sábado, 31 de outubro de 2009

Quanto a Cientistas Céticos Sobre o Aquecimento Global?


David King Responde:

O meu teste em relação a algum cientista que critica a tese das alterações climáticas é perguntar quantos papers publicou em revistas de referência internacional nos últimos dez anos. E a resposta é: "Nenhum".

Há também um segundo grupo de cientistas cépticos apoiados largamente pela indústria do petróleo - pela Exxon Mobil, pelo American Enterprise Institute - que espalham dúvidas entre o público e que são ainda uma força com muito peso.

De qualquer maneira, há uma diferença fundamental entre os EUA e a Europa em relação a esta questão. Nos EUA, reconhecer ou não as alterações climáticas é uma questão política, mas na Europa - em Portugal ou no Reino Unido - há um consenso generalizado entre as diversas forças políticas quanto à sua existência.

E nos EUA há uma suspeita, particularmente entre os republicanos, de que os ambientalistas são esquerdistas. E eu também tenho a mesma suspeita de que alguns líderes ambientalistas nos EUA pensam que a situação climática actual é uma oportunidade para acabar com o capitalismo.

David King, director da Smith School of Enterprise and Environment da Universidade de Oxford, abriu esta semana em Lisboa a conferência da Fundação Gulbenkian dedicada ao tema "O ambiente na encruzilhada", onde falou sobre "As alterações climáticas como força decisiva de mudança global". E não está optimista quanto às negociações ...

Versão integral da entrevista publicada na edição do Expresso de 31 de Outubro de 2009


Reunião de Bruxas


Esta já vem a caminho. Consta que irá reunir com as suas congéneres numa festa com muita música e vampiros. Como apoteose, irão desembruxar o país para o livrar de tudo o que tem estado escondido (com o rabo de fora), quer sejam mentiredos, roubalheiras, teias de aranha, compadrios, negociatas, etc. Vai ser cá uma limpeza!

Logo a seguir vão aproveitar para lançar um feitiço ao PSD, de modo que entrem todos à pancadaria até que seja proclamado um vencedor, de uma vez por todas e sem qualquer dúvida (quem seja exímio no boxe terá a vida facilitada).
Depois, é que a Exª ( o 1º) vai ver como é!
Venham as Bruxas e os Bruxedos. Só assim isto pode endireitar, não vai a bem, vai a... mal


Esta é a Frase

“"Uma parte da elite portuguesa tem tudo a ver com o lixo de Ovar. Viciou-se no negócio. Não consegue conceber a vida para além do dinheiro e do poder, do conforto mais hedonista e da traficância de influência..".

João Marcelino, "Diário de Notícias", 31/10/2009


No Mundo da Banal Realidade

«No mundo da banal realidade, os maus não eram punidos, nem os bons recompensados. O triunfo era concedido aos fortes, o fracasso imposto aos fracos.»

Oscar Wilde

Alerta Loções Para Desinfectar as Mãos


As loções à base de álcool para desinfectar as mãos e, assim, matar o vírus da gripe A podem ser perigosas. Utilizadas várias vezes ao dia, destroem o equilíbrio da pele, permitindo o aparecimento de bactérias, sobretudo resistentes. O alerta surgiu nas últimas duas semanas em França e várias escolas já proibiram a sua utilização.


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

'Padre Pistoleiro' ! Haja Deus!


O caso do 'padre pistoleiro no concelho de Boticas é paradigmático do estado de subdesenvolvimento do Portugal profundo. Coleccionar armas não é pecado algum... mas ter um verdadeiro arsenal de armas em casa com milhares de munições é que não é nada católico.
Se a hierarquia da igreja já há muito tinha conhecimento do que se passava com o seu representante naquela aldeia de Boticas e toda a gente na terra e arredores também, como foi possível nada ser feito até agora?
E como foi possível que o padre, sem confissão e com a única penitência de ter de se apresentar periodicamente no posto de Boticas, tenha logo retomado a sua actividade normal?
Haja Deus!
Fonte: Semana a Limpo,MR

Será que já nem os padres assumem compromissos e juramentos que fizeram perante Deus de livre vontade ?
Será que a Igreja continua a acolher no seu seio pessoas que desrespeitam os bons costumes e outras que muito pregam, mas que tanto se ligam aos bens materiais ?!
Será que está tudo de pernas para o ar, e já nem os padres escapam?!
Haja Deus!

Vegetais Durante a Gravidez

... Protegem Bebé Contra a Diabetes

Novas evidências mostram o quanto é importante para a mulher grávida ingerir comidas saudáveis e nutritivas.

As futuras mamãs que comem vegetais todos os dias têm crianças com menor propensão a desenvolver o diabetes tipo 1, segundo um estudo feito na Universidade de Gotemburgo (Suécia).

Os resultados foram publicados no jornal Pediatric Diabetes

"Este é o primeiro estudo que mostra uma conexão entre a ingestão de vegetais durante a gravidez e o risco da criança desenvolver diabetes tipo 1 mais tarde, mas outros estudos de vários tipos serão necessários antes que possamos dizer algo definitivo," alerta a nutricionista Hilde Brekke, que participou da pesquisa.

No diabetes do tipo 1, determinadas células no pâncreas perdem gradualmente a capacidade de produzir insulina. Crianças com risco de desenvolver o diabetes tipo 1 têm anticorpos no seu sangue que atacam essas células produtoras de insulina.

Esses marcadores de risco eram duas vezes mais comuns em crianças cujas mães raramente comeram vegetais durante a gravidez. O risco foi mais baixo entre as crianças cujas mães afirmaram ter comido vegetais todos os dias durante a gravidez.

O termo vegetais, nesta pesquisa, englobou todos os tipos de vegetais, excepto os tubérculos .


A Propósito do Partido ... Partido


Faço minhas estas palavras:

Dêem ao país um sinal de maturidade, de responsabilidade e de capacidade para pôr o interesse geral à frente do interesse partidário.
Não cometam os erros do passado: não elejam o novo líder numa lufa-lufa.
Pensem bem.
O futuro recente mostra até que ponto não serve de nada ao PSD mudar de líder - se não conseguir escolher a pessoa certa.
Tenham calma, dêem tempo ao tempo, porque já erraram vezes de mais.

José António Saraiva,SOl

Será Desta Que se Limpa o Ambiente ?


Será desta vez... que há coragem para despoluir este Ambiente viciado, cheio de teias de aranha, sujo e corrompido?
Pode não ser nada... mas, é já um começo. Nestas coisas de Ambiente, sabemos que primeiro estão os interesses próprios, só depois, o prejuízo que causam aos outros .
Vamos ver, se pela primeira vez, (como costuma dizer Sócrates) se começa a desfiar a Teia , e a fazer justiça.

Primavera Precoce


Quem disse que a pintura deve parecer-se com a realidade?
Quem o disse vê com olhos de não entendimento
Quem disse que o poema deve ter um tema?
Quem o disse perde a poesia do poema
Pintura e poesia têm o mesmo fim:
Frescura límpida, arte para além da arte
Os pardais de Bian Lun piam no papel
As flores de Zhao Chang palpitam
Porém o que são ao lado destes rolos
Pensamentos-linhas, manchas-espíritos?
Quem teria pensado que um pontinho vermelho
Provocaria o desabrochar da primavera?

Su Dongpo

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Esta é a Frase

Nunca vi nada assim:

«Em Portugal se viveu uma década sem garra, sem substância e sem verdade, com tentativas de ilusionismo político, numa atitude vulgar e interesseira, vazia e sem horizontes.»

Ernâni Lopes, SOL

Justiça Balança...Balança...


Isaltino Morais, nega em recurso crimes pelos quais foi condenado, e ... dois dos mais conceituados penalistas portugueses arrasam decisão do Tribunal de Oeiras na condenação de Isaltino.
Em que ficamos?
Para onde penderá a Balança?
O que fazer, - é esta a Justiça que temos ...

Não! A Violência dos Adolescentes Não É Normal



A maioria dos adolescentes acha que o bullying em contexto escolar "sempre existiu e continuará a existir" e encaram com "pessimismo e resignação" o fenómeno, o que torna difícil uma intervenção eficaz e deixa pouca esperança à sua erradicação. São estas as principais conclusões de uma tese de doutoramento apresentada na Universidade de Granada, em Espanha, e que foi coordenada, entre outros, pela investigadora portuguesa Ana Maria Tomás Almeida, da Universidade do Minho.

Este estudo sobre o bullying foi realizado com uma amostra de 1237 jovens entre os 11 e os 16 anos.

O objectivo deste trabalho foi analisar a perspectiva dos próprios protagonistas do fenómeno relativamente ao bullying, utilizando uma amostra de 1237 jovens entre os 11 e os 16 anos das cidades de Braga, Porto e Granada. O estudo conclui que entre os inquiridos 7,3 por cento são vítimas, 8,5 agressores e 84,1 por cento presenciam actos de violência entre colegas.

Segundo Ana Tomás Almeida, esta "é uma realidade preocupante que justifica uma intervenção". "Há que promover uma consciencialização relativamente a valores sociais fundamentais, como o respeito pelo outro", acrescenta a investigadora.

O estudo refere que a aceitação do bullying como uma rotina e algo natural nas relações sociais entre os jovens é crescente. "Essa indiferença dos jovens face ao fenómeno deve-se sobretudo à banalização e tolerância da violência na escola e na sociedade em geral nas mais variadas situações, nos jogos de vídeo, na televisão, etc", comentou ao PÚBLICO Sónia Seixas, doutorada em Psicologia e autora de uma tese sobre bullying. "Se não existe intervenção por parte de uma figura adulta, há como que um reforço não dito, a atitude agressiva intensifica-se", sublinha Sónia Seixas. E acrescenta: "Este fenómeno surge de uma necessidade de afirmação normal na adolescência; no entanto, o bullying não é normal, essa afirmação pode ser manifestada de formas saudáveis."

"As soluções poderão passar por uma maior supervisão dos espaços que, se acontece com relativa eficácia nos 1.º e 2.º ciclos, no 3º ciclo, que corresponde ao pico da ocorrência deste fenómeno, na generalidade, praticamente não existe, por outro lado há que apostar numa rígida regulamentação nas escolas, consciencializar os pais de que existe um regulamento disciplinar que deve ser respeitado e que deve ser transmitido aos alunos", remata Sónia Seixas.

Fonte: Público

É um facto, que sempre existiram lutas entre jovens , mas nunca de um modo gratuíto como acontece agora. Sempre que as brigas atingiam determinado patamar havia alguém que intervinha, nomeadamente entre os colegas, para os parar. Hoje, ninguém se mete, impera a vingança e o medo.

As escolas, já pouco ou nada podem fazer para além do que já foi feito. São os pais que desculpabilizam os filhos superprotegendo-os . A escola que hoje temos debate-se entre minimizar os estragos provenientes da educação recebida em casa, ou melhor, a falta dela, e a auto-defesa das 'agressões' à instituição e aos que nela trabalham.

Cada família , deve começar a ser responsabilizada pelos princípios e comportamentos impróprios dos que estão a seu cargo. Mas, não só, deve ser punida caso se prove que é a origem da deficiente formação dos seus filhos, quer por negligência, quer por propósitos incorrectos e desviantes lesivos da sociedade .

Não! A Violência não é normal.


Curiosidades Sobre Bocage

São atribuídos a um tio de Bocage uns versos que aludem à traquinice
deste e seus irmãos, quando crianças


" Muito tarde os vem buscar
Vosso pai, sabendo bem
Com cedo se quer deitar.
Eu já não posso aturar,
De noite, tais tropelias!
Venham cá todos os dias,
Muito embora, saltem, brinquem,
Se houver que trincar, trinquem...
Mas... vão-se às Ave-Marias."

(1)Estes versos foram publicados no Novo Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, ano de 1909,p.107.
Independentemente da sua autenticidade, é curioso verificar o interesse que a temática bocagiana suscitava, em Portugal e no Brasil.

Fonte: AJBC, Jornal O Setubalense


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

RSI Pode Ter Um Efeito Perverso


A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome alertou para o risco do Rendimento Social de Inserção (RSI) poder ter um efeito «perverso» ao não exigir contrapartidas laborais.

Já havíamos assinalado alguns desses efeitos perversos a propósito dos desacatos na Bela Vista em Setúbal. Reafirmamos a importância da prestação de serviços úteis à sociedade a quem recebe o RSI e esteja em condições de trabalhar. Para além do óbvio, pode estimular a aprendizagem em novas valências o que seria importante para a empregabilidade.

A Segurança Social revela um aumento de 15,3% do número de beneficiários no último ano. No final de Setembro, existiam 379.849 beneficiários no país.

O Público de 9-10 09, referia que as acções de fiscalização a beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) permitiram detectar situações irregulares que envolviam 16,7 milhões de euros, mas apenas 4,7 milhões de euros estão em processo de recuperação, já que o restante não chegou a ser atribuído.

O esclarecimento chegou do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, depois de um comunicado onde a tutela dava conta que «das situações irregulares detectadas pelo Departamento de Fiscalização do Instituto de Segurança Social no último ano e meio resultou um montante apurado de 16,7 milhões de euros».

Só os Enfeites Interessam


Portugal desceu de 41.º para 46.º lugar no estudo que avalia a igualdade/desigualdade entre homens e mulheres em 134 países. Esta é a primeira vez nos últimos três anos que há uma descida na pontuação portuguesa.


No quadro geral das conclusões, o ranking – apresentado hoje em Nova Iorque durante o Fórum Económico Mundial – incide em quatro pontos essenciais. Nestes, Portugal atinge a igualdade de géneros nas profissões técnicas, também no acesso ao ensino secundário e superior e ainda na esperança média de vida; mas recuou no ponto respeitante à participação de mulheres na vida política (designadamente, na vida parlamentar).


Não que concorde com a lei da paridade.

Mas, lá que a há, há . Então as leis são ou não para cumprir? Pelos vistos são só para enfeitar! Enfim, parece que nos últimos tempos só os adornos interessam, e, não é que dão votos. . .


Uma Filosofia Para a Ira

O leão domesticado

" De que te valeu apaziguar a ira que revelavas? Para que desaprendeste a matança do homem, suportaste o comando e obedeceste a um amo inferior? Porque te habituaste a sair da tua jaula, e de novo regressar à prisão, e a ficar, espontâneamente, a presa já agarrada, e deixar sair, sem as morder, as mãos que te arrancavam. "

Estácio, séc.Idc


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Livra!





Maria de Lurdes Rodrigues, ontem à saída do Palácio da Ajuda depois da tomada de posse do novo Executivo, sobre um eventual regresso a funções de responsabilidade política, acrescentando que sai com "o sentimento do dever cumprido. Público, 27/10/2009.

Mudanças no Trabalho Stress e Suicídio


Uma onda de suicídios numa das maiores empresas francesas tem levado o país a discutir o "choque cultural" entre os valores tradicionais do funcionalismo público do país e o foco na competição adoptado após processos de privatização.

Após o 25º suicídio de um funcionário da France Télécom em apenas 20 meses, o governo francês fixou nesta semana um prazo para que grandes empresas do país adoptem medidas contra o stresse no trabalho.

Para analistas, o fenómeno é consequência do "choque cultural" que opõe a visão tradicional que era atribuída ao funcionalismo público com carácter social e as novas políticas comerciais agressivas, que privilegiam o aumento constante das vendas e da rentabilidade.

Para enfrentar a concorrência, as direcções das empresa criam planos de reestruturação que têm obrigando os funcionários a mudar de serviço, desempenhar novas funções e serem transferidos para outras áreas geográficas.

Após o 25° suicídio em menos de dois anos, além de 15 tentativas de outros empregados de pôr fim à vida, a direcção da France Télécom anunciou a suspensão de todas as reestruturações até o dia 31 de Dezembro.

Também em Portugal se começa a enveredar pelo caminho da instauração de uma competição individual. "Isso mina a solidariedade entre os colegas", como afirma Coutreau.

"Há 30 ou 40 anos, não havia suicídios no trabalho. O surgimento disto está ligado à desestruturação da solidariedade entre trabalhadores,que é esmagada pela avaliação individual dos desempenhos", diz o psicanalista Christophe Dejours, coautor do livro "Suicídio e Trabalho, o que fazer?".

Para analistas, o fenómeno é consequência desse "choque cultural" que opõe a visão tradicional que atribuía ao funcionalismo público um carácter social e as novas políticas comerciais agressivas, que privilegiam o aumento constante das vendas e da rentabilidade.

"Eles tornam-se agentes comerciais sem preparação nenhum para a actividade. O trabalho que faziam antes não era vender qualquer coisa a qualquer preço. Eles viam antes a sua função como um serviço público, algo que tinha valor para a sociedade.


É Aqui que a 'Claustrofobia Democrática' é Mais Grave

É no homem comum, que tem medo de perder o emprego, no pequeno empresário que teme perder uma encomenda porque refilou com as dívidas do Estado ou o fisco ou a ASAE, no funcionário público que sabe que tem que agradar ao chefe do PS, no jornalista que questiona opack journalisme é logo afastado da "política" por se suspeitar que "está feito com o PSD". É no homem que tem o direito de viver num país livre, com uma comunicação social crítica, com uma informação equilibrada, e nem sequer se pode aperceber até que ponto está a ser, todos os dias, manipulado com "folclore transmontano".

Excerto,Pacheco Pereira,Público 24-10-09

Os Convencidos


Todos os dias os encontro. Evito-os. Às vezes sou obrigado a escutá-los, a dialogar com eles. Já não me confrangem. Contam-me vitórias. Querem vencer, querem, convencidos, convencer. Vençam lá, à vontade. Sobretudo, vençam sem me chatear.

(...) No corre-que-corre, o convencido da vida não é um vaidoso à toa. Ele é o vaidoso que quer extrair da sua vaidade, que nunca é gratuita, todo o rendimento possível. Nos negócios, na política, no jornalismo, nas letras, nas artes. É tão capaz de aceitar uma condecoração como de rejeitá-la. Depende do que, na circunstância, ele julgar que lhe será mais útil.

Para quem o sabe observar, para quem tem a pachorra de lhe seguir a trajectória, o convencido da vida farta-se de cometer «gaffes». Não importa: o caminho é em frente e para cima. A pior das «gaffes», além daquelas, apenas formais, que decorrem da sua ignorância de certos sinais ou etiquetas de casta, de classe, e que o inculcam como um arrivista, um «parvenu», a pior das «gaffes» é o convencido da vida julgar-se mais hábil manobrador do que qualquer outro.

Alexandre O'Neill, "Uma Coisa em Forma de Assim"

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Presos Que São Livres


Livres, para estarem Socialmente Presentes.
Presos por transgressão de conduta social, presos por problemas de saúde incapacitantes, presos por inadaptação à sociedade.
Preso, seja numa instituição, em casa, numa teia que não se consegue romper, poderá sempre libertar-se, intervir e ser útil socialmente, seja disponibilizando trabalho manual, intelectual ou outro apoio a quem dele necessita.

Um exemplo muito interessante é o dos reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Setúbal e de Pinheiro da Cruz que já recolheram, desde o início do ano, um total de cerca de 200 toneladas de produtos agrícolas das suas “Hortas Solidárias”. Estes alimentos foram distribuídos pelo Banco Alimentar Contra a Fome da Península de Setúbal, a 140 instituições de solidariedade do distrito, que, por sua vez, os dividiram por muitas centenas de famílias.

Esta actividade pode também ser uma mais-valia para os presos, facilitando a sua empregabilidade após cumprimento da pena e, possivelmente um factor decisivo na sua reinserção social.

Eis um exemplo de um projecto excepcional e das melhores coisas que se tem feito, reconhecido e elogiado também pelo presidente do Banco Alimentar de Setúbal.

Fonte: Jornal O Setubalense

Franco Preparou Invasão de Portugal


Em 1940, o Alto Estado-Maior espanhol elaborou, a pedido de Franco, um plano de ataque a Portugal, com a ocupação de Lisboa e a tomada de toda a costa nacional. O documento foi descoberto pelo historiador espanhol Manuel Ros Agudo, que estará em Lisboa, na terça-feira, para dar uma palestra sobre o tema .

Sempre Espanha ambicionou fazer de Portugal uma província sua. Foi assim, e sempre será. Mas, enquanto preservarmos a nossa cultura, a nossa identidade, e o orgulho de ser quem somos, faremos a diferença e asseguraremos sempre a nossa independência . Pode conhecer todo o plano aqui.



Signo Escorpião


Palavra-chave - intensidade emocional, poder de transformação.

Frase-chave - eu desejo.

Características positivas : intenso, selectivo, envolvente, determinado, psiquicamente poderoso, capacidade de ir ao fundo das coisas.

Características negativas : obsessivo, manipulador, vingativo, rancoroso, paixões destrutivas, sarcástico, controlador.

Gente conhecida do Signo Escorpião : Heloísa Miranda, Pablo Picasso, Hillary Clinton, Edite Estrela, Rogério Samora, Tony de Matos, António Barreto, Simão Saborosa, Luís Figo, Patrícia Tavares, Sophia de M. B. Andresen, Marie Curie, Albert Camus, Joaquim Letria, Carl Sagan, Álvaro Cunhal, Ágata, Príncipe Carlos, José Saramago, Basílio Horta, Paula Neves, Voltair, D. Isabel de Herédia, Charles De Gaulle .

domingo, 25 de outubro de 2009

A Afegã e Obama

Malalai Joya, tem a cabeça a prémio. Desafiou os senhores da guerra no Afeganistão.
É afegã e incomoda o mundo.
Fala muito por ditados,como é tradição no Afeganistão. E quanto a Obama, cita mais um:

- " O silêncio das pessoas boas é pior que o ruído das pessoas más".

Fonte: Pública

Um Pacto Climático Justo



Num apelo difundido a nível mundial, o arcebispo e Nobel a Paz, Desmond Tutu apela a um "pacto climático justo" e diz que esta é "a oportunidade para os líderes do mundo ouvirem as vozes da consciência em vez daquelas que só falam dos mercados financeiros". Mas, ironicamente, é ainda do dinheiro que dependem as decisões da "consciência".

Quase duzentos países responderam ontem a um apelo com actos simbólicos, mas vai ser preciso mais para evitar o fracasso de Copenhaga.

Fonte: Público


Esta é a Frase

Sócrates o Agricultor:

«Sócrates, cultivou uma espécie que se tornou conhecida de todos nós. Como dava umas uvas mirradas e ácidas, resolveu melhorá-la. Depois de muito matutar, fez um enxerto.»

Sofia Rocha,Aparelho do Estado,Expresso


Preconceitos

" As classes médias fazem alarde dos seus preconceitos morais durante os seus reles jantares e dizem segredinhos sobre aquilo a que chamam libertinagem das classes superiores, a fim de fingir que convivem com a sociedade distinta e que são íntimos das pessoas que difamam. Neste país, basta que um homem tenha distinção e inteligência para que todas as más línguas o ataquem. E que vidas levam estas mesmas pessoas que se fazem passar por modelos de virtudes? Meu caro amigo, você esquece-se de que vive no país natal dos hipócritas."

Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray

sábado, 24 de outubro de 2009

Painel de Azulejos Mercado do Livramento Setúbal

Tutela Única das Polícias


O deputado social-democrata, Fernando Negrão pretende que seja criada uma tutela única para as forças de segurança e apontou o Ministério da Administração Interna (MAI) como o único «vocacionado» para coordenar todas as polícias, incluindo a Polícia Judiciária, avança a Lusa.

Fernando Negrão destaca que «é preciso mudar o paradigma e ponho como possibilidade criar uma única tutela para as forças de segurança. Isso seria uma das vias para a mudança do paradigma e para começarmos a atacar o problema da coordenação de uma forma mais sólida».

Para combater a descoordenação entre a polícia, o deputado do PSD propõe a criação de «novos mecanismos», nomeadamente, atribuir a um único Ministério - e não a dois, como acontece actualmente (Administração Interna e Justiça) - a tutela da segurança.

Seja como for, é urgente que haja coordenação entre as polícias. A insegurança que nestes últimos anos se tem sentido no país e que tem vindo sempre em crescendo, tem de ser alterada , sob pena, como já tem acontecido, das pessoas tentarem fazer justiça pelas próprias mão.


As Regras Para Estar na Moda Out/Inv

Abre o armário e não sabe o que vestir? Siga as nossas sugestões com as tendências da moda para esta estação. Eis 7 regras essenciais:

1 - Reviva os fabulosos anos 80 e aposte em força nos ombros largos.

2 - Use e abuse do vermelho. Neste Inverno revele o seu lado mais atrevido. Dos vestidos aos sapatos, vista-se de paixão.

3 - Solte o seu lado selvagem! Esta estação arrisque com a sedução das peles e padrões animais.

4 - Botas querem-se extra-longas, quanto mais altas, melhor! Inspire-se nos looks de personalidades como Kate Moss ou Brigitte Bardot e use e abuse da peça chave desta estação. Não terá onde enganar se as conjugar com acessórios em pêlo.

5 - Mostre o seu lado romântico e escolha os tons pastéis, ideais para o Inverno.

6 - O xadrez é de uso obrigatório este Inverno. Conjugue-o sempre com cores clássicas como o preto e o cinza.

7 - O preto é clássico, intemporal e de uma elegância eterna. Não esqueça as aplicações como lantejoulas, strass e tachas. Pormenores que prometem fazê-la brilhar esta estação.


Entre a Infância e a Velhice



Sem o amor dos nossos pais, na alvorada da nossa vida, que teria sido de nós?
E quando chegar a velhice, precisamos de benevolência dos outros. Num e no outro caso, estamos à sua mercê. Entre a infância e a velhice, há um período de relativa autonomia e, como se pode então passar sem os outros, considera-se inútil mostrar-se bom para eles.

Dalai Lama

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Culpa é do Governo que Iludiu e da Oposição que Desiludiu

Eleições passadas, não há propaganda que resista ao estado comatoso do país. A culpa é do Governo, que iludiu, e também da oposição, que desiludiu.(...)

Se ao partido do Governo pouco interessou mostrar o 'país real' - e a crise internacional serviu de almofada para amortecer muitos dos erros das opções internas -, à oposição e sobretudo ao partido ao qual se exigia a constituição de uma alternativa, também não se pode poupar a responsabilidade por nada ter feito nem dito para denunciar as fragilidades do Executivo em avaliação nas urnas e apontar caminhos e propostas diferentes. (...)

Qual 'asfixia democrática' qual quê?
Se ela existe, a ausência de alternativa é que aperta ainda mais o garrote.(...)

O verdadeiro problema é que a má propaganda 'asfixiou' o debate político, económico e social que, infelizmente, continua por fazer.(...)

O problema é que tanto uns como outros, (...) , mais depressa deverão cair na tentação de gerir danos e vender ilusões do que encarar a realidade e fazer o que mais ano menos ano, não pode deixar de ser feito.

Excertos,De volta ao país real,Mário Ramires,SOL

Está na altura do Governo regressar ao país real e do maior partido da oposição se organizar não continuando no vazio e balburdia em que se encontra e assumir as responsabilidades inerentes à responsabilidade que os seus eleitores lhe conferiram, isto se quiser continuar a ser uma voz activa e ouvida no panorama político português.

Acederam ao Programa de Software e ...

... E a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu os dispositivos electrónicos, dados informáticos e software de cifra e encriptação, e constituiu dois arguidos.

Em comunicado hoje divulgado, a PJ refere que a investigação em curso teve por base notícias sobre fragilidades de segurança em redes informáticas do Estado e o relatório de uma empresa que fazia referência à obtenção e posse de informação sensível de diversos organismos, entre os quais o Ministério da Justiça, e empresas privadas.

A operação "Ghostbuster" pretendia "recolher elementos probatórios da eventual prática organizada de crimes informáticos de natureza transnacional, designadamente acesso ilegítimo, acesso indevido e dano informático, tendo sido constituídos dois arguidos, que cooperaram com a acção da justiça".

Fonte: Lusa


Notícias Soltas - Setúbal


  • Saramago, amargoso

  • Sete pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

  • Jovem setubalense ganha prémio do público do Museu Guggenheim

  • PSP de Setúbal reforça cidade com mais 28 agentes

  • Esta é a Frase

    “"O governo é novo e também não é governo. É um 'bunker' onde o primeiro-ministro reúne com os seus generais, preparando-se para uma guerra que ele não pode causar nem perder".

    João Pereira Coutinho, "Correio da Manhã", 23-10-2009


    Dúvida? Crença?



    A dúvida é um estado de insatisfação e inquietude do qual lutamos para nos desvencilhar e passar para um estado de crença, ao passo que este é um estado calmo e satisfatório que não desejamos evitar ou transformar numa crença em outra coisa. Pelo contrário, nós agarramo-nos tenazmente não só ao acreditar, mas a acreditar precisamente naquilo em que acreditamos. Tanto a dúvida como a crença têm efeitos positivos sobre nós, ainda que bem distintos. A crença não nos faz agir prontamente, mas predispõe-nos a agir de uma certa maneira quando surge a ocasião. A dúvida é desprovida desse efeito activo, mas estimula-nos a investigar até que ela própria seja aniquilada. (...) A irritação da dúvida provoca uma luta para alcançar um estado de crença.

    Charles Peirce, in 'A Fixação da Crença'


    quinta-feira, 22 de outubro de 2009

    E Este Novo Governo É ...

    Uma renovação do anterior .
    O núcleo dos Yes Man continuam todos, embora alguns em pastas diferentes.
    Olhando para o elenco, dá ideia que houve alguma dificuldade em cativar novos elementos.
    Percebe-se, que a aposta maior será nas obras públicas .
    Isabel Alçada apoiou a estratégia da anterior ME, vamos estar atentos esperando que perante a realidade com que se vai deparar introduza as mudanças necessárias para alterar o estado quase caótico em que se encontra a educação.
    Seja como for, certo, é que este Governo já não pode responsabilizar o anterior pelos 'males' do país, como aconteceu sistematicamente no passado.

    E, o que disseram os outros partidos?

    PSD : "Boa Sorte"
    BE : "Continuidade"
    CDS : "Sem Surpresas", congratulou-se com a saída de alguns Ministros.
    PCP : "Caras Novas Não Significa Mudança Política"

    Aqui Estão Os Ministros do Novo Governo

    Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros – Luís Amado

    Ministro de Estado e das Finanças - Fernando Teixeira dos Santos

    Ministro da Presidência – Pedro Silva Pereira

    Ministro da Defesa Nacional - Augusto Santos Silva

    Ministro da Administração Interna – Rui Pereira

    Ministro da Justiça - Alberto Martins

    Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento - Vieira da Silva

    Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - António Manuel Soares Serrano

    Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - António Augusto da Ascensão Mendonça

    Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território - Dulce dos Prazeres Fidalgo Álvaro Pássaro

    Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social - Maria Helena dos Santos André

    Ministra da Saúde - Ana Maria Teodoro Jorge

    Ministra da Educação - Isabel Alçada

    Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Mariano Gago

    Ministra da Cultura - Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas

    Ministro dos Assuntos Parlamentares - Jorge Lacão

    Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - João Tiago Silveira

    Tomada de Posse segunda dia 26


    Sócrates Está de Volta - Governo está Formado


    O primeiro-ministro, José Sócrates, vai hoje apresentar o novo elenco governativo ao Presidente da República, apurou o i. Todas as quintas-feiras há reuniões semanais entre primeiro-ministro e Presidente mas, curiosamente, hoje nada consta da agenda oficial de nenhum dos órgãos de soberania, um sinal de que tanto Sócrates como Cavaco pretendem que o encontro seja discreto. A posse poderá ocorrer no sábado .

    Fonte: Jornal i

    Consta que Sócrates neste momento já se encontra reunido com o PR.

    P.Rangel Cumpre o Que Promete


    O Parlamento Europeu aprovou esta quinta-feira por larga maioria a proposta de criação de um programa de promoção do primeiro emprego entre os jovens da União Europeia, que podem encontrar trabalho em qualquer um dos 27 estados-membros .

    Segundo Paulo Rangel, chefe da delegação do PSD ao Parlamento Europeu, a ideia é «alargar o conceito do Erasmus aos jovens que não têm formação superior, mas também estimular a mobilidade e a criação de emprego».

    «O passo que demos esta semana ao conseguirmos que o Parlamento Europeu aprovasse a nossa proposta no âmbito do orçamento da UE para 2010, constitui uma grande vitória», declarou.

    Actualmente, o programa Erasmus para o Ensino Superior facilita a frequência de licenciaturas e mestrados a alunos europeus em centenas de instituições de outros países dos 27, promovendo o intercâmbio de experiências académicas e o enriquecimento da formação dos estudantes.

    Agora, a intenção é facilitar aos jovens europeus a procura do primeiro emprego num outro país da União Europeia.

    Em comunicado, a representação do PSD no Parlamento Europeu recorda que «foi na sequência da apresentação da proposta de criação do programa Erasmus para o primeiro emprego que o antigo Ministro Manuel Pinho lançou a célebre controvérsia da 'papa-maizena'».

    «Com a subida a Plenário da proposta do PSD subscrita pelo PPE ficou finalmente demonstrado que se trata de uma ideia inovadora ao nível europeu, ao contrário do que o ministro socialista Manuel Pinho e Basílio Horta defenderam», é dito no documento.

    SOL

    Paulo Rangel é um homem sério, trabalhador, inteligente sem ostentação. Ele sim , quando fala sentimos que fala verdade sem artifícios nem meias palavras . Com ele - o que é ... é. Rangel protagoniza o Homem Novo.


    A Ferramenta de Trabalho


    Um homem perdera a sua ferramenta de trabalho e, compungido, dirigiu-se ao Divino para lhe suplicar:
    -Ajuda-me a encontrar a minha ferramenta de trabalho. Se conseguires que a encontre, prometo que entregarei três moedas de ouro aos pobres.
    No dia seguite, encontrou a ferramenta. Então, dirigiu-se de novo ao divino para rogar:
    - Poderoso Senhor, já que conseguiste que eu encontrasse a minha ferramenta de trabalho, faz agora com que encontre três moedas de ouro.

    Temos uma rede impressionante de enganos e auto-enganos e somos muito batoteiros connosco mesmos e com os outros, Se até pretendemos confundir e enganar o Divino, quanto mais a nós mesmos e aos outros! Se não houver um sentido de compromisso genuíno para nos melhorarmos e se não estivermos dispostos a ir ultrapassando as justificações neuróticas e as atitudes imaturas, oa auto-enganos e os embustes, continuaremos estancados no nosso processo de maturidade interior.

    Contos Espirituais do Oriente

    quarta-feira, 21 de outubro de 2009

    Os Avanços e Recuos de Marcelo


    Marcelo Rebelo de Sousa lamentou (GF na SIC) a divisão dos sociais-democratas e declarou que «o pluralismo interno não é mau, mas tem limites».

    «As diferenças que eram doutrinárias e ideológicas são agora pessoais», lamentou.«Já percebi que as pessoas querem ringue [de boxe, satirizou o antigo líder do PSD quando questionado sobre a hipótese de sentar à mesma as diferentes sensibilidades do partido numa cimeira de antigos líderes. «Se querem ringue, eu não vou», afirmou.

    Marcelo disse ainda que não iria estar presente na reunião do Conselho Nacional, marcada para esta quinta-feira.

    Questionado sobre o «dilema» de escolher entre a liderança do partido e uma candidatura a Belém, no caso de Cavaco Silva não concorrer a um segundo mandato, Marcelo disse ter um «trilema»: «escolher uma coisa, escolher outra, ou não escolher nem uma nem outra».

    Fonte:SOL

    O dilema de Marcelo é nunca querer correr riscos, e como quem não arrisca não petisca, o mais certo é estar fora de qualquer das hipóteses. Bom, não é bem assim, porque formulou uma terceira hipótese - ficar sossegadinho. Talvez o caminho seja para já, esse mesmo. MRS é demasiado impaciente e crítico para ser investido como líder de um partido. Já como PR, não sei se conseguiria distanciar-se das suas próprias opiniões, o que iria dificultar em muito a sua missão. Por agora, possivelmente vai continuar a avançar e... recuar.



    O Cérebro e a Aprendizagem


    Um estudo feito com ex-guerrilheiros está a ajudar a ciência a compreender melhor as regiões do cérebro envolvidas no processo de alfabetização. O trabalho, feito por pesquisadores da Colômbia, Espanha e Reino Unido, revela como a estrutura do cérebro altera-se após a aprendizagem da leitura.

    A linguagem é uma capacidade unicamente humana. Mesmo sem ser ensinadas ou na ausência de adultos para tomar como base, crianças desenvolvem sistemas linguísticos sofisticados. Mas a leitura é uma habilidade que se aprende e que não se desenvolve sem ensino e prática.

    Os autores analisaram imagens feitas por ressonância magnética do cérebro de 20 ex-guerrilheiros que completaram um programa de alfabetização em espanhol. As imagens foram comparadas com as de 22 outros ex-guerrilheiros que não haviam iniciado o programa.

    Os resultados revelaram as áreas do cérebro envolvidas no processo de alfabetização. Os autores analisaram também como essas regiões estão conectadas em adultos que aprenderam a ler normalmente, durante a infância.

    Os pesquisadores observaram que para quem aprendeu a ler, tanto como adulto como quando criança, a densidade de massa cinzenta (onde ocorre o "processamento" cerebral) é maior em diversas áreas do hemisfério esquerdo do cérebro.

    Essas áreas são responsáveis pelo reconhecimento das formas das letras e por traduzir as mesmas em sons e em significados. Ler também aumenta a intensidade das conexões de massa branca (constituída pelas fibras que interligam os neurónios) entre diferentes regiões no cérebro

    Segundo os cientistas, os resultados do estudo deverão ter importantes implicações na investigação das causas de problemas como a dislexia. Estudos com indivíduos disléxicos apontaram áreas de redução nas massas branca e cinzenta em regiões que cresceram após a alfabetização.

    O novo estudo sugere que algumas das diferenças verificadas em casos de dislexia podem ser consequência - e não causa - de problemas de leitura-

    Diário da Saúde


    Este País Adiado



    Temos um país parado, adiado, há espera há já muitos meses. A dívida é enorme, o desemprego também e por aí fora, entretanto só o tempo muda.

    As decisões e os conflitos aguardam o novo responsável por cada uma das pastas, ao fim de várias semanas de governo de gestão. Na realidade, o Executivo está em serviços mínimos praticamente desde as eleições para UE, a que seguiu a pré-campanha para as legislativas e auto-suspendeu decisões importantes para dar margem de decisão ao novo Governo. Agora, todo o país aguarda e o tempo passa e as decisões importantes e urgentes continuam adiadas . Estamos num vazio, o país auto governa-se a oposição entretém-se com questiunculas.

    Era uma Vez


    era uma vez
    um poeta


    era uma vez uma casa, era
    uma vez um inverno, um sorriso
    uma cidade

    e depois
    era uma vez uma donzela

    e o poeta perdeu-se
    de encontro a ela

    JR,LNC

    terça-feira, 20 de outubro de 2009

    Liberdade de Imprensa aos Trambolhões


    Brasil e Moçambique foram os únicos países de língua portuguesa que em 2009 viram melhorada a liberdade de imprensa, de acordo com a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Todos os outros, com Portugal à cabeça, estatelaram-se para gáudio dos donos da verdade, chamem-se eles José Sócrates ou José Eduardo dos Santos.

    A organização RSF considera que a liberdade de imprensa diminuiu este ano em Portugal, com uma queda do 16º para o 30º lugar na lista dos países que mais respeitam o trabalho dos jornalistas.

    Não é novidade e para o ano, mau grado o dono do país ter perdido a maioria no Parlamento, vai registar-se nova queda. E, tal como o país, os jornalistas lá vão (muitos cantando e rindo) de queda em queda até à queda final.( Diz Orlando Castro, Notícias Lusófonas) .

    Esta é a Frase

    « As diatribes de Saramago são como o vídeo de Maitê Proença: um hino vivo à ignorância».

    Constança Cunha e Sá, em artigo de opinião sobre Caim, o livro de José Saramago lançado ontem. Correio da Manhã

    Liberdade de Expressão - Ré em Causa Própria

    O Parlamento Europeu reúne-se de segunda a quinta-feira para votar, entre outros, o projecto do orçamento comunitário e a resolução sobre liberdade de imprensa.
    Ré em causa própria - Liberdade de imprensa  só numa democracia esclarecida
    Que será que irá sair desta reunião de quase uma semana nomeadamente quanto à liberdade de expressão?

    O que sabemos é que sairá uma resolução sobre a liberdade de informação em Itália e noutros países da UE.

    É certo que há legislação, é certo que a partir da constituição temos logo as linhas fundamentais traçadas.

    Certo é contudo que, a Lei fundamental muitas vezes, não passa de algo ideal e existente apenas como uma filosofia ou um poema, que não se escuta nem segue na pratica diária do relacionamento politico.

    Lei fundamental e politica, vivem em mundos paralelos e não se incomodam ou, pelo menos, esta não se quer incomodada por aquela.

    A lei define a composição, as competências, a organização e o funcionamento da entidade referida ( art.39º da CRP) , bem como o estatuto dos respectivos membros, designados pela Assembleia da República e por cooptação destes.

    E é aqui que tropeçamos na inconstitucionalidade possível da norma constitucional.

    Ou seja , todas estas garantias de liberdade caem no circulo fechado de quem detém o poder, sempre, e é claro, democraticamente eleito.

    Estou certa de que lei nenhuma poderá garantir esta liberdade.Ela passa sim, pela cultura de um povo e pela força que esse saber impõe ao poder.

    Ou os nosso jornalistas são cultos e sabedores, cheios de bom senso e inteligentes, ou viverão para sempre escravos de si próprios e portanto, de quem detém o poder de os mandar calar.

    Dispõe o artº 6º do mesmo diploma que a subsistência económica dos meios de comunicação não deve ser posta em causa pelo Estado ou por instituições controladas pelo Estado.

    A ameaça de sanções económicas é igualmente inaceitável. Empresas do secor privado devem respeitar a liberdade jornalística dos média não exercendo pressão sobre o conteúdo jornalístico.

    Precisaremos de mais resoluções e mais normas que por certo irão apenas colocar-se lado a lado com estas e nunca conseguirão sobrepôr-se às já existentes, simplesmente porque as existentes não serão modificadas?

    E depois, todos sabemos que uma resolução não tem força de Lei a não ser, que decida rever leis e reformular as mesmas.

    A independência da maioria passa pelo controlo da minoria que a regulamenta e rege .

    Não tenhamos ilusões. A democracia nem sempre é democrática nomeadamente quando não é esclarecida.

    No dia 22 de Outubro, o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, vai anunciar em plenário o nome do vencedor do Prémio Sakharov que recompensa personalidades excepcionais que lutam contra a intolerância, o fanatismo e a opressão.

    Roberto Saviano é um dos dez indicados ao prémio.

    Significará isto que estamos finalmente convencidos de que os média são um quarto poder no sentido de que, fazem cair governos e levantam véus que mais ninguém tem a coragem de levantar?

    Há uma liberdade que nenhuma norma pode limitar: - a liberdade de pensar por si próprio e ter a coragem de o dizer; a liberdade de falar a verdade; a liberdade de ser. Liberdades estas sem dúvida essenciais à existência de um Estado de Direito esclarecido e esclarecedor.

    Será que as merecemos?

    ACCB

    Excertos, Ré em Causa Própria , Expresso


    Ingerência nos Noticiários


    O poder político,económico, de interesses, favores, favorecimento e dificultações de negócios exercem pressões e condicionam a informação. Claro que não é nenhuma novidade, o exemplo da TVI é demais notório . Mas, agora, são os próprios administradores, ex-assessores e membros da ERC a admiti-lo, como pode comprovar aqui.

    Ser Feliz É ...


    «Ser feliz não é conseguir o que deseja, é desejar o que já possui.»

    (Garth Brooks)

    Esta é a Frase

    «É necessário que esta nova fase do partido (PSD) seja fundada numa nova plataforma em torno de convicções, princípios e ideias e não apenas em torno de pessoas »

    Nuno Morais Sarmento, no Público

    segunda-feira, 19 de outubro de 2009

    A TVI Atira Mais Achas Para O Que Sócrates Pretende que se Esqueça

    Freeport: fax fala de 2milhões de libras de«luvas»

    O fax é altamente confidencial. Foi escrito a 17 de Dezembro de 2001, um dia depois das eleições que levaram à demissão de António Guterres e consequente queda do Governo do Partido Socialista.

    Veja a reprodução do fax na versão original link externo e a tradução em português link externo.

    Keith Payne é quem escreve a carta a dois dos homens fortes do Freeport em Londres: Ric Dattani e Gary Dawson. Payne é o inglês que, em Portugal, mantém informados os dois administradores do Freeport.

    No fax, a que a TVI teve acesso, Keith Payne fala da mudança política em Portugal e da preocupação de José Sócrates já não ser Ministro do Ambiente: «Os efeitos dos acontecimentos do fim-de-semana, com os revezes sofridos pelo PS, nomeadamente nas eleições autárquicas, incluindo Lisboa, e a demissão do Governo de Guterres significam que Sócrates deixou de ser Ministro do Ambiente e que vai haver um compasso de espera de quatro ou cinco meses até que for eleito um novo Governo e nomeado um novo Ministro».( Notícia completa aqui)


    Descobertos Mais 32 Planetas Extra- Solares


    É a mais recente revelação das descobertas feitas com o HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher). Hoje, a partir do Porto, uma equipa de cientistas anunciou o achado de mais 32 planetas extra-solares. É a importante "herança do HARPS", sublinham. Dos mais de 400 exoplanetas encontrados até agora, 75 foram detectados nos últimos cinco anos com a ajuda desta importante ferramenta de alta precisão.
    O objectivo é procurar planetas idênticos à Terra. Faltam as ferramentas. Para já, os cientistas apostam nos avanços que o projecto ESPRESSO (no qual Nuno Santos também está envolvido) poderá trazer na detecção de novos planetas com uma precisão de dez centímetros por segundo. Mais para à frente, estará o projecto Codex que promete alcançar a proeza de um centímetro por segundo. Depois de detectados planetas semelhantes à Terra será necessário aplicar novas ferramentas para analisar a atmosfera e procurar saber se são habitáveis. Além dos instrumentos usados a anos-luz de distância, será ainda necessário embarcar em missões espaciais para cumprir a aventura da busca por um planeta igual à Terra .
    Fonte: Público

    Dependência do Jogo Alastra Entre os Jovens


    A agência Lusa, refere um estudo denominado «Dependência do jogo em Portugal» que foi apresentado esta segunda-feira e que alerta para «os novos focos de preocupação» de dependência: os jovens entre os 12 e os 18 anos e os doentes que estão em casa ou com mobilidade reduzida.

    Apesar da «taxa de prevalência entre os jovens portugueses, ser semelhante à que se passa na generalidade dos países ocidentais, é motivo de séria reflexão», escreve o autor.

    Os jovens passam cada vez mais tempo sós, mesmo no meio familiar isolam-se nos seus espaços privados. Raramente as famílias conseguem horas coincidentes para fazerem refeições. São muitas vezes os jogos e a televisão que ocupam o que já foi a conversa de família. Também nas escolas utilizam os intervalos das aulas para jogos na Internet entre outros . A socialização faz-se cada vez mais utilizando meios não presenciais.


    O Futuro Tem Muitos Nomes


    "O futuro têm muitos nomes. Para os incapazes o inalcansável, para os medrosos o desconhecido, para os valentes a oportunidade."

    Autor: Victor Hugo

    domingo, 18 de outubro de 2009

    Quando Acaba o Jogo?


    A instabilidade interna ameaça a vida interna no PSD, a começar pela liderança da bancada. As divisões entre “vices” de Ferreira Leite ficaram evidentes sexta-feira depois de José Pedro Aguiar-Branco ter anunciado que era candidato e horas depois Paulo Mota Pinto ter dito que ele não era a escolha da direcção.

    Esta instabilidade – a eleição do líder parlamentar é quinta-feira, no mesmo dia do conselho nacional – poderá ajudar ao clima para acelerar o passo da substituição da líder, cuja autoridade sai afectada por este episódio.

    Os potenciais candidatos continuam em reflexão. Marcelo mantém os seus contactos, discretos, com dirigentes e deputados do PSD. O professor está preocupado com a “balcanização” no partido e terá dado sinais de perda de entusiasmo pela corrida, como contaram ao PÚBLICO vários dirigentes laranja. Paulo Rangel, eurodeputado, continua em Bruxelas a exercer o seu “direito à ponderação”, sem afastar uma eventual candidatura. Pedro Passos Coelho mantém agora alguma discrição, mas tem assento no conselho nacional de quinta-feira.

    Fonte:Público

    Era nos Congressos que os líderes se impunham e mostravam para fora do partido as suas aptidões e capacidade de liderança. O PSD desde que enveredou pelas directas nunca mais atinou. Ao contrário do previsto , quanto mais são as capelinhas mais cozinhados fazem e perde transparência e lisura.
    Por enquanto os peões vão-se colocando , no entanto, é preciso acabar depressa com o jogo.

    Marcelo e o Saco de Gatos


    A poucos dias do Conselho Nacional do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa defende que o partido deve unir-se estrategicamente, como já sucede no plano ideológico. «As pessoas perguntam-se se é um saco de gatos ou se consegue haver unidade», sustentou .

    Pois é ... mas serão os que sempre dividiram para reinar que agora vão unir?????!



    Rotulagem Não Corresponde ao Teor em Vit C

    Uma equipe de farmaceuticos da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), descobriu que os níveis de vitamina C em sucos de frutas e refrigerantes são muito mais elevados do que os indicados pelos fabricantes nos rótulos desses produtos.

    A descoberta foi possível graças a uma nova técnica desenvolvida pelos pesquisadores para determinar o teor de vitamina C nesses tipos de bebidas.

    O ácido ascórbico, ou vitamina C, é um antioxidante natural presente em frutas e legumes, e pode ser utilizado como aditivo em sucos, geleias, produtos lácteos e outros alimentos.

    A participação dessa substância no sistema imunológico e em outros processos bioquímicos, como a formação de colagénio e a absorção de ferro, é bem conhecida pelos cientistas.

    No entanto, altos níveis de ácido ascórbico podem causar diarreia e problemas gastrointestinais, o que faz com que os cientistas procurem saber com cada vez mais precisão o nível da substância nos diversos alimentos.

    Agora, o grupo de pesquisadores espanhóis desenvolveu uma nova técnica de cromatografia (processo utilizado para separar e identificar elementos químicos), voltada especificamente para medir com exactidão a presença do ácido ascórbico em sucos e refrigerantes.

    Após aplicarem o método, foi constatado que as quantidades marcadas nos rótulos de sucos, refrigerantes e bebidas isotónicas eram muito inferiores ao real. Em amostras de 17 produtos apenas 2 correspondiam ao que era indicado no rótulo .