quinta-feira, 23 de abril de 2009

Setúbal 1623 Embarcações Infestam a Costa




Em 1623, durante a dominação filipina, diversas embarcações holandesas e africanas infestaram as costas de Portugal e ameaçavam Setúbal. O Governo ordena que esta Vila seja posta em melhor estado de defesa e segurança, para o que expedia as cartas régias de 1 e3 de Junho, nas quais se determinava que fossem fechadas todas as portas e postigos da Vila, visto à aproximação dos holandeses rebeldes e dos mouriscos e outros inimigos que infestavam as costas.
As muralhas de Setúbal achavam-se então muito danificadas, porque de novo lhe haviam feito os particulares muitos buracos, portas e janelas. A câmara, vendo o quanto isto era em prejuízo da defesa e segurança da Vila, tanto mais quando tantos inimigos eram esperados,fez intimar todas as pessoas para no prazo de oito dias fechassem janelas,portas e buracos, e isto sob pena de 500cruzados e dois anos de degredo para África .
A tropa espanhola que estava em Setúbal foi reforçada com duas companhias da armada da costa do Reino, comandadas pelo capitão Jorge Mexia Souto.

2 comentários:

Unknown disse...

A foto nada tem que ver com o post, ou terá e não consigo perceber? Começam ambas por S, será isso?

mfm disse...

Tem toda a razão Luis.Erro meu.Obrigada pelo alerta.Já corrigi.