sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jovens "Cientistas" De Odemira Vão Disputar A Final Do Concurso Europeu Para Jovens Cientistas

Três jovens estudantes de Odemira vão disputar a final do Concurso Europeu para Jovens Cientistas a partir desta sexta-feira, 21, em Bratislava (Eslováquia).

São eles, Daniel Silva, Lúcia Martins e Marlieke Pronk, que venceram o concurso nacional ao representar a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, desenvolvendo o projecto "Impacto da flora invasora nos ecossistemas ribeirinhos de Odemira".

Conforme explicou à Lusa Ana Paula Canha, professora que coordenou o trabalho, os alunos concluíram que a acácia, uma espécie exótica da Austrália, "diminui em muito" a biodiversidade dos rios e ribeiras da zona, onde é invasora.
A professora disse ainda que este projecto teve um seguimento, pois outro grupo de alunos da mesma escola estudou a "forma de erradicar a acácia, cujas sementes duram cerca de 40 anos e resistem mesmo ao fogo".

Ambos os trabalhos de Odemira representaram Portugal na "Genius Olympiad 2012", uma competição internacional de projectos escolares na área do ambiente, que decorreu no final de Junho, nos EUA, tendo arrebatado o segundo e o terceiro lugares.(Fonte: Correio do Alentejo)

Sem comentários: