terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Nos Mapas Do Mundo Dos Números Da Pandemia, Portugal Está A Negro

(mapa OBSR)
  É assim há cinco dias consecutivos relativamente ao número de novos casos diários de Covid-19 e há três dias seguidos quanto às vítimas mortais por milhão de habitantes. Os números aliás não deixam dúvidas: o nosso país lidera todos os rankings negativos da doença.

Na base de dados da Universidade de Stanford, o mapa da incidência de contágios a 14 dias por 100 mil habitantes em todo o mundo mostra que apenas dois países têm uma taxa acima dos mil casos: Israel e Portugal, que também aqui ocupa o primeiro lugar mundial. Portugal está com 152.501 mil casos em duas semanas — o que se traduz em 1.491,3 infeções por 100 mil habitantes. Já Israel, teve 106.084 mil casos nos últimos 14 dias —  1.245,2 infeções por 100 mil habitantes no mesmo período de tempo.

O número de casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias — , que a Comissão Europeia desaconselhou esta segunda-feira todas as viagens não essenciais para países e regiões onde o esse valor seja superior a 500. Além de Portugal, Espanha, várias regiões de Itália e de países do centro e norte da Europa estão incluídas.O mesmo critério já tinha sido aplicado nas anteriores vagas para as restrições de viagens e é o usado em Portugal para contabilizar os níveis de risco dos concelhos.

(mais pormenores aqui)

Sem comentários: