segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Paula Rego E Rafael Bordalo Pinheiro


Podem parecer uma dupla improvável, mas muita coisa une Paula Rego e Rafael Bordalo Pinheiro, o caricaturista, pintor e ceramista genial que faz capa desta edição da revista VISÃO, hoje nas bancas. 

Na foto acima pode ver-se Hey Diddle Diddle, de 1989, de Paula Rego (à esquerda) e a ilustração Meus Senhores, 1883, de Bordalo. Não apenas a postura bípede do gato são extremamente semelhantes, mas também também a composição fantasista em seu redor

Paula Rego sempre mencionou Rafael Bordalo Pinheiro como uma referência. Conhecia bem os seus desenhos de ver os jornais em casa dos avós. E a caricatura, o grotesco, os bichos transfigurados de humanos (ou vice-versa), os temas de actualidade, a crítica social, subversiva e provocatória, impregnadas de um humor sarcástico, sempre tão presentes na sua obra, sugerem afinidades. Ou mesmo confluências óbvias, como no quadro em que convoca o magnífico peru preto de cerâmica, quase como uma sentinela (que zela ou ameaça) a mulher que descansa na cama (Primeira Missa no Brasil, 1993).

Mas é na hibridez das figuras (meio humanos, meio animais), e dos ambientes (meio realidade, meio sonho), na presença dos animais domésticos – em especial o gato, claro –, na leitura narrativa que se faz das suas obras, que se descobrem estas ressonâncias e este diálogo improvável.
Ambos denunciam o amor pelas artes de palco – no caso de Paula Rego, mais o bailado, e, no de Bordalo, mais o teatro. 

O historiador de arte Pedro Bebiano Braga salienta “a escala das personagens e dos objectos, que obedece a uma lógica emotiva ou reactiva, por um lado, de brincadeira geradora de riso, por outro”. E acrescenta: “Se existe a sugestão de humor irónico nestas obras [de Paula Rego], não tenhamos ilusões, por detrás de uma primeira abordagem está um mundo de enigmática violência, tal como por detrás do humor de Rafael Bordalo está, muitas vezes, uma profunda tristeza.” A exposição Diálogos Imaginados pode ser vista até 29 de Setembro no Museu Bordalo Pinheiro.

Fonte:  Visão

Sem comentários: