domingo, 26 de fevereiro de 2023

A Presidência Indiana Do G20

Narendra Modi
1º Ministro da Índia

 Global 20, popularmente conhecido como G20, é uma plataforma estratégica multilateral que conecta as principais economias desenvolvidas e emergentes do mundo. O facto de a Índia assumir a presidência em dezembro de 2022 e sediar múltiplas atividades em 2023 a todo o vapor, é um grande acontecimento internacional com uma relevância significativa para a UE.

Com base na ideia propagada pelas antigas tradições espirituais da Índia, a presidência do G20 funcionará em torno dos princípios do sentido universal do ditado Vasudhaiva Kutumbakam que diz que "todo o mundo, universo ou realidade é só um, portanto, o mundo é uma família". Essa ideia é extraída do antigo texto sânscrito do Maha Upanishad e procura reafirmar o valor de todas as formas de vida - humanos, animais e micro-organismos e a sua interconexão entre si e com o planeta Terra. O logotipo e o tema juntos transmitem uma mensagem poderosa da presidência do G20 da Índia, que é a de um futuro justo e sustentável para todos no mundo.

O tema da presidência indiana do G20 é sustentado por três fundamentos básicos, - "Uma Terra, Uma Família, Um Futuro". Uma Terra, para curar o planeta, incentivando estilos de vida sustentáveis e ecológicos com base nas tradições indianas. Uma Família promove a harmonia dentro da família humana, despolitizando as cadeias de abastecimento pertinentes de alimentos, fertilizantes e medicamentos. Isso é feito com o objetivo de prevenir crises humanitárias devido à tensão geopolítica. Um Futuro, para encorajar conversas honestas entre as nações mais poderosas do mundo sobre questões centrais de alterações climáticas e mitigação de riscos representados por armas de destruição em massa para aumentar a segurança global.     

(Shiv Kumar Singh e Piyush Girgaonkar, DN)

Sem comentários: