sábado, 1 de maio de 2010

A Falta De Qualificações São Gritantes ...

Mas, ... o que interessa mesmo é um novo Aeroporto e um TGV - Já

No início do século XXI, Portugal continua a ter cerca de 10% de analfabetos, 'o mesmo valor que o Norte da Europa registava no final do século XIX'.
Os trabalhadores portugueses são menos qualificados do que os brasileiros, os turcos ou os mexicanos e os menos qualificados da Europa.
Pior: os patrões têm ainda menos instrução - oito em cada dez nunca foram além do ensino básico.
Só 9% dos empregadores nacionais têm curso superior, 10% chegaram ao secundário e a maioria 81% nunca foi além do 9º ano. No resto da Europa, só 28% dos patrões, em média, têm o ensino básico. Fonte:Expresso

É um facto que tem havido alguns progressos nos últimos anos, pelo menos em termos quantitativos, porque a qualidade diminuiu. É uma tristeza, depois de tanta propaganda e tanto dinheiro gasto, que a paixão pela educação não se tenha traduzido em eficácia . A taxa de abandono escolar é hoje de 31% antes da conclusão do secundário ou seja mais do dobro da UE.

Nestas condições é difícil um nível de vida mais elevado como todos ambicionam comparativamente ao resto da Europa. Quase metade da nossa população seria pobre sem apoio do Estado.407 euros/mês é o valor que define o limiar da pobreza e cerca de 20% da população vive com menos do que isso.
Em contrapartida temos boas auto-estradas, e vamos construir aeroporto e TGV .

Sem comentários: