter


«Enquanto fores feliz, terás muitos amigos; Se o céu se toldar, ficarás sozinho»

Ovídio


Mas, se chegares quando todos já se foram então és aquele amigo, o que todos gostaríamos de ter.