terça-feira, 31 de agosto de 2010

Hoje É Dia De ...



... S. Raimundo

... Feriado Municipal em Carrazeda de Ansiães.

Carrazeda de Ansiães é uma vila de característi
cas rurais, sede de um concelho com 19 freguesias e com a área aproximada de 282,28km2. Pertence ao distrito de Bragança, situando-se para sudoeste deste, tendo o rio Tua até à Foz a limitá-lo para poente, e o rio Douro a Sul.
A história da freguesia de Carrazeda de Ansiães está ligada ao concelho medieval de Ansiães. Realmente, quando Ansiães era uma vila próspera, antiga, quanto importante, na defesa da linha fronteiriça que o Douro constituiu e muitas vezes de uma forma incerta e variando de limites, Carrazeda era apenas um lugar pouco povoado.

A população da freguesia de Carrazeda de Ansiães era em 1864 de 316 habitantes. Depois foi aumentando até que em 1950 atingiu o seu máximo com 1464 pessoas.


A Vila de Carrazeda de Ansiães tem vários pontos de interesse, como casas nobres, Moinho de Vento, o Pelourinho erguido no século XVIII, a Fonte das Sereias e outra Fonte com Tanque nessa mesma zona cheia de rusticidade, os antigos Paços do Concelho e os actuais, a Igreja Matriz de 1790 com Torre lateral esquerda quadrangular e de 4 sinos, toda a zona antiga, o Jardim ou Praça D. Lopo Vaz de Sampaio.

Sem comentários: