segunda-feira, 30 de abril de 2012

Afinal O Que É Isto?

Comissão Europeia desmente notícias que deram conta de um plano concreto para o crescimento e criação de emprego no Velho Continente. (ler aqui)


Enquanto a Europa continua à deriva e no diz que não disse, a situação continua a agravar-se. Agrava-se o desemprego em Espanha e vai tornar-se cada vez mais difícil para Espanha cumprir a sua meta para o défice e isso vai ser um factor de risco para a Zona Euro e o euro”, disse o estratega do Nordea Bank, Niels Christensen, à Bloomberg. “Isso não é algo que vá desaparecer no curto prazo.

Parabéns !

... Carla, pelo teu aniversário.



Fica sabendo que não é só mais um ano que comemoramos e sim a dádiva que Deus deu à familia e amigos que conquistaste ao longo desses anos por isso estamos em FESTA todos juntos para te dizer obrigado por existires, e o que aprendemos com a tua existência, com tua alegria, ou até mesmo com a tua tristeza, o mais importante é acordar e saber que estás entre nós sempre e nesta data querida muitas felicidade muitos anos de vida.

Abraço grande

A Verdadeira Divisão Humana É Esta ...

... Os iluminados e os tenebrosos

Os espíritos reflectidos usam pouco desta locução: os felizes e os infelizes. Neste mundo, evidentemente vestíbulo de outro, não há felizes.


A verdadeira divisão humana é esta: os iluminados e os tenebrosos.
Diminuir o número dos tenebrosos e aumentar o dos iluminados, eis o fim. É por isso que nós gritamos: ensino, ciência! Aprender a ler, é alumiar com fogo; toda a sílaba soletrada cintila.
De resto, quem diz luz não diz, necessariamente, alegria. Também se sofre com a luz; em demasia queima. A chama é inimiga da asa. Queimar-se sem deixar de voar, é o prodígio do génio.
Quando conhecerdes e quando amardes, sofrereis ainda. O dia nasce em lágrimas. Os iluminados choram quando mais não seja sobre os tenebrosos.

Victor Hugo

sábado, 28 de abril de 2012

Alto E Pára O Baile !

... Merkel finalmente acordou ?

A chanceler alemã anunciou uma "agenda de crescimento" para a Europa apenas um dia depois de declarar "inegociável" o Pacto Fiscal assinado por 25 líderes europeus em março. Merkel aproxima-se assim das posições do candidato à presidência francesa, François Hollande, a quem as sondagens dão como vencedor das eleições do próximo dia 6.(ler aqui)


Dizem Que Este Planeta Tem Possibilidade De Suportar Vida

Desde a descoberta do primeiro planeta fora do sistema solar, em 1995, os astrónomos confirmaram a existência de mais 760 fora do nosso sistema. Apenas quatro estão dentro da «zona habitável».

O planeta, Gliese 667Cc, encontra-se a orbitar à volta de uma estrela anã vermelha a 22 anos-luz de distância da terra, relata o britânico The Telegraph.

Tal como a Terra, o planeta está localizado numa zona que os astrónomos descrevem como «habitável» - nem muito próximo do seu sol, o que o poderia tornar árido, nem muito longe, o que o tornaria gelado.


Steven Vogt, um astrónomo da Universidade da Califórnia não tem dúvidas. «Está precisamente numa zona habitável – não há quaisquer dúvidas. Não está no seu limite, está mesmo no sítio certo»
(SOL)

Parados No Tempo Esperando Alguma Sentença


Pode ser que seja, uma coincidência essa ocasião.
Num piscar de olhos estamos viajando na mesma direção
Desencontros marcados, provas mais que certas de uma
relação.
Mensagens de carinho, ligações perdidas.
Pedaços de memória, tentando as lembranças.
Estamos parados no tempo
Esperando a nossa sentença
Estamos parados no tempo
Matando nossa existência

Mas pode ser que seja, apenas um delírio uma ilusão.

Os olhos se procuram, no meio do vazio dessa
expressão.

Rastros no caminho se apagam na maré desta emoção.
Relatos de segredos, bilhetes e alguns retratos.
As cartas marcadas, lágrimas perfumadas.

Estamos parados no tempo
Esperando alguma sentença


M. C.  

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os Oregãos E O Cancro Da Próstata


O conhecido tempero com oregãos, muito usado em pizzas e massas, tem efeitos benéficos para a saúde conhecidos há muito tempo.
Entre esses benefícios estão os efeitos antioxidantes, a redução do risco de doenças crónica e particularmente, o combate aos fortes efeitos colaterais da quimioterapia.
Agora, numa pesquisa ainda com cultura de células em laboratório, os cientistas descobriram que o orégão consegue destruir células do cancro da próstata.

Origanum vulgare
A Dra. Supriya Bavadekar e seus colegas da Universidade Long Island (EUA) isolaram um composto do orégão, chamado carvacrol, e testaram seus efeitos contra as células tumorais. Embora o estudo esteja em estado inicial, a investigadora acredita que os resultados são suficientes para apostar no uso do carvacrol como um fármaco anticâncer.

Unir Para Progredir


Li e gostei.

Os cinco municípios que constituem a Comunidade Inter-municipal do Alentejo Litoral (CIMAL) (câmaras municipais de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines) vão criar uma Central de Compras, com o objectivo de negociarem a aquisição de produtos e serviços a preços mais competitivos.

Correio do Alentejo  

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Rating : Espanha


O rating do crédito soberano de Espanha   foi reduzido de A para BBB+ pela S&P
A avaliação da Espanha de curto prazo foi reduzido de A-1 para A-2, enquanto a perspectiva do rating de longo prazo é negativa - divulgado hoje aqui.
Outros reinos o mesmo caminho ? ... Hem? -  Alô Europa !

Gosto Destes Homens ...

... e, do que dizem.
... e, destas imagens
... e, da esperança que nos dão, com as suas opiniões sinceras de experiência feitas.

Não previu que o buraco tivesse este tamanho. E não compreende porque é que a classe empresarial não teve o discernimento que lhe competia e apoiou Sócrates além do razoável.

Vitor Bento (via J. de Negócios)

"Portugal tem condições. Apesar destas medidas terríveis. Que podiam não ser estas. Podiam não ser tão concentradas." Sobre este país em transe, novamente em transe, falou-se quase exclusivamente, há uma semana, na sua casa. Fez-se uma dissecação deste corpo, nem por sombras em putrefacção, ainda que com feridas fundas. "Estamos muito endividados, mas as infra-estruturas estão cá. Portugal tem hospitais, escolas, auto-estradas modernas. Não estou a fazer a apologia do modelo anterior. Denunciei-o. Nesse artigo, dizia que estávamos todos contentes com casa, comida e crédito. Em 2003. Não precisei da crise para o perceber."

Medeiros Ferreira (via J. de Negócios) 

O Calcanhar De Aquiles: O Outro Lado ...

Portugal é de facto um país extraordinário. Muitas vezes o ouvimos de estrangeiros que cá vivem e de portugueses que emigraram. É um dos melhores países da Europa para viver.

Mas há o outro lado, o lado negativo, porque também ouvimos que Portugal é um dos piores países para trabalhar. Onde os lóbis ganham sempre, onde o mérito não é reconhecido, onde o Estado sufoca os pequenos para garantir rendas a quem tem poder, onde a classe política não consegue na prosperidade como na austeridade romper com os poderes instalados que inviabilizam o desenvolvimento.

Helena Garrido, J.Negócios

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Colhe O Dia Porque És Ele ...

Uns, com os olhos postos no passado,
Vêem o que não vêem: outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, vêem
O que não pode ver-se.

Por que tão longe ir pôr o que está perto —
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este o momento, isto
É quem somos, e é tudo.

Perene flui a interminável hora
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos, morreremos. Colhe
O dia, porque és ele.

Ricardo Reis 

Esta é a frase: «Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.»
Gandhi 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Porque Não Nos Ensinam A Envelhecer Bem ?

Olivier de Ladoucette autor do livro novo manual de envelhecer bem, fornece conselhos contra os efeitos do envelhecimento.

Diz ele: - que sim, há um envelhecimento psicológico. A personalidade, que é o resultado do temperamento inato, e do carácter adquirido, a partir dos 50 anos começa a sofrer pequenas mudanças . Há  uma pequena ênfase sobre algumas características pré-existentes.
Algumas pessoas mudam de carácter e tornam-se difíceis, e não é tanto devido ao envelhecimento da psique ou à acumulação de luto (a aparência, status social, familiar, integridade física ...), que saturará os seus recursos de enfrentamento [ ou discernimento ], resultará mais da instalação de mecanismos de defesa inadequados: retirada, hostilidade, ligações ao passado ...  

Miguel Portas


Hoje partiu um homem de esquerda, um homem culto que respeitava os valores fundamentais  da sociedade e que se preocupava com o próximo.

Opiniões ...


Na opinião do chefe do gabinete de estudos económicos do FMI, o problema que têm enfrentado alguns países da moeda única, nomeadamente Portugal, quando os investidores exigem mais juros para que se possam refinanciar, é que os Estados entram num círculo vicioso, porque não podem pagar o que lhes exigem.

"Os 'eurobonds' evitariam que isso acontecesse", sublinhou Blanchard, explicando que não se pretende que "passe a haver subitamente" um mercado único de títulos conjunto da dívida pública.

O que o FMI propõe é um recurso gradual aos 'eurobonds', "um início cuidadoso, em que se comece por emitir títulos conjuntos com prazos inferiores a um ano".
Para que os países participantes respeitem a necessária disciplina orçamental, "podia estabelecer-se que os que violarem o Tratado Orçamental serão excluídos do processo".

Assim, "na pior das hipóteses, um país poderia ter uma política financeira errada durante um ano", mas depois seria afastado de futuras emissões de 'eurobonds'.
Blanchard exigiu também, na entrevista ao FTD, que a Alemanha aceite uma inflação superior a dois por cento, enquanto durar a crise das dívidas soberanas, para corrigir desequilíbrios entre as economias da moeda única.
"Os alemães têm de saber se pretendem manter os seus elevados saldos positivos da balança comercial, mas se quiserem reduzi-los, têm de aceitar um nível de preços superior aos da restante zona euro", referiu.

Neste contexto, o economista do FMI lembrou que o Banco Central Europeu preconiza uma inflação máxima de dois por cento para toda a zona euro, e não para cada um dos países membros.

Assim, na actual crise, em que existe uma forte necessidade de harmonização na zona euro, "a taxa de inflação pode ser de dois por cento num dado país, e noutro país estar nos seis por cento", sobretudo para evitar que os Estados muito endividados sejam afectados por uma deflação, explicou Blanchard.(aqui)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

De Tombo Em Tombo ...

Depois dos dados mostraram que a produção reduziu na zona do euro e na China, a preocupação cresceu sobre a crise da dívida soberana da Europa.


O Bank of America Corp e Citigroup Inc. (C) caiu mais de 2,9 por cento, na sequência de uma queda nos credores europeus , na Holanda houve um aumento no custo do seguro contra o default da dívida soberana europeia. Alcoa Inc. e Halliburton Co (HAL) caiu pelo menos 1,9 por cento com as transacções a diminuírem após a produção na Europa e na China baixarem. KelloggCo.(K)  caiu 4,8 por cento depois de um corte na estimativa para os lucros deste ano. Se quiser conhecer outros tombos atrás destes leia aqui.


Na verdade como diz o outro, isto anda tudo ligado. 
E cá continuamos todos nós a viver este período inusitado, (bicicletas para um lado, condutores para o outro) sem termos a menor ideia como isto vai acabar.

Os Números

De acordo com a primeira notificação do gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) sobre o défice e dívidas gerais dos Estados-membros em 2011, o défice público da zona euro situou-se em 4,1 por cento do PIB, ao passo que no conjunto dos 27 o indicador foi ligeiramente superior (4,5 por cento). O défice de Portugal ficou nos 4,2 por cento em 2011, com a dívida pública a atingir os 107,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), confirmou hoje o Eurostat  (continuar a ler)

 Os maiores défices públicos no espaço europeu registaram-se na Irlanda (13,1% do PIB), Grécia (9,1%) e Espanha (8,5%) – este país confirma assim o valor anunciado no final de Fevereiro, quando da segunda revisão em alta pelo Governo espanhol do valor de 6% anunciado ainda pelo executivo do PSOE.

O défice da Itália foi de 3,9%, o de França de 5,2% e o da Alemanha 1%. No caso da Itália e da França as dívidas públicas subiram para 120,1% e 85,1% do PIB, enquanto a da Alemanha desceu para 81,1%.

Já fora da zona euro, o Reino Unido registou um défice de 8,4%, enquanto a sua dívida pública disparava de 80,3% do PIB de 2010 para 86,8% no ano passado. (Público)

Agora pode retirar as respectivas ilações.

domingo, 22 de abril de 2012

A Tagarelice

Nem o primeiro-ministro nem os ministros manifestamente decidiam em conjunto o momento e teor do que lhes convinha revelar aos portugueses. Pior do que isso: ninguém decidia por eles.(...)

[Tentativa de mudança... ]

Só que não parece muito lógico que, para fiscalizar e coordenar as linguinhas vibrantes dos srs. ministros, se juntem mais três (não exactamente respeitadas pela sua clarividência económica) e se imagine que do acréscimo de barulho nascerá por um suspeito milagre a ordem e a luz.


Excertos, 'Falar de mais' Vasco Pulido Valente, Público

O Petróleo Um Dia Vai Acabar ...

... Porque é um bem não-renovável, por isso, irá acabar algum dia, só não sabemos quando.
São necessários 10 bilhões de anos segundo os processos geológicos específicos e um imenso acumular de material orgânico para criar o petróleo cru o que o torna um exemplo claro de recurso não renovável. Mas, é impossível dizer exactamente quando o petróleo esgotará.

É preciso lembrar, só a título de exemplo : Se a percentagem de veículos na China fosse igual à dos Estados Unidos o consumo chinês de petróleo excederia largamente toda a produção mundial, indica um estudo divulgado ontem no China Daily.

A China tornou-se em 2009 o maior mercado automóvel do mundo, mas o número de veículos, relativamente à população, é cerca de 14 vezes inferior ao dos Estados Unidos.
Pelas contas do jornal, em 2010, havia na China 58 veículos por mil habitantes, contra 840 nos Estados Unidos, 590 no Japão e 547 na Alemanha.
Na mesma altura, a procura de petróleo por parte da China rondava os 6 milhões de barris por dia.
Se a percentagem de veículos fosse igual à dos Estados Unidos, a procura chinesa nesse domínio chegaria aos 86,8 milhões de barris por dia, mais 12,8 milhões de barris do que a produção mundial em 2010.(Lusa,SOL)

sábado, 21 de abril de 2012

Alerta ! Para Já São As Jóias ...


Autênticas obras de arte estão a ser destruídas . Onde ? Em lojas de venda de ouro. 
A crise e a falta de qualificações destes comerciantes que "compram para derreter", têm contribuído para o desaparecimento de muitas peças que por ignorância desaparecem do património português.

José Baptista, que é também avaliador oficial da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), adiantou que muitas das pessoas responsáveis por lojas de venda e compra de ouro "não sabem o que têm nas mãos"(aqui)

O que é possível fazer para inverter a situação ? A APG vai realizar, em 2013, um curso de avaliadores de ouro, joias e pratas, com a duração de um ano. - É pouco, em tempo de crise 'deita-se a mão' a tudo que possa minimizar situações difíceis.

É Assim Que Eu Me Sinto ...

... Um ratinho de laboratório

Estamos a ser bservados dia a dia na perspectiva que a experiência resulte, condicionante importante para que o tratamento possa ser aplicado a situações idênticas, ou pelo contrário se a experiência não resultar outros caminhos comecem a ser investigados.

A roleta está a girar ...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quando Nada Bate Certo ...


Esta é só uma noite para partilhar
Qualquer coisa que ainda podemos guardar cá dentro
Um lugar a salvo
Para onde correr
Quando nada bate certo
E se fica a céu aberto
Sem saber o que fazer
Esta é uma noite para comemorar
Qualquer coisa que ainda podemos salvar do tempo
Um lugar p'ra nós
Onde demorar
Quando nada faz sentido
E se fica mais perdido
e se anceia pelo abraço de um amigo

Mafalda Veiga 

É Difícil Encontrar Candidatos Independentes? - É. Mas Indicar Candidatos Envolvidos Em Negócios Polémicos Na Justiça ....

... É demais !


O candidato do PS ao Tribunal Constitucional, Conde Rodrigues, foi criticado pelo Tribunal de Contas devido ao contrato de arrendamento do Tribunal da Amadora em 2009, segundo a edição de hoje do “Público”. 


A entidade liderada por Oliveira Martins chegou à conclusão que Conde Rodrigues não tinha competência para autorizar a despesa de 44 mil euros por mês em renda, (até 2019, actualizáveis a 7%) à empresa Euroalfragide. 


Segundo o jornal, negócios envolvendo tribunais em Guimarães, Cabeceiras de Basto e um processo de aquisição de automóveis também levantaram dúvidas.


Parece que os interesses políticos e os jogos de favores continuam por aí numa dança cujo baile nos deixa apreensivos e duvidosos quanto ao rigor das nossas instituições .- O jogo da credibilidade continua e não pode ser só nas contas, mas acima de tudo nos homens e mulheres que governam ou propõem governar este país.

Será Isto Um Golpe Nas Teorias Sobre A Matéria Escura ?


O problema é que o último estudo que a procurou não encontrou provas dela à volta do Sol. Será isto um golpe nas teorias sobre a matéria escura?

A quantidade de massa que calculámos coincide muito bem com o que vemos — estrelas, poeira e gás — na região em torno do Sol. O que não deixa lugar para matéria adicional — a matéria escura — que esperávamos encontrar”, quem o diz é Christian Moni Bidin. “Os nossos cálculos mostram que a matéria escura deveria ter aparecido muito claramente nas medições. Mas afinal não está lá”, refere.

“Apesar destes resultados, a Via Láctea roda muito mais rapidamente do que o que pode ser justificado pela matéria visível. Por isso, se a matéria escura não está onde se esperava, temos de procurar uma solução para o problema da massa que falta. O mistério da matéria escura tornou-se agora ainda mais misterioso.”

Ficamos agora à espera das próximas cenas deste thriller cosmológico, que talvez tenham desenvolvimentos quando, em 2013, for para o espaço a missão Gaia, da Agência Espacial Europeia, que irá fazer o censo pormenorizado de mil milhões de estrelas da Via Láctea.

( continuar a ler aqui)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Opiniões ...

A grande divisão na Europa não será entre o Norte e o Sul ou entre a esquerda e a direita. Será entre os países que diligentemente  consigam fazer a transição do modelo do Bem-Estar universal e caminhem na definição de um novo modelo social Europeu e os países que irão ser forçados a mudar pelos acontecimentos, de um modo brusco e duro.
Quando se trata de excesso de gastos com a previdência social a Europa não tem anjos.[pena, nós vamos penar - mais que certo]
Fonte: Para prosperar os países do euro devem cortar o Estado do Bem-Estar (Fredrik Erixon é director do Centro Europeu de Economia Política Internacional.

É Optar ...


... Mas, não é nada fácil - dói e não é pouco.

Portugal pode crescer alguma coisa e será bom se isso acontecer. O mundo, no entanto, não vai "crescer" até ao infinito. Vai mingar face ao que temos hoje de recursos. Por isso apostaria desde já numa economia de proximidade, menos consumista, mais próxima da terra, capaz de devolver mais sentido à vida das pessoas, tentando autonomizá-las através do alerta para as necessidades da autossubsistência. Em alternativa podemos confiar no Estado e nos políticos profetas do crescimento. É optar.

Daniel Deusdado,JN

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Faça-se O Que É Obrigatório.Este Não É O Tempo De Experimentalismos

O sistema de Segurança Social não precisa de nenhuma revolução nem de nenhuma mudança de modelo. Muito menos na actual conjuntura, em que o comum dos cidadãos enfrenta já retrocessos em direitos que considerava protegidos por contratos com o Estado. Este não é o tempo de experimentalismos na Segurança Social. Faça-se o que é obrigatório fazer. Tudo o que for desnecessário e crie insegurança, que se esqueça. É uma regra de bom senso especialmente recomendada quando tardam as medidas que mostram que todos estão a pagar a crise.

Inseguranças gratuitas, Helena Garrido,J.Negócios

Oceano Nox

Junto do mar, que erguia gravemente
A trágica voz rouca, enquanto o vento
Passava como o vôo do pensamento
Que busca e hesita, inquieto e intermitente,

Junto do mar sentei-me tristemente,
Olhando o céu pesado e nevoento,
E interroguei, cismando, esse lamento
Que saía das coisas, vagamente...

Que inquieto desejo vos tortura,
Seres elementares, força obscura?
Em volta de que idéia gravitais?

Mas na imensa extensão, onde se esconde
O Inconsciente imortal, só me responde
Um bramido, um queixume, e nada mais...

Antero de Quental

Um Sinal De Confiança - Dizem Eles

De acordo com o Executivo comunitário, que conduziu a operação que colocou hoje no mercado com sucesso 1,8 mil milhões de euros de títulos de dívida a longo prazo, registou-se uma forte procura dos títulos de dívida, com uma maturidade de 26 anos e juros de 3,375 por cento, a que não é indiferente o sucesso da terceira revisão do programa de assistência financeira concedido a Portugal em Maio de 2011, considerando ainda Bruxelas que o sucesso da operação, concluída em menos de duas horas, é também «um sinal de confiança nas medidas de estabilização europeias».( Fonte: SOL)

terça-feira, 17 de abril de 2012

O Mercado De Alimentos Nutritivos Tem Uma Nova Moda


... A Chia

Se moer as sementes e espalhar sobre cereais ou iogurte, ou colocá-las em sucos, estará a dar um grande impulso de nutrientes à sua refeição. Definitivamente estará acrescentando minerais, fibras, proteínas e ómega-3", disse Nieman.
Sementes de Chia (Sálvia hispânica L.)

Mas...  isso, claro, não o vai curar de forma mágica de certas doenças ou diminuir os factores de risco. Alguns fanáticos tratam a chia como se pertencessem a um culto. Acham que a semente é capaz de tudo.

A investigadora Catherine Ulbricht, da Natural Standard Research Collaboration, também alerta para que não considerem a chia um "alimento milagroso" e recomenda que as pessoas evitem abusar do produto, já que este como outros alimentos totalmente naturais podem trazer efeitos colaterais.(se quer saber mais leia aqui; BBC Brasil)

Uma Boa Notícia Se ...

... Muitos de nós já não tivéssemos partido 'desta para a melhor' ou estaremos tão 'minguados' que dificilmente poderemos festejar.

Para atingir uma dívida pública equivalente a 50% do PIB em 2050, ou seja, metade da actual, Portugal terá de melhorar, de forma permanente, o seu saldo orçamental primário no equivalente a 3% do PIB. Não é pouco esforço, mas é o quinto mais baixo da OCDE. Estranho? Economista da organização explica os pressupostos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estas Não Serão Depenadas ...


... Para Já

De acordo com Vieira e Brito, "o abate é uma questão possível que alguns países aconselham", como é o caso do Reino Unido, mas "Portugal não vai acompanhar esse caminho".
Segundo o diretor-geral da Alimentação e Veterinária, tendo em conta os dados dos produtores, existem seis milhões de galinhas no mercado.
Deste total, metade das galinhas já estão em gaiolas melhoradas, pelo que sobram três milhões de aves.( DN)

domingo, 15 de abril de 2012

'Seria Uma Tragédia Que A Cultura Acabe Em Puro Entretenimento'

A conversão da cultura no caos [?]


" Como não há maneira de saber o que é cultura, é tudo e nada é." 
Esta dissolução da hierarquia, o triunfo da frivolidade, o reino universal de entretenimento. 
Mas os efeitos do presente clima de banalidade extrema não estão limitados à cultura. O impulso da civilização do espetáculo tem intelectuais anestesiados, jornalismo desarmado e, acima de tudo, políticas desvalorizadas, um lugar onde o cinismo está a ganhar terreno e se estende à tolerância e à corrupção.


(Ler aqui) Mário Vargas Llosa

Tenham Coragem E Contem A Verdade ...

... Por muita retórica que exista no debate político, na prática nenhum Estado é capaz de dar mais do que aquilo que tem na mão. Por isso, nenhum político a viver num país de tostões pode impunemente continuar a fazer promessas de milhões. Nesta matéria, exige-se que para cada proposta se apresente uma relação dos custos e dos benefícios.

Limito-me a pedir aos políticos que nos contem a verdade. Aos que estão no poder e aos que pensam voltar, porque a Esquerda também vai ter de perceber que já não tem aderência à realidade a conversa dos direitos adquiridos. Todas as gerações devem apenas ter direito àquilo que são capazes de produzir para si próprias. [Por mais que nos custe - é assim a vida]

É urgente, Paulo Baldaia,DN

sábado, 14 de abril de 2012

Sonhos Lúcidos? ...


  1. Elias Howe sonhou ter sido capturado por uma tribo que dançava ao seu redor com lanças que tinham um furo na ponta. O sonho inspirou-o a inventar a máquina de costura.
  2. ...............................................................................................................................................
  3. Robert Louis Stevenson sonhou com a história de Jekyll e Hyde. Acordou e escreveu o livro.
  4. ...............................................................................................................................................
  5. Stephen King afirmou ter baseado várias de suas novelas nos seus próprios sonhos.
  6. ...............................................................................................................................................
  7. Paul McCartney acordou com a melodia de Yesterday totalmente pronta em sua cabeça.
  8. ..............................................................................................................................................
  9. Jack Nicklaus inventou uma nova forma de jogar golfe depois de sonhar que estava a segurar o seu taco de uma maneira totalmente diferente.
  10. ..............................................................................................................................................
  11. Samuel Taylor Coleridge escreveu seu famoso poema, Kublai Khan, depois de acordar de um sonho induzido por ópio.
  12. ..................................................................................................................................................
  13. Mary Shelley encontrou a inspiração para escrever o clássico Frankenstein num sonho sobre a possibilidade de que os cientistas descobrissem como criar vida.
  14. .................................................................................................................................................
  15. Dmitri Mendeleyev sonhou sobre como os pesos atómicos poderiam ser usados para agrupar os elementos químicos, e criou a Tabela Periódica.
  16. ..................................................................................................................................................
  17. Stephanie Meyer sonhou com o tema que a levou a criar a série Twilight.

Esta É A Frase

O Governo de Passos Coelho valorizou imenso o facto de o ‘Financial Times’ detectar sinais positivos na economia. O problema é que de Espanha as notícias não são boas. Se Madrid se afundar, vai tudo atrás. Nem a França escapará. Cada francês deve, em média, 76 mil euros, mais 60 mil do que um português. Aterrador!

JEM,CM 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um Exemplo De Vida ...



... Sozinho  Plantou Uma Floresta De 550 hectares.

... Este não baixou os braços e tinha só 16 anos.

O jornal Times da Índia foi recentemente ao encontro de Payeng na sua floresta remota para aprender mais sobre o seu projeto de vida ( Há cerca de 30 anos, Jadav "Molai" Payeng começou a plantar sementes ao longo de um banco de areia perto da sua cidade natal, na região de Assam no norte da Índia. O seu objectivo era criar um refúgio para a vida selvagem. Pouco tempo depois, decidiu dedicar a sua vida a este trabalho e mudou-se para o local. Actualmente a região alberga uma floresta de 550 hectares que Payeng plantou sozinho à mão).

Segundo Payeng, tudo começou em 1979 quando as cheias arrastaram um grande número de cobras para o banco de areia. Um dia depois, as águas recuaram e Payeng, na altura apenas com 16 anos, encontrou o local com inúmeros répteis mortos. Foi um ponto de viragem na sua vida.
“As cobras morreram ao calor, sem a proteção das árvores. Sentei-me e chorei sobre os seus corpos sem vida. Foi uma carnificina. Alertei o departamento florestal e perguntei se poderiam plantar árvores lá. Responderam que nada cresceria ali. Disseram-me para tentar colocar bambu. Foi doloroso, mas fi-lo. Ninguém me ajudou. Ninguém estava interessado”, referiu Payeng agora com 47 anos.

Apesar de ter levados anos até o seu trabalho ter sido reconhecido internacionalmente, a vida selvagem da região começou a beneficiar do trabalho de Payeng desde o início.
Peyong demonstra um conhecimento notável do equilíbrio ecológico. Chegou a transportar para o seu ecossistema formigas para reforçar o seu equilíbrio natural. Pouco tempo depois, a área sem sombras transformou-se num ambiente autónomo onde habitam um grande número de seres vivos. A floresta, denominada Mata Molai, serve agora como refúgio para aves, veados, rinocerontes, tigres e elefantes, espécies criticamente ameaçadas pela perda de habitat.

Fonte: Naturlink


Porque É Tão Difícil Alcançar Empatia Entre Adversários Políticos ?


Quando tentamos colocar-nos no lugar dos outros, assumimos que a pessoa sente da mesma forma que nós, e geralmente conseguimos reconsiderar a situação.
Mas a empatia parece ter um limite bem claro, segundo Ed O'Brien e Phoebe Ellsworth, da Universidade de Michigan (EUA).
Parece que nós não conseguimos estender essa autoprojecção a pessoas que têm posições políticas diferentes da nossa.
E não o conseguimos, mesmo em condições extremas, afirmam os investigadores  num artigo publicado na revista Psychological Science.

Existem estados internos, a que os investigadores chamam estados viscerais, que temos muita dificuldade para mudar.
Normalmente, os estados viscerais são tão fortes que as pessoas os projectam nos outros: "Eu estou a sentir frio, logo aqui está frio, e você está com frio também."

Pois, mas com os ratos não sucede do mesmo modo. - Claro: homem é homem e o rato é um rato ...

Os ratos não suportam ver os seus semelhantes aprisionados : reagem de forma agitada para que saiam de uma gaiola ou caixa. Esta é a prova de que são dotados de uma capacidade de empatia, segundo relatou uma equipa de investigadores da Universidade de Chicago (EUA) num artigo publicado na revista «Science»


O resultado das experiências : o que aconteceu naquela instituição parecia uma revolução de roedores. Os animais conseguiram libertar os seus companheiros da prisão, umas gaiolas de acrílico onde tinham sido colocados pelos investigadores, e sem existir uma recompensa no final – o que revela que sentem empatia quando vêem outros animais em apuros.

Para os autores, a razão pela qual os animais actuam é por quererem pôr fim ao sofrimento dos seus companheiros engaiolados.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

As Regras De Apuramento Do Défice E Da Dívida Pública Vão Mudar Para Portugal, Irlanda e Grécia

Se quer evitar o stress - adapte-se à vertigem da mudança.
Ora leia : Agora nacionalizar os bancos é melhor para o défice.

Não! Não Somos Autómatos !

... A propósito da proibição de fumar em carros particulares que transportem crianças.

Educar,ensinar,prevenir.- É este o caminho.

Proibir tolhe a liberdade e a responsabilidade.- pouco ou nada resolve, a não ser arranjar emprego para mais uns fiscais e tentar arrancar mais uns euros aos cidadãos. Agora é por causa da saúde das crianças? E em casa? (pergunta com razão um comentador na TSF). Alguém vai conseguir controlar o que é que cada pai/mãe faz a um filho? Quantos cigarros fuma ao pé dele? Se lhe dá chocolates em excesso? Se come fritos todos os dias? Se dorme o n.º de horas mínimo que deve dormir? etc., etc.

Com o país em plano inclinado, tratem do que é prioritário e quanto ao tabagismo eduquem, elucidem não só os jovens mas também os encarregados pela educação (os pais).

Cuidado com o excesso de regras, de leis de proibições. - não somos autómatos, não nos tentem programar em excesso, para tudo há um limite.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Grilos Falantes ...

... Desmultiplicam-se os casos de esforço inglório de entretenimento nacional sem qualquer substância. Reproduzem-se por tudo e por nada os grilos falantes - e o pior é acabarem por desviar as atenções do prioritário, um certo consenso nacional feito de esforço global na tentativa de o país evitar um beco sem saída. Claro: não se pede unanimidade; deseja-se sim sentido de Estado e, já agora, de apego à realidade.

Fernando Santos,JN 
A ter em conta:  a tempestade  espanhola começa a soprar.

Uma Festa ... Encantada ?

As crianças são príncipes e princesas encantadas - com fome.
Os pajens encantados com as moedas que lhes atiraram - estão a pagar os juros.
A arquitectura e a engenharia agradecem a festa - pena que nem tão cedo haverá novas comemorações.
Economizámos tanto nesta Festa que a factura da electricidade nas escolas aumentou exponencialmente e as derrapagens ainda estão a doer.
A fada madrinha com a sua varinha de condão adorou transformar os desastres numa Festa.
Palmas!...  Srª Ex-ministra - pelo malabarismo de nos conceder Festas fantásticas e surpreendentes, próprias para um país com graves núcleos de pobreza e sofrimento.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Esgotos O Novo Combustível Do Futuro ?

Na ânsia desenfreada por substituir o petróleo, temos visto carros movidos por óleo alimentar, ar comprimido e agora, esgotos.

As pesquisas estão a ser conduzidas na Universidade da Califórnia e o homem por trás disso apresentou uma solução inteligente e ao mesmo tempo inacreditável, além de viável e pura, e que por tabela, ajuda a resolver o problema da infra-estrutura necessária para fazer do hidrogénio uma alternativa viável e acessível.
O resultado é a produção local, limpa e extremamente eficiente, que reduz a dependência do caro e esgotável petróleo.

O projecto é liderado por Jack Brouwer, apelidado pelos colegas de Jack Bauer (personagem da série «24 horas» protagonizada por Kiefer Sutherland), um californiano que a exemplo de Kiefer, parece também estar a salvar o mundo.(ler artigo completo)

Uma Coisa É Explicar Outra É Comunicar ...


"Nós comunicamos o que sentimos", diz com razão Marti (jornalista). Eu concordo totalmente. Uma coisa é  explicar outra é comunicar . A comunicação é um passo além. Envolve não só a capacidade de explicar de modo a que a  mensagem seja entendida, mas também alcançar o  interlocutor.
Diante dessa realidade, existem duas possibilidades: ou  realmente se acredita no que se quer explicar e comunicar o que se sente, que é parte de nós, ou  fazemos teatro. Neste último caso, se é muito bom agente (algo que acontece em minoria dos casos), ou o resultado é uma falha completa.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Culto Ascentral Das Árvores


 Árvore é um dos temas simbólicos mais ricos e mais generalizados de todos os tempos e civilizações: símbolo de verticalidade estabelecendo a comunicação entre o mundo subterrâneo (pelas suas raízes), a superfície da terra (pelo tronco) e as alturas (através dos ramos e da copa); símbolo da vida; símbolo da transformação e evolução (ciclos anuais, morte e regeneração); símbolo do sagrado - em certas religiões antigas, nomeadamente nas pré-helénica e Celtas havia árvores consagradas aos deuses; símbolo de uma família, de uma cidade, de um rei ou de um país (folha de ácer no Canadá, o cedro no Líbano, a palmeira de Cuba); símbolo de fecundidade, da fertilidade, da vida (no deserto não há árvores); símbolo da vida do espírito e do conhecimento; símbolo de segurança (pela sua estabilidade) e de protecção (pela sua sombra).

As árvores ultrapassando largamente os homens em dimensão, em altura e em longevidade, quase parecendo eternas, adquirem uma dimensão "sobrenatural" de representantes dos deuses e por isso foram frequentemente consideradas sagradas e tornadas objecto de culto. 

Os Gregos e os Romanos tinham o culto de várias divindades que associaram às árvores: a oliveira era a árvore de Minerva, o choupo de Hércules, o pinheiro de Cibele, o loureiro de Apolo, o freixo de Marte e o carvalho de Júpiter, por exemplo. Os Celtas acreditavam na magia das árvores e que cada uma possuía o seu próprio poder. Dividiram o ano em 21 partes e atribuíram a cada uma delas uma árvore sagrada.
Diferentes árvores têm diferentes simbologias associadas: o carvalho representa solidez, potência, longevidade, força, majestade, sabedoria e hospitalidade; o castanheiro, previdência; a cerejeira, pureza, felicidade, prosperidade; a nogueira o dom da profecia; o cipreste, luto e longevidade, virtudes espirituais, santidade; o loureiro, imortalidade e glória; a oliveira simboliza a paz, fecundidade, purificação; o salgueiro chorão, morte, tristeza, imortalidade e a tília amizade e fidelidade.

Essa mesma simbologia estendeu-se também às florestas. O desconhecido, a dificuldade de ver ao longe, a obscuridade no seu interior e os ruídos estranhos e indefinidos constituíram fonte de inquietação para os homens e tornaram as florestas, em diversas civilizações, local de culto, de reunião de druidas, de oráculos, de lendas, de aplicação de justiça ou ainda lugar de cerimónia de iniciação de adolescentes ou de sepultura.

Fonte: Eng. José Neiva Vieira, Naturlink 

Pode Ser Pior? Pode, Pode!

« O Governo naufraga em contradições e o PS paga a factura de se ter entregue a uma lógica cesarista e ignorado a subalternização do partido a interesses obscuros. Pode ser pior? Pode, pode!»

Eduardo Dâmaso,CM

domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa É Ser ...


É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento,
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
È lutar por um mundo melhor,
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte

(autor desconhecido)

sábado, 7 de abril de 2012

A Irritação Da Dúvida ...


A dúvida é um estado de insatisfação e inquietude do qual lutamos para nos desvencilhar e passar para um estado de crença, ao passo que este é um estado calmo e satisfatório que não desejamos evitar ou transformar numa crença em outra coisa. 

Pelo contrário, nós agarramo-nos tenazmente não só ao acreditar, mas a acreditar precisamente naquilo em que acreditamos. Tanto a dúvida como a crença têm efeitos positivos sobre nós, ainda que bem distintos. A crença não nos faz agir prontamente, mas predispõe-nos a agir de uma certa maneira quando surge a ocasião. 
A dúvida é desprovida desse efeito activo, mas estimula-nos a investigar até que ela própria seja aniquilada. 


(...) A irritação da dúvida provoca uma luta para alcançar um estado de crença.

Charles Peirce  

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Celebrações Pascais Da Sexta-feira Santa

De Norte a Sul do país, a comunidade religiosa portuguesa tem hoje inúmeras celebrações pascais da Sexta-feira Santa, marcada pela morte e sepultura de Jesus Cristo, lembrada em diversas procissões do Enterro do Senhor.

As celebrações reflectem o modo de sentir de cada região. Poderá lembrar ou conhecer aqui, alguns  hábitos de Freixo de Espada à Cinta até Faro.

A Incerteza É Cada Vez Mais Veloz

" Criámos a época da velocidade,
mas sentimos-nos enclausurados dentro dela.
Os nossos conhecimentos fizeram-nos cépticos;
A nossa inteligência, empedernidos e cruéis
Pensamos em demasia e sentimos pouco"

Charles Chaplin



Só faltava esta incerteza constante em que vivemos. A imprevisibilidade faz parte da vida, mas a velocidade a que se propaga a incerteza, é novo. Qualquer dia nem tempo temos para 'digerir' os acontecimentos quanto mais para neles pensar - sufoco

Esta É A Frase

« Sendo certo que até a revisão constitucional só pode ocorrer com uma maioria de dois terços, é provável que uma Lei do Enriquecimento Ilícito só possa deixar de ter entraves quando o PS se juntar aos demais partidos na vontade de forçar aqueles que abusam do Estado a explicarem o inexplicável. A não ser que António José Seguro mantenha a crença de que às vezes o dinheiro se limita a cair do céu.»

Leonardo Ralha,CM

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Dúvida: A Arte De Fuga Terá Remédio ?

Na verdade, ao longo das últimas décadas, Portugal enveredou por um estilo de governação absolutamente irresponsável. O objetivo principal era o de iludir a disciplina do Pacto de Estabilidade e Crescimento (1997), que funcionaria como a carta condicional para a permanência na Zona Euro. Os governos transformaram a engenharia financeira numa arte de fuga.

Os nomes do mal, Viriato Soromenho-Marques,CM

Quem foge também se agarra ! ...- Esta é para rir! - enquanto lágrimas de sofrimento nos escorrem pela cara.
Fica a dúvida - será possível parar o jogo sem que as marcas fiquem gravadas para sempre no período que ainda nos resta viver?

Preparem-se Para A continuação De Invernos Frios E Secos



A redução de gelo no Oceano Ártico, na sequência do aquecimento global, pode provocar um aumento de invernos secos e mais frios em Portugal.

Um estudo divulgado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos aponta a redução do gelo no Oceano Ártico devido ao aquecimento global como explicação para a neve e o frio acima do habitual nos invernos dos últimos anos em algumas zonas do hemisfério Norte.



Fonte: A Bola

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pela Primeira Vez Admitem Que Numa Eventualidade ...


"A estratégia de consolidação orçamental permanece apropriada, sendo a meta para o défice de 2012 atingível no quadro das actuais políticas e cenário" macroeconómico. Mas "no caso em que se materializem os riscos para o crescimento, poder-se-á justificar que se permita o funcionamento dos estabilizadores automáticos, ainda que alterações para acomodar derrapagens orçamentais devam ser evitadas a todo o custo.

... Meta para o défice pode ser mexida, na estrita medida em que seja necessário para acomodar os custos acrescidos, por exemplo, com subsídios de desemprego.

Esta eventualidade é, pela primeira vez, admitida no curto comunicado que acompanha a decisão do Fundo de libertar uma nova fatia do empréstimo a Portugal.(aqui)

E claro, sempre dá algum conforto ...

A Sentença ...

A zona euro vive “uma época de heterogeneidade”, com diferenças ao nível do emprego e da produtividade, e em determinados países – as “regras não são duráveis a termo”.

O “modelo social europeu deve ser revisto”.

Mario Draghi, Presidente do BCE


Que não iremos voltar aos melhores anos do passado já sabemos, interessa agora tentar preservar contidamente e com justiça social o que de melhor construimos -  Saúde e Educação. Ao mesmo tempo acabar com as trocas de favores, a mania das grandezas e os monopólios de clubismo, acima de tudo construir uma sociedade mais justa.

Fotografia


Do Álbum Ilha de Trroia, Rafa (Rafael Fidalgo)

O Chico-espertismo Continua ...

Em meados de Outubro, a EMEF – Empresa de Manutenção de Material Ferroviário, cujo único accionista é a CP, preparava-se para gastar para cima de 200 mil euros na compra de carros topo de gama para directores. O CM deu a notícia – e Benoliel, apanhado de surpresa, garantiu que ia suspender o negócio. Não foi o que fez. Deixou passar um tempo, à chico-esperto, e comprou os carrinhos.

Dizem-me que continua a ser presidente da CP.( Fonte: Manuel Catarino,CM)

O chico-espertismo parece continuar a corroer o sistema e não há quem nos proteja desta praga cujo movimento é puramente individualista e egoísta, e depois contam com o que sempre contaram - nada lhes acontece.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Caramba! Ninguém É De Ferro!

Este gesto de João Gobern no programa 'Zona Mista', valeu-lhe a dispensa como colaborador da RTP.
(2º golo do Benfica/Braga) O Jornalista ,enquanto prova de carácter e boa fé colocou o lugar à disposição.


Distinção Internacional Por Excelência De Inovação ...


... Para interiores aeronáuticos (CORTIÇA)

Portugueses vencem prémio internacional de interiores aeronáuticos


Life venceu uma das categorias do prémio internacional de inovação para interiores aeronáuticos Crystal Cabin Award. Em concurso, estavam cinquenta e oito projectos. (P 3) .
Digam lá se o interior não é lindo ? 
Isto é mais importante que a demissão do vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Pedro Nuno Santos.
Porque : - Políticos há muitos ... ...

Vácuo ...


Um dos elementos estranhos desta democracia é a deficiente qualidade do discurso político. Pessoas sérias, honestas e inteligentes podem dizer as maiores aleivosias e os disparates mais boçais ao formular uma posição política. Nessa qualidade é permitido violar a lógica, faltar à verdade, defender o impossível, tudo com naturalidade.
É verdade que o nível actual está muito acima do que já foi, na podridão do Liberalismo, caos da Primeira República ou cerimonial da ditadura. Vivemos num sistema estável e digno e ouvem-se muitas intervenções sérias. Apesar disso, existe uma degradação de discurso que a democracia não consegue eliminar.

João César das Neves, DN 

E aqui vai mais uma achega.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Esta É A Frase

« Sempre que a Europa se transformou numa prisão de povos, o desfecho nunca foi feliz.»

Viriato Soromenho-Marques, DN 

E diz mais: A solução Merkel, que consiste em manter tudo como está, apenas com uns remendos, não vai resultar. O aumento da pobreza, dos conflitos sociais e da fuga de capitais vai obrigar a União Europeia a escolher entre a implosão ou a mudança para um federalismo de sobrevivência. O "sucesso" dos programas de ajustamento, se fosse possível, conduziria a Europa a assimetrias mais profundas, a uma divisão rígida entre países dominantes e colónias periféricas, entre cidadãos e metecos. (ler aqui)

domingo, 1 de abril de 2012

Por Caminhos Tortuosos

É uma persistente sensação de abandono aquela que se interioriza quando se percorre o coração de Odemira. Mas não só. O Alentejo Litoral, é profundamente diferente do Alentejo interior. Não é aquela imensidão de planície, o relevo isola as populações e os acessos são difíceis. Acresce que os que lá vivem em permanência são idosos.

" Nestes montes solitários
Onde a desgraça me tem
Brado, ninguém me responde
Olho, não vejo ninguém."

Esta quadra popular, como refere o Público hoje, expressa bem o drama de mais de mil idosos que vivem sós e isolados, a braços com as dores da alma e do corpo, minados por doenças crónicas, resignados à sua sorte, até que vão ao encontro da solução final na pernada de um chaparro, na "porção mágica" do 605 Forte ou no fundo de um poço.

E não se faz nada?
Sim, mas com muita dificuldade.
Desde Janeiro de 2010, que a Unidade Médica de Saúde de Odemira trabalha no projecto Vida Vale, numa tentativa para reduzir as taxas de suicídio.Visitam 1153 idosos, destes, apenas 156 não estão a viver em montes isolados.997 têm mais de 65 anos e, destes, 779 têm entre 65 e 80 anos. Muitos vivem sozinhos, muitas vezes sem luz ou água canalizada e muito menos sem telefone. (Fonte:Público)

Os caminhos para chegar a estes montes isolados são difíceis e tortuosos para os mais novos que levam assistência quanto mais para os idosos que lá vivem.

Há dias, fui ao Alentejo, julguei que seria fácil o acesso à zona onde me dirigia, visto localizar-se perto de boas estradas. Engano meu. A estrada acabou e durante os 6 ou 7 Km seguintes foi um autêntico carrossel. Não encontrámos vivalma e os caminhos uma lástima. E, sim, por ali mora um casal de idosos que ainda trabalham no campo, mas escondem-se com medo de assaltos sempre que avistam alguém que não conhecem. Segundo consta, atingem este ano a reforma, no entanto, durante anos semearam às escondidas, em zonas de difícil acesso, porque lhes pagavam para não semear, única coisa que sabiam fazer e para a qual viviam.- São vidas difíceis, quando ali não muito longe, encontramos estradas e auto estradas por onde correm a grande velocidade uns outros a caminho das estâncias balneares.

A Praga Que Quer Fazer Dos Políticos Adivinhos

O procedimento enquadra-se no carácter auto-referencial do jornalismo: afastando-se do real, virado sobre si mesmo, muito jornalismo aborda o que outro jornalismo já abordou e por aí adiante, numa cornucópia infernal. Ficaram de fora inúmeros temas de interesse nacional.(...)

A maioria dos canais e jornais sublinhou depois que Passos Coelho disse não poder descartar a hipótese de novo pacote de ajuda. Já o sabíamos. Mesmo assim, foi a manchete, não por causa do conteúdo, mas pela obsessão do jornalismo português com o futuro. Tudo o que seja previsões de políticos, comentadores, governantes ou outros protagonistas mediáticos é valorizado em manchetes e títulos e citado em espiral de auto-referenciação noutros media.(..)

Parte do jornalismo português, viciado nas mentiras cor-de-rosa do anterior governo, anda desaustinada com um primeiro-ministro que recusa aderir a essa má prática política e jornalística. Ele repete que não quer prever e prometer o que não pode. Mas os microfones sedentos de previsões não o largam. Quando esse jornalismo anseia que lhe contem mentiras, que se pode esperar dele?

Eduardo Cintra Torres,CM