domingo, 31 de outubro de 2021

A "Última Esperança" De Conseguir Limitar O Aquecimento Global A 1,5ºC


"Se agirmos agora e em conjunto, podemos proteger o nosso precioso planeta", disse Alok Sharma, o presidente da COP26 — que é "a última esperança" de conseguir limitar o aquecimento global a 1,5ºC.Durante a pandemia de Covid-19, “as alterações climáticas não fizeram férias. Todas as luzes estão vermelhas no painel de avaliação do clima”, adiantou, pedindo mais ambição no primeiro dia da conferência considerada como crucial para o futuro da humanidade.
Com mais 1ºC, a repetição das catástrofes já está em andamento, desde enormes incêndios na Califórnia ou na Sibéria a temperaturas delirantes no Canadá, passando por inundações destruidoras na China ou no oeste da Europa.

O G20 inclui as maiores economias do mundo e, por isso, alguns dos países centrais na discussão sobre as alterações climáticas, incluindo os EUA, a China, o Japão, a Índia, a Arábia Saudita, a Alemanha, a França, a Rússia ou o Reino Unido (estando a União Europeia também representada enquanto bloco).

Os países do G20 representam cerca de 80% das emissões globais de gases com efeito de estufa.
A verdadeira ação da COP26 arranca na segunda-feira, com o início da Cimeira de Líderes, dois dias em que os líderes políticos de todo o mundo (incluindo Joe Biden, António Guterres, Boris Johnson, entre outros) vão intervir para apresentar os seus projetos climáticos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanto ao ex-"aquecimento global", a taxa da dita "poluição" provocada por cada um dos 20 Países, do G20, não é a mesma. Só isto demonstra a veleidade e demagogia com que se tem abordado o tema da novel denominação "alterações climáticas". Isso inquina qual quer análize.

mfm disse...

Anónimo - Onde consta análize deve figurar análise."Aquecimento glogal"- sim. O ambiente não tem fronteiras. O Meio Ambiente costuma ser definido como o conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que abrigam a vida em suas diversas formas. Em outras palavras, é o local onde se desenvolve a vida na terra, intimamente ligado à natureza com todos os seus fatores bióticos e abióticos.