terça-feira, 31 de agosto de 2010

As Consequências do Delírio da Ficção Tecnológica


Quando se decreta que os dois milhões de portugueses que beneficiam de RSI, abono de família e subsídio social de desemprego devem usar obrigatoriamente a Internet para provarem os seus rendimentos, é porque o Governo pensa que Portugal é a cidade dos Sims.
Na cabeça da ministra há um país real e um de ficção. E o da ficção tecnológica é que move Helena André. O delírio é total: se não souber utilizar a Internet, peça ajuda, diz o Estado. Há uma teoria da conspiração que se adapta ao assunto: o objectivo é que passem os prazos. Se assim for o Estado poupa uns milhões à boa maneira portuguesa com uma óptima desculpa.

Fonte: Fernando Sobral,JNegícios

Hoje É Dia De ...



... S. Raimundo

... Feriado Municipal em Carrazeda de Ansiães.

Carrazeda de Ansiães é uma vila de característi
cas rurais, sede de um concelho com 19 freguesias e com a área aproximada de 282,28km2. Pertence ao distrito de Bragança, situando-se para sudoeste deste, tendo o rio Tua até à Foz a limitá-lo para poente, e o rio Douro a Sul.
A história da freguesia de Carrazeda de Ansiães está ligada ao concelho medieval de Ansiães. Realmente, quando Ansiães era uma vila próspera, antiga, quanto importante, na defesa da linha fronteiriça que o Douro constituiu e muitas vezes de uma forma incerta e variando de limites, Carrazeda era apenas um lugar pouco povoado.

A população da freguesia de Carrazeda de Ansiães era em 1864 de 316 habitantes. Depois foi aumentando até que em 1950 atingiu o seu máximo com 1464 pessoas.


A Vila de Carrazeda de Ansiães tem vários pontos de interesse, como casas nobres, Moinho de Vento, o Pelourinho erguido no século XVIII, a Fonte das Sereias e outra Fonte com Tanque nessa mesma zona cheia de rusticidade, os antigos Paços do Concelho e os actuais, a Igreja Matriz de 1790 com Torre lateral esquerda quadrangular e de 4 sinos, toda a zona antiga, o Jardim ou Praça D. Lopo Vaz de Sampaio.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As Frotas Estão A Ser Preparadas. É já Dia 13 ...


É já dia 13 que em muitas aldeias portuguesas vão deixar de ouvir o continuo 'chilrear' das crianças. Partem de manhã cedo meio a dormir para outras paragens, votam à noite cansadas e desejosas de se deitarem.
Só a Câmara da Régua preparou uma frota de dez viaturas para fazer o transporte directo dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico das aldeias para os novos centros escolares que abrem portas a 13 de Setembro.
Os seis novos autocarros, que custaram 900 mil euros, juntam-se aos dois autocarros e dois veículos de nove lugares que já são propriedade do município. (Público)

Anunciar Obra É Prioridade. As mais Antigas Continuam Cair Aos Bocados


Propaganda é o lema que serve de ilusionismo para adormecer mentes distraídas. Quase todos os dias se anunciam obras novas cuja concretização, ou não, terá lugar daqui a alguns, ou muitos anos. A conservação de edifícios públicos ou estradas não interessa nada - não dá nas vistas.

Este é só um exemplo:
As placas de revestimento das paredes exteriores do palácio da Justiça de Setúbal ameaçam perigo. Várias já se soltaram e caíram na via pública, sem a intervenção que se impõe, em nome da segurança.

O problema mais gritante centra-se numa coluna, onde várias das placas de pedra de revestimento caíram para o passeio e ainda lá se encontram, partidas e amontoadas.

Na lateral esquerda do Palácio da Justiça, na Praça da República, precisamente no acesso ao parque de estacionamento, e junto ao respectivo guichet de pagamento, caíram, há semanas, várias dessas placas do revestimento.

Aliás, a queda de placas de revestimento do exterior do Palácio da Justiça não é situação inédita. Há cerca de um ano, três, de consideráveis dimensões, soltaram-se da parte cimeira, da traseira do Tribunal, precisamente na zona de junção com o telhado. (J.O Setubalense)

É de recear que as placas continuem a cair para a via pública, com séria ameaça à integridade física dos transeuntes.

Responsabilidade Ou Irresponsabilidade ?

«Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de fazer.»

Albert Camus

domingo, 29 de agosto de 2010

A Minha Perplexidade Vai Para ...


Espias em manifestações era o que jamais poderia imaginar no século XXI em Portugal. A minha perplexidade. Possivelmente esqueceram um pouco o fim pelo qual ali estavam.

Ioga Vs Caminhada


Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, verificaram que o ioga pode ser superior a outras formas de exercício quanto aos efeitos positivos sobre o humor e a ansiedade.

Os cientistas compararam os níveis de uma substância conhecida como GABA (gama-aminobutírico cerebral) dos praticantes de ioga com os níveis de outro conjunto de pacientes que praticavam caminhada.

Baixos níveis de GABA são associados com a depressão e outros transtornos de ansiedade generalizada. Aqueles que praticaram ioga relataram uma diminuição mais significativa da ansiedade e uma melhoria no humor mais intensa do que aqueles que caminharam.

O pesquisador sugere ainda que a prática do ioga seja considerada como uma potencial terapia para alguns transtornos mentais.

A Oferta De Cavaco ...


Cavaco ofereceu de bandeja o elemento ‘tempo’ a Passos Coelho, dando-lhe um excelente argumento para que este possa sacudir a pressão a que está submetido. Deu-lhe o argumento de que precisa desesperadamente para largar a agenda da ‘época tonta’ e voltar a dedicar-se a coisas mais sérias.

Coisas que Paulo Portas bem assinalou ontem, na sua rentrée, ao falar e apresentar propostas sobre a verdadeira agenda do País: combate ao desemprego, crescimento da economia, saúde, por aí adiante.

É que quando se discute 10% de votos que podem alavancar uma maioria absoluta a um só partido ou obrigar a formá-la em aliança, não é irrelevante a diferença entre falar do que todos entendemos ou andar a alimentar um debate para uma reduzidíssima elite.

Fonte:Eduardo Dâmaso,CM

Será PPC capaz de aproveitar o 'presente' e falar claro? Neste momento não precisamos de detalhes mas de conhecer claramente a linha de rumo que o actual líder do PSD se propõe seguir.

Não Há Nada Que Esteja Só

« Não há nada que esteja só; nada pode estar em completa solidão: o que existe necessita de outro para ser.»

Leopoldo Schfer

sábado, 28 de agosto de 2010

Sócrates Pensa ... E O País Cresce ...



A agenda do primeiro-ministro funciona assim:


1. Lê um documento cheio de números maus mas fixa o olhar no único dado positivo que lá está.
2. Decora o número, que recita e declina de todas as formas.
3. Chama os assessores e manda-os descobrir casos que confirmem o tal número positivo.
4. Manda os assessores ligar para as empresas a avisar de que o primeiro-ministro vai a caminho.
5. Visita as empresas que crescem e empregam novos funcionários e repete o discurso optimista.
6. E, assim, Portugal cresce.

Fonte: Gente no país do crescimento,Expresso



Notícias Soltas


· PCPcritica candidatos presidenciais de apoiarem Sócrates
· PSD contra falta de pagamento a presidentes de Junta
· Castelo Branco: José Sócrates realça importância da EN 351
· Cavaco Silva desvaloriza polémicas em torno da Constituição

Os Problemas Existem.Mas Só De Badajoz Para Lá


Cerca de 22% dos portugueses não concorda com as medidas tomadas (nem com a urgência das mesmas) para sanear as contas públicas, refere o Eurobarómetro da Primavera. Trata-se da percentagem mais elevada da União Europeia (trabalho de campo deste estudo foi feito em Maio, altura em que os mercados quase deram cabo da moeda única).

O que explica esta "ligeireza" dos portugueses, sabendo-se que a austeridade tem sido analisada até à exaustão pelos partidos políticos?

Simples: a mensagem que o Governo vem passando ao País é de que está tudo sob controlo. O investimento público mantém-se prioridade (veja-se o TGV), não há necessidade de cortes salariais na Administração Pública, os sucessivos défices da conta corrente não assustam o Governo (e também o anterior governador do Banco de Portugal...). Tudo somado, o que o Governo está a dizer ao País é que os problemas existem... mas de Badajoz para lá. Logo, não há necessidade de grandes sacrifícios!

É escusado dizer que com tanto optimismo é impossível criar um clima propício à reforma das contas públicas. Ou seja, daqui por cinco anos, os problemas que agora nos afligem continuarão por aí. Com uma agravante: a carga fiscal para os tapar vai ser (ainda) mais elevada.

Camilo Lourenço,JNegócios

Estamos orgulhosamente endividados. Estamos a caminhar para o fim ou para um princípio? - Eis a questão !

Retorno Ao Ponto De Partida


Retomo, pois, ao ponto de partida
como um presente, o ponto de chegada.
Entre um começo e outro não há nada
Excepto o nada da vida vivida.

Desgaste, corrosão do que de novo
em velho se mudou antes de o ser,
etc.

Vergílio Ferreira

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Festas Em Honra De Nossa Senhora Da Atalaia


As festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Atalaia têm início hoje, às 19 horas, na freguesia da Atalaia, concelho do Montijo. Bailes, folclore, mostra de produtos regionais, procissões e círios são alguns dos atractivos destas festividades.

A devoção a Nossa Senhora da Atalaia tem vários séculos. No fim do mês de Agosto de cada ano têm lugar as principais festas que trazem peregrinos de perto e de longe, muitos organizados em "círios"

Trata-se de um de dois relevantes santuários marianos existentes na nossa Diocese de Setúbal, sendo o outro e de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

Amanhã, a festa abre às 11 horas, com a celebração da missa do Santuário e, uma hora depois, chega o Círio da Azóia, acompanhado da banda de música da Sociedade Filarmónica Azeitonense.

No domingo, celebra-se uma missa campal, às 11 horas, no adro da igreja e às 12 horas inicia-se a entrada do Círio Novo em procissão, dando a volta ao Cruzeiro, acompanhado de uma mini banda do Rosário.

Após o jantar, Xico Moreno e a sua banda animam o palanque das festas e às 22 horas, começa a tradicional arrematação de bandeiras e andores nos diversos círios.

As festividades decorrem ainda durante o dia de segunda-feira com a lavagem da cara, na Fonte da Senhora, pelos diversos círios, seguida de visita a cada um. O dia continua animado por vários artistas, com espectáculos e bailes, encerrando a festa com uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite, oferecida pela Comissão de Festas.

As Pessoas De Pessoa ...



... No Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo Brasil

A exposição antecipou a inauguração da mostra, que ocorreu na segunda-feira e termina em 30 de Janeiro. Tem como objectivo dar a conhecer o poeta português, « tanto ao leitor leigo como ao leitor mais fanático» e oferece ao visitante, « uma viagem sensorial pelo universo do poeta, permitindo-lhe ler, ver, sentir e ouvir a materialidade das palavras». Para isso os curadores da exposição convidaram o cenógrafo Helio Eichbauer . Diz-se que o resultado é deslumbrante, pois estimula todos os sentidos. Na entrada, o visitante depara-se com seis cabines, cada uma identificada com um heterónimo de Pessoa, além da que carrega o nome do próprio poeta.
Se estiver no Brasil, e tiver oportunidade, aproveite e vá até lá.

Fonte; Estadão via SOL

Esta é a Frase

« Não é líquido que Passos consiga controlar as fricções ideológicas e de interesses em torno da sua liderança. E se não for capaz de ganhar essa luta interna não ganha mais nada.»

Eduardo Dâmaso,CM

O Adulador

«O adulador é um ser que não tem estima nem pelos outros, nem por si mesmo. Aspira apenas a cegar a inteligência do homem, para depois fazer dele o que quiser. »

D. Fonvizin

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Amanhã No SOL : Mudanças Na Banca


Um Caso Raro : Contas Em Dia

«O Sr. Joaquim Morão, o presidente lá do meu "sítio" ( Castelo Branco), não deve um cêntimo a nenhum dos fornecedores da Câmara Municipal. Como é que ele fará para que o seu Município tenha sempre as "contas em dia"?!...
Eu acho que valeria a pena fazer-lhe uma consulta...»

Boa Notícia (Ler aqui), Memória recente e antiga,João de Castelo Branco

Nota: Parece que ainda restam alguns. Poucos ...

O Pragmatismo Utilitário-eleitoral


Os actuais Partidos Políticos portugueses estão cada vez mais longe da sua identidade de fundação.
Hoje o mais importante passou a ser a estratégia e não a ideologia.
Cada vez mais portugueses se sente orfãos de uma ideologia coerente. Vejamos por exemplo o que se passa no BE :

o Ruptura/FER avançou com um manifesto que sublinha uma das eventuais consequências da candidatura conjunta: "O BE enfraqueceu a sua posição de combate ao Governo."

Os membros do movimento Ruptura/FER (ala interna do BE) não desistem de contestar a decisão de apoiar Alegre.
Notando que Alegre não representa qualquer alternativa às políticas da "coabitação cúmplice Sócrates/Cavaco", os signatários desvalorizam ainda os conflitos do candidato com o Governo e com a bancada parlamentar do PS. "Ele ausentou-se do hemiciclo em votações que não lhe convinham ou manifestou oposição, nomeadamente ao Código do Trabalho, quando o seu voto não fazia falta para garantir a maioria", lê-se. E mais adiante antecipam a campanha de Alegre, dizendo que ela representa a "demagogia nacionalista, a nostalgia colonial, a exaltação da disciplina militar, a subserviência aos governos - tudo envolvido em pose marialva e declamado num tom solene e pomposo."(via Público)

Sim, não é só BE, esta crise é transversal a todos os partidos. E tem a sua origem no pragmatismo utilitário-eleitoral que se reflecte, quando se alcançam posições de poder e não só, na falta de comprometimento político de governantes e representantes parlamentares com as necessidades nacionais e de soberania, com as necessidades maioritárias da população.

Não Se Nasce Xantipa ...


... Ela é resultado de circunstâncias litigiosas .

" Xantipa era uma megera e para ela brigar era um passatempo", afirma um verso de antigas cartilhas poéticas. Trata-se da esposa do filósofo Sócrates (470-399 A.C.), com a qual ele se casou já em idade madura. Com ela teve três filhos, que deixou órfãos ainda menores, ao envenenar-se com cicuta aos sessenta anos.
No " Simpósio", de Xenofonte, Xantipa é descrita como uma megera uma mulher particularmente birrenta.

Em obras recentes conta-se que provavelmente o modo de vida do filósofo teria oferecido oportunidade para as contendas familiares. Acrescenta-se a isso o dito popular:
" Não se nasce Xantipa" - ela é resultado de circunstâncias litigiosas .

Mesmo assim, a esposa do grande Sócrates tornou-se o símbolo do "dragão doméstico", e mulheres inclinadas à contenda são julgadas como "uma verdadeira Xantipa".

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cada vez Mais Fundo E Ainda Nos Pedem Confiança?


“Portugal foi um dos primeiros países a sair da condição de recessão técnica depois da eclosão crise e mundial; foi também um dos países que melhor resistiu à crise em toda a Europa; e finalmente Portugal teve este trimestre o maior crescimento da Europa” (Sócrates,14 Maio 2010)

José Sócrates afirmou que o crescimento económico divulgado pelo Instituto Nacional de Estatístico (INE) «confirma a recuperação» da economia nacional e é «um sinal de grande encorajamento e confiança». (Agosto 2010)

Confiança, encorajamento recuperação ? Em que país?

Quando o risco da dívida pública portuguesa é o segundo que mais sobe no mundo, apenas superado ligeiramente pelo Vietname, agravando-se 3,66 por cento, de acordo com os dados da CMA, será que o 1ºministro vai continuar a lenga-lenga da recuperação ?

A subida de 10,8 pontos base registada hoje face ao fecho de terça feira faz com que o custo para segurar os títulos de dívida a cinco anos, medido pela CMA, se agrave para os 305,6 mil euros anuais.

Roteiro Megalítico : Menhir Do Outeiro


Encontra-se a uns cinco quilómetros de Monsaraz, a norte da estrada que liga as aldeias do Outeiro e da Barrada. É conhecido na região por ' Penedo Comprido'. Tem uma altura de 5,60 m e cerca de 8 toneladas de peso. É considerado um menhir fálico e tem no topo um possível báculo. Segundo a opinião de Paulo Alexandre Loução, em Portugal Terra de Mistérios, também poderá ser uma ' agulha de acupunctura terrestre'.

Para Quando Deixarem-se De Truques E Olharem Para O País Real?



Quando os dirigentes políticos ainda estão confusos sobre as suas ideias após um Verão mais tórrido, costumam tirar do bolso um truque infalível.

Chama-se a isso a política do algodão-doce. Consiste sobretudo em envolver ideias sem sentido com açúcar cristalizado e colorido. Para suscitar a gulodice popular. Sócrates é especialista em algodão-doce. Mas Pedro Passos Coelho surgiu agora com a novidade da "rentrée": o algodão-doce laranja. O OGE transformou-se assim numa questão de açúcar: Passos Coelho quer menos, Sócrates quer sorvê-lo. (...)

Ao ameaçar o seu chumbo, Passos Coelho sabe que essa é uma jogada arriscada contra um Sócrates que só estima acordos enquanto eles lhe afagam o estômago. O problema é que os mercados financeiros internacionais não querem um País devedor sem OGE e Cavaco não quer instabilidade política.(...)

Ser oposição sem parecer obstrução destrutiva é um drama quase shakespeariano para o qual se verá se Passos Coelho é o actor indicado. É por saber isso que Sócrates o tenta encurralar entre uma proposta de revisão constitucional desastrosa ( ou mal explicada - digo eu) e a defesa heróica do Estado social. Se a política soubesse apenas a algodão-doce estávamos todos contentes. O problema é que alguém tem de o pagar.

Fonte:Fernando Sobral, A política do algodão-doce,J Negócios

Ninguém Tem O Direito ...

« Ninguém, por exemplo, tem o direito de examinar um problema histórico ou um problema religioso se traz consigo qualquer preconceito político ou religioso. Não fazem erudição mas política social ou religião.»

Fernando Pessoa

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sorrisos A Gosto E A Desgosto

Ora reparem lá ! Há ...

Sorrisos cínicos ...
Sorrisos ternos ...
Sorrisos irritantes ...
Sorrisos postiços ...
Sorrisos para a fotografia ...
Sorrisos fingidos ...
Sorrisos que nos fazem sorrir ...
Sorrisos em que os olhos também sorriem ...
Sorrisos contidos ...
Sorrisos planeados ...
Sorrisos idiotas ...
Sorrisos sinceros ...
Vá ... faça um esforço ... sorria também ...

Até A Lua Se Está A Contrair !


Segundo umas imagens recentes da NASA, a Lua está cada vez mais pequena e a «encolher como uma maçã velha» e nos últimos mil milhões de anos «retraiu 100 metros», revela a revista Science, informa a France Press. A NASA explica que este fenómeno, deve-se ao arrefecimento interno do único satélite natural da Terra o que provocou um “encolhimento” no diâmetro «retraiu cerca de 100 metros num curto período de tempo», explicou Thomas Watters, do Museu Nacional do Ar e do Espaço e principal autor desse trabalho.

As fotografias que relatam este acontecimento foram retiradas a bordo da Sonda de Reconhecimento Lunar (LRO), sonda esta colocada pela NASA na órbita da Lua em Junho de 2009, onde também se pode ver «escarpas onduladas» no solo da Lua.

A contracção e o «enrugamento» da superfície lunar, podem ser a causa principal do arrefecimento do interior da Lua, dando origem a sua perda de tamanho.

Mesmo ignorando o encolhimento, a Lua está a ficar menor. Como sabemos ela regula as marés oceânicas do nosso planeta, a sua órbita está a ficar cada vez maior e a distância entre os dois planetas aumenta cerca de 4 cm por ano,

Mas, segundo dizem, podemos ficar descansados, pois embora a força gravitacional da Lua influencie a vida na terra, por agora, a Lua não vai desaparecer e o encolhimento não afectará a terra de qualquer maneira.

Será? Então se a distância entre a lua e a terra aumenta é claro que a força gravitacional da Lua sobre a terra diminui . Isso não influência a vida na terra, não se repercute também nas marés?

Faça O Que Tiver Que Fazer ...

Faça o que tiver a fazer com determinação,
com todo o seu coração. O viajante que hesita
só levanta pó na estrada.

O Dhammapada de Buda Gautama,Séc.5 A.C.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sim. Os Super-heróis Actuais Influenciam As Crianças


Um estudo apresentado numa conferência de psicologia nos Estados Unidos afirma que os super-heróis de filmes da actualidade influenciam negativamente os meninos.Eles são diferentes dos de antigamente, pois não apresentam um lado mais vulnerável e humano. O estudo afirma que a única figura masculina alternativa de super-herói da actualidade é a do "preguiçoso", que evita assumir responsabilidades.

"Há uma grande diferença entre os super-heróis de hoje e os heróis de gibis do passado", afirma Lamb.

A pesquisadora diz que, nos personagens do passado, os meninos podiam perceber que - sem roupa de super-herói - eles eram "pessoas normais com problemas normais e muitas fraquezas". Seria o caso do Super-Homem e do Lanterna Verde, que têm identidades secretas, com carreiras e que, segundo a pesquisadora, foram criados como reação ao fascismo e para lutar por justiça social.

"O super-herói de hoje é um herói de acção que pratica violência sem parar. É agressivo, sarcástico e raramente fala sobre as virtudes de fazer o bem para a humanidade", disse Lamb, segundo artigo no jornal britânico The Guardian.

A alternativa a esse super-herói agressivo da actualidade seria o preguiçoso.

"Preguiçosos são engraçados, mas os preguiçosos não são o que os meninos deveriam querer ser. Eles não gostam da escola e evitam responsabilidades", afirma Lamb.

Segundo o professor Carlos Santos, que fez a pesquisa com 426 meninos, "ajudar os meninos a resistir a esse tipo de comportamento o mais cedo possível parece ser um passo vital para se melhorar a saúde e qualidade das suas relações sociais".

Mas Que Grande Salganhada !


Que Governo é este que não sabe o que anda a fazer. Quase não passa um dia em que não contradiga o que aprovaram no dia anterior.
Não, as pessoas não são bonecos que se possam manejar desta maneira, chega de jogar às cegas com a vida dos outros. Não bastava já as consequências do mau planeamento do fecho das escolas agora é a salganhada do acesso às prestações sociais.

Ora leiam:

Os beneficiários de apoios sociais que não autorizem a Segurança Social a aceder directamente aos seus dados bancários não vão perder o acesso às prestações, desde que apresentem, pelos seus meios, as provas de rendimentos e património. Este é o conteúdo de uma carta enviada pelo Ministério do Trabalho à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) e confirmada pela tutela de Helena André ao Diário Económico.

Mas nas notas dos novos requerimentos, que têm de ser assinados pelo beneficiário, lê-se apenas que este se compromete a entregar, quando solicitada, uma declaração de autorização para que os serviços da Segurança Social possam pedir ao Banco de Portugal a indicação das entidades onde o beneficiário tem conta e a obter destas os dados relevantes. O compromisso vai mais longe e o beneficiário assina-o em nome de todo o agregado familiar (já que, com a nova lei, passa a ser contabilizado um conceito mais alargado de rendimentos e de agregado). Além disso, o beneficiário reconhece que a ausência da declaração suspende a atribuição da prestação até que aquela seja entregue

Hoje É Dia De ...



... S. Liberato
... S. Rosa de Lima
... Feriado municipal móvel ( 4ª 2ª F do mês de Agosto)


Vila Velha de Ródão é uma vila portuguesa raiana no distrito de Castelo Branco, região C
entro e subregião da Beira Interior Sul, com cerca de 2 100 habitantes.
As “Portas do Ródão” constituem o ex-libris natural de Vila Velha de Ródão, onde o Tejo, o mais importante rio da Península Ibérica, corre entrincheirado, submisso, entre gigantes quartzíticos pré-históricos. Em via de Classificação a Monumento Natural, pelos seus valores geológicos (garganta epigénica do Ródão), paisagísticos (Serra das Talhadas, sítio Natura 2000), arqueológicos (Conhal do Arneiro e Foz do Enxarrique, em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público), históricos (conjunto do Castelo do Ródão, classificado como Imóvel de Interesse Público) e biológicos (flora autóctone - zimbro e avifauna).

domingo, 22 de agosto de 2010

Se o Fenómeno não for Passageiro é Muito Preocupante


As abelhas estão a desaparecer do País e ninguém sabe porquê.

Comunidade científica internacional continua a estudar o fenómeno e ainda não tem conclusões. Em Arouca, os apicultores estão apreensivos com o abandono inexplicável das colmeias .

O desaparecimento das abelhas é um fenómeno global. Nos Estados Unidos a situação é bastante preocupante, pelas repercussões ambientais, humanas e até económicas. Espanha, França e Alemanha também dão conta de uma anormal diminuição de abelhas. (continue a ler)

A situação pode ser preocupante. São as abelhas que preferencialmente fazem a polinização das plantas. Sem plantas não há alimento para os herbívoros. Sem herbívoros e sem plantas os carnívoros não poderão alimentar-se. A cadeia alimentar ficará gravemente comprometida.
Se o fenómeno não for passageiro pode vir a ter consequências muito gravosas.

Péssimo Sinal


Não sei se é da época mas a notícia tem pouca margem para ser apenas uma simples notícia de Verão! Trata-se do péssimo sinal que dá a publicitada intenção do Governo em encetar uma política tendente a diminuir o património classificado.

Em teoria, a tendência e o objectivo de qualquer povo ou país, será o da ampliação progressiva do seu próprio património e, sobretudo, do património classificado, ou seja, do património validado como valor e como factor de enriquecimento

Este é o procedimento que existe em todos os países com um mínimo de conhecimento e consideração pela sua história e, portanto, pela sua memória e, também, um mínimo de organização para que a sua vida não se esgote num dia a dia sem um antes nem um depois!

É que se a intenção dos gestores dos nossos bens patrimoniais, classificados ou não classificados - que vão muito para além de casas, cidades e sítios - é poupar, porque o tempo é de crise, é bem natural que, com remédios destes, a própria crise acabe mesmo por não nos poupar. É que há sinais que só o facto de serem dados… são mau sinal! E, este, é um deles. Veremos.

Fonte: Manuel Correia,JN

Confiar ?? ...


Pode-se acreditar piamente numa ideia, mas não num homem. No mais alto grau de confiança que ele pode despertar, haverá sempre o aroma da dúvida – uma sensação meio instintiva e meio lógica de que, no fim das contas, o vigarista deve ter um ás escondido na manga. (...)
O problema do mundo não é o de que os homens sejam muito suspeitos neste sentido, mas o de que tendem a ser confiantes demais – e de que ainda confiam demais em outros homens, mesmo depois de amargas experiências.(...)
Acredito que as mulheres sejam sabiamente menos sentimentais, tanto nisto como em outras coisas. Nenhuma mulher casada põe a mão no fogo por seu marido, nem age com se confiasse nele. A sua principal certeza assemelha-se à de um batedor de carteiras: a de que o guarda que o apanhou poderá ser subornado.

Henry Mencken

sábado, 21 de agosto de 2010

Ping-Pong PS/PSD


Neste ping-pong político entre PS e PSD, há qualquer coisa que não bate bem é que parece que os papéis estão invertidos - O ataque é do Governo e o PSD joga à defesa .

Nota : o gráfico regista as variações de som das vozes dos líderes do PS e do PSD quando discursam.


Parece que as palavras que funcionam são as quem mais vendem. Mesmo que não sejam autênticas. E... como alguém disse o país está cheio de cartazes.
A saga vai continuar ...

Raquel Ochoa A Sua Paixão Pela Escrita Foi Confirmada


Raquel Ochoa, que viu confirmada a sua paixão pela escrita com o prémio Revelação Agustina Bessa-Luis, interessa-se pelo tema da identidade e por viagens, físicas e literárias.

Raquel tem um lema : 'possam os vossos olhos ver o que os meus olhos viram'.

E afirma: se, por algum motivo, nós não podemos viajar tanto como desejaríamos, temos ao nosso alcance formas de lá chegar e de conhecer. A literatura é, sem dúvida, uma delas.

Numa Viagem com Raquel Ochoa

Cardíacos Sem Resposta Adequada Com Agravamento Em Lisboa


Não se compreende, não há justificação para que a região Lisboa que tem mais meios materiais e humanos em que os especialistas são mais do que o preconizado haja os piores resultados na resposta no encaminhamento de doentes com enfartes para os hospitais.
Só 1,5% dos doentes com problema cardíacos e 7% dos enfartes que pedem resposta mais ágil chegam às unidades pelo programa via verde. A mortalidade nos hospitais de Lisboa chega a ser quase o dobro da de outras unidades do País

Em 2009, 77% dos doentes com enfartes não tiveram a resposta adequada, o que, se tivesse acontecido, evitaria muitas das sequelas registadas. Ou seja, de acordo com os dados da Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares, de um total de 3806 casos, apenas 884 (23%) foram correctamente encaminhados para os hospitais. Mas este número ainda é mais reduzido se neste lote forem incluídos todos os doentes coronários. Segundo os mesmos dados, só 5,8% chegam aos hospitais através da activação da via verde - o sistema criado pelo Ministério da Saúde, em 2005, e através do qual deveriam ser encaminhados todos os utentes que liguem para o 112 com suspeitas de doenças coronárias, de forma a receberem tratamento mais rápido e adequado com o objectivo de reduzir as sequelas e a mortalidade. (DN)

Desorganização? Incompetência? Laxismo?

Esperança ...





«Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência.»

Carl Jung

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Processo Legislativo Kafkiano


Precisa de avançar com um inventário e partilha de bens? O Governo pede que se espere pelas alterações entretanto feitas à lei... que tem só um mês e é impossível aplicar.

Começou por estar previsto que entrasse em vigor a 18 de Janeiro deste ano, mas depois o Governo adiou o novo Regime Jurídico do Processo de Inventário para 18 de Julho porque ainda não estava pronta a portaria, nem os meios necessários para a aplicar. É que a nova lei tira estes processos dos tribunais e atribui-os às conservatórias e notários.

A 18 de Julho a lei entrou em vigor, mas nesta data já o Parlamento discutia novas alterações ao diploma. Por isso, o Ministério da Justiça (MJ) colocou um comunicado no seu site pedindo que se faça de conta que a lei não existe. O MJ «solicita a cooperação de todos os profissionais forenses para a não instauração de processos de inventário nas conservatórias ou cartórios notariais». Tal seria «verdadeiramente um acto inútil», pois as alterações vão no sentido de repor a competência dos tribunais.

Para os advogados, a conclusão é óbvia: «Isto é a descredibilização total do legislador e da lei. E o caos...» - comenta Guilherme Figueiredo, presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados.

E como se explica isto aos clientes? «Tenho em mãos quatro inventários e não sei o que fazer-lhes», responde Leonardo Azevedo, advogado em Ovar.

Mas a promulgação da nova lei promete aumentar a confusão. O diploma tem nada menos do que três datas diferentes: entra em vigor no dia seguinte ao da publicação, produz efeitos a 18 de Julho, mas que só produzem efeito 90 dias após a publicação de uma portaria. Confuso? Num parecer enviado ao Parlamento, a Ordem dos Notários chama-lhe um «processo legislativo kafkiano» e reclamou um «prazo único» - pretensão que não foi atendida.

Fonte:APA/Susete Francisco,Sol

As 'Reservas' De Cavaco


Com a lei das uniões de facto, são 10 os diplomas que o Presidente promulga, mas com 'dúvidas', as razões são muito variadas.

« Não significa a adesão às opções subjacentes»
« Padece de graves deficiências técnico-jurídicas»
« Sérios riscos de perturbação do normal funcionamento dos serviços públicos e dos tribunais»

etc. etc.

Para Manuel Meirinho, professor de ciências políticas, estas mensagens permitem a Cavaco a expressão de uma «voz autónoma», quer em questões de consciência, quer em termos de saber técnico e acrescenta «em termos globais, não é excepcionalidade de Cavaco Silva, « a forma como o faz é que será mais formal»

Fonte:S.F.,SOL

Pois, resta saber o que pensam os portugueses desta separação de águas entre PR e Governo, que vai permitindo que a água continue a correr embora cada vez menos límpida.

Um Copo Cheio Não Emite Som


Era um mestre cuja pedagogia insistia na necessidade de percepcionar o vazio primordial. Instava os seus discípulos a que se esvaziassem completamente e percepcionassem o substrato vazio de tudo o existente. Mas tanto enfatizava este aspecto do ensinamento que um dia vários discípulos lhe disseram:
- Mestre, não é que estejamos a questionar os seus ensinamentos mas não acha que põe demasiada ênfase na doutrina do vazio?
O mestre sorriu e disse:
- Ao entardecer quero ver-vos a todos aqui com um copo cheio de água.
O dia declinava. Os discípulos reuniram-se com o mestre, cada um com o seu respectivo copo de água. O mestre disse:
Batam nos copos com qualquer coisa e façam com que emitam som. Quero ouvir a música dos vossos copos.
Assim fizeram os discípulos, mas o som era muito pobre e apagado.
- Esvaziem os copos e repitam a operação
Os discípulos deitaram fora a água dos copos e começaram a bater nele. Agora o som era muito vivo.
O mestre disse:
- Copo cheio não emite som.
Nesse instante, os discípulos compreenderam e o mestre sorriu-lhes, satisfeito.

Num recipiente cheio não cabe mais nada; se uma coisa não está receptiva, nada pode chegar a ela. Quando estamos a abarrotar de «tralha» intelectual e anímica, não resta espaço para ter a percepção da realidade subjacente e ficamos presos na nossa própria teia de opiniões, preconceitos e informação. Atrás das nuvens encontra-se o firmamento ilimitado. Quando a mente esvazia, manifesta-se o silêncio reconfortante e revelador. O silêncio mental é uma grande conquista; saber desprender-nos daquilo que nos satura psiquicamente é outra. A serpente tem a sua pele lustrosa porque, periodicamente, se livra dela para se renovar.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Esta é a Frase


«A estupefacção é o estado de espírito mais frequente nos portugueses. Há sempre uma novidade fenomenal que faz do País um entroncamento ininterrupto das fronteiras com Espanha até às costas marítimas.(...). Anunciam-se mudanças e fica-se na mesma. Altera-se o que era melhor não mudar. O Portugal surpreendido reage como o Moita Carrasco de uma novela com Nicolau Breyner: "Que mais me irá acontecer?"»

João Vaz,CM

As Novas Oportunidades ... Em Saldo


O primeiro-ministro sempre acompanhou de perto este programa. Ainda em Julho, Sócrates esteve em Matosinhos a entregar certificados de competências a alunos das Novas Oportunidades e considerou o esforço dos formandos um "exemplo para todos os portugueses".

O i tentou comprar um portefólio que dá acesso ao 12.º ano das Novas Oportunidades. Pediram-nos 400 euros.

O programa das NO tem como objectivo "dar a todos os que entraram no mercado de trabalho sem qualificações uma nova oportunidade de melhorarem as suas habilitações ou verem reconhecidas as competências que adquiriram ao longo da vida". Na prática, e no final do processo de certificação, são atribuídos aos inscritos diplomas de conclusão do 9º ano ou do 12º ano. A avaliação é feita através de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagem do candidato certificado, que se traduz - segundo a tutela - numa colecção de documentos vários (de natureza textual ou não) que revela o desenvolvimento e o progresso na aprendizagem.

Durante as visitas de acompanhamento feitas pelas ANQ em 2009, onde foram analisados Portefólios Reflexivos de Aprendizagem desenvolvidos por candidatos já certificados, foi "constatado, por vezes, existirem portefólios que integram textos (i. e. trabalhos) retirados integralmente da internet" e que serviram para a certificação dos candidatos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Alterações Climáticas - Não São Utopia


Em seis semanas terão morrido 17 533 pessoas devido a fenómenos extremos como a onda de
calor na Rússia, as cheias na Europa Central e de Leste, no Paquistão, Índia e China. São "manifestações das alterações climáticas", dizem alguns especialistas. 2010 foi, até agora, o ano em que o planeta esteve mais quente. Onda de calor russa só é comparável à de 2003. Em Portugal, temperaturas elevadas já mataram mil pessoas este ano.

Estes são acontecimentos que se reproduzem e intensificam num clima perturbado pela poluição de gases com efeito de estufa, declarou à AFP Jean-Pascal Van Ypersele. "Os acontecimentos extremos são uma das maneiras pelas quais as mudanças climáticas se tornam dramaticamente perceptíveis", acrescentou o vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC).

Há já uma grande manifestação das alterações climáticas. O clima define-se através de observações meteorológicas de 30 anos. E o que se tem observado é uma maior frequência e intensidade de fenómenos extremos, afirmou ao DN Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Fonte: Patrícia Viegas,DN

Mas pelos vistos é mais conveniente e cómodo para alguns fazer de conta que estas alterações não passam de exageros de maníacos. Quando acordarem pode ser tarde de mais. As interferências humanas nos ecossistemas podem chegar a um ponto que se tornem irreversíveis destabilizando o equilíbrio natural de forma irrecuperável.

Mais de Mil Escolas Fechadas - Vai Começar O Excursionismo


O Governo de Sócrates para poupar uns cobres põe de lado os objectivos patrióticos que outrora apregoou e resolve aplicar um novo conceito conducente a um maior sucesso escolar - o excursionismo.
Mais de mil escolas foram fechadas - Consulte a lista aqui.

O Comportamento Simbólico E O Inequívoco


Aquilo a que se chama a humanidade superior mais não é, com certeza, do que a tentativa de fundir estas duas metades da vida, a do símbolo e a da verdade, cuidadosamente separadas antes. Mas quando separamos num símbolo tudo aquilo que talvez possa ser verdadeiro do que é apenas espuma, o que acontece geralmente é que se ganha um pouco de verdade, mas se destrói todo o valor que o símbolo tinha. Por isso, talvez esta separação tenha sido inevitável na evolução do espírito, mas produziu o efeito que se obtém quando se ferve uma substância para a engrossar e, ao fazê-lo, provocamos a evaporação do que nela existe de mais intrínseco.

Hoje é quase impossível não ter a impressão de que os conceitos e as regras da vida moral são apenas símbolos recozidos, envoltos nos insuportáveis e gordurosos vapores da cozinha da humanidade.

Robert Musil

terça-feira, 17 de agosto de 2010

RSF Estão Escandalizados



A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou um violento ataque à justiça portuguesa, que condenou o semanário ‘Sol’ a indemnizar Rui Pedro Soares em 1,5 milhões de euros (um valor que, como o CM avançou, pode chegar aos cinco milhões).

"Estamos escandalizados pela decisão do Tribunal da Relação, que confirma uma decisão já de si incompreensível em primeira instância", diz a RSF em comunicado. E acrescenta: Rui Pedro tem no "Ministério Público um curioso e muito oportuno aliado."(continuar a ler).

Nota: Repórteres sem Fronteiras (RSF) é uma organização não governamental internacional que visa defender a liberdade de imprensa no mundo.

A 'Procissão' Continuará Enquanto Os Benefícios Se Mantiverem


Os novos e velhos turcos que pululam à volta de Sócrates mostram-se implacáveis na forma como impõem a união à volta do chefe.
Vera Jardim, um militante histórico e um dos melhores ministros da Justiça que o País teve, passa por ter uma "provecta idade" e, por isso, fazer opções "estranhas".
Narciso é um velho rosto do antigo aparelho afastado pelo actual aparelho.
Este novo PS, que tem no inenarrável André Figueiredo uma espécie de governanta do Largo do Rato, prepara-se para aniquilar qualquer réstia de oposição interna. (ler)

Antigamente dizia-se que "quem se mete com o PS leva". Hoje, quem se mete com Sócrates leva!

Fonte: Eduardo Dâmaso,CM

A 'procissão' vai prosseguir enquanto a fé nos benefícios se mantiver - por agora as crenças antigas não contam, mais tarde, se alguma vez a hora da verdade chegar, - veremos se ainda poderá existir um partido socialista em Portugal ou se dará lugar a um outro que se quadune com a nova doutrina e as novas práticas do actual líder.

Hoje É Dia De ...


... S. Mamede
... S. Jacinto

... Feriado Municipal em Coruche


Coruche é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 9 200 habitantes. Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTSII) do Alentejo e na subregião estatística (NutsIII) da Lezíria do Tejo; até aí fazia parte da antiga região de Lisboa e Vale do Tejo. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

A povoação existe desde época muito remota, havendo vários achados arqueológicos que atestam a presença humana desde o Paleolítico. Existiu em tempos uma fortificação no cimo do monte, arrasada pelos árabes em 1180. Foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1166 e doada pelo rei à Ordem de Aviz em 1176 . Teve foral concedido pelo mesmo monarca em 26 de Maio de 1182.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Serão As Suas Opiniões Reforçadas Se Souber Que A Maioria Discorda Delas?

Maria - nunca - vai - com - as - outras

O que aconteceria se tivesse uma forte opinião sobre um assunto, e depois descobrisse que a maioria das pessoas não concorda com você?

Pode pensar que tal descoberta poderia levá-lo a repensar as suas crenças. Mas um novo estudo sugere que talvez não, que o mais provável é que ocorra o oposto.

Segundo o estudo, as pessoas ficam mais confiantes nalgumas crenças quando descobrem que a maioria não concorda com elas."Pode ser que se sinta orgulhoso porque foi capaz de refutar, na sua própria mente, uma opinião que a maioria das pessoas aceitou," pondera Richard Petty, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, coautor do estudo."Você realmente torna-se duplamente convicto de que estava certo," diz ele.

Opinião da maioria e da minoria

Segundo o pesquisador, esta pesquisa dá continuidade a uma longa tradição em psicologia de analisar como as pessoas são influenciadas pela opinião da maioria ou da minoria a respeito de um determinado assunto.

Pesquisas anteriores já tinham mostrado que a opinião maioritária tem maior influência sobre as pessoas quando elas pensam sobre questões que não são tão importantes para elas pessoalmente ou sobre questões com as quais elas não querem despender muito esforço a pensar.

"Se uma decisão não é importante, muitas vezes parece mais fácil concordar com o que todos estão a pensar," diz Petty.

Já a opinião da minoria pode ter influência, principalmente em questões em que as pessoas estão motivadas a fazer uma análise cuidadosa.

Mas, o que acontece quando as pessoas descobrem a opinião da maioria sobre um tema depois que já terem formado sua própria opinião a esse respeito ?

As experiências mostraram que, quando os participantes consideravam fracos os argumentos utilizados para tentar convencê-los sobre um assunto, a sua opinião tornava-se ainda mais forte e descobriam que a maioria acabava a concordar com os argumentos.

"As pessoas podem estar a pensar 'se eu pude encontrar falhas naquilo em que a maioria das pessoas acredita, então os meus pensamentos devem ser realmente bons'," diz Petty.

A chave para esta descoberta é que as devem pensar antes sobre um assunto e desenvolver as próprias ideias. Mais tarde, o facto de se saber que a maioria pode pensar diferente serve como auxílio para validar suas próprias ponderações.

Interferência Ou Frete ? - Depende ...


É normal que Alberto Martins interrompa as férias face a tão grave acusação do principal líder da oposição e exija “sem demora” a revelação de que actos tem em mente Passos Coelho e quem os teria praticado e quando.

O que já não é normal é que tenha ficado calado quando, há menos de dois meses, a eurodeputada socialista Ana Gomes acusou igualmente o PGR de ter feito “um frete político” ao Governo e até tenha dado logo o exemplo: o caso do arquivamento dos voos da CIA. Ana Gomes que, ainda na semana passada, a propósito do caso Freeport, pediu a demissão de Pinto Monteiro e da procuradora-geral adjunta Cândida Almeida. E, mais uma vez, perante total indiferença de Alberto Martins e de todo o Governo, considerou que a justiça vive a crise mais grave desde o 25 de Abril, enquanto todos “continuam a banhos descansadamente”.

Fica-se, pois, agora a saber que uma acusação de “frete político” do PGR vinda do interior do PS não é grave, mas se for uma acusação de “interferência política” e vier de fora merece todas as dores.

Luciano Alvarez, Público

domingo, 15 de agosto de 2010

Hospitais Sem Prevenção De Erro Médico ...


... São metade dos Existentes

Total de processos por erro ou negligência médica dispararam nos últimos anos. Indemnizações a doentes ultrapassam os 29 milhões de euros.

Apenas 53% dos hospitais públicos têm protocolos de prevenção de erro médico. Estes mecanismos, que resultam de processos de acreditação de segurança e qualidade, dão aos hospitais "menos margem para errar", disse ao Diário Económico o médico José Fraga, autor do livro "Erro em Medicina".

De acordo com dados publicados no livro de José Fragata, por cada 100 doentes que recorrem ao hospital, 10 são vítimas de erro médico, ainda que em 65% dos casos sem consequências para a sua saúde. E ainda que em Portugal não exista um registo oficial destes casos, por extrapolação, a partir de estatísticas internacionais, é possível concluir que três mil pessoas morrem anualmente vítima de erro no sistema de saúde.

"Os processos têm aumentando consideravelmente, pelo menos no distrito judicial de Lisboa", garante o juiz desembargador Eurico Reis. E avança duas explicações: "Se por um lado as pessoas têm mais noção do seus direitos, admito também que exista menos controlo da qualidade dos serviços de saúde quer no sector privado, com a proliferação de novas unidades, quer no público onde antes havia um maior controlo interno ligado às progressões na carreira".


Para Que Conste ...


Pedro Passos Coelho, líder do PSD, advertiu o Governo que o partido só aprovará o Orçamento do Estado para 2011 se o Governo apostar na redução da despesa e não voltar a aumentar impostos.

O Vazio Que Nos Rodeia


«Há um vazio acima de nossas cabeças órfãs e perdidas, abaixo de nossos pés inseguros e escorregadios, ao redor de nosso agir febril e pragmático. Procuramos uma palavra no céu e topamos com o silêncio inquietante e impenetrável, que a um só tempo diz tudo e tudo oculta; procuramos um terreno sólido sobre o qual firmar as raízes e apoiarmo-nos, e escorregamos para um abismo sem fundo, dele ficando suspensos por um fio ténue e frágil; procuramos um rosto que, em meio à multidão solitária, nos transmita vida e nos reconheça, e todos se furtam sorrateiramente.»

Alfredo J.Gonçalves

sábado, 14 de agosto de 2010

Hoje Só Sabemos De Onde Viemos


Enquanto a zona euro cresceu ao ritmo mais rápido desde 2006, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional voltou a crescer próximo de zero, registando a quarta pior performance da Europa. O primeiro-ministro, José Sócrates, saudou ontem o que considerou serem "boas notícias" para Portugal e para a Europa. Para o governante, o valor de crescimento do PIB é "um número bom".

Entretanto poucos pactuam com o optimismo do primeiro ministro. Teresa Gil Pinheiro, BPI afirmou ao Público que"A economia vai abrandar na segunda parte do ano, à medida que se for sentindo o impacto das medidas de austeridade". Do mesmo modo, João Borges, coordenador do Núcleo de Estudos da Conjuntura Económica Portuguesa da Universidade Católica, afirmou à Lusa que "o segundo semestre terá um crescimento bem inferior ao do primeiro, quando se começar a sentir na economia o impacto negativo das medidas de natureza fiscal".

Eles vão falando, falando, mas cada vez se torna mais difícil compreender a realidade do país em que vivemos.
Ora é o Governo a fazer afirmações que pouco tempo depois são desmentidas, ora é a oposição , comunicação social e outros órgãos sociais que intervêm e são desmentidos pelo Governo.

É difícil avaliarmos o que somos, para onde vamos e o que seremos no futuro.
Hoje, só sabemos de onde viemos - É triste.

Esta é a Frase

« Sendo certo que sempre fomos um país de emigração, temos agora uma jovem geração de emigrantes que não foge nem da miséria nem de uma ditadura : foge do próprio país »

M. Sousa Tavares,Expresso

Porque ... Hoje É Sábado



Hoje é sábado, amanhã é domingo
Amanhã não gosta de ver ninguém bem
Hoje é que é o dia do presente
O dia é sábado.

Impossível fugir a essa dura realidade
Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios
Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas
Todos os maridos estão funcionando regularmente
Todas as mulheres estão atentas
Porque hoje é sábado

Porque hoje é sábado.
Há um incesto e uma regata
Porque hoje é sábado.
Há um espetáculo de gala
Porque hoje é sábado.
Há uma mulher que apanha e cala
Porque hoje é sábado.
Há um renovar-se de esperanças
Porque hoje é sábado.
Há uma profunda discordância
Porque hoje é sábado.
Há um sedutor que tomba morto
Porque hoje é sábado.
Há um grande espírito de porco
Porque hoje é sábado.
Há uma mulher que vira homem
Porque hoje é sábado.
Há criancinhas que não comem
Porque hoje é sábado.
Há um piquenique de políticos
Porque hoje é sábado.
Há um grande acréscimo de sífilis
Porque hoje é sábado.
Há um ariano e uma mulata
Porque hoje é sábado.
Há um tensão inusitada
Porque hoje é sábado.
Há adolescências seminuas
Porque hoje é sábado.
Há um vampiro pelas ruas
Porque hoje é sábado.
Há um grande aumento no consumo
Porque hoje é sábado.
Há um noivo louco de ciúmes
Porque hoje é sábado.
Há um garden-party na cadeia
Porque hoje é sábado

Vinícius de Moraes

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Não Esclarecido - Arquive-se !

... Já não causa admiração, passou a fazer parte da nossa matriz ...

O provedor de justiça Alfredo José de Sousa mandou arquivar o processo sobre o concurso anual de professores porque o diálogo com a ministra da Educação Isabel Alçada foi "pouco profícuo". O provedor queixa-se ainda da "pouca receptividade [da ministra] em considerar as [suas] observações sobre o concurso", diz em comunicado, publicado na página de Internet da Provedoria de Justiça.(ler)

E É Nesta Jiga-joga Que Andamos Há Anos


Na quarta-feira, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou o ME de "incompetência", depois de identificar "erros técnicos" e "irregularidades" no concurso, exigindo o alargamento do prazo até ao final do fim de semana.

O Ministério da Educação (ME) garantiu esta quinta-feira que o concurso de colocação de professores decorre "com toda a normalidade", rejeitando assim as acusações da Fenprof.

Transcrição de um comentário no CM : "Corre com normalidade? Então explique-me lá porque fui excluído na primeira fase e ainda não veio a resposta à minha reclamação, fazendo com que eu não possa concorrer? "- AlmTino

E é nesta jiga-joga que andamos há já alguns anos . Uns dizem outros desdizem , querem saber a verdade? - Adivinhem ...