sábado, 18 de junho de 2022

Método De Manipulação Dos Processos De Formação E Queda De Chuva Ou Neve - "Semear Núvens"


“Semear nuvens” é um método de manipulação dos processos de formação e queda de chuva ou neve. A técnica não é nova, mas tem vindo a ganhar especial adesão em alguns países como possível solução para a seca.

A técnica de “semear as nuvens”, conhecida como inseminação artificial de nuvens em Portugal, implica o uso de aviões ou drones responsáveis por depositar nas nuvens pequenas partículas de iodeto de prata que, com uma estrutura semelhante ao gelo, irão modificar a estrutura das nuvens, aglomerando gotas de água em seu redor e aumentando as probabilidades de chuva ou neve. A técnica pode também ser aplicada via terrestre, através de estações com cerca de 6 metros de altura que lançam as partículas na direção das nuvens.

Nos EUA, a prática tem vindo a ganhar adesão e embora alguns estados como o Utah ou a Dakota do Norte já recorram à inseminação artificial de nuvens há cerca de cinco décadas, outros estados têm aderido mais recentemente. 

Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.

Todos os conteúdos da VISÃO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa. Apoie o jornalismo de qualidade, não partilhe violando Direitos de Autor.

Seria essa uma resposta viável em Portugal?

A resposta curta é não, como explica à VISÃO o professor catedrático do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Universidade de Lisboa, Pedro Miranda. No entanto, para perceber o porquê da inseminação artificial de nuvens não ser uma resposta viável à escassez de água em Portugal é necessário responder primeiro a uma outra questão: “Porque é que nós temos seca?”.

“Nós não temos chuva porque temos tido este ano e outros anos, e aliás esse é o tipo de situação que produz seca em Portugal, uma situação de bloqueio”. Um bloqueio ocorre quando “temos um padrão de anticiclones que estão quase quietinhos em frente à Península Ibérica que não deixam as depressões que têm água passar para a Península Ibérica. Se as nuvens não chegam a Portugal, como é que se vai produzir chuva? Não vai.”  (continuar a ler aqui)  (Rita Matos, Visão)

Nota:   Pode também ler  Semeadura na nuvem: um experimento com consequências imprevisíveis

Sem comentários: