sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

As Frases

Linhas vermelhas na Ucrânia e em Portugal- A Ucrânia não tencionava tornar-se uma base para invadir a Rússia. Se tentou aderir à Nato foi porque sabia que só a obrigação de defesa mútua da Aliança Atlântica poderia dissuadir Putin da invasão(Rui Ramos, OBSR)

Porque é que Putin atacou, apesar da ameaça das sanções ocidentais? Pensem nisto: quando é que a Alemanha suspendeu a “certificação” do gasoduto Nord Stream 2? Há dois dias. E quando é que Putin anexou a Crimeia? Há oito anos. Putin iniciou a ocupação da Ucrânia em 2014.

A guerra na Ucrânia desenterrou a “velha Europa” - A Europa essencial, a das democracias, preservou sem equívocos a sua união neste conflito, mas terá de encontrar novas respostas para se defender de uma ameaça declarada. Terá de encontrar resposta a uma incontornável e difícil pergunta: como travar uma potência imperialista e agressiva às suas portas?      (Manuel Carvalho, Público)

Com as notícias sobre o início da guerra ainda quentes, vários colunistas da imprensa europeia foram notando que, depois dos ataques da Rússia à Ucrânia, a Europa mudou para sempre. O que fica para trás é imenso: quase oito décadas de paz entre as potências; a criação e a destruição de uma “cortina de ferro” 

Sem comentários: