sábado, 31 de agosto de 2019

Dieta Cetogénica Pode Inibir Crescimento De Alguns Tipos De Cancro?

É bem sabido que manter os níveis de glicose no sangue sob controle pode ajudar as pessoas a evitar ou controlar o diabetes, mas uma nova pesquisa sugere que restringir os níveis de glicose no sangue também pode oferecer uma proteção contra alguns tipos de câncer.

A conclusão veio depois que pesquisadores restringiram a glicose circulante em camundongos com câncer de pulmão. A restrição da glicose circulante foi conseguida alimentando as cobaias com uma dieta cetogênica, que é muito baixa em açúcar, e dando-lhes um medicamento comumente usado para tratar o diabetes, que impede que a glicose no sangue seja reabsorvida pelos rins.

"Tanto a dieta cetogênica quanto a restrição farmacológica da glicose no sangue por si só inibiram o crescimento de tumores de carcinoma de células escamosas em camundongos com câncer de pulmão," conta o Dr. Jung-Whan Kim, da Universidade do Texas em Dallas (EUA). "Embora essas intervenções não reduzissem os tumores, elas impediram que progredissem, o que sugere que esse tipo de câncer pode estar vulnerável à restrição de glicose".

A descoberta chave do nosso novo estudo em camundongos é que uma dieta cetogênica sozinha tem algum efeito inibidor do crescimento do tumor no câncer de células escamosas," disse Kim. "Quando combinamos isso com o medicamento para diabetes e a quimioterapia, foi ainda mais eficaz. Nossos resultados sugerem que essa abordagem é específica do tipo de célula cancerosa. Não podemos generalizar para todos os tipos de câncer".

Para uma futura aplicação terapêutica dessa técnica, será necessário realizar antes estudos clínicos mais abrangentes e mais detalhados, mas que os resultados indicam uma abordagem potencialmente nova para melhorar o tratamento do câncer.
"Manipular os níveis de glicose no paciente seria uma nova estratégia que é diferente de tentar matar diretamente as células cancerosas," disse ele. "Acredito que isso faz parte de uma mudança de paradigma em relação a alvejar as próprias células do câncer."

Nota: Dieta cetogênica: A dieta cetogênica, também conhecida como "dieta Keto", foi desenvolvida para pessoas com diabetes, mas hoje é largamente adotada por pessoas que não apresentam a condição, mas que querem evitar o acúmulo de gordura.
O nome deriva de cetose, que é um estado metabólico no qual a gordura deixa de ser armazenadora de energia, passando a ser fornecedora de energia para o corpo.
A principal característica da dieta cetogênica é a elevada restrição ao consumo de carboidratos, cerca de 5% - o que é ainda mais restritivo do que as dietas conhecidas como "baixo carboidrato" -, e elevado consumo de "gorduras boas", incluindo carnes e peixes, ovos e azeite. Quanto aos doces, claro, é melhor não pensar neles.

Fonte:DS

Sem comentários: