terça-feira, 9 de junho de 2015

Identificado Gene Responsável Pela Reacção Das Plantas Ao Toque

Theo e Maria João analisam dados da investigação
Num artigo científico recentemente publicado na “Nature Plants” Theo Lange e Maria João Pimenta Lange (*), ambos investigadores do departamento de biologia vegetal da Universidade de Braunschweig, revelam a descoberta do gene (AtGA2ox7) responsável pelo crescimento e tempo de

Em plantas que são tocadas, a expressão deste gene aumenta resultando no incremento de uma proteína responsável pela inactivação de hormonas vegetais do crescimento (giberelinas) explicando o desenvolvimento retardado de plantas que são regularmente tocadas. Os dois cientistas mostraram também que sem esse gene as plantas crescem normalmente mesmo quando tocadas.

Nos últimos anos cientistas americanos e suíços mostraram que plantas sendo tocadas são mais resistentes a parasitas. Na realidade, desde o século XVII que agricultores japoneses pisam as plantas jovens de trigo e cevada ao que chamam “mugifumi” e com este método tradicional tornam as plantas mais resistentes a parasitas e aumentam o rendimento em grão.

Contudo, só em Setembro do ano passado é que este procedimento se tornou conhecido dos investigadores ocidentais quando foi publicado em “Frontiers in Plant Science”. A descoberta do gene responsável pela reacção das plantas ao toque pelos dois investigadores da Universidade de Braunschweig explica cientificamente os resultados empíricos seculares dos agricultores japoneses.

Os dois cientistas pretendem agora usar o gene descoberto como marcador genético e desenvolver programas de selecção de plantas mais resistentes a parasitas  e outros tipos de stress e com maior rendimento em grão.

Fonte:CH 

Sem comentários: