- Ora Leia
É uma tradição dos países anglófonos e que remonta à Idade Média e que, até aos dias de hoje tem sofrido algumas alterações.
“Boxing Day” é o dia depois do natal, o 26 de dezembro, e deve-se originalmente à entrega de presentes às classes mais baixas por parte da elite. Esses presentes, ou doações, eram colocadas na tradicional “Christmas box” (caixa de Natal) e daí surge o nome do dia.
Nos dias de hoje o “Boxing Day” marca também a liquidação total ou saldos de estabelecimentos comerciais que vendem os seus “stocks” a baixo preço. É um dos dias mais movimentados em numerosos países, com destaque para a Inglaterra e o Canadá, onde as coisas às vezes descambam.
Em Inglaterra, manda a tradição mais recente, que seja também um dia em que as famílias vão ao futebol, realizando-se sempre uma jornada da Liga Inglesa neste dia, batendo também recordes ao nível das audiências televisivas.
As restantes modalidades desportivas quiseram começar também a assinalar o dia e realizam-se várias atividades de hipismo, râguebi, entre outros.
Foram ainda criadas mais tradições em redor deste dia como a entregar presentes aos familiares mais afastados e é também o dia da Caça à Raposa na Grã-Bretanha, uma tradição que entretanto foi proibida, mas que nem isso evita que os caçadores se vistam e se reúnam como se tratasse de um dia de caça tradicional.
Fonte: Tribuna Alentejo
Sem comentários:
Enviar um comentário