quarta-feira, 6 de abril de 2016

Inventaram A Madeira Transparente

A madeira é um excelente material por conseguir cumprir de forma imbatível três fortes argumentos: preço, renovável e versátil. Atendendo a esta situação, um grupo de cientistas suecos desenvolveram a ‘crazytransparent wood’ que está a deixar a comunidade científica internacional louca! Em risco fica o papel desempenhado pelo vidro nas suas mais diversas utilizações: da arquitec
tura aos painéis de energia solar.

O grupo de investigadores do Instituto Real de Tecnologia Sueco KTH desenvolveu este novo material e afirma que está pronto para ser produzido em grande escala. A madeira transparente pode ser utilizada para construir casas que permitam maior entrada de luz natural e assim conseguir um importante incremento em termos de eficiência energética, baixando a conta da energia.

O processo de transformação da madeira inicia-se com a remoção do composto orgânico responsável pela coloração castanha da madeira, ao que se segue a adição de um polímero que a torna mais forte e transparente. Depois o material obtido pode ser laminado para incorporação em grandes estruturas.

Sem comentários: