sábado, 27 de novembro de 2010

Extrato De Sucupira É Analgésico E Anticâncer

Cientistas brasileiros já tinham descoberto que a fava da sucupira é eficaz contra o cancro.
Agora descobriram que dois outros compostos também extraídos da sucupira - vouacapano e geranilgeraniol - têm efeitos analgésicos e anticâncer, ou antitumoral.
As experiências foram feitas pelo farmacêutico Humberto Moreira Spíndola, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), da Unicamp.

Os primeiros resultados positivos os efeitos dos extratos de sucupira foram confirmados em roedores. Trata-se ainda de uma pesquisa básica, mas que traz a possibilidade, em alguns anos, de resultar em um novo produto fitoterápico para o tratamento da dor.

Os cientistas já cogitam de aplicações tópicas como pomadas ou creme de massagem, para aliviar as dores reumáticas, além de um produto de uso oral também indicado para essas dores.

Além do desenvolvimento de um fitoterápico produzido com o extracto bruto ou uma fracção enriquecida com os princípios activos, existe a possibilidade de desenvolvimento de um medicamento somente baseado numa substância activa. "Pode ser um medicamento para tratamento inclusive da dor do cancro ", relata o pesquisador. (DS)


Ao longo dos últimos anos, médicos e pesquisadores desenvolveram milhares de soluções inovadoras que se mostraram altamente eficientes para os pacientes e voluntários nos quais elas foram testadas.
Mas essas invenções e desenvolvimentos muitas vezes continuam indisponíveis para a humanidade: elas permanecem nas "prateleiras" das universidades e institutos de pesquisas. A razão como sempre é de natureza económica.

Sem comentários: