sábado, 22 de dezembro de 2018

Ontem, 21 De Dezembro, Às 22:23 O Sol Atingiu A Zona Mais Baixa No Horizonte

Solstício de Inverno no hemisfério Norte e Solstício de Verão no Hemisfério Sul

"O Natal está relacionado com a cristianização de uma festa tradicional que tem a ver com o solstício", o momento simbolizava o renascimento ou o reinício, a festa do sol, o momento em que a luz vencia a escuridão e os dias iam voltar a ser maiores.

Na história não faltam referências à importância do solstício de inverno e ainda em 2012, faz hoje precisamente um ano, sacerdotes maias da Guatemala fizeram uma cerimónia para assinalar a data, considerada pelos maias como o início de uma nova era (21 de Dezembro de 2012).

Em Portugal, uma tradição que ainda se mantém na zona de Bragança, dos caretos ou "festa dos rapazes", é uma "festa do solstício de inverno".

As festas pagãs que tradicionalmente se faziam para comemorar o solstício de Inverno e honrar o sol terão, a partir do século IV, sido associadas ao Natal, uma festa cristã que assinala o nascimento de Jesus.

O Inverno, que hoje começa, dá lugar à primavera a partir de Março. Com ou sem festas pagãs ou religiosas, os dias vão, a partir de hoje, voltar a crescer, até 21 de Junho, quando se assinala a noite mais curta. Era na antiguidade o momento de celebrar as colheitas.

Carlos Santos, Observatório Astronómico de Lisboa   

Sem comentários: