sábado, 23 de junho de 2012

Panaceia Ou Realidade?


O nível da subida da água do mar é muito maior que o previsto. E não é preciso ser um expert para o confirmar, basta olhar mesmo que seja de relance para as nossa praias para verificar que aos poucos os nossos areais vão sendo 'comidos' pelo mar. É verdade, que as grandes tempestades ainda não chegaram, mas os pequenos tornados localizados não são uma panaceia, assim como a erosão da nossa costa.


Um estudo publicado sexta-feira, 22 Junho pelo Conselho Nacional de Pesquisa norte-americana, refere que a subida do nível do mar devido ao aquecimento global pode ser duas a três vezes maior do que era esperado para este século

Os especialistas olharam as estimativas da ONU e actualizaram com novos dados sobre o estado da camada de gelo, cujo derretimento seria responsável pela aceleração do aumento do nível do mar. O estudo, prevê um aumento de água ao redor do globo, variando de 8 a 23 cm até 2030, em comparação com o nível de 2000, de 18 a 48 centímetros até 2050, e 50 cm a 1,40 m em 2100.
A última estimativa é muito maior do que a sugerida pelo Painel da ONU sobre Mudança do Clima Mudanças Climáticas (IPCC) no seu relatório de 2007.
Consequências: Com o aumento do nível do mar, espera-se um aumento de tempestades com poder extremo e de maior duração, e ondas maiores, o que aumenta o risco de inundação, erosão costeira e perda de zonas húmidas " , destacou Robert Dalrymple , presidente do comité de peritos, e Willard Hackerman Professor de Engenharia Civil da Universidade Johns Hopkins (Maryland), co-autores deste estudo.(aqui)

Sem comentários: