segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Probabilidade De Que As Pessoas Vacinadas Transmitam A Delta Tanto Como Os Não Vacinados

As vacinas já provaram ser eficazes na proteção contra doença grave e morte mesmo quando a infeção é provocada pela variante Delta do coronavírus, mas sobre a eficácia como travão da transmissão ainda há poucos dados


O alerta do Centro americano para o Controlo de Doenças (CDC), na semana passada, de que variante Delta do SARS-CoV-2 pode ser tão contagiosa com a varicela, segue-se agora a conclusão da agência de saúde pública britânica: Parece que os vacinados transmitem esta variante com tanta facilidade como os que não receberam a vacina.
A Delta já é variante dominante a nível global. Em Portugal tem uma prevalência acima dos 95% em todas as regiões do País, sendo de 100% no Norte, no Algarve e na Madeira, segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
A eficácia das vacinas a conferir proteção contra doença grave e morte, quando a infeção é provocada por esta variante, detetada pela primeira vez na Índia, está provada, sobretudo com duas doses. O que ainda falta são dados sobre a probabilidade de pessoas vacinadas transmitirem o SARS-CoV-2.

Alguns estudos iniciais indicam que os níveis do vírus nos que foram infetados com a Delta, tendo já sido vacinados, podem ser semelhantes aos encontrados nos não vacinados”, anunciou a Public Health England, em comunicado, esclarecendo que “isto pode ter implicações na infecciosidade das pessoas, quer tenham sido vacinadas ou não”. Contudo, prossegue a agência, esta é uma análise precoce e são necessários mais estudos para a confirmar.

Fonte: R Visão

Sem comentários: