domingo, 1 de março de 2009

Serra Da Arrábida

Ao longo do litoral entre Setúbal e Sesimbra, estende-se a Serra da Arrábida, de constituição calcária, exemplar único da vegetação mediterrânica primitiva. Coração do Parque Natural da Arrábida, a sua formação remonta há 180 milhões de anos. 0 solo e um clima extremamente ameno, considerado dos melhores de Portugal, permitiram a formação de uma vegetação exuberante, onde espécies arbustivas assumem por vezes o porte de árvores.

Criado em 1976 o Parque Natural da Arrábida abrange uma área de 10.800 hectares, limitada por Setúbal, Palmela, Azeitão, Sesimbra e o oceano. Numa paisagem de algum relevo, presente nas Serras dos Gaiteiros, S. Luís, S. Francisco, Louro, Risco, é na Serra da Arrábida com 499 metros de altitude, caindo abruptamente sobre o mar, num quadro de rara beleza onde se confundem o verde da vegetação e o branco do calcáno, que melhor se aprecia a intensidade com que a natureza se exprime e que inspirou poetas como Sebastião da Gama .

No litoral, por entre as excelentes praias e uma água transparente, perfilam-se igualmente  locais privilegiados para algumas aves de rapina e para uma flora marítima característica, atingindo-se na Serra do Risco o ponto mais alto da costa continental portuguesa, com 380 metros a pique sobre o mar. No Creiro, em volta da Pedra da Anicha, uma ilha recortada sobre o mar, surge a única Reserva Zoológica do Parque Natural, criada em consequência do enorme valor da vegetação sub-aquática presente .

ESTA SERRA ENCONTRA-SE ESVENTRADA EM CONSEQUÊNCIA DE UMA FÁBRICA DE CIMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


2 comentários:

śaanti disse...

m a contestatária!

mfm disse...

Lembraste como era a serra?
Agora está tudo esburacado e seco ,depois no verão arde tudo ao menor rastilho.