segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Nobel Da Medicina Vai Para Três Cientistas


 
Nobel da Medicina vai para três cientistas que descobriram o vírus da hepatite C

Instituto Karolinska votou esta manhã no vencedor do Nobel da Medicina. Anúncio vai ser feito às 10h30 de Portugal Continental. Vencedor ganhará mais 96 mil euros que Nobel do ano passado. 

O Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina foi entregue a Harvey J. Alter, Michael Houghton and Charles M. Rice, três cientistas que descobriram o vírus que provoca a hepatite C. De acordo com a Assembleia Nobel do Instituto Karolinska (Estocolmo, Suécia), os investigadores “tiveram uma contribuição decisiva contra a hepatite transmitida pelo sangue”, que causa cirrose e cancro no fígado.

Mesmo após a descoberta da hepatite A e da hepatite B, a maioria dos casos de hepatite transmitida pelo sangue permaneceram sem explicação. “A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crónica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas”, nota a Assembleia.

Harvey James Alter é um virologista norte-americano nascido em Nova Iorque em 1935 que conduziu todas as suas investigaões no Instituto Nacional de Saúde, no departamento de transfusões no Centro Clínico de Bethesda. Michael Houghton é britânico e investigou o vírus da hpetatite C na Chiron Corporation, na Califórnia. E Charles M. Rice, norte-americano nascido em 1952, investigou a mesma matéria na Universidade de Washington.

Fonte:OBSR

Sem comentários: