terça-feira, 20 de novembro de 2012

Se A Democracia Não Conseguir Resolver A Instabilidade Financeira, A Instabilidade Financeira Pode Pôr Em Causa A Democracia ...

 Um dos «grandes desafios que, enquanto sociedade, temos pela frente é, em primeiro lugar, conciliar a democracia com a estabilidade financeira.

Não podemos viver sem estabilidade financeira porque dará mau resultado - e neste momento nem isso nos é permitido, acabou. E julgo que ninguém quer viver sem democracia. Portanto temos que conciliar estes dois objectivos, porque senão um dá cabo do outro.

 «Se alguma virtude o Orçamento do Estado para 2013 (OE2013) tem, é precisamente a de nos confrontar com os custos do Estado que nós comunitariamente resolvemos criar».

Somos, pela primeira vez, chamados a reflectir e a decidir sobre o nosso futuro baseados na forçada assunção dos custos das escolhas que fizemos»,

Vivemos num modelo político em que foram criando direitos, alargando o Estado, e em que os seus políticos foram «vendendo promessas a crédito» e transferindo sempre as responsabilidades para o futuro. «Este modelo acabou, não é mais possível repeti-lo, porque jamais alguém nos empresta dinheiro»,

 «Todos os políticos do actual regime cresceram vendendo promessas, que alguém depois pagaria, e isso acabou. Vamos ter que nos confrontar diariamente com as responsabilidades que temos».

«Fomos a família que foi ao dinheiro dos filhos e chegámos ao fim da linha, em que já não temos dinheiro nem o mealheiro dos filhos o tem».

Estas e mais umas quantas verdades são  palavras de Vítor Bento, via Agência Financeira    

Sem comentários: