quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Isto Não Pode Acontecer ...

A partir de Outubro, os medicamentos para os asmáticos vão ser mais caros, com a redução da comparticipação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que baixa dos 69% para 37%.


A bem dos doentes, era útil que alguém do ministério explicasse ao Sr. Ministro, o que sentem as crianças,os jovens, os homens e as mulheres quando se encontram em dificuldade respiratória, e o problema que muitas famílias vão ter em adquirir estes medicamentos, com um corte de comparticipação exagerado.
Parece que esta medida ainda está em estudo, é bom que seja repensada.

Cerca de um milhão de portugueses sofre de asma. Destes, entre 5 e 10 por cento têm asma grave, correspondente a 50 mil a 100 mil pessoas.

Nota : Segundo Bugalho de Almeida, Coordenador da Comissão de Acompanhamento do Programa Nacional de Controlo da Asma, o tratamento de doentes controlados tem um custo médio anual de 232 euros para o Estado, ao passo que o custo de doentes não controlados é 1604 euros. Mas o controlo da doença consegue-se precisamente com esta associação de medicamentos, que têm um "efeito sinergético" quando tomados em conjunto. O responsável alertou que a administração aos doentes desta associação de medicamentos permite uma redução do custo com tratamentos de 80 por cento, devido ao controlo da doença.(DN)

1 comentário:

Pata Negra disse...

Eles estão-se borrifando para o SNS en quanto não lhes tratarmos da saúde.