sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Chuchalin Demitiu-se Do Conselho De Ética Do Ministério Da Saúde Russo Após Vacina. Porque Seria?

“É importante um país ter uma vacina, mas quando a investigação é realizada o princípio da segurança vem em primeiro lugar. É impossível garantir segurança sustentada reduzindo o período de testes a 4-6 semanas”, afirmou o cientista.

Alexander Chuchalin


Em meados de junho, numa altura em que foi anunciado que tinham começado os ensaios clínicos em humanos, Alexander Chuchalin deu uma entrevista à revista russa Nauka i Zhizn (Ciência e Vida) na qual insistiu que a Comissão de Ética não conseguia ainda ter a certeza de quão segura era a vacina.
O pneumologista russo Alexander Chuchalin, um dos mais reputados académicos da Rússia, demitiu-se nos últimos dias do Conselho de Ética do Ministério da Saúde russo depois de ter expressado publicamente as suas reservas sobre a forma como o país desenvolveu e registou a primeira vacina do mundo supostamente capaz de prevenir a Covid-19. Deverá permanecer como presidente honorário. 
Em declarações ao Medvestnik, portal médico russo, Chuchalin recusou estabelecer a ligação entre a sua demissão e a vacina, argumentando que necessitava de reduzir as suas ocupações, agora que vai liderar uma nova comissão de bioética na Academia Russa das Ciências. Porém, deixou críticas à rapidez com que a vacina foi desenvolvida.

Sem comentários: