quinta-feira, 11 de julho de 2019

As Alterações Climáticas Extremas Vão Aumentar Até 2050

Um estudo da Universidade de Zurique mostra que, até 2050, cerca de 77% de todas as cidades do mundo vão sofrer alterações climáticas drásticas. A publicação diz que na Europa as cidades vão ter uma subida de 3.5º C no verão e o inverno vai ser 4.7º C mais quente.

 Londres terá uma temperatura semelhante à Barcelona atual. Madrid vai assemelhar-se a Marraquexe. E isto já está a acontecer. Destaca o estudo que cidades como Kuala Lumpur, Jakarta e Singapura têm já situações extremas nunca antes registadas. Centenas de cidades poderão atravessar graves secas, inundações, tempestades, ciclones e outras catástrofes. Tudo isto dentro de 30 anos.

Calor abrasador [já se faz sentir] na Europa, chuvas torrenciais no Reino Unido, tempestades de granizo mortais na Grécia e ciclones nos Estados Unidos. Afinal, o que se passa com o tempo? Hoje, as alterações climáticas são um dos grandes problemas do mundo e algo que podemos observar (cada vez mais) literalmente.

Esta condições atmosféricas não são atualmente experienciadas em nenhum ponto do planeta. Isto significa que, no futuro, vão haver novos desafios políticos, novos desafios ao nível das infraestruturas que nunca enfrentámos antes”, afirma ao The Guardian Tom Crowther, um dos responsáveis pela investigação
Em zonas tropicais, o perigo não é tanto a subida médias das temperaturas, mas sim o nível de precipitação. As estações secas ficarão mais secas e na altura das chuvas vai haver ainda mais precipitação. Este fenómeno aumenta o risco de secas e de inundações, conclui o estudo.
Continuamos na Europa. O site de meteorologia Accuweather já tinha anunciado a chegada de uma forte onda de calor a vários países europeus no verão. E as previsões parecem ter batido certo. O mês de junho de 2019 foi o junho mais quente já registado no mundo. Uma massa de ar quente vinda do Saara fez mesmo vários países atingirem temperaturas inéditas. Foi o caso de França, que chegou aos 45,9º C.
É agora altura de passar pelos Estados Unidos. O país está em alerta desde quarta-feira devido a uma tempestade tropical que se está a formar no Golfo do México. A tempestade pode chegar à costa do Estado sulista do Louisiana na forma de um furacão no sábado. As autoridades locais falam  “ameaça” e numa possível “tempestade mortal”.
Fonte:OBSR

Sem comentários: