sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Passeio Todo-o-terreno A Seis Castelos Do Período Árabe Do Concelho De Odemira

 No dia 6 de Outubro, a Associação de Defesa do Património e Ambiente “GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira”, vai promover o 3º passeio todo-o-terreno a seis castelos do período árabe do concelho, com o tema “Burdj e husun de Thargala”, para assinalar a Comemoração do Dia Nacional dos Castelos (dia 7 de Outubro).
O passeio todo-o-terreno, com aproximação pedestre às áreas arqueológicas, terá início pelas 10.30h, junto da Biblioteca Municipal de Odemira, para visita aos vestígios do antigo castelo medieval e do povoado fortificado da Idade do Ferro.
Serão visitados os vestígios de seis castelos do período árabe do antigo território de Targhala, entre as ribeiras do Torgal e de Seixe: o Castelo de Vale de Gaios (castelo islâmico do séc. IX-XI, na freguesia de S. Luís), Santuário da Senhora das Neves (castelo da Alta Idade Média e santuário rural medieval-moderno, na freguesia de Colos), Almargem (séc. VII-IX, freguesia de Santa Maria), Vale Feixe (castelo islâmico sobre povoado pré-histórico, freguesia de Santa Maria) e o Cerro do Castelo da Caneja (pequeno castelo islâmico rodeado de fosso, na freguesia de Boavista dos Pinheiros).
O passeio será gratuito e terminará após a observação do pôr-do-sol desde a Torre de Odeceixe, um monumento do séc. XIII, que já foi alvo de escavações arqueológicas, na freguesia de Odeceixe, no concelho de Aljezur.

Sem comentários: