domingo, 8 de janeiro de 2017

Quando Recebe Um Presente De Alguém Tem Sentimentos De Gratidão ?

Ou É Mais Provável Que Se Sinta Incomodado Por Se Ver Obrigado A Retribuir O Gesto?

Embora possa não soar como politicamente correto, o facto é que nem todo o mundo experimenta o sentimento de gratidão em resposta à generosidade dos outros.
Foi o que descobriram Suzanne Parker e Anthony Ahrens, da Universidade Americana (EUA), conforme eles relatam em um artigo publicado na revista científica Cognition and Emotion.

Autonomia

Mas o que faria com que algumas pessoas não sintam gratidão por gestos que, para outras, selam definitivamente laços de amizade duradoura?
As investigações feitas com os voluntários apontam para um estilo pessoal mais autónomo, com um maior senso de independência e autoconfiança.
Indivíduos com maior autonomia, que não querem depender dos outros ou que os outros dependam deles, apresentaram menos gratidão .em relação aos gestos dos outros, e também valorizaram menos a gratidão quando eles é que faziam o gesto compassivo - uma acção que normalmente produz gratidão no outro.

"Não há nada de errado com a autossuficiência e a valorização da autonomia. A preocupação é, até que ponto isso poderia interferir com os processos que unem as pessoas?" ponderou o professor Ahrens.

A gratidão tem sido amplamente estudada em psicologia, e os pesquisadores estão encontrando indícios de seus muitos benefícios. Ela ajuda a construir relacionamentos, reduz a impaciência e tem sido associada com o bem-estar físico e mental, por exemplo.

Ahrens teoriza que as pessoas que valorizam a independência em um grau muito alto não gostam da gratidão e pensam que ela poderia torná-las fracas. Por isso ele pretende pesquisar agora mensagens culturais que possam estar relacionadas à autonomia e podem cumprir um papel nesse tipo de comportamento.

Fonte: DS  

Sem comentários: