terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ervas Chinesas Protegem o Coração

Uma pesquisa feita na Universidade do Texas descobriu as razões pelas quais um conjunto de ervas medicinais usadas na medicina tradicional chinesa é tão eficaz para proteger contra doenças do coração.

Os cientistas fizeram testes laboratoriais com as plantas medicinais chinesas DanShen, GuaLou e várias outras ervas. As fórmulas com plantas medicinais chinesas indicadas para problemas cardiovasculares são compostos feitos com várias ervas que misturam de três até 25 plantas diferentes.

A explicação para os bons resultados dessas plantas medicinais está no fornecimento de grandes quantidades do óxido nítrico, um composto que dilata as artérias.

O óxido nítrico é crucial para o sistema cardiovascular porque faz com que as paredes internas dos vasos sanguíneos relaxem, o que facilita o fluxo de sangue através de todo o sistema sanguíneo e do coração. Essa molécula-mensageira também elimina perigosos aglomerados sanguíneos, baixa a pressão sanguínea e reduz a formação das placas que entopem as artérias.

Os resultados do estudo mostram que as plantas medicinais chinesas estudadas "têm profundo impacto na bioactividade do óxido nítrico primariamente por meio da activação do óxido nítrico nas paredes internas dos vasos sanguíneos, mas também por meio de sua capacidade de converter o nitrito e o nitrato em óxido nítrico," explica o Dr. Nathan S. Bryan, um dos autores da pesquisa que será publicada no próximo exemplar do jornal médico Free Radical Biology & Medicine.

Os preparados de ervas medicinais estão entre os principais componentes da medicina tradicional chinesa, juntamente com a acupunctura e a massagem. "As ervas tradicionais chinesas têm levado à descoberta de medicamentos seguros contra o câncer, as doenças cardiovasculares e o diabetes," afirma Thomas Caskey, outro membro da equipe.

Os cientistas agora planeiam efectuar os mesmos estudos em pacientes que já desenvolveram problemas cardíacos, a fim de verificar o potencial de auxílio terapêutico dessas ervas tradicionais chinesas.


Sem comentários: