quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Uma Questão A Ter Em Conta

 

E Se Marcelo Não Se Candidatasse?

O PCP e o BE cumprem o calendário político como é costume. O resto, pelo que percebemos, tende a apoiar o presidente em funções mesmo antes de este se apresentar formalmente.

Só Ana Gomes desafia este statu quo antecipado. Sem Marcelo, o que agora parece ser um exercício de aquecimento, virado para as franjas deste centrão esmagador, poderia bem passar a ser a única alternativa focada e credível para este amplo arco do espectro político nacional.

O que, convenhamos, seria para lá de exótico.

O que faria o PS? Adotaria Ana Gomes? Corria a encontrar uma alternativa? Quem? Só António Costa, ele próprio, federaria a Esquerda. Mas estaria Costa disponível para deixar o caminho aberto a Pedro Nuno Santos?

E o PSD? Sem condições para tornar qualquer dos candidatos restantes num filho adotivo de recurso, o partido teria de reagir com rapidez e acerto para poder ir a jogo.

Qual dos sapos seria mais difícil de engolir: Marques Mendes ou Pedro Passos Coelho? Sem contar que poderia o partido ficar a engolir em seco por falta de candidatos a isco de última hora.

Parece uma brincadeira, certo?

E, no entanto, este ano de 2020 tem mostrado à saciedade que os piores cenários se podem abater sobre todos nós com estrondo e sem pré-aviso.

Talvez fosse de encarar a escolha que se avizinha com a seriedade e a integridade política e intelectual que se impõe.

(excertos do texto de Cristina Azevedo no JN

Sem comentários: