quinta-feira, 20 de maio de 2021

Estas São As Frases

  • "Portugal tem os melhores políticos do Mundo" - Os políticos portugueses nunca erram, mas são os mais azarados: as coisas correm tantas vezes mal e sempre devido a factores imprevisíveis — a começar pelo comportamento “irresponsável” da população. (Alexandre Homem de Cristo,OBSR) 
  • Miguel Sousa Tavares e Israel - Um homem que compara Israel à Alemanha nazi não se limita a dar-nos uma analogia grotesca. Mostra, para lá da sombra de uma dúvida, que aterradoramente lhe falta qualquer sensibilidade para a história. (Paulo Tunhas, OBSR)
  • Mudar de mentalidade é difícil quando os sistemas de ensino, de justiça e de administração do Estado estão dominados por forças políticas que consideram a população como sua súbdita. (Filipe Simões de Almeida, OBSR)
Uma pessoa com mentalidade de soberano é exigente com a actuação do governo, torna pública a sua opinião e intervém cívicamente. Uma pessoa com mentalidade de súbdito aceita tudo o que o governo decide (porque o considera soberano), denuncia quando acha que alguém não cumpre, tolera a corrupção dos governantes e não escrutina a acção do governo.

Sem comentários: