terça-feira, 2 de abril de 2013

Desapareceu Frasco De Vírus Mortal Nos EUA ...


... Da Universidade do Texas (EUA), onde está sediado o Laboratório Nacional Galveston, anunciou ter perdido um de seus frascos contendo amostras de um vírus mortal

Esta não é nem de longe a primeira vez que um evento desse tipo ocorre nos Estados Unidos.
Segundo estatísticas do CDC, o órgão recebeu 88 relatórios de perda de vírus, germes e toxinas de alta perigosidade entre 2004 e 2010 - apenas um dos casos não foi esclarecido, e o material continua desaparecido.

O laboratório da UT, especializado em bioterrorismo e combate a doenças emergentes, mantém amostras dos vírus mais perigosos conhecidos pela humanidade numa instalação de segurança máxima, onde os vírus ficam congelados.

Apesar da segurança máxima, contudo, não foi capaz de evitar a perda de um dos cinco frascos contendo vírus do guanarito, uma febre hemorrágica que causou mortes na Venezuela.

Segundo Scott Weaver, diretor científico do laboratório, não foram encontrados indícios de violação do freezer com acesso restrito, nem problemas técnicos no sistema de segurança.

Isto  leva-o a suspeitar de que o frasco possa ter-se quebrado dentro do próprio laboratório. No entanto, a dúvida - armas biológicas? - vai permanecer.


Sem comentários: