segunda-feira, 5 de abril de 2010

Romaria A Cavalo Entre Moita E Viana Do Alentejo


Há nove anos que a tradição se mantém. Centenas de romeiros percorrem cerca de 150 km entre os concelhos da Moita e Viana do Castelo.A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo vai este ano decorrer entre 21 e 25 de Abril, e os preparativos decorrem a bom ritmo.

Esta romaria surgiu pela primeira vez no ano de 2001 e pretendeu recuperar uma tradição antiga, abandonada há mais de 70 anos, quando os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, para pedir protecção para o gado e boas colheitas.

A romaria ocorre no quarto fim-de-semana de Abril e junta centenas de participantes oriundos de vários pontos do País e até mesmo do estrangeiro. Alguns vêem pela fé, outros pelo ambiente ímpar que vivem entre si.

Durante os quatro dias de percurso até chegarem ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, os romeiros percorrem perto de 150 km, por caminhos de terra batida. A chegada à vila faz-se pela antiga “Canada Real”, mais conhecida pela “estrada dos espanhóis”, junto ao quartel dos bombeiros. É aqui o ponto final de uma caminhada com alguns percalços pelo meio que não fazem esmorecer quem o faz desde a primeira edição.

Pelas ruas da vila recebem os merecidos aplausos de milhares de pessoas até chegarem ao largo de S. Luís, onde a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem se junta a N.ª Sr.ª D’Aires.

Para além do carácter religioso, a romaria assume, hoje em dia, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre as centenas de participantes.

Fonte: O Setubalense

1 comentário:

Unknown disse...

Ando aqui pela blogosfera numa demanda em busca da verdade histórica. Quem é que me pode ajudar?

Há aqui em Viana algumas pessoas que afirmam que essa "tradição" tem dez anos e terá sido unicamente criada com o intuito de colorir o actual evento. Não sei se é verdade, seria interessante que nos esclarecessem com alguns dados históricos, nomeadamente com a indicação do nome da confraria que originalmente organizava a Romaria.

Cá aguardamos os romeiros, esperamos que realizem boa viagem, sem exageros, no respeito pelos seus semelhantes, nomeadamente os habitantes das localidades por onde passarão e pernoitarão; que prezem igualmente os animais que os transportam mas, fundamentalmente, que respeitem a fé em Deus.

fontepaio@gmail.com