domingo, 16 de abril de 2023

Reativação Da Gordura Bege Reverte Perdas Metabólicas Da Idade


Cientistas estão sugerindo uma nova estratégia para evitar o ganho de peso relacionado à idade, o que pode prevenir a obesidade e distúrbios de saúde associados, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e inflamação crônica.

A estratégia consiste em estimular a produção de células da gordura marrom, ou "gordura boa" para reverter a diminuição do ritmo do metabolismo que vem com a idade.

Todos os mamíferos, incluindo os humanos, têm dois tipos principais de gordura: O tecido adiposo branco, que armazena energia do excesso de ingestão calórica, e tecido adiposo marrom, que queima calorias para produzir calor para manter a temperatura corporal.

Abigail Benvie e seus colegas de várias universidades norte-americanas, concentraram seus estudos em um subtipo da gordura branca, conhecida como "gordura bege".

Acontece que a gordura bege tem os mesmos precursores celulares da gordura branca e as mesmas propriedades termogênicas da gordura marrom, o que significa que ela ajuda a reduzir o açúcar no sangue e os ácidos graxos que causam o endurecimento das artérias e doenças cardíacas.

Reativando a produção de gordura bege

Quando uma pessoa experimenta uma exposição prolongada a temperaturas frias, as células-tronco conhecidas como células progenitoras adiposas formam células de gordura bege termogênicas dentro da gordura branca. À medida que as pessoas envelhecem, a resposta a esse estímulo enfraquece, inclinando a balança para a produção de gordura branca, que apenas aumenta o peso corporal.

O que a equipe descobriu agora é um mecanismo que suprime a formação da gordura bege por meio de uma interação com o sistema imunológico - o mecanismo é chamado Pdgfrβ, ou receptor beta do fator de crescimento derivado de plaquetas.

Os pesquisadores então desativaram essa rota de sinalização em animais de laboratório conforme eles envelheciam, o que resultou na formação de gordura termogênica no meio da gordura branca, revertendo os efeitos do envelhecimento.

Se o processo funcionar em humanos, a equipe acredita ser esta uma rota que poderá ter o mesmo efeito que a conversão da gordura branca em gordura marrom, com efeitos terapêuticos de largo alcance, dado o aumento do sobrepeso e da obesidade na população mundial.
Checagem com artigo científico:

Artigo: Age-dependent Pdgfrβ signaling drives adipocyte progenitor dysfunction to alter the beige adipogenic niche in male mice
Autores: Abigail M. Benvie, Derek Lee, Benjamin M. Steiner, Siwen Xue, Yuwei Jiang, Daniel C. Berry
Publicação: Nature Communications
DOI: 10.1038/s41467-023-37386-z
(via DS)

Sem comentários: