quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ALFA E ÓMEGA



ALFA E ÓMEGA-primeira e última letra do alfabeto grego,que,segundo a saga,foi criado pelas três deusas do destino,as moiras(parcas),um símbolo da época helénica para Deus como começo e fim do cosmos.A base para esta simbologia são palavras bíblicas como Eu sou o primeiro e o último,fora de mim não há Deus"(Isaías 44,8).
No A Apocalipse de São João(1,8) o Criador,o"Senhor Deus,que é,e que era,e que há de vir ,define-se a si mesmo como Alfa e Ómega.
Na Idade Média alfa e ómega adornam frequentemente a auréola do Juiz do Universo à direita e à esquerda da sua fronte.
Para a visão de mundo da Antiguidade o facto de letras,sons e palavras constituirem os elementos da criação,sendo que às letras cabia também valor numérico.Assim,se abriam as portas às especulações cosmogónicas,que,especialmente no esoterismo judeu(Cabala),formam o cerne da "gnose especulativa".

2 comentários:

śaanti disse...

de quem são as palavras "eu sou o primeiro e o último fora de mim não há deus"?
A filosofia yogie tem por base que deus está em nós, todos nós somos uma parte de deus que é energia e é o universo, daí se dizer Namasté quado se cumprimenta as pessoas, que quer dizer: O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você.O Significado Espiritual do Namaste:

O motivo pelo qual fazemos o namaste tem um significado espiritual muito mais profundo. Ele reconhece a crença de que a força vital, a divindade, o Eu ou o Deus em mim são a mesma coisa. Reconhecendo essa unicidade com o encontro das palmas, nós honramos o deus na pessoa que encontramos..."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Namaste
Isto tudo se toca... ;)

mfm disse...

(Isaías 44,8)Bíblia