segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UE Dá Luz Verde A Patente Única


Os ministros europeus da Indústria concordaram hoje para criar uma patente única europeia, um projecto que leva 30 anos de espera para reforçar a competitividade das empresas europeias. 

"Esta é uma decisão histórica, que vai estimular a inovação e crescimento", saudou o comissário europeu para o Mercado Interno, Michel Barnier . 

O projecto de patente única deve facilitar a protecção de invenções na UE e reduzir significativamente o custo mas, ainda espera receber a aprovação na terça-feira no Parlamento Europeu. 

Isto tem um impacto significativo sobre o custo de patentes europeias que são 18 vezes mais cars do que os EUA, contra 36.000 € 2.000 euros. Na China, o custo de uma patente é de apenas 600 euros, disse Michel Barnier, a simplificação administrativa do Futuro através de patente única vai reduzir o custo de apresentação de uma patente. Uma patente unitária vai custar durante o período de transição, à volta de 6500 €. Este custo será reduzido para menos de 5.000 euros, após a transição, assegurou Michel Barnier. (ler aqui)

Sem comentários: